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    Manobras iniciantes - Looping

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    Mensagem  Erich Seg Fev 25 2013, 23:01

    Olá pessoal,

    Estou preciando de ajuda, sou há tempos iniciante e agora tentando fazer loopings. Somente faço um círculo movimentando o braço sem dar comando algum ao modelo, não sei se é isso o causador das minhas lenhas... às vezes abro demais e não consigo fazer o aero voltar acabando raspando ou batendo no solo, às vezes o vôo está muito lento e acaba afrouxando os cabos...

    Obrigado
    Erich
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    Mensagem  Marcus36X Seg Fev 25 2013, 23:47

    Primeira coisa Erich, o modelo.
    Me parece que seu modelo talvez não seja o melhor, seria legal se vc falasse que modelo esta voando, motor etc...

    Via de regra, um bom motor 25, como o CB ou Enya, leva fácil bons modelos de treinamento, com flaps, que voam bem.
    O promo 25 é um bom exemplo.

    A manobra, seria legal vc começar fazendo alto, deixa o modelo subir e recupera suave , mas alto e vai pegando a mão.
    Não é difícil, mas lembre-se sempre, foi para a manobra, faça a manobra, vacilou, é lenha.
    Vc está no controle do modelo e ele vai responder de acordo com seu comando, Simples assim.
    De qualquer forma,aparece no CASA qualquer hora que eu te ensino na minha ringmaster Twisted Evil

    Qualquer coisa, da um toque

    Abç
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    Mensagem  Erich Ter Fev 26 2013, 00:00

    Olá Marcus, muito obrigado!

    Modelo T-25 Aerobrás
    Motores usados CB 25 e ENYA 25
    Modelo com flap
    1100 gramas

    Na verdade acho que não levo jeito pra coisa mesmo!!! Sad

    Abraço
    Erich

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    Mensagem  Marcus36X Ter Fev 26 2013, 00:04

    Vai tranquilo.
    Jeito não existe, existe pratica e força de vontade.
    Faz aberto e recupera suave e alto, sem crise!!


    Abç
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    Mensagem  Manicaca Ter Fev 26 2013, 07:15

    Erich, ums dicas bem simples que podem ajudar o amigo:

    * Procure fazer o loop ou qquer manobra com o vento nas suas costas (fundamental)

    * Começar a fazer o loop em uma boa altura (não muito baixo) pra ter margem de segurança em caso de perda de altura do modelo.

    * o macete de acompanhar o modelo com o braço funciona, mas sugiro ao amigo "cabrar" o modelo, desta forma vc regula melhor o tamanho da manobra, inclusive ajustando melhor a altura de saída do avião na manobra.

    Tenho certeza que vc vai ser bem sucedido Erich, não desiste Basketball bounce Basketball bounce cheers sunny
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    Mensagem  martin Ter Fev 26 2013, 12:20


    Voce recebeu boas dicas acima.

    Se tem uma coisa que todo iniciante precisa é ter um super motor no nariz e isso voce já tem o Enya SS25! Mas não adianta ter um super motor se usar a o setup errado. Setup é combinação de helice, formulação do combustível, vela, abertura de venturi e configuração do escape (com ou sem defletor ou com ou sem abafador interno) Por exemplo o setup do meu Enya SS30 que usava no Ringmaster era:
    Venturi 7.0mm
    Vela Enya 3 Quente
    Combustivel 10% Nitro 25% de Oleo meio a meio sintético e rícino
    Helice APC 10.5x4.5
    Cabos de 18m
    Voltas 4.8s
    Largando a 10300 rpms no chão

    Sempre procuro ajudar as pessoas a acertar o motor para rodar forte mas manter o modelo em velocidade lenta e sem perder tração nos cabos. Isso agente consegue testando alguns setups diferentes até conseguir chegar no ideal.

    Qual vela, hélice e combustível que esta usando?

    Qual comprimento do seu cabo?

    O Cabo esta em boas condições? O cabo precisa estar bem limpo e sem muita deformações, se não ele enrosca e voce não tem muito controle.

    Como esta ajustada sua manete e comando? Se estiver muito sensível fica complicado pilotar.

    Qual posição do CG e quanto de peso tem na ponta de asa?

    Tendo um modelo bem montado, propriamente trimado, motor virando redondo e todos os detalhes nos conformes fica muito mais fácil de apreender e diminui muito o risco de quebra.

    Martin
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    Mensagem  Marcus36X Ter Fev 26 2013, 12:34

    E isso é só o looping...
    Vc vai ver quando for o "oito"...kkkkk

    VCC é fantástico, não? Tantas coisas que influenciam no rendimento. Tem que ser apaixonado mesmo!!

