VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    BENDITO PINO DO PISTÃO

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Seg Nov 18 2013, 21:01

    Boa Noite Senhores;

    Estou com problemas na remoção do pino do pistão de um SUPER TIGRE G20/40. Comprei este motor no EBAY
    bem baratinho... Ele está até bem conservado (pouco usado), mas está um pouco carbonizado e com alguma
    ferrugem na parte baixa do mesmo (eixo e rolamentos).

    Como estou numa fase de grande curtição com este motores antigos, adoro desmontá-los e fazer uma limpeza
    legal. Até criei um tópico sobre "LIMPEZA DE MOTORES", obtendo boas dicas de vários amigos deste fórum.

    Bom, voltando ao assunto, preciso de ideias e sugestões dos experientes amigos, em como retirar o "bendito"
    pino de dentro do pistão.... Já foi um sufoco tirar a camisa; usei mini maçarico, fogão, vela de macumba, etc...
    etc ...e nada!!! Este pino que segura a biela no pistão, sai por um buraco na parte traseira do bloco. Como o motor
    estava meio travado, acho que o ... "bendito" resolveu "colar" no pistão.

    Tem um furo central nele que mal cabe um arame de 1,5mm. Eu teria que enfiar este arame e puxar o pino com
    as buchas para fora. Depois disto, com o pistão solto, conseguimos tirar o eixo e depois os rolamentos para ver
    se dá recuperação ou se tem que trocá-los. Não estou conseguindo!!! Alguém tem alguma boa idéia ou "macete"
    do que fazer!!??

    Aguardo as sugestões, agradecendo desde já!  bounce 

    Abraços;

    Tapxure
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Marcus36X Seg Nov 18 2013, 21:52

    Se não me engano, existe uma rosca no furo no pino.
    Tem um tópico no SH...

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=31476.0

    Acho que resolve seu problema

    YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Ter Nov 19 2013, 06:43

    Bom Dia Marcus;

    Obrigado pela valiosa dica!!!! Realmente este site da STUNTHANGAR tem de tudo!
    Vou tentar ver se realmente o pino do pistão tem uma rosca interna. Acho meio difícil,
    pois para você ter uma ideia, uma agulha de ENYA 35 velha que eu tinha aqui, custou
    a entrar...

    Eu até tive a ideia como narrado no site de fazer um furo no bloco, no lado oposto, atrás
    do carburador! Esse "esquema" é usado nos motores YS; só que vai tirar a originalidade
    do motor.

    De qualquer maneira, vou tentar mais uma vez esta noite! Depois mando notícias!!!

    Muito Obrigado novamente;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Ter Nov 19 2013, 19:25

    Taps, bela compra
    A festa de ferrugem e corrosão é causado pela combinação fatal nitro + óleo sintético, e não sou quem afirma isso e sim um velhinho chamado Clarence Lee, simplesmente o maior colunista de motores do mundo
    Quem usa combustível comercial sabe que deve cuidar muito bem do motor após usar.
    Uma maneira muito simples de evitar isso é no último voo do dia fechar toda a agulha ou retirar a mangueira de combustível do carburador, ligar o Ni na vela e bater na hélice varias e varias vezes como se fosse dar partida pra queimar todo combustível ou resquício de combustível que exista no carter até o motor não pipocarou estourar mais
    Depois disso, usar uma generosa quantidade de seu after run (nada depoucas gotinhas..) favorito, pode ser comercial e existem uns ótimos, ou mesmo óleo fino tipo SAE 10, o popular óleo de máquina que se encontra fácil até em lojas de 1,99
    Minha sugestão é colocar o after run tanto pelo carburador como também pela janela de descarga, se o motor tiver descarga colocamos através da rosca de vela, que deve ser retirada pra isso.
    Fazer isso com frequência mesmo com motor parado é garantia de motor pra muitos anos e muitas alegrias, simples, barato e muito eficiente
    Taps, voltando ao assunto do pino se vc aquecer com um maçarico daqueles portáteis tipo "caneta" ajuda demais, só não esquece antes de tirar as presilhas do pino antes de empurrar o pino com um palitinho de churrasco por exemplo e cuidado pra não se queimar !
    Outro cuidado, ao retirar os "circlips" (presilhas) do pino muito cuidado para elas não voarem pois são muito fininhas e pequenas, e se voarem é quse impossível de se achar de novo, mais ainda de um ST 40 com 50 anos !
    Quando faço isso boto o pistão dentro de um saquinho plástico e com um alicate de bico fininho seguro o circlip e giro com cuidado a peçinha com uma pequena torção até conseguir sacar a peçinha.
    Conselho de amigo, se der pra evitar de retirar as presilhas MUITO MELHOR, pois por mais cuidado que se tenha sempre existe o risco de quebrar ou partir essa peçinha.
    Boa sorte
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Ter Nov 19 2013, 22:02

