VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
ANDRE
Sérgio Daeuble
Marcus36X
TAPXURE
8 participantes

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  ANDRE Dom Abr 28 2013, 10:35

    Bom dia,
    É uma decisão difícil, porque o Enya SS 45 na minha opinião é o melhor motor da categoria 45/50 em fabricação no mercado (com rolamento ou sem rolamento, são excelentes opções).
    Meu sobrinho tem um Score com um Enya SS 45 embuchado, hélice apc 12X5. O aero está com 1,750 e faz a mini-fai com perfeição, inclusive em dias de vento forte.
    Esse motor, quase faturou a última etapa de Limeira na FAI com o Piloto Rogério Alves (2o. lugar). O aero foi vendido no final do 2 voo, deixando de fazer o 3o. vôo. O Benê foi o campeão.
    O Evo 60 é o melhor custo benefício na categoria 60.
    Compra os 2 motores logo de uma vez e negocia com o Martin para pagar em 3X.
    V. estará fazendo um bom investimento e terá um equipamento muito bom.
    V. vai ficar com 2 excelentes motores para competição, que dificilmente vão te deixar na mão.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  TAPXURE Dom Abr 28 2013, 10:46

    ANDRE escreveu:Bom dia,
    É uma decisão difícil, porque o Enya SS 45 na minha opinião é o melhor motor da categoria 45/50 em fabricação no mercado (com rolamento ou sem rolamento, são excelentes opções).
    Meu sobrinho tem um Score com um Enya SS 45 embuchado, hélice apc 12X5. O aero está com 1,750 e faz a mini-fai com perfeição, inclusive em dias de vento forte.
    Esse motor, quase faturou a última etapa de Limeira na FAI com o Piloto Rogério Alves (2o. lugar). O aero foi vendido no final do 2 voo, deixando de fazer o 3o. vôo. O Benê foi o campeão.
    O Evo 60 é o melhor custo benefício na categoria 60.
    Compra os 2 motores logo de uma vez e negocia com o Martin para pagar em 3X.
    V. estará fazendo um bom investimento e terá um equipamento muito bom.
    V. vai ficar com 2 excelentes motores para competição, que dificilmente vão te deixar na mão.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    """""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

    Bom Dia André;
    Pô, assim não vale1!!! No caso de dúvida, compre os dois!!?? Hehehehe! Tenho receio que o ENYA SS45 tenha a potência muito próxima do EVOLUTION 60.
    Aí fica a dúvida em qual comprar e pra qual achamos mais modelos ARF. Pra construir, não tenho mais paciência!!! Vou ligar pro MARTIN amanhã e vejo no que ele pode me orientar! Estou com um SCORE montado e com um SAITO 56 instalado nele. Estou esperando pegar mais "braço" pra estrear o bichão!
    Abraços e Obrigado!!!
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  ANDRE Dom Abr 28 2013, 11:48

    Alexandre,

    O EVO 60 tem mais potência que o Enya SS 45. Não dá para comparar. O EVO 60 você pode voar com cabos de 20 metros sem problemas de tração e aeros grandes, como o ThunderGazer, Novar e etc.

    O Enya SS 45 é um excelente motor para esse Score que v. tem aí.

    Quanto aos aeros prontos, fale com o Martin porque além dos kits ARF ele pode conseguir algum aero de competição pronto, já trimado. É só instalar o motor e pegar a mão do avião.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  martin Dom Abr 28 2013, 15:14


    André,

    Pelo que deu para ver o Rainder voando de SV-11 com o Evo 60NX eu diria que o SS45BB tem mais força. Praticamente tem pouca diferença entre o SS45 e SS50 e voce deve lembrar do SV-11 do Daniel com o SS50 como voava.

    O Evo60NX foi projetado com a mentalidade old school stuntão 4-2-4. E para isso eles reduziram bem o timing do motor e bloquearam a 3a porta de admissão, conhecida como Boost Port.

    Indiscutivelmente um SS45 com uma helice de passo 6 em 4-2-4 fica bem mais fraco que um Evo 60NX.

    Agora um SS45BB com setup para virar uma APC 13x4 a 10mil giros supera Evo 60NX em força e controle de velocidade e com 100g a menos!

    Ahhh mas e se rodar o Evo também com uma 13x4 a 10mil rpms??? Não sei se voces ai tentaram fazer isso. Mas teoricamente não deve dar bons resultados, porque vai fazer o motor trabalhar em numa faixa da curva de Torque nada favorável. Sei que tentaram fazer isso com o ST G51 e ficou muito pior porque o motor foi projetado para ter mais torque em baixa RPM, obviamente em alta RPM vai cair na faixa da curva de torque/potencia que tem menos Torque e mais Potencia. Menos torque e mais potencia é exatamente o que não queremos.

