VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+29
Eduardo Mancini
TAPXURE
Ariana Sassi
jocarc
Victor Gomes
Marcus36X
jatir
Luiz Ferceli
Gustavo Giarolla
Alexandre Margonar
JORGE
Morcegão
Eugênio
Mario Zuffo BRA-00076
Mário
eduscorrea
Eldon Gustavo
Sérgio Daeuble
betocastrucci
ITBER
Beto escala
Rogério Alves
adriano
Wagner
Manicaca
martin
marioverol
Marcelo Brito
Mustrengo
33 participantes

    quem fabricava os Sassi?

    avatar
    ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 289
    Idade : 75
    Data de inscrição : 02/12/2015

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  ClaudioFett Qui Jan 11 2018, 21:09

    Olá Mani e Morcegão no aeromotores eu disse e repito: " Quem critica por criticar, na minha opinião, é porque não tem competência pra fazer melhor" acredito que o Mauro consiga seu intento, porém o problema financeiro é o que mais pesa.

    Abs.: Cláudio
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Qui Jan 11 2018, 21:23

    Bom, espero tudo dê certo, mas lembro que tivemos os motores CB e muitos preferiam os importados.
    Infelizmente os fabricantes dependem da "boa vontade" do povo. Vamos aguardar. Tenho os meus por aqui e um deles (15) está em um aeromodelo. Vez ou outra coloco para funcionar. Very Happy Very Happy Very Happy
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Sex Jan 26 2018, 11:34

    Ando estimulando as postagens no tópico do site da e-voo, mas por vários motivos vejo que as pessoas continuam acreditando que não vai dar certo.
    Eu continuo na esperança de que vai.

    http://www.e-voo.com/viewtopic.php?f=33&t=181137
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Sex Jan 26 2018, 11:54

    Amigos, entendo que tudo vai depender de questões de mercado.......

    Eles tem 140 motores na caixa do antigo estoque

    Os Engs Mauro Lucchini e o Eduardo da VoaVoa estão introduzindo melhorias em alguns Sassi 35 como protótipos de teste, entre esses ajustes inserção de 2 rolamentos no bloco, acertos de taxa de compressão e no assentamento cilindro e pistão

    As fotos já foram postadas aqui

    Se tudo der certo e os motores corresponderem às expectativas haverá outro obstáculo, vendas ......

    SE o mercado absorver esses motores haverá dinheiro então para recomeçar o projeto, mas no Brasil vcs sabem ......

    Não depende só de vontade ......

    Tou com o Bats, torço com firmeza pra que dê certo ...... sunny sunny sunny sunny

    E falando nisso, vamos ver se conseguimos alguns comentários sobre os testes nos 35 série II ...

    Cmdte Eduardo, na escuta, câmbio ?? Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Sex Jan 26 2018, 12:03

    Galerinha, tô pedindo infos sobre o "Sassi Project" no grupo AEROMOTORES do meu amigo Taps !!

    Tendo novidades "nóis trais" pra ká !!!!! sunny sunny sunny sunny sunny sunny

    faloooooooouuuuuuuuuuuuuuuuuu ....... affraid affraid affraid affraid affraid affraid lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

    Pô, e se alguêm souber de alguma coisa, força na peruka !!!!!!!!

    Posta pra nóis afro afro afro afro afro
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Sex maio 04 2018, 11:11

    Só sei que nada sei e quando penso que sei, descubro que era boato e portando sabendo o que não é verdade, continuo nada sabendo. Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Sex maio 04 2018, 12:28

    Consegui a informação faz questão de uns 30 dias atrás de que o processo de reassentamento do kit cilindro e pistão está/estava em andamento, rolamentos já instalados e assentados no bloco dos Sassi 35, porém segundo o Eng Luchini ainda não haviam sido feitos ensaios e testes com os motores modernizados....

    Vamos ficar no aguardo então dessas informações dos testes dinâmicos com os motores ....


    Se alguém tiver novidades por favor compartilhe com o grupo pelo que agradeço antecipadamente
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Sex maio 04 2018, 16:15

    Mani, na verdade as fotos tem mais tempo que isso. Já vi as mesmas alguma vezes.
    A primeira vez que ouvi algo a respeito seria a respeito dos motores 15, 25 e 35. O tópico do link é de março d 2016.
    http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=181137

    O boato a que me refiro é com relação a um link que recebi faz uns três anos sobre ao uso do nome Sassi. Tinha algo no Face e seria apenas o uso do nome a que teriam o direito, mas seria para motores 4 tempos, ou pelo menos motores grandes. Nada de motores antigos atualizados ou não.