    Olá Manicaca;

    Realmente, os atuais combustíveis "judiam" demais dos motores no que se refere à corrosão. Agora, não sei se é só o combustível
    ou se a qualidade dos materiais usados na "produção globalizada" que piorou muito de alguns anos para cá. Com relação aos combustíveis;
    acho que o BYRON é o melhor deles, na conservação dos motores. Estou usando a alguns meses o POWERMASTER. Ainda é cedo para ter
    certeza, mas acho que se assemelha ao BYRON.

    Há muitos anos atrás, residia em minha cidade um aeromodelista que era engenheiro mecânico industrial, chamado Paulo Roberto. Ele
    tinha muita facilidade em adquirir materiais importados, de todos os tipos... Para você ter uma ideia, ele teve o primeiro motor 4T que
    vi na minha vida, isso em 1982.... Tinha helicópteros, combustível importado com nitro, rádios tops de linha, etc... etc... etc! A gente ia
    na casa dele e ficava literalmente "babando" com tanta novidade!!! Era um deslumbre!!!
    O amigo Paulo, dizia que não era só pingar óleo de máquina no motor (era o que tínhamos na época). Ele sempre "lavava" por dentro,
    e às vezes por fora, o motor com querosene!!! Dizia ele, que era a maneira mais eficiente de remover o nitro do motor. Depois é que
    ele pingava o óleo e uma boa quantidade. No outro final de semana, ao ligar os motores que tinha na pista, era aquele cheiro do óleo
    de máquina, nos primeiros segundos de funcionamento!!!  Surprised 

    Voltando ao motor, o que mencionei não tem arame para segurar o pino. São umas arruelas (ou mini buchas) de latão (!?), como as de
    nylon, que vem em alguns motores hoje. Para você ter uma ideia, nem as buchas querem sair... colou tudo mesmo!!! Deixei o motor com
    um hábil mecânico e montador de aeromodelos daqui, para ver consegue melhores resultados! Depois informo o que deu!

    Abraços;

    Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  martin Ter Nov 19 2013, 23:43


    Tapxure

    Recondicionei varios ST 60 a muito tempo atras e esse é um problema tipico dos ST antigos. Eu jogava bastante WD e esperava um certo tempo para penetrar na peça. Usava um arame em L e tirava a capinha de alumínio de proteção do pino. Depois dava um pouco de calor com soprador, aprox. 100oC e usando um parafuso de rosca soberba, tem que procurar um que entre no pino, ficava forçando para dentro e pra fora, tinha que ficar ali insistindo para o pino mexer mas uma hora o @#$%% saia.

    Martin

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Qua Nov 20 2013, 09:38

    Jóia Martin!!!

    Realmente o parafuso vai ter que ser muiiito pequeno! Vou tentar conseguir um!
    Já usando o WD, ainda não tentei!!! Vou fazer!!! Vamos ver se desta maneira o
    #*@/"uta... sai!!!  Sad 

    Abraços;

    Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  martin Qua Nov 20 2013, 10:30

    Tapxure,

    Eu não sei no 40, mas no pino do ST 60 tem um botão de proteção de um alumino macio, que tem um furinho bem pequeno. Esse botão de alumínio macio não deixa o pino de aço riscar a camisa (alias isso acontecia com o OS MAX 35S que não tinha essa proteção e riscava a camisa) se tirar essa capinha ou botão de alumínio , ai voce vai ver o pino de aço, e este tem um diâmetro interno bem maior.

