VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+6
Sérgio Daeuble
martin
Marcus36X
Morcegão
ANDRE
TAPXURE
10 participantes

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Dom maio 05 2013, 21:30

    Olá Turma;

    Estreei hoje meu NOBLER ARF (Top Flite) com um FOX 35. Ao invés de usar o escape original, que é muito grande, coloquei um da Aero Products, que é bem menor. Devo estar recebendo no começo desta semana um Tongue Mufler que adquiri com o Martin (Stunt Hobby). Minha dúvida é: no motor FOX 35, com estes escapamentos, é melhor voar pressurizado ou não!!??

    Meu receio é de atrapalhar o maravilhoso 4-2-4 que o FOX 35 tem, pressurizando o tanque de combustível. Aguardo sugestões!

    Abraços à todos!
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  ANDRE Seg maio 06 2013, 08:57

    Bom dia a todos nessa segunda-feira de chuva,

    Pode pressurizar o seu Fox 35 melhorando a performance do motor sem perder o famoso 4-2-4 utilizando a seguinte técnica:

    (i) Pegue um palito de pirulito (branco ou colorido branco e vermelho). Isso mesmo palito de pirulito com furação interna igual a de um canudo;
    (ii) corte aproximadamente 1,5 a 2,0 cm do palito e insira esse pedaço dentro da mangueira de pressurização próximo ao mufler (utilize uma chave allen para facilitar na inserção do palito na mangueira);
    (iii) Está pronto. A intenção dessa técnica é reduzir e também ajustar a pressão dos gases do mufler que vão para o tanque de combustível sem prejudicar o 4-2-4 e trazendo uma performance melhorada em relação ao funcionamento do motor sem pressurização.

    Praticamente a totalidade dos motores aceita muito bem essa técnica, melhorando a performance para võos F2B. Testado com sucesso em motores OS FP-40, LA-46-S, ST G 51, EVO 60 e ST V60.

    É comum quando pressurizamos o motor perder funcionamento em 4-2-4 pelo excesso de pressão. Como não existe uma válvula para ajuste dessa pressão utilizamos uma técnica básica de criar restrição a pressurização dos gases que saem do mufler para o tanque de combustível.

    Qualquer dúvida estou à disposição.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Morcegão Seg maio 06 2013, 09:02

    Opa, esta dica serviu para mim também. Very Happy Very Happy Very Happy
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Seg maio 06 2013, 10:12

    Bom Dia André;

    Obrigado pela valiosa dica!!! Ainda estou voando bem afogado, pois tenho que amaciar mais o motor!

    No NOBLER, estou usando tanque tipo R/C, hélice 10x6 e combustível POWERMASTER 10% c/ 28% de óleo. Quando chegar a regulagem de agulha no ponto certo, se der o stunt normal, acha que posso deixar como está ou já posso utilizar o macete que me passou?
    Ontem, mesmo afogadão, arrisquei uns loops e wingover e o bichão até deu um 4-2-4 meio "confuso"!!!

    Me lembrei de um macete em R/C, que talvez obtenha o mesmo resultado que você sugere: entupir o pressurizador com solda de estanho e depois fazer um furo com broca de 1,5mm ou 2,0mm. Acho que dá certo também, não!!??

    Um Abração e Obrigado novamente!!!!

    ALEXANDRE TAPXURE
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  ANDRE Seg maio 06 2013, 10:39

    Boa dia Alexandre,

    Se v. puder misturar o combustível powermaster com combustível caretão (3X1)na proporção 50%powermaster/50%caretão será excelente, porque o fox 35 é um motor de concepção antiga e não está muito bem adaptado para utilização com combustíveis com óleos sintéticos, que vão reduzir a sua vida útil. Obs.: máximo de 5% de nitro.
    Além disso, essa mistura é economicamente mais em conta do que somente utilizar combustíveis prontos.
    Só para v. ter uma idéia o litro do metanol em algumas indústrias químicas de SP, está sendo vendido ao preço médio de R$ 3,80 (em galões de 5 litros).
    O óleo de rícino varia de acordo com a qualidade do produto podendo o litro variar de R$ 15,00 a R$ 25,00.
    Misturando 50%/50% você acaba tendo um combustível de excelente qualidade, atendendo as especificações do fabricante.


