VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
Mustrengo
lcdmf40
Eduardo Yamin
edgar
8 participantes

    iniciante no Aeromodelismo vcc

    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  edgar Dom Mar 28 2010, 21:12

    Boa Noite sou aeromodelista rc e pedindo informação no forum e-voo fui convida por Wagner para conheser esse forum vcc online, tinha varias duvidas como por exemplo: Qual o melhor avião para começar no vcc, que materiais presizaria, tambem buscando informações para errar menos ao iniciar. Depois de ter conversado com Wagner por algumas horas tive a maior parte de minhas duvidas sanadas faltando só por em pratica o que aprendi.Tambem comentei com Wagner que seria muito interesante ter sido documentado toda a nossa comversa para facilitar para outros iniciantes, apos naverar pelo forum tambem vi muitoa coisa que me encinou bastante.
    Então como já fui bastante ajudado gostaria de compilar as informações que consegui enquanto estou pondo-as em pratica tambem gostaria do envolvimento dos paticipantes do forum com dicas, sujestões e opinioes. Obrigado
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Eduardo Yamin Seg Mar 29 2010, 10:43

    Seja bem vindo Edgar, Eu (re) comecei à pouco tempo no VCC e depois de muitas dúvidas que foram tiradas também pelo Wagner, cheguei à uma formula minha de sucesso no VCC que é:

    MOTOR - Comece pela escolha do motor, é normal um motor ser usado em vários modelos por isso é a partir dele que vc escolhe qual modelo montar, minha dica é começar pelos OS25 ou os CB25 (mais baratos e MUITO confiáveis), eu voo hoje CB25 e não troco por nada. Não se iluda, motores 15 são raros e caros custando o mesmo preço que um 25 e obviamente tem menos potencia.

    APRENDIZADO - Hoje considero (pelo menos) 3 fazes de aprendizado, na primeira você quer voar e voar, ter tempo de entender (e salvar) o modelo em voo por isso:

    VOO LENTO - quanto mais lento for o voo melhor, voce quer poder voar sem ficar tonto, voce quer puxar o modelo e não ser puxado, ou poder treinar apenas algumas manobras e a maior preocupação é não lenhar, mantendo o modelo para outros dias de voo , nessa fase é importante que haja alguém para te explicar (de fora) como voce está voando, quais e se há defeitos no voo etc, se voce não tem experiência em motores glow é importante também que alguém te ajuste o motor corretamente.
    Eu recomendo já de cara modelos com perfis GROSSO e simétrico ( os planos convexos são mais fáceis para montagem é verdade) e hélices com passo entre 4 e 6, pois o que se deseja é baixa velocidade porém CUIDADO baixa velocidade pode significar lenha se o conjunto não tiver torque e potência suficiente. Voo uma MIG e CB25 com helice 9X4 incrivel como voa lento ( só aeros leves conseguem) e sobe bem na vertical com motor apitando e sem afrouxar o cabo.

    POUCO COMANDO - Iniciante (mesmo tarimbado no RC) sentirá dificuldade em voar nivelado, por isso além de obviamente conseguir diminuição de comando usando os braços do horn e balancin, são basicamente duas as formas de ter dual rate de manete ou ter diminuição da sensibilidade do comando em voo:

    1 - Aproximar os cabos onde eles se encontram com a manete, repare que em alguns casos (combate) os cabos saem da manete por entre os dedos da mao, ou usa-se uma barra é frente da manete para poder regular a sensibilidade desejada.
    iniciante no Aeromodelismo vcc Sullivan%20Handles%20%20su-167

    2 - Alongar as terminações da manete fazendo com que os pontos de fixação fiquem afastados da mão fazendo um "C" como eu fiz na minha manete de pinho de riga

    Iniciante X voo seguro - Devo alertar que tudo que o iniciante mais procura nessa primeira fase de aprendizado (voo lento, modelo com pouco comando e sensibilidade) é exatamente o OPOSTO do que pode ser conhecido como um voo seguro no VCC, pois para ter o cabo esticado e com isso precisão de comando do que precisamos? de velocidade! por isso tentar diminuir muito a velocidade de um modelo pode ser perigoso, mais uma vez o segredo é conseguir alguma diminuição de velocidade sem perder tensão no cabo, com essas minhas experiências espero ter ajudado.
    avatar
    lcdmf40
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 314
    Idade : 83
    Data de inscrição : 05/12/2009