    Boa sorte!

    Martin
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Qua Nov 20 2013, 19:15

    Taps, a boa nótícia é quem sem o "circlip" (trava) fica MUITO mais fácil remover o pino. Só dá uma aquecida ou então usa a dica que o Martin deu que é excelente, deixa de molho em WD-40 que facilita muito.

    Toda vez que preciso desmontar um motor muito sujo ou antigo eu uso o macete que o Martin passou do desengripante. Borrifo o desengripante por todo o motor deixando depois ele em um saquinho plástico ou vasilha plástica. De vez em quando reaplico o spray mudando o motor de posição pra ajudar na penetração do óleo nas roscas, parafusos etc.

    Vc não imagina a diferença que faz na hora de desmontar

    Essa dica eu aprendi em um site de motos clássicas, em que os caras fazem exatamente isso pra desmontar as motos antigas sem danificar os parafusos na maioria das vezes
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Qua Nov 20 2013, 22:31

    Beleza pessoal!

    Martin, o motor é igual ao 60. Vamos deixar de molho no WD ou CAR 80 e tentar novamente!

    Manicaca, vou adotar esta estratégia nos motores que limparei daqui pra frente!!!

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Qui Nov 21 2013, 19:01

    Beleza Taps !
    Só não deixa nenhuma peça de molho em Car 80 por mais de 15-20 minutos, porque mancha definitivamente !!
    Principalmente blocos e cabeçotes, muito cuidado affraid
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sex Nov 29 2013, 08:26

    Bom Dia Turma;

    Saiu... !!! O "maledito" pino do pistão foi retirado com muito esforço, graças às dicas dos
    companheiros deste fórum e da habilidade do mecânico que temos aqui na minha cidade.

    O motor já foi todo desmontado e limpo. Estava muito carbonizado e enferrujado. Troquei os
    rolamentos e fiz uma nova junta de cárter. Depois envio foto do Tigrão G21/40 "restaurado".

    Abraços à todos e muito obrigado!!! Very Happy 

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sex Nov 29 2013, 18:53

    Abaixo, segue a foto do motor recuperado! É um SUPER TIGRE G21/40 R/C com mais de 40 anos!!! O
    sistema do pino de pistão que usaram, é muito susceptível a dar problemas!!!

    Como disse, estava muito enferrujado e carbonizado. Fiz o melhor que pude, trabalhando por quatro
    horas nele! Laughing 

    Troquei os rolamentos e a junta da tampa de cárter. Usei rolamentos blindados de 1ª linha. A carbonização
    estava muito acentuada, me obrigando a lixar todo o motor por dentro. Ao remonta-lo, notei a perda de um
    pouco da compressão. Vou funcionar ele na bancada para tentar "chegar as peças no lugar"!!!

    Próxima "restauração": WEBRA 60 BLACK READ R/C!!!

    Abraços;

    Tapxure

    BENDITO PINO DO PISTÃO Rcqg
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Sex Nov 29 2013, 19:44

    Taps, o motor ficou muito bonito. Mas deixar as blindagens nos rolamentos e usar o motor pode ser fatal. No traseiro devem ser retiradas as duas blindagens antes de usar o motor para que o rolamento possa receber lubrificação adequada e também retirar toda a graxa que existe na gaiola e nas esferas deles. O próprio fabricante quando vende os rolamentos "originais" retira as blindagens na fábrica. No dianteiro costumeiramente se deixa uma das blindagens, de preferência a do lado externo que ajuda a manter a pressão no carter e também mantendo o lubrificante mais tempo dentro do motor, o que colabora muito na durabilidade, no consumo de combustível e na constância do funcionamento da máquina.