    Retornando ao tema, jogar solda no niple é arriscado, v. pode inutilizá-lo.
    É um procedimento bem trabalhoso e talvez v. não consiga o melhor ajuste.
    Com palito v. ajusta na hora, entre os võos do aeromodelo, inserindo 1 ou 2 pedaços na mangueira que liga o mufler ao tanque.

    At.: André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Seg maio 06 2013, 16:00

    Andre;

    Sinceramente, tenho muito medo desse negócio de misturar combustível! Já fiquei com "a pulga atrás da orelha" em comprar um bom óleo e elevar o percentual deste nos combustíveis importados. Sou aeromodelista ha mais de 30 anos, desde a época que comprávamos o caseirol na farmácia .... o óleo tinha não era degomado e a gente não sabia!!! Aí, começamos a comprar no atacado aí na cidade de SP. Cada lote vinha de um jeito... fiquei traumatizado! Snif!!!

    Fui dono de loja (AILERON MODELISMO) por quase 15 anos. Comercializamos as antigas marcas de combustíveis nacionais! Era o KAOS!!! Motor travando de tanto carvão, avião caindo, cliente insatisfeito, e por aí vai... Prometí a mim mesmo usar sempre o melhor do que tínhamos disponível no mercado. Aí, entram os BYRON, POWERMASTER e MORGAN FUELS.

    Na sua opinião, usando este 10% com 28% de óleo, posso ficar tranquilo!!?? Óleo te garanto que não falta; o avião pousa todo melado e o óleo está clarinho, sem sinal de desgaste metálico ou super-aquecimento!!!

    Já estou indo na padaria, comprar uns pirulitos, HEHEHEHE!!!!

    Abraços!
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Marcus36X Seg maio 06 2013, 17:38

    TAP

    Olha aqui e fique tranquilo...

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28106.0

    Abç
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Seg maio 06 2013, 20:58

    Fala Marcão!!! Beleza!!??

    Tranquilo!!?? Você me passa um link com a opinião de uns 20 americanos, para me confundir ainda mais, sô! Shocked

    Pelo que eu entendí, tem a velha guarda que acha que o melhor é o combustível com 5% de nitro e 29% de óleo. Agora, tem um pessoal mais "moderno" que diz que os combustíveis de hoje mudaram, são mais eficientes! Eles sugerem do 5/22 até o 10/25, inclusive narrando que usam ha muito tempo (voos) sem problema algum!!!

    Outra coisa que entendí, é que o termo 50/50 que eles falam, são combustíveis que no total de óleo tem metade rícino e metade sintético, que é amplamente aconselhado pelo RANDY SMITH! Acho que não é o chamado "caseirol" misturado com importados que usamos!!! Não é isso!!??

    Abraços!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  martin Qua maio 08 2013, 13:07

    Tapxure,

    Vou mandar uma planilha para voce fazer o calculo das suas misturas.

    Para chegar em 25% de óleo e meio a meio,ou 50/50, rícino/sintético se mistura combustível comercial com caretão feito na proporção correta para chegar no % desejado. La nos EUA eles fazem a mesma coisa ou já compram o combustivel pronto. A Powermaster vende varias formulações especificas para C/L como o "10% PowerMaster GMA 10/22 22% oil – CASTOR/SYNTHETIC BLEND" que se não me engado é 50/50.

    No meu Fox 35 uso Byron 10/20 e adiciono óleo de rícino para o total chegar a 29% ou Misturo Byron 20/20 com caretão, que agora não lembro a mistura mas seria algo tipo 2x1, para ter os 29% de óleo.

    Alias falando em FOX 35, algumas modificações ajudam muito:

    1- Trocar a agulha original por uma de precisão.
    2- Colocar o HemiHead Kit
    3- Retrabalhar o vibrequim removendo material do lado oposto do contra peso para reduzir a vibração (Vibração é Perda de Potencia)

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? 28352


    Abraço,

    Martin

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?.

    Mensagem  TAPXURE Qua maio 08 2013, 20:14

    Olá Martin;

    Como sempre, você nos passa dicas valiosas!!! Com releção ao combustível, não posso pegar o meu POWERMASTER original (10/17) e aplicando a formula no arquivo que me passou, acrescentar somente a quantidade de óleo de rícino desejada!!?? Por exemplo, pelos cálculos da planilha, devo ACRESCENTAR 395ML DE ÓLEO DE RÍCINO em 1 galão para elevar o percentual de óleo para 25% !!! É isso mesmo ou estou enganado!!??