    Nunca mais ouvi nada a respeito. Não sei se foi o mesmo grupo, mas acho que de qualquer maneira a coisa está se arrastando e não temos algo de conclusivo.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Seg maio 07 2018, 12:51

    Beleza Bats, vc está 100 % certo

    Porém, vendo de fora percebo que o grande obstáculo será justamente o fator financeiro

    Como já disse cada motor terá que ser individualmente ajustado, um trabalho minucioso e de precisão, o que certamente terá um custo

    Só vejo futuro se tiver demanda, caso contrário fica financeiramente inviável retrabalhar 130 motores individualmente para ficarem encalhados na prateleira

    Mas no Brasil não podemos fazer planos a médio prazo, vamos torcer e ver no que dá
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3954
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Qua Fev 24 2021, 10:10

    Pois é...
    O tempo passou e o projeto da volta dos motores Sassi não vingou. Na verdade era de se esperar...

    Manicaca gosta desta mensagem

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Qua Fev 24 2021, 12:03

    Realmente Bats, como muito bem disse o Comandante Fett algumas respostas acima o problema é financeiro e fatia de mercado. Se os grande fabricantes mundiais fecharam as portas, alguns com mais de 70 anos na atividade, imagine então os pequenos e ainda por cima no Brasil.

    mesmo que aparecesse um empreendedor e que investisse digamos 300, 400 mil reais para retomar a produção dos motores, o retorno a esse investimento seria no mínimo duvidoso ..... Sad Sad Sad Sad Sad


    Eu torcia e continuo torcendo, mas tá difícil sair jogo ai. Shocked Shocked Shocked Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Seg Jul 12 2021, 14:17

    Amigos, colocamos aqui um material bem raro, uma bem escrita avaliação e ensaio com comentários técnicos e críticos fundamentados em português sobre o "Sassi 15 I"

    Este material foi publicado na revista "Aviação em Revista" infelizmente sem a data de publicação, porém com ano de publicação estimado entre 1978 a 1979.

    Se algum de vcs souber a data real do artigo por favor fiquem a vontade para informar ao grupo, o que já agradeço antecipadamente ...

    O Sassi 15 I também ficou conhecido nas pistas por apelidos não oficiais tais quais: "Sassi Torneirinha", "Sassi Charutinho", "Sassi Cachimbinho" em função de seu formato bem peculiar Very Happy

    Também chamado por alguns de "Sassi W&B" por ter utilizado moldes e estampos remanescentes dos motores W&B em sua construção e montagem.

    Este material fui juntando ao longo do tempo diretamente da internet e possivelmente tenha até continuações ou mais capítulos escritos, porém o que temos no momento segue abaixo pra vocês sunny sunny sunny

    Pra quem curte, ´uma ótima e divertida leitura cheers

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 A16

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 B15

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 C12

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Seg Jul 12 2021, 14:22

    Seguindo ... Very Happy

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 D11

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 S111

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 S211


    Apesar da produção sabidamente pequena e produzido por um curto espaço de tempo, existem ainda alguns raros exemplares rodando e em perfeito funcionamento.

    Hoje já é peça histórica e digna de constar em qualquer coleção de motores que se preze cheers cheers cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Seg Jul 12 2021, 14:36

    Não tenho o manual do proprietário do Sassi 15 I, que aliás foi o meu primeiro motor, mas tenho salvo o manual do Enya 15 II, que sucedeu ao 15 I na linha de produção.

    O meu Sassi eu ganhei de Natal lá por 1978, e depois ganhei um kit do Tamanco B II da Aerobrás e esse par foi meu inicio no aeromodelismo U/C. Tenho boas lembranças, muitas horas agradáveis e desde então não parei mais ...

    Abaixo, o manual do Sassi 15 II cheers


    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Sassi_11

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Sassi_10


    Grande gratidão a nobre família Sassi por ter escrito com muita coragem e dignidade importantíssimas paginas no modelismo nacional !

    Parabéns Família Sassi ! cheers cheers cheers

    sunny sunny sunny
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Seg Jul 12 2021, 14:54

    E complementando da melhor forma que posso o dossiê sobre o simpático e carismático "SASSI 15 I", abaixo fotos que salvei uns anos atrás diretamente do grupo de Whatsup "AEROMOTORES", um grupo fantástico o qual recomendo e muito a todo entusiasta por motores de modelismo.

    SASSI 15 I - acervo pessoal do Cmdte Arthur Marigonda, motor absolutamente zero km, na caixa original, nunca acionado. Este motor inclusive estando ainda com o óleo protetivo aplicado em fábrica pra proteção contra oxidação.


    Parabéns pelo motor Commander, uma peça maravilhosa e em um estado inacreditável !!! cheers cheers cheers



    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Aa11

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Bb11

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Cc10



    Imagens; cortesia Cmdte Arthur Marigonda / "Aeromotores"

    Morcegão gosta desta mensagem

    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jul 12 2021, 19:09

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing
    - Este Sassi 15 marcou epoca!
    - Voei com Spitfire da serie Semi Perfilados, Manicaca I e II e um modelo projeto meu (Manicaca II com flap).... Modelinho bem stunt com o Sassi charutinho..... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy




    cheers cheers cheers cheers cheers

    Manicaca e Morcegão gostam desta mensagem

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Seg Jul 12 2021, 21:30

    Beleza de motor Sérgio e em excelente estado de conservação, inclusive funcionando e muito bem !