    Em termos de performance e força bruta para encarar o vento, dificilmente algo vai bater um Enya em 2-2-2 a 10mil rpms.

    Agora gosto e T, nãos se discute, quem não gosta de alta rpm ai o Evo 60NX, Stalker ou 4T é a melhor opção.

    Martin
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Marcus36X Dom Abr 28 2013, 17:02

    Como disse o André, compre os 2 e seja feliz!! Twisted Evil

    Abç
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  TAPXURE Dom Abr 28 2013, 20:16

    ANDRE escreveu:Alexandre,

    O EVO 60 tem mais potência que o Enya SS 45. Não dá para comparar. O EVO 60 você pode voar com cabos de 20 metros sem problemas de tração e aeros grandes, como o ThunderGazer, Novar e etc.

    O Enya SS 45 é um excelente motor para esse Score que v. tem aí.

    Quanto aos aeros prontos, fale com o Martin porque além dos kits ARF ele pode conseguir algum aero de competição pronto, já trimado. É só instalar o motor e pegar a mão do avião.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.

    Olá André;

    Suas explicações somadas com as do MARTIN foram ótimas. Acho que amanhã vou fechar um pedido nas STUNT HOBBIES de um motor EVOLUTION 60 com mais alguns acessórios! Optei por este motor, porque sou fã do funcionamento 4-2-4 no VCC. Como o MARTIN disse que esse motor foi projetado para isso, à moda antiga... é esse que quero!!!

    Abraços!!!
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  TAPXURE Dom Abr 28 2013, 20:30

    martin escreveu:
    André,

    Pelo que deu para ver o Rainder voando de SV-11 com o Evo 60NX eu diria que o SS45BB tem mais força. Praticamente tem pouca diferença entre o SS45 e SS50 e voce deve lembrar do SV-11 do Daniel com o SS50 como voava.

    O Evo60NX foi projetado com a mentalidade old school stuntão 4-2-4. E para isso eles reduziram bem o timing do motor e bloquearam a 3a porta de admissão, conhecida como Boost Port.

    Indiscutivelmente um SS45 com uma helice de passo 6 em 4-2-4 fica bem mais fraco que um Evo 60NX.

    Agora um SS45BB com setup para virar uma APC 13x4 a 10mil giros supera Evo 60NX em força e controle de velocidade e com 100g a menos!

    Ahhh mas e se rodar o Evo também com uma 13x4 a 10mil rpms??? Não sei se voces ai tentaram fazer isso. Mas teoricamente não deve dar bons resultados, porque vai fazer o motor trabalhar em numa faixa da curva de Torque nada favorável. Sei que tentaram fazer isso com o ST G51 e ficou muito pior porque o motor foi projetado para ter mais torque em baixa RPM, obviamente em alta RPM vai cair na faixa da curva de torque/potencia que tem menos Torque e mais Potencia. Menos torque e mais potencia é exatamente o que não queremos.

    Em termos de performance e força bruta para encarar o vento, dificilmente algo vai bater um Enya em 2-2-2 a 10mil rpms.

    Agora gosto e T, nãos se discute, quem não gosta de alta rpm ai o Evo 60NX, Stalker ou 4T é a melhor opção.

    Martin

    Olá Martin; Como escreví ao André, amanhã te ligo para fechar-mos no EVOUTION 60NX, na Tongue pro FOX 35 e mais algumas coisas que vou precisar!!!

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Rogério Ter Dez 10 2013, 19:30

    rapaziada desculpa minha ignorância ,o que é "stunt",,,,tenho um amigo das antigas aqui em Serra Negra que sempre fala e eu fico boiando Rolling Eyes Rolling Eyes 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 10 2013, 20:04

    Rogério, vou falar da versão que conheço, obviamente podem existir outras versões com certeza.

    "Stunt" em inglês quer dizer entre outras coisas proeza, peripécia, malabarismo ....

    Esse era o termo então usado pra descrever os aviões de vcc que faziam as tais "proezas" nos anos 40 e 50.

    Até 1957, pelo que pude ler não gavia nenhum padrão oficial de manobras, então os "cobras" da época faziam loopings que chegavar a arrastar as rodinhas no chao e a raspar o leme nos voos invertidos. Era meio que um frestyle de aeromodelos VCC entende?