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  lcdmf40 Seg Mar 29 2010, 12:52

    Benvindo Edgar:
    A minha pitada de contribuição.
    Use sempre um spinner. Muitas vezes, em uma "lenhada", ele será um airbag para o seu mpotor.
    Luiz Carlos
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Mustrengo Seg Mar 29 2010, 21:18

    opa Edgar, bemvindo ao manicômio VCC

    Também voltei a voar há uns 2 anos atrás e fui de cara num Prominho com Os25FP... ótimos modelo e motor. Outra boa opção é o Ringmaster ou Flite Streak com CB25, ambos são modelos que vão te "adestrar" a usar o comando de forma dócil e precisa.
    Bons vôos e precisando de alguma coisa é só gritar que tamos na área.
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  edgar Seg Mar 29 2010, 21:52

    Boa noite a todos Obrigado pelas dicas, me foi indicado o modelo manicaca II com motor ,25 que ja comesei a construir, baixei no fim de semana a planta no link https://vcconline.forumeiros.com/plantas-f17/manicaca-ll-planta-redesenhada-t271.htm e imprimi o arquivo em varias folhas com ajuda do adobe acrobar pro que da suporete a este tipo de impreção para arquivo pdf. Gostaria de saber se posso postar aqui minha construção ou crio um novo topico e construções? Tambêm gostaria de saber com fixar os comandos em um manete que comesei tambêm a fazer baseado no manete modelo 1/2010 de Eduardo Yamin http://eduardoyamin.blogspot.com/2010/01/novo-projeto-de-manete.html .
    Estou tentandoa aprender como postar imagens no forum assim que conseguir postarei a imagem do manete
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Mar 30 2010, 10:27

    edgar escreveu:Boa noite a todos Obrigado pelas dicas, me foi indicado o modelo manicaca II com motor ,25 que ja comesei a construir, baixei no fim de semana a planta no link https://vcconline.forumeiros.com/plantas-f17/manicaca-ll-planta-redesenhada-t271.htm e imprimi o arquivo em varias folhas com ajuda do adobe acrobar pro que da suporete a este tipo de impreção para arquivo pdf. Gostaria de saber se posso postar aqui minha construção ou crio um novo topico e construções? Tambêm gostaria de saber com fixar os comandos em um manete que comesei tambêm a fazer baseado no manete modelo 1/2010 de Eduardo Yamin http://eduardoyamin.blogspot.com/2010/01/novo-projeto-de-manete.html .
    Estou tentando aprender como postar imagens no forum assim que conseguir postarei a imagem do manete

    Fico contente que voce já esteja construindo seu VCC e com o motor correto, não vai se arrepender.
    Eu ainda não testei essa manete e mesmo não sendo veterano no VCC acredito que vai voar legal dando mais sensibilidade ao piloto. Como voce pode ver ela permite que a distancia entre os cabos seja alterada entre 100 e 120mm, para sua referencia a manete da aerobrás tem 120mm. Vamos esperar o resto da turma se pronunciar, quem sabe complementam ou discordam de algo, isso que é bom num fórum, poder ver varios pontos de vista.

    Seria legal voce postar um passo a passo em outro tópico (com muitas fotos) para que todos possam ver e quem sabe opinar a respeito dos detalhes construtivos, dar dicas etc.
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  carlão eckert Ter Mar 30 2010, 10:51

    Salve Edgar....
    peço licença para entrar nao conversa, sobre o seu modelo e motor, posso te garantir que foi uma escolha mto bom. eu mesmo já voei com um cb25 e com um manicacaII por um bom tempo, e posso te falar que co ele aprendi mta coisa. usava nele tanque de 50mls, helice 10x5, e cabos de 16,5m. te garanto que vai ser somente alegria.
    abraços
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  edgar Ter Mar 30 2010, 11:08