    Com relação aos "macetes" do FOX 35, qual o modelo de agulha de precisão que fala? É aquela grossa, original da FOX? Antigamente, falavam que um dos motivos que faziam o FOX dar o seu famoso STUNT, era a agulha original que vem nele; a cheia de folga mesmo!!! Mad

    Já lí bastante sobre o kit HEMI-HEAD e não tenho dúvidas. Agora sobre o desbaste no virabrequim, tem o desenho escrito "NEW FOX", no qual o desbaste é reto e vem escrito "SOFT". No desenho escrito "OLD FOX", o desbaste e arredondado, com o escrito "HARD"! A dureza dos eixos é diferente!? Qual devo seguir no meu FOX? NÃO TEM PERIGO ESMERILHAR "NO OLHO" O EIXO, SEM SABER O QUANTO (PESO) DE MATERIAL DEVEMOS TIRAR!?

    Abraços;

    Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  martin Qui maio 09 2013, 01:24

    TAPXURE escreveu:Olá Martin;

    Como sempre, você nos passa dicas valiosas!!! Com releção ao combustível, não posso pegar o meu POWERMASTER original (10/17) e aplicando a formula no arquivo que me passou, acrescentar somente a quantidade de óleo de rícino desejada!!?? Por exemplo, pelos cálculos da planilha, devo ACRESCENTAR 395ML DE ÓLEO DE RÍCINO em 1 galão para elevar o percentual de óleo para 25% !!! É isso mesmo ou estou enganado!!??

    Com relação aos "macetes" do FOX 35, qual o modelo de agulha de precisão que fala? É aquela grossa, original da FOX? Antigamente, falavam que um dos motivos que faziam o FOX dar o seu famoso STUNT, era a agulha original que vem nele; a cheia de folga mesmo!!! Mad

    Já lí bastante sobre o kit HEMI-HEAD e não tenho dúvidas. Agora sobre o desbaste no virabrequim, tem o desenho escrito "NEW FOX", no qual o desbaste é reto e vem escrito "SOFT". No desenho escrito "OLD FOX", o desbaste e arredondado, com o escrito "HARD"! A dureza dos eixos é diferente!? Qual devo seguir no meu FOX? NÃO TEM PERIGO ESMERILHAR "NO OLHO" O EIXO, SEM SABER O QUANTO (PESO) DE MATERIAL DEVEMOS TIRAR!?

    Abraços;

    Tapxure

    Sim pode, eu prefiro Byron 10/20 porque tenho que acrescentar menos óleo para chegar nos 29% resultando em um combustível final com um pouco mais de nitro. Não abro mão dos 29%a de óleo, acredito ser necessário para manter a temperatura do motor para fazer a gama completa sem aquecer demais a criança. Esse alto percentual de óleo é mais para refrigerar do que para lubrificar, para lubrificar 25% seria suficiente. Para quem só faz loopings abertos e da um monte de voltas nivelado 25% é adequado.

    Os Fox mais antigos tinha um virabrequim mais resistente e duro, nesses pode tirar mais massa e os mais novos tem um metal mais macio e ai melhor tirar menos massa, como mostra na figura.

    Melhor ainda seria comprar um virabrequim Hi Zoot, mas este custa tanto quanto o motor.

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Cranks.jpg.w560h420

    Old CrankShaft na Esquerda, Crank do 40th Aniversary no meio e o Hi Zoot na direita.


    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Balance.jpg.w560h420

    Old e HiZoot.


    Agulha de precisão ainda tenho uma aqui que o Randy Smith faz especialmente para o Fox 35.

    "Antigamente, falavam que um dos motivos que faziam o FOX dar o seu famoso STUNT, era a agulha original que vem nele; a cheia de folga mesmo!!! " Isso só pode ser uma piadinha de Fox 35 kkkkkkkkk No fundo é exatamente o contrário rsrsrsr Todas essas modificações vieram para exatamente melhorar o Stunt do Fox 35.

    Veja a Planilha 7, por esta planilha um combustível com 10% de nitro e 17% de óleo precisa de 403ml de óleo para chegar nos 25%.

    Quanto tempo rodado tem seu Fox 35? Um Fox 35 precisa de muitos vos até soltar, alias só conheço um motor que vem folgado de fabrica e não precisa de muito tempo para amaciar, os OS! Rojett, Stalker, Enya, Retro Discovery, PA ....demoram umas 4horas de funcionamento para ficar bom.