    Abç
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    Mensagem  Erich Qua Fev 27 2013, 22:54

    Obrigado à todos pela ajuda!

    Tenho muito que aprender ainda! Twisted Evil

    Estava assim:

    T-25
    1140 gramas
    Enya SS25 não é o que comprei de você Martin, é outro novinho
    O "seu" está sendo amaciado 100% conforme o manual, este está amaciando voando
    Escapamento é diferente daquele que comprei de você, é bem menor
    O venturi é de 7 mm
    Vela OS 6
    Combustível não uso nitro, consigo álcool metílico no meu trabalho e compro óleo de rícino
    Hélice Master 9 x 6
    Cabo 16,5 a 17,0 metros semi novo
    Manete simples sem ajuste, balancim grande e comandos pouco sensíveis, na verdade bem rígidos
    Peso na asa acredito que suficiente e CG 10% (bem na frente da corda média da asa)
    Preciso aprender a identificar a parte do motor forte e lento, lento já consegui ajustando a agulha, mas não sei se forte

    O T-25 espatifou pela 2ª vez e a cada conserto o peso dele aumenta, já estava pesado, porém voando bem

    Mas vamos em frente

    Erich

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    Mensagem  Manicaca Qui Fev 28 2013, 06:55

    Erich, bota fé comandante !
    Tenho certeza que da próxima vez que vc voar vc vai conseguir fazer loopings bem legais.
    Ficamos aguardando notícias cheers
    Abç

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    Mensagem  martin Sex Mar 01 2013, 02:16

    Ola Erich,

    Os motores Enya com pistão de ferro levam um tempo para amaciar. No mínimo 1h de funcionamento na bancada antes de voar. O motor só vai ficar bom mesmo depois de de 3h de uso.

    Se o motor parar seco é porque precisa de mais tempo de amaciamento.

    Sugiro voce testar uma 9x5 no começo e depois que o motor soltar pode passar para uma 10x4 ou 10x5

    Se puder mande uma foto desse muffler para eu ver se ele não é muito restritivo. O original e bem leve e funciona super bem nesse motor.

    Modelo de 1200g não é problema para um Enya SS25 depois de amaciado.

    >O venturi é de 7 mm
    OK



    >Combustível não uso nitro, consigo álcool metílico no meu trabalho e compro óleo de rícino

    Onde voce compra Oleo de Rícino e quanto paga pelo litro? Vejo que vira e meche tem gente tendo problema usando combustivel feito em casa e na maioria das vezes é a qualidade do oleo de rícino. Se o oleo não for de boa qualidade é dor de cabeça na certa. Eu mesmo procuro um metodo para testar oleo de rícino e avaliar a qualidade, até agora não achei esse metodo a não ser testando na pista e obtendo informação de quem esta usando.
    Existem vários fabricantes de Óleo de rícino e nem todos são bons.

    Com combustível caretão eu recomendo testar uma vela quente da FOX com barra.

    >Cabo 16,5 a 17,0 metros semi novo Beleza!
    Qual espessura do cabo? .012 é ideal, .015 daria certo e .018 seria muito pesado


    >Manete simples sem ajuste, balancim grande e comandos pouco sensíveis, na verdade bem rígidos

    Se o comando estiver rígido vai dificultar o controle, tente eliminar todos os pontos de atrito possíveis no comando.

    >Peso na asa acredito que suficiente e CG 10% (bem na frente da corda média da asa)
    OK

    >Preciso aprender a identificar a parte do motor forte e lento, lento já consegui ajustando a agulha, mas não sei se forte
    Desculpe não entendi o que voce quis dizer acima.

    >O T-25 espatifou pela 2ª vez e a cada conserto o peso dele aumenta, já estava pesado, porém voando bem
    >Mas vamos em frente

    Onde você voa? O ideal é ter alguém com experiencia para te ajudar, na pista.

    Me passe um email com seu telefone fixo que te ligo para agente trocar uma ideia.

    Abraço,

    Martin
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    Mensagem  Nandoflb Sáb Mar 02 2013, 19:12

    Amigo o que o Martin falou sobre motor forte e lento é vc ter um motor com giro e que faça o modelo voar lento.. por exemplo no mesmo Enya 25.. se vc colocar uma hélice 10x6 e largar a 10300 rpm.. o modelo vai voar rápido... se vc colocar uma hélice 10.5x4.5 na mesma rotação, o modelo vai voar mais lento(pelo motivo da hélice ter menos passo), mas sem perder "força" ou seja.. qualquer manobra que vc fizer o motor vai levar o modelo tranquilo!!!

