VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

    Calculos

    avatar
    dbuttura
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 22
    Idade : 41
    Data de inscrição : 23/08/2016

    Calculos Empty Calculos

    Mensagem  dbuttura Qua Set 07 2016, 20:59

    Boa noite,

    Como não obtive muitos esclarecimentos a respeito dos cálculos, fui pesquisar e encontrei algo que possa ser interessante para outras pessoas que tem as mesmas duvida que eu. Seguem abaixo descrição dos cálculos feitos.

    Descobrir a bateria


    O conjunto de miliamperes (mAh) que uma bateria tem vezes sua descarga (C) é o máximo que a bateria pode consumir, lembrando sempre que as informações que a bateria disponibiliza nem sempre são verdadeiras dependendo de sua qualidade. Ou seja, quando multiplicamos C x mAh temos quantos mAh o motor pode consumir. Para descobrir a bateria então é só fazer as combinações posíveis em cima da fórmula tendo como dado fixo o resultado que é a corrente que o motor puxa.

    Lembrete: As baterias normalmente estão em mAh, mas os motores estão em A então deve-se dividir o resultado por 1000 para ter os dados todos em Ampéres (A).

    Potencia do Motor

    A potencia do motor é calculada pela tensão utilizada multiplicada pelo Consumo, ou seja:

    W = V * A;

    Onde W = potencia em Watts do motor, V a voltagem utilizada e A a corrente em Amperes que é consumida pelo motor.

    Lembrete: A voltagem na calculadora foi simulada para várias voltagens, mas cada motor aceita um determinado limite, não ultrapasse ele.

    Potencia necessária para o modelo

    A uma tabela utilizada de várias formas e em algumas situações com outros valores (pouca diferença) para dizer o quanto que um determinado peso de aeromodelo precisa em Watts (potencia) do motor para voar num determinado estilo. Segue abaixo:
    Aeromodelo/Tipo de Vôo Relação Peso x Potência (Watts/kg)
    Slow-Flyers e Park-Flyers de baixa carga alar 110 a 154
    Treinadores e Escala de Vôo Lento 154 a 198
    Esporte-Acrobático e Escala de Vôo Rápido 198 a 243
    Acrobáticos Avançados e Modelos de Alta Velocidade 243 a 287
    3D c/ baixa carga alar e Ducted-Fan 287 a 331
    3D de desempenho ilimitado 331 a 441

    Com base nisso é fácil determinar quanto de potência precisa um aeromodelo de um determinado peso (lembre-se, calcule com o peso da eletronica junto).

    Como a tabela está em Watts por Kilo e o peso dos modelos é em grama é só dividir o número por 1000 e você terá Watts por Grama, multiplicar pelas gramas do seu aeromodelo e pronto, terá a potencia mínima para o determinado estilo, a formula então fica:

    W = RPP/1000*P

    Onde W = potencia necessária em Watts, RPP é o número da tabela (Relação de Peso por Potencia) e P = Peso do aeromodelo em gramas.

    Tempo de Consumo


    Para calcular o tempo de consumo de um motor x bateria, é um calculo simples também, porém não preciso por causa da variação que ocorre em vôo de velocidade e dos servos.

    Quando uma bateria diz que tem 1000mAh de carga quer dizer que podemos gastar no máximo 1000mAh a cada segundo por 60 segundos (ou 1 minuto). Como o consumo do motor é dado em consumo em Amperes e por minuto, temos que converter os padrões.

    Então pegamos 1000mAh e transformamos em Amperes dividindo por 1000. O que nos dá 1A. Depois multiplicamos isso por 60 para obter o consumo possível em minuto o que daria 60A/m.

    Para saber quanto tempo um motor consome a bateria (supondo que ele estará em consumo máximo durante o vôo todo) é só dividir esse número pelo consumo do motor. Por exemplo, um motor com consumo de 20A, demoraria 3 minutos para consumir a bateria de 1000mAh. Logo a fórmula é:

    tempo = (mAh/1000*60)/A

    Onde tempo é o número de minutos do tempo de vôo em potencia máxima, mAh é a carga da bateria e A é o consumo do motor.

    Velocidade (Pitch Speed)

    A velocidade ou pitch speed é o quanto a hélice consegue deslocar de ar para promover uma movimentação, logo isso está diretamente relacionado a quantidade de voltas que ela pode dar (RPM) e ao passo da hélice (quantidade de inclinação da hélice que provocara a movimentação do ar).

    O calculo aqui feito baseia-se em médias e experiencia e não é real, pois não leva-se em conta outros fatores que contribuem para todo o conjunto.

    Se o passo da hélice representa a movimentação em Polegadas, multiplicando isso pela quantidade de vezes que será movimentada por minuto (RPM) você obtera o deslocamento em 1 minuto, tendo esse valor é só fazer as conversões. Converte polegada para centimetros (multiplicar por 2,54), converter para metros (dividir por 100), converter para segundos (dividir por 60) e ai teremos a velocidade em metros por segundo. Logo a formula fica sendo:

    v = (passo*2.54/100)*RPM/60

    Onde v = velocidade em metros por segundo, passo é o passo da hélice em polegadas e RPM são as rotações por minuto do motor com a hélice em questão.

    Como considero que não temos os RPMs reais com a hélice e motor, calculamos o RPM do motor (veja abaixo como calcular), calculamos uma média de perda entre 20% a 40% do RPM por estar com uma hélice e teremos uma idéia do RPM do motor com a hélice.

    RPM do Motor

    Com a quantidade de KVs do motor, é fácil calcular o RPM, pois KV é a unidade de medida de Voltas por Volt. Ou seja, multiplicando-se pela tensão da bateria (volts) você obtem o RPM do motor (nesse caso sem a hélice, ou como é chamado Vazio). A formula então fica:

    rpm = KV * V

    Onde RPM = rotações por minuto do motor vazio, KV unidade fornecida pela fabricante do motor que indica voltas por volts e V volts fornecidos pela bateria.

    Lembrete: Novamente lembrando, cada motor tem seu limite de volts, por mais que os calculos sejam atrativos com mais volts não coloque mais volts no motor do que ele suporta

      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 11:41