    Abraço,

    Martin




    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Qui maio 09 2013, 16:44

    Martin;

    Todas as suas dicas foram muito bem "assimiladas" e são importantes. Agora, os macetes do virabrequim ainda estou meio receioso em fazer. Tenho muito medo de alterar a massa e formato do contra-peso do virabrequim!

    Tenho dois FOX 35. Um recem amaciado e voado no NOBLER ARF e outro "zero" na caixa! Quanto custa a agulha que sugere do RANDY SMITH? Acho que se colocar ela mais o kit HEMI-HEAD neste motor zero, vou ter um motor mais preciso e macio, não acha!!?? Question

    Com relação à QUANTIDADE DE ÓLEO X TEMPERATURA, um dia ainda vou fazer uns testes precisos, utilizando tacômetro e pistola de temperatura de precisão que tenho, para ver o quanto se altera a temperatura de um motor, variando apenas a quantidade de óleo! Uma vez, ha muito tempo, lí que o excesso de óleo em um combustível de aeromodelo, pode causar o aumento de temperatura no funcionamento do mesmo, em virtude da alta viscosidade do combustível!!! Como exemplo (simbólicamente), pegue um seringa gigante e aspire óleo de rícino puro com ela. Aperte a mesma para jogar fora todo óleo e depois de totalmente vazia, desloque o êmbolo com rapidez. Notará uma resistência ao movimento, devido à grande viscosidade do óleo. Se fizer isso com um combustível, mesmo que com muito óleo, ela deslizará com muito mais facilidade!!! Entendeu mais o menos o que quero dizer!!??

    Depois te ligo para fechar-mos negócio em alguns acessórios...

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  martin Sex maio 10 2013, 19:52

    Alexandre,

    Não tem teste melhor que ir voar na pista. A coisa é muito simples, se o motor apitar quando sobe e demorar muito para ciclar de volta para 4 quando desce é sinal que esta aquecendo demais e vai disparar na manobra, especialmente sem o cabeçote HemiHead. Seu motor vai funcionar com 25% de óleo, com 29% vai funcionar com mais precisão em manter melhor a velocidade. Tudo que não queremos é variação de velocidade durante o voo.

    O Fox 35 é o motor mais manjado no VCC, não tem mais o que inventar. Se os experts em Fox 35 recomendam usar 29% de óleo eu não vou fazer diferente Smile

    A agulha PA Especial para Fox 35 fica em R$ 66,00

    Bons voos,

    Martin


    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Sex maio 10 2013, 20:35

    Ok Martin!

    Vou então manter os 29% de óleo, mesmo após o amaciamento!!! Nos outros motores (O.S.25LA ; O.S.46LA, BRODAK 40 e ENYA SS35), posso continuar com 20% (10/20) de óleo! Certo!!??

    Com relação à agulha, já pode deixá-la guardada para mim! Vou fazer um pedido na sua página e
    acertamos tudo na segunda-feira!

    Abraços e Obrigado pelas dicas!!!

    Alexandre
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Dom Jan 05 2014, 18:55

    Olá Pessoal;

    Depois de um bom tempo sem voas meu NOBLER da T.Flite (ARF), fiz alguns voos nele, fazendo alguns testes.

    Primeiro, tirei o silicone de pressurização do tanque. Notei que o motor perdeu bastante do STUNT (4-2-4) que tinha. Mesmo
    amaciando, somente com 8 voos dados, tinha um stunt muito bom! Saiu afogado, mas após uns 2 minutos de voo, acelerou
    bem, me deixando até preocupado com a temperatura. Ao pousar, o motor estava com a temperatura muito alta. Calculo uns
    120ºC. Esqueci de levar meu termômetro!!! A grande diferença, é que o motor consumiu muito menos combustível. Com o
    tanque original do kit, deu uns 7 ou 8 minutos. Antes estava dando apenas 5 minutos!!!

    No voo seguinte, resolvi tirar o escape por completo, voltando aos velhos tempos! Abri bem a agulha, para não correr o risco
    de "fritar" o motor e decolei! O motor saiu muito afogado, mas após uns 2 minutos... viva!!!  cheers  A carburação "chegou
    no lugar" e o batidão STUNT do FOX começou!!! Alucinante... há muitos e muitos anos não voava com um FOX 35 sem escape!

    O tanque durou os mesmos 8 minutos e esquentou bem menos. Não passou dos 100ºC!!! Muito bom!!! Deu para puxar umas
    manobras básicas legais! Nada como um NOBLER com um FOX 35 STUNT!!!