    Em relação aos comandos.. cara.. comandos precisam deslizar suaves!!! sem atritos.. sem estar travado!!!

    O looping precisa ser comandado cara.. mesmo todo aquele balé que fizemos quando voamos F2B, todos eles são comandados!!! só o braço movimentando nao recupera o modelo!!!

    Posição do vento.. não discordando, mas complementando as informações ja passadas, sugiro nao fazer o looping com o vento nas costas, mas sim conforme o desenho que vai junto, DETALHE!!! fazer em dia de vento(não tornado, nem moderado, mas um ventinho leve ajuda muito o modelo a manobrar!!!) nesse ponto vc começa a fazer meia-volta mais fechadinha (wing over) faz várias.. e vai fechando.. vc verá que em certo ponto vc não precisará rodar com a manobra.. só curvar um pouco o corpo e o looping tá feito!!! Algumas posições são boas para o cara voar em competição e nao para aprender... depois que vc souber fazer 100% ai vc corrige a posição que vá balançar menos o modelo.. (AGORA não importa não é???)

    Legenda do desenho...

    P.C. - ponto correto para iniciar a manobra Wing -over(meia-volta)

    Manobras iniciantes - Looping Looping_zps7714aea1

    1- ponto para fazer o wing over mais fechado.. Saída lá atras onde indicado! faz vários.. para pegar a mão..
    2- ponto para começar a fechar o wing over.. faz vários e vc verá que o vento vai jogar o modelo com velocidade!!! muito bom para vc ter segurança!
    3- onde depois de muito treino no wing over vc vai puxar o looping.. COM COMANDO!!! vc verá que o vento joga o modelo... dá mais velocidade e vc terá segurança para fazer!!!


    Vai por mim cara.. é mão com açucar!!!, banana com mel.. hahahahahahaha


    Caso tenha duvidas.. 54-9123-6152.. fico a disposição e te garanto que esse looping vai ser moleza!!!

    Abraço!!
    Erich
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    Mensagem  Erich Qui Mar 07 2013, 23:22

    Obrigado novamente pessoal!

    Em breve enviarei notícias

    Nando, já haviam me falado de fazer o que você sugere, mas a sua explicação é nota 10!

    Obrigado mesmo!

    Erich
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    Mensagem  Nandoflb Sex Mar 08 2013, 09:30

    Erich, vai firme cara e não tenha medo.. lenha faz sempre parte do aprendizado!!!!

    vc sempre lembrando essas posições.. ja tem a base para o looping invertido.. (do outro lado do looping normal) e base para o oito borboleta.. (que não passa de um looping normal emendando um looping invertido.. mutcho fácil!!!Smile

    Grande abraço!!!

    Nando
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    Mensagem  Manicaca Sáb Mar 09 2013, 13:26

    Erich, tenho certeza que vc vai ser bem sucedido, vai dar tudo certo.
    Logo logo vc vai tar "virando" o T-25 muito bem
    Qquer coisa é só dar um alô Basketball
    Manda notícias assim que puder
    Erich
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    Mensagem  Erich Dom Ago 25 2013, 19:01

    De volta com os "loops" Twisted Evil

    Depois de várias dicas, estou fazendo novamente.

    Muito Obrigado Very Happy 

    Próximo passo: dorso Exclamation

    Abrirei outro tópico para esta manobra.

    Abraços,
    Erich
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    Mensagem  Marcus36X Dom Ago 25 2013, 19:43

    Errado Erich, próximo passo borboleta, depois vem o dorso....

    Yeppee Ka yay
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    Mensagem  Nandoflb Dom Ago 25 2013, 20:41

    Erich.. parabens pelos loopings... e concordo com o Marcão... Borboleta.. depois dorso.. é muito mais fácil.!!!!!!

    ah.. e editado.. lindo Ringmaster!!!!

    aBRAÇO

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    Mensagem  Erich Dom Ago 25 2013, 21:07

    Marcus e Nando,

    Sei não...Exclamation Exclamation Exclamation 

    Vamos à borboleta então!

    Obrigado,

    Erich
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    Mensagem  Manicaca Dom Ago 25 2013, 21:44

    Eles estão certos 100 % certos Erich. Na borboleta vc já sente bem o dorso e além do mais pega bem a mão pro looping invertido.
    É uma manobra legal e vai te ensinar muito. Faz ela em 45 graus e vc vai ver que é tranquilo
    abraço !

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