    Bom dia
    Então irei postar a construção de meu modelo em um novo topico, Segue imagem do manete

    iniciante no Aeromodelismo vcc Dscn3119.th

    O manete foi feito com pinos não sei se é forte o suficiente, e aida estou pensando em como fazer a fixação dos cabos de comando. Eu acredito que tambem deverei posta isso em outro popico la no faça você mesmo
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Mar 30 2010, 12:49

    muito legal!

    voce pode instalar uma haste de aluminio que é fixada nas partes retas e nela colocar furações para passar/fixar os cabos.

    ficou boa de pega? voce pode testa-la amarrando 10kg de peso, dificilmente uma manete passa disso.
    Abs,
    EY
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  edgar Ter Mar 30 2010, 15:10

    Boa tarde Eduardo Sim ficou bom de pega. Só que depois que cortei dei acabamento onde fivam os dedos, dei uma arredindada geral para tirar as quinas eu fui moldando para a minha mão como voce pode ver na parte de baixo no lado oposto onde fica o minguinho ele ficou mu pouco mais fino que em seu progeto
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Mar 30 2010, 17:53

    Poderia tirar (ou pedir pra alguem heheh) uma foto segurando a manete ?
    Valeus,
    EY
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Mustrengo Ter Mar 30 2010, 20:49

    Gostei da posição ergonômica da mão no manete. Pouca gente se liga que a posição da mão em repouso não é de 90° e sim de 99°, e que a manete não deve seguir este ângulo.
    Vou experimentar cortar uma dessas pra mim Very Happy
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  adriano Ter Mar 30 2010, 22:28

    e Edgar essa manete ficou legal ,parabens
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  edgar Qua Mar 31 2010, 08:13

    Bom dia a todos segue a foto que Eduardo pediu

    iniciante no Aeromodelismo vcc Dscn3141m.th

    O projeto é do Eduardo como presizarei de um utilizei a ideia dele, peguei o desenho http://lh4.ggpht.com/_CKATlAltxyc/S2HQRjsUWfI/AAAAAAAAIUg/MKsrJ_Qs7KA/s512/maneteC_1.jpg , fiz o molde marquei a madeira, fiz os cortes e depois fui dando acabamento para ficar mais confortavel na minha mão. agora vou provineciar dois pedacinhos de barra chata de 1/8 de aluminio e colocar na parte de cima conde esta o polegar e na parte de baixo para fixar os cabos dando uma distancia de +/- 130mm
    O brigado pelos elogios
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  martin Qua Mar 31 2010, 10:57

    Para quem tiver interessado em um kit bom e barato para começar tenho o Flite Streak Trainer, com momento mais longo de cauda é mais estavel que Streak Original, mais facil de aprender a voar.

    R$ 189,00
    iniciante no Aeromodelismo vcc CLP-41_l


    Martin
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Mustrengo Qua Mar 31 2010, 17:01

    martin escreveu:Para quem tiver interessado em um kit bom e barato para começar tenho o Flite Streak Trainer, com momento mais longo de cauda é mais estavel que Streak Original, mais facil de aprender a voar.

    R$ 189,00
    iniciante no Aeromodelismo vcc CLP-41_l


    Martin


    Esse é O modelo pra pegar a mão de vôo... Tô contigo e não abro Martin.
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Eduardo Yamin Qui Abr 01 2010, 14:03

    Bacana,
    Poderia informar o que acompanha o kit?
    Desde já agradeço,
    EY
    edgar
    edgar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 85
    Idade : 45
    Data de inscrição : 27/03/2010

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  edgar Dom Abr 11 2010, 20:28

    Acho muito legar kit pronto mas prefiro eu mesmo fazer pois me ajudou a ter menos medo da lenha porque quando quebro ja sei como consertar.
    Agora estou postandoa construção do meu manicaca 2 https://vcconline.forumeiros.com/construcoes-f18/construindo-manicaca-2-meu-primeiro-vcc-t379.htm#2007
    Obrigado
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Set 28 2011, 22:57

    Alguns manicacas......

    https://www.youtube.com/watch?v=SBYNYBRSL2M


    Conteúdo patrocinado


    iniciante no Aeromodelismo vcc Empty Re: iniciante no Aeromodelismo vcc

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 09:33