    A única coisa que me deixa triste neste motor, é a lambreca de óleo!!! Tirando isso, é só prazer!!!

    Abraços a todos;

    Tapxure
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jan 05 2014, 19:39

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
     cheers cheers cheers cheers Viva o motor gospidor de oleo........ Smile Smile Smile Smile 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Dom Jan 05 2014, 20:15

    Taps, parabéns pela re estreia do Nobler.

    Aliás amigo, vc tá com o combo mais tradicional do mundo em termos de U/C = Nobler + Fox 35 Stunt, que combina mais até do que pizza + queijo affraid 

    Fox 35 é isso ai, pouca RPM,bom torque, som alucinante, meio rouco e "arrotante"(sem descarga) e muita .... muita meleca de óleo.

    Sem isso não é Fox 35 meu velho  No No No No 

    Bem vido ao clube do Fox 35 Stunt  cheers 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Dom Jan 05 2014, 22:14

    Valeu "moçada"!!! Realmente é muito boa a sensação de voar um FOX 35... bounce 

    Agora Manicaca e Sergio (e demais); me ajudem a pensar...  cyclops 

    A grande quantidade de óleo nos motores FOX 35 e outros com pistão/camisa em ferro, serve apenas
    para dissipar o calor ou este tipo de material precisa tanto de óleo assim mesmo, para evitar o
    desgaste gerado por atrito entre as partes!!??

    Aguardo esclarecimentos para futuras conclusões!!!

    Abraços;

    Tapxure
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jan 05 2014, 23:03

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!
    O motivo eu não sei!!!!!!!
    O que sei é se usar pouco oleo ele funciona uma beleza!!!!!!! Mas vai rapindinho embora Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect Suspect 
    Geralmente com folga radial no eixo. Fox com camisa e pistão gastos é ruim de dar partida!!!!!! somente frio e com "mata bicho"........ Mas vai!
    Se usar o combustivel Fox (29% oleo e 5% nitro, 1% detergente anti detonante e 1% de ante espuma) o motor dura muito e funciona muito bem!!!!!
    O Adriano tem um motor Fox 35 em uso desde 1980..... O Fox apenas com caretão 3x1 funciona legal! mas com 5% de nitro é um "reloginho"!!!!!!!!!!!
    DE 5 a 10% do oleo que uso é sintético para evitar a formação de verniz e "carvão" comuns nos Fox..... Para os motores novos tem funcionado muito bem! Não recomendo oleos sintéticos para motores velhos onde o verniz se depositou nas regiões de folga......Ocorre uma "limpeza" geral do motor e o pistão começa a bater a saia........
    Para motores novos nunca será necessário abrir para realizar aquelas "descarbonizações" comuns antigamente........
    Outro detalhe importante!!!!!! Hélices leves e bem balanciadas! Quando o motor estiver em amaciamento em vôo nunca use hélices de pas largas....... Aquece muito e "frita"!!!!
    Depois de "amaciado" recomendo hélices de madeira leves e bem balanciadas com pás largas. Nesta situação não "apite" o motor! Apenas curta o 4-2-4 maravilhoso deste motor......
    Vela recomendada é OS-3. Para o Nobler com Fox 35 use cabos de 18 metros e 0,012" espessura.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Seg Jan 06 2014, 20:17

    Veteranos Comandantes e Co-Pilotos

    Comandante Sergio depois da sua explanação  quero apenas fazer um adendo que julgo ser importante  com relação ao uso de escapamento;
    nas innstruções  dos  motores FOX 35 Stunt Preparados que tenho , em todos recomendam o uso do escapamento com tanque pressuruzado , o mais interessante é que mesmo pressurizado na regulagem para voo elê vai no 4 2 4  só que você quase não percebe esta transição , más para quem esta voando percebe nitidamente .
    Agora tem muitos artigos que eu ja li e reli a este respeito todos os fabricantes de motor são obrigados hoje a fornecer o motor com escapamento , é uma lei internacional do meio ambiente que aqui ainda não emplacou  e por normas da FAI  tambem ; porem em varios artigos a opinião é bem dividida a os que condenam o uso de escapamento para voos esportivos , somente para os voos em regime de competição ; do outro lado tem os que gostam de voar sem escapamento , como para mim e hobby eu me dei bem das duas formas  embora o barulho do FOX 35 Stunt no 4 2 4 sem escapamento e simplesmente espetacular e é unico sem similar .