    Acabei de retornar um Royal 45 via correio ao nosso amigo Alexandre Margonar na qual tive a oportunidade de trocar os dois rolamentos e que estavam sem condição de uso. Além de bem emperrados apresentavam muita oxidação. Procurei rolamentos de 1ª linha e acabei optando pelos excelentes NSK japoneses, tanto o dianteiro como o traseiro. Mas antes de instalar os 2 tive que remover as duas blindagens do rolamento traseiro e uma do dianteiro, o que aliás é bem fácil, bastando usar a pontinha de um canivete ou uma faquinha de hobby pra levantar a blindagem e sacá-las depois

    Quanto a lixar superficies internas para efeitos de embelezamento eu humildemente diria a vc para jamais fazer isso, principalmente em superfícies que tem contato de qquer espécie tais como cilindro/pistões/anéis/ mancais ou buchas de qquer tipo. Essas peças tem montagens muito precisas e uma "lixada" dessas pode transformar seu motor em um belo peso de papel de cartas No 

    Externamente tudo bem, dá pra dar uma caprichada melhor pra efeitos de visual e tal, mas internamente evite ao máximo essas lixadas pois o rícino com o tempo se acumula beneficamente em varios pontos chave formando um verniz que veda e elimina folgas no motor, e que se removido podem prejudicar bastante o maquinário.

    Achei seu trabalho muito bom e te parabenizo pelo capricho, apenas te passo umas dicas que aprendi nesses anos na prática e que talvez possam te ser útil caso asim vc entenda.
    abração
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 11:12

    Bom Dia Manicaca;

    Sempre é muito bom ler seus comentários e matérias.... Cada dia aprendo um pouco mais com sua experiência!

    Com relação às blindagens, retirei as do rolamento traseiro e deixei as duas do dianteiro. Me esclarece uma coisa:
    a blindagem dos rolamentos não é só para segurança no caso dele quebrar por dentro!!?? Esta blindagem não
    deixa passar um pouco de óleo, suficiente para lubrificar o mesmo!!??

    Pensando desta maneira, resolvi deixar o dianteiro original... Melhor tirar!!?? Me esclareça por favor!!! study 

    Com relação ao lixamento, só faço isso quando a situação é grave mesmo. No caso deste motor, a parte externa da
    camisa, eixo e bloco estavam detonados, com muito acúmulo de carvão e ferrugem... Você acha que lixando com
    cuidado, até remover as crostas e depois "puxando o brilho" com BOMBRIL, posso danificar o motor!!??

    É melhor usar um produto como o CAR 80 como descreve o Mario Zuffo!!?? Aguardo suas valiosas dicas, para
    aprender mais!!!   Smile 

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 12:10

    Taps, os rolamentos nos motores de modelismo de combustão interna devem funcionar abertos, tanto pra lubrificação em si, que se dá pela própria mistura admitida no carter como também para seu arrefecimento que se dá pela mesma mistura admitida.
    Os rolamentos vem de fábrica blindados pois a casos em que eles necessariamente devem estar blindados para que sua graxa os auto-lubrifique (não sei se existe essa palavra heheheh), como no caso em que eles são usados em varios eletro-domésticos como ventiladores e ventiladores de teto por exemplo, além de servir de proteção extra contra sujeira e poeira.
    Entendo que vc deveria tirar uma dasblindagens sim do rolamento dianteiro pois sem essa blindagem não haverá lubrificação da peça pelo combustível como é tradicional.
    Entendo que a graxa sob elevada pressão, temperatura e elevadas RPM como o são nos motores de modelismo não suportará muito tempo e poderia, ao meu ver até "lançar" a blindagem fazendo uma trituração "bacana" no motor affraid 
    Veja como estava o rolamento antigo do seu Tigre e faça exatamente como estava antes da troca. Provavelmente ele veio sem uma das blindagens a traseira, como a maioria esmagadora dos motores que vi atá hoje pelo menos.
    Mas a decisão é sempre sua. Falo apenas como seu amigo e como amante e entusiasta do hobby, pois uma palavra muito mais adequada e mais técnica só poderia ser dada por um engenheiro como alguns excelentes que temos aqui no forum tais como o Martin e o Sérjao Daeuble.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 17:04

    Manicaca;

    Vou então tirar as blindagens do rolamento dianteiro. Provavelmente, nunca vou voar este motor mas
    não quero arriscar. Vou seguir suas dicas...

