TAPXURE Qui Ago 21 2014, 20:49
Ó... é complicado! Vou expor o pouco que eu sei! Perdoem-me se escrever alguma besteira!
Na minha opinião, a primeira função do diedro é estabilizar o avião no sentido da asa para ela balançar menos e ter
a tendência de "voltar" para a horizontal durante a inclinação de uma curva. Quanto mais acentuado o diedro, maior
a reação para a asa voltar para a posição inicial, em equilíbrio.
O que o Beto diz também está certo. Deslocando o peso da fuselagem um pouco para baixo do plano de sustentação.
que chamamos de "asa", cria-se um efeito de "pêndulo", ajudando na estabilidade. Por isso os pássaros tem as asas
nas costas, e não na barriga!!!
Agora, em VCC temos forças extras, como a centrípeta e centrifuga, que complicam um pouco a coisa e eu entendo
pouco. Em R/C, modelos com diedro "zero" (ou quase) são acrobáticos, podendo ser asa alta ou asa baixa, que é o
mais comum. A falta de diedro, faz com eu o modelo "role" (roll) com mais facilidade. Em VCC não existe a rolagem
do aeromodelo, então acho que o diedro seria para o modelo "balançar" menos durante o voo!
Abraços!