    100 + Bons Voos e Com Exelentes Pousos

    Mario Zuffo BRA-00076
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Seg Jan 06 2014, 20:36

    Excelentes dicas do Comandante Zuffo!!!

    Lendo vários artigos, inclusive neste fórum, notei que várias pessoas argumentam que o grande excesso de
    óleo, que é "norma" num FOX 35, deve-se ao fato deste ter um bloco e cabeçote muito reduzido, visando o
    baixo peso necessário para um modelo de competição, o que prejudica em muito a dissipação térmica!!!

    Pensando nisso, pensei em porque não fazer um cabeçote usinado maior para este motor!!?? Podemos partir
    do kit hemi-head, aproveitando a parte interna (câmara de combustão) restando fazer apenas a parte aletada
    maior...

    Se estou falando besteira, não sei!!! Mas navegando pela net, olha o que achei (foto abaixo). Será que com
    esta peça e uma carenagem que direcionaria bem o ar para refrigeração, poderíamos baixar o quantidade de
    óleo para 20 ou 22%!!??   Question 

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? R3p9
    Foto com cabeçote "especial", tampa traseira do kit hemi-head e agulha tipo Super Tigre.


    Aguardo retorno dos nobres amigos!

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Manicaca Seg Jan 06 2014, 20:58

    O Fox 35 dissipa pouco calor por ser um motor com pouca área de arrefecimento, e isso ajuda a "fabricar" o 4-2-4, entre muitos outros fatores. Tento explicar melhor

    No voo nivelado com regime rico e portanto frio ele se mantém mais lento queimando um ciclo e "falhando" outro, esse é o 4 tempos (4 tempos "falso")

    Como tem um venturi grande, ao levantar o nariz a mistura empobrece rapidamente o que faz o regime de rpm se elevar instantaneamente, gerando mais potência e consequentemente eleva a tempeatura do motor o que acentua ainda mais a tendência de acelerar o motor por avançar o tempo de ignição dele.

    Colocando o modelo em atitude nivelada novamente ocorre o que citei no parágafo do 4 tempos e o motor volta a funcionar rico e mais frio, mais frio a ignição "atrasa" e o óleo adicional ajuda a resfriar o motor ajudando a buscar o motor do 2 pro 4, o que é um ciclo

    Logo entendo que essa troca de calor rápida é fundamental pra fazer o velhinho trocar de fases de 4 pra 2 e depois pra 4 e assim sucessivamente.

    Como tem pouca área, o óleo é co-responsável pela dissipação desse calor no retorno do 2 pro 4, porque além de ser lubrificante precipuamente ele tambem é um veículo de resfriamento importante nesse processo

    O Fox 35 realmente requer óleo adicional, é o preço de quem quer ter um Fox 35 durável e que proporcione voos prazerosos, eis meu entendimento, talvez outros discordem, mas assim penso
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Seg Jan 06 2014, 21:16

    Sabias e embasadas palavras, Manicaca! Com certeza serão digeridas e processadas aos poucos! Muito
    interessante sua posição sobre a temperatura do motor com relação ao 4-2-4!!!

    Então, tenho que me acostumar mesmo com a salada "NOBLER"...  Razz  Tenho que ter cuidado, pois é um
    modelo que gosto muito! Limpar bem a cada voo, é essencial!!!

    Depois do que falou, me lembrei que durante os voos que fiz com este motor, notei que mesmo muito
    afogado (rico), em momento algum ele engasgou, apagou ou deu problemas!!! É admirável a firmeza deste
    motor, em qualquer situação!!!

     lol! 

    Tapxure
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  betocastrucci Seg Jan 06 2014, 21:53

    Agora me lembrei que via a turma dos Blue Angel (com Fox 35) no Ibira borrifar o liquido de limpeza nos locais mais sujeitos à sujeira ANTES de ligar o motor e voar, questionei isso na época: é para não grudar tanto, o óleo cai por cima do líquido e não gruda no modelo. Será?
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  TAPXURE Ter Jan 07 2014, 09:22

    Hummmmm, pode ser uma solução, Beto!

    Podemos também encerar com cera de carro, para formar uma película de proteção! (??)

    Tapxure

    Conteúdo patrocinado


    FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO? Empty Re: FOX 35 - PRESSURIZAR OU NÃO?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 13:39