    Arriscar pra que, né!  Laughing 

    Abraços;

    Tapxure

    PS:  Valeu pela reportagem. Já imprimi e coloquei dentro da caixa do motor.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 18:24

    Beleza Taps, vc lembra se o rolamento dianteiro tinha a blindagem na parte externa ?
    Geralmente a ST monta/montava os rolamentos dianteiros deixando a blindagem externa nele.
    Os Super Tigre das séries G 21 que vi (29, 35 e 46) tinham a blindagem externa no rolamento dianteiro.

    Sugestão minha, deixe a blindagem apenas do lado externo do rolamento dianteiro retirando a do lado de dentro pra ajudar na lubrificação.

    Fica ainda a dica de dar uma boa escovada com anticorrosivo na lado interno do rolamento antes de montar pra retirar toda a graxa que vem dentro das blindagens

    abração
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 18:36

    Bom Manicaca; os rolamentos que estavam no motor, em alto estágio de ferrugem, não tinham blindagem
    alguma! Agora não sei se eram originais. De qualquer maneira, vou desmontá-lo novamente e tirar a
    blindagem interna do rolamento dianteiro. Sempre lavo eles com thinnher antes de monta-los.

    Aproeitando... no WEBRA 60 e num YS 160, gostaria de anodizar o cabeçote de um e a tampa de outro,
    de preto brilhante. Sabe que poderia fazer este tipo de serviço bem feito!!??

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 18:37

    Taps, uma fotinho da web pra ajudar

    O rolamento maior é o traseiro sem as duas blindagens e o dianteiro (o menorzinho) só com a blindagem externa que vai montada pro lado de fora do motor, o lado de dentro (que não aparece na foto) é que fica sem a blindagem

    BENDITO PINO DO PISTÃO Eoez

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 18:43

    Beleza Taps. Se o motor veio sem as blindagens nos 2 rolamentos, mete ficha e faz igual, sem problema Basketball 
    Fotinho da web pra ilustrar, foto de um ST G 21/ 35 ...

    BENDITO PINO DO PISTÃO 0omq



    Quanto a anodização dá pra fazer sim Taps.

    Empresas que trabalham com cromagem geralmente também faz anodização

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 18:55

    Falou Manicaca... Vou fazer!!!

    Gosto que você "mata a cobra e mostra o pau" !!!! (bastão de madeira, tá) Very Happy 
    Acho que na minha cidade não tem ninguém que faz anodizamento! Vou procurar!!!

    Abraços;

    Tapxure
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  TAPXURE Sáb Nov 30 2013, 19:19

    Manicaca (e outros amigos)...

    Aproveitando a oportunidade, recebi um McCoy 35, que veio todo travado. É um motor semi-novo,
    porém ficou muito tempo guardado.

    A ferrugem literalmente acabou com o "baffle" na cabeça do pistão!!! Aparentemente, a camisa e o
    resto do motor estão bons... A priori, só o pistão mesmo!!!

    Alguma ideia no que fazer!!?? Pistão novo original acho que vai ser raro encontrar! Será que alguém
    faria um novo!!??

    Aguardo sugestões, pessoal!

    Tapxure
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Nov 30 2013, 20:06

    Shocked Shocked Shocked Shocked Cuidado!!!! Nesta foto o rolamento dianteiro está montado invertido!!!!!! O retentor é voltado para fora!!!!!!!!!
    Se o rolamento não tiver o "retentor" vai sair muito combustivel pela frente do motor e a pressão do carter cai e o motor não "regula" a rotação de jeito nenhum!!!!!!
    Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked 
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Manicaca Sáb Nov 30 2013, 21:09

    Sérgio Daeuble escreveu:Shocked Shocked Shocked Shocked Cuidado!!!! Nesta foto o rolamento dianteiro está montado invertido!!!!!! O retentor é voltado para fora!!!!!!!!!
    Se o rolamento não tiver o "retentor" vai sair muito combustivel pela frente do motor e a pressão do carter cai e o motor não "regula" a rotação de jeito nenhum!!!!!!
    Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked 
    É isso mesmo que eu imaginava, muito obrigado pelo esclarecimento Mestre cheers 

    Conteúdo patrocinado


    BENDITO PINO DO PISTÃO Empty Re: BENDITO PINO DO PISTÃO

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02 2024, 01:59