    Foi em 1957, quando uma comissão chefiada pelo George Aldrich desenvolveu a gama de manobras oficial de vcc a pedido da AMA ou da FAI (não sei ao certo) que o termo "Stunt" foi substituido pelo termo "Precision Aerobatics" ou Acrobacia de precisão como é usada até hoje.

    Essa gama é exatamente a mesma que é usada nos torneios de VCC F2B até os dias de hoje.

    Stunt então, segundo essa versão é um termo mais antigo pra denominar acrobacia em VCC e também se refere aos motores "Stunt" , ou seja geralmente os motores pra acrobacia mais antigos tal como o inesquecível Fox 35"Stunt"  Basketball 

    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Marcus36X Ter Dez 10 2013, 20:16

    No Brasil, o termo tb se refere a forma de rodar o motor, 4-2-4 se denomina rodar "Stunt" por aqui...
    Acho que é essa a dúvida do nosso amigo.

    YeppeeHaiHouKaYay
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Manicaca Ter Dez 10 2013, 20:25

    Perfeito Marcão, é isso mesmo. Muito bem lembrado  cheers 
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Rogério Ter Dez 10 2013, 21:07

    oi monicaca e marcão tudo bom amigos, "perfeito", zero de duvida sobre isso cheers !
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  TAPXURE Qua Dez 11 2013, 06:56

    Mesmo com sua dúvida esclarecida, segue meu "pitaco", complementando os mestres!!!  bounce 

    Leigamente falando, quando dizemos STUNT, quer dizer que o motor tem duas carburações
    durante o voo. Quando o aero voa nivelado, o motor roda afogado; quando puxamos uma manobra
    (nariz para cima), o motor acelera sozinho dando mais potência (força) para o aero não afrouxar os
    cabos.

    Este é o famoso 4-2-4 que tanto admiramos. O "4" simboliza o motor em 4 tempos (menor rpm, mais
    rouco) e o "2" quer dizer maior giro (maior rpm, motor gritando). Existem outras carburações, particulares
    a cada motor e desejo do piloto: o 4-4-4 (sempre meio afogado) e o 2-2-2 (sempre acelerado).

    Abraços;

    Tapxure
    avatar
    Rogério
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 62
    Idade : 48
    Comentários : sempre! sempre Deus na minha direção!
    Data de inscrição : 23/10/2013

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Rogério Qua Dez 11 2013, 10:31

    rapaziada vocês são "féras" mesmo,nossa, cada resposta de regalar os olhos parabéns a todos por tanto conhecimento!!! eu fico até abismado com vcs,eu entendo de carro mais vc nos motores e aeros dispensa comentario!!!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Manicaca Qua Dez 11 2013, 19:25

    TAPXURE escreveu:Mesmo com sua dúvida esclarecida, segue meu "pitaco", complementando os mestres!!!  bounce 

    Leigamente falando, quando dizemos STUNT, quer dizer que o motor tem duas carburações
    durante o voo. Quando o aero voa nivelado, o motor roda afogado; quando puxamos uma manobra
    (nariz para cima), o motor acelera sozinho dando mais potência (força) para o aero não afrouxar os
    cabos.

    Este é o famoso 4-2-4 que tanto admiramos. O "4" simboliza o motor em 4 tempos (menor rpm, mais
    rouco) e o "2" quer dizer maior giro (maior rpm, motor gritando). Existem outras carburações, particulares
    a cada motor e desejo do piloto: o 4-4-4 (sempre meio afogado) e o 2-2-2 (sempre acelerado).

    Abraços;

    Tapxure

    Perfeito Taps, é isso mesmo, muito obrigado por completar a resposta de maneira brilhante  cheers 
    abração
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Manicaca Qua Dez 11 2013, 19:28

    Rogério escreveu:rapaziada vocês são "féras" mesmo,nossa, cada resposta de regalar os olhos parabéns a todos por tanto conhecimento!!! eu fico até abismado com vcs,eu entendo de carro mais vc nos motores e aeros dispensa comentario!!!

    Rogério, minha intenção e de muitos aqui é que mais gente bacana como vc venha para o esporte e o faça progredir sempre.
    Fico feliz com sua participação e desejo que em breve o amigo já esteja voando VCC
    Poste sempre que puder ok?
    abraço

    Conteúdo patrocinado


    Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"? - Página 2 Empty Re: Porque mais óleo ajuda o motor a ficar "STUNT"?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02 2024, 10:12