    Parabéns, cuida desse com carinho cheers cheers cheers

    sunny sunny sunny sunny
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Dom Out 23 2022, 14:28

    SASSI 15 II - ACERVO DO CMDTE Sérgio Alberto Daeuble.

    Este motor tem uma história bacana e nobre.

    Ele passou por anos em um treinador "CICLONE" da nossa saudosa Hobbylandia, e o modelo praticamente "desmontou" após milhares de voos de instrução gratuita de U/C pra quem desejasse experimentar e ter contato pela primeira vez com o esporte).

    A seguir após anos de uso, ele foi reconstruido pela primeira vez, desta vez equipado com trem de pouso triciclo, o que foi muito bom, pois facilita muito a aprendizado de decolagens e também dos pousos, onde se preservam hélices e o próprio motor.

    Voou outros tantos de centenas e talvez milhares de voos no mesmo sentido, tendo o professor Sérgio dado seguimento a nobre tarefa de lecionar quem quisesse experimentar a sensação de pilotar gratuitamente sem pedir absolutamente nada em troca, só por amor ao aeromodelismo

    Neste ano que passou, novamente o modelo foi novamente reformado e refeito pois praticamente desmontou, principalmente a fuselagem por tantos voos e recentemente o Sérgio nesta última reforma transformou este "CICLONE" em um muito bonito P-39 Airacobra amarelo e preto, que segue com o mesmo motor e pronto pra mais alguns milhares de voo de instrução !

    Parabéns a Sassi modelismo e da mesma forma parabéns Professor Sérgio Alberto Daeuble por atitude tão bacana e desinteressada em favor deste maravilhoso Esporte ! 😁


    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Sassi_22

    Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 27 2023, 22:07

    Com a postagem do bonito SASSI 35 do Cmdte Cesar Marques, me lembrei de três Sassis do amigo Alexande Margonar de Matão em SP os quais ajudei a botar em ordem de voo já faz muitos anos atrás (2010 ou 2012)

    Nessa época o Alexandre após muitos anos parado do U/C pretendia voltar, mas tempos depois resolveu parar com o aeromodelismo de vez e migrou para o Plastimodelismo, que também é um hobby sensacional.

    Provavelmente estes 3 motores podem estar com algum de vcs, pois lembro que ele permutou seu equipamento de aero por material de plastimodelismo e vendeu uma outra parte

    No 35 fiz um redutor de alumínio para o carburador no intuito de reduzir um pouco a abertura de passagem do mesmo, este era um dos problemas do Sassi 35 que o tornavam difícil de dar partida e de carburar ao mesmo tempo

    em que fazia o motor a esquentar muito    

    Na época fiquei feliz de ter ajudado a esse amigo a tentar voltar ao esporte e também poder ter ajudado a colocar três motores clássicos em condição de voo novamente com os recursos humildes de que dispunha por aqui

    Margonar, se estiver nos lendo gostaria de deixar um grande abraço a você e a toda sua família !


    Espero que gostem !  Very Happy

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Sassis10

    Morcegão gosta desta mensagem

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 02 2023, 19:43

    SASSI 25 C/L - ÚLTIMO DOS MOTORES LANÇADOS PELA SASSI MOTORES DE PRESIDENTE PRUDENTE/ SP EM 1990/1991 - ACERVO & IMAGEM: ALEXANDRE HUEB TAPXURE - UBERABA - MG - BRASIL

    Muito confortador pra nós amantes do modelismo clássico acompanhar a preservação e a restauração de produtos ligados ao nosso esporte provindos de outras épocas.

    No caso em tela um lindíssimo SASSI .25 (serial # 0119) carinhosa e pacientemente restaurado pelo nosso grande amigo Alexandre Hueb Tapxure - "TAPS" pros mais íntimos !

    Aprendemos muito todos nós com ele tanto na parte técnica de suas restaurações como também nos macetes e excelentes dicas que ele de forma generosa sempre compartilha com todos nós.

    Essa imagem foi feita por ele e compartilhado em grupos relacionados ao esporte anos atrás, dessa forma salvei pro meu acervo e que hora recompartilho com vcs !

    Obrigado Taps, continue sempre preservando a história do nosso esporte, dividindo de forma generosa seu conhecimento e expertise 😄👏👏👍!

    Cultura é Vida, e Vida é Cultura !


    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Sassi_23

    Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem

    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2858
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Set 03 2023, 15:02

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    - Já vi um deste com carburador de RC em um Tamanco B com 3 cabos. Éra o divertimento do Pedro no Aterro do Flamengo!
    cheers cheers cheers cheers

    Manicaca e Morcegão gostam desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    quem fabricava os Sassi? - Página 7 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28 2024, 13:04