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    Utimate - Bi-plano

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    Mensagem  marioverol Seg Nov 24 2008, 11:46

    Para o Beto escala.
    Olá, Beto! Tudo bem?
    Estou com um utimate de R/C e pretendo passá-lo para U/C.
    Pretendo pôr o terceiro cabo para um motor Thander Tiger 36. Bom, até aí tudo bem.
    O negócio é o seguinte: Esse avião possui (R/C) aleirons, tanto na asa superior quanto na inferior.Pergunta: Transformo os dois em flap? Ou somente o inferior ou, ainda, somente o superior?
    Estive pensando em colocar somente os da asa inferior com flaps, e como este avião possui os tamanhos das asas iguais, (direta e esquerda) Pensei em usar os aleiroens superiores como aleiroens ajustáveis, de maneira que ele tente curvar para fora do círculo. Estes seriam travados em uma certa posição até que a trimagem ficasse correta. Deu para entender? O que vc acha?
    Abraços e no aguardo,
    Verol
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    Mensagem  marioverol Ter Nov 25 2008, 09:45

    Pessoal, Eu escrevi para o Beto, mas é para qualquer um que tenha esse conhecimento, tá?
    Eu dirigi ao Beto pois ele é expert em escala e já deve ter mexido com algum bi-plano, creio eu.
    Mas se alguem sabe a manha dos bi-planos com flaps, please...
    Abraços a todos,
    Verol
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    Mensagem  Marcos Borges Qua Nov 26 2008, 18:14

    Blza Mario.
    Acho que tenho uma revista Flying Models antiga aqui com uma planta de um biplano. Nos Cadernos Técnicos da 3A acho que tem também. Se não me engano o flap é conjugado e nas duas asas. Assim que der vou procurar aqui e escanear pra disponibilizar aqui no forum.
    Abcs.
    Marcos.


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    Marcos Borges
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    Mensagem  marioverol Qui Nov 27 2008, 12:45

    Valeu, Marcos....
    Verol
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    Mensagem  Beto escala Ter Dez 02 2008, 22:56

    marioverol escreveu:Para o Beto escala.
    Olá, Beto! Tudo bem?
    Estou com um utimate de R/C e pretendo passá-lo para U/C.
    Pretendo pôr o terceiro cabo para um motor Thander Tiger 36. Bom, até aí tudo bem.
    O negócio é o seguinte: Esse avião possui (R/C) aleirons, tanto na asa superior quanto na inferior.Pergunta: Transformo os dois em flap? Ou somente o inferior ou, ainda, somente o superior?
    Estive pensando em colocar somente os da asa inferior com flaps, e como este avião possui os tamanhos das asas iguais, (direta e esquerda) Pensei em usar os aleiroens superiores como aleiroens ajustáveis, de maneira que ele tente curvar para fora do círculo. Estes seriam travados em uma certa posição até que a trimagem ficasse correta. Deu para entender? O que vc acha?
    Abraços e no aguardo,
    Verol

    Mario,

    Estou envergonhado!!!! Demorei a saber desta sua msg... que falta de respeito o meu, desculpe, sim?

    Vamos por partes: a conjugação dos flaps da asa de cima com a de baixo é simples, basta vc colocar haste de aço interligando-as através de horns normais, e usar apenas a alavanca de comando da asa inferior, entendeu?

    Agora, vc usar os de cima como direcionadores, nada contra, mas acho que seu leme é que deve fazer esse esforço, num acha?

    Um gde abraço e espero ter ajudado, mesmo demorando na resposta...
    marioverol
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    Mensagem  marioverol Qua Dez 03 2008, 08:33

    Fala, Beto... Sem problemas...
    Como conjugar os flaps superiores e inferiores, sem problema.. Ele já é desta maneira.. Quanto ao leme, vou colocá-lo regulável também.. Mas acho que vou optar por flaps somente na asa inferior e colocar a ideia dos aleiroens reguláveis na asa superior, Vamos ver no que vai dar...
    Obrigadão,
    Verol
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    Mensagem  Beto escala Qua Dez 03 2008, 09:55

    marioverol escreveu:Fala, Beto... Sem problemas...
    Como conjugar os flaps superiores e inferiores, sem problema.. Ele já é desta maneira.. Quanto ao leme, vou colocá-lo regulável também.. Mas acho que vou optar por flaps somente na asa inferior e colocar a ideia dos aleiroens reguláveis na asa superior, Vamos ver no que vai dar...
    Obrigadão,
    Verol

    Mario,

    Eu acredito que os flaps somente na asa inferior não surtirão o efeito desejado, pois em um biplano, quando temos duas asas em superfícies espelhadas, a tendência é a de combinação dos movimentos, em um avião real, o distanciamento entre as asas permite certa independência, mas em um modelo miniaturizado, a questão é preciosa.

    Gostaria e muito que vc fizesse esta experiência sim, e depois passasse os acontecimentos, para podermos estudar juntos e ver o que pode ser real e fictício...

    Fico feliz que não tenha se aborrecido com minha demora na resposta, rs, rs, rs...

    Abraços
    marioverol
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    Mensagem  marioverol Qua Dez 03 2008, 10:52

    Fala, Beto...
    Se der errado eu ainda tenho a opção de colocar tudo como flap e, se for o caso, aumentar a deflexão do leme que será ajustável. Quanto ao motor é que eu ainda também não sei se coloco ele virado 2 graus para fora ou não....
    Quando eu começar a mexer nele eu vou te passando os acontecimentos, ok?
    Por enquanto tenho que terminar um falcão 20 que está na bancada a um ano..Mas agora sai...
    Forte abraço,
    Verol
    P.S. Achei que ia conhecer vc pessoalmente no aterro neste fim de semana passado, mas vc não apareceu... Deixa pra próxima....ok?
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    Mensagem  Beto escala Qua Dez 03 2008, 11:00

    marioverol escreveu:Fala, Beto...
    Se der errado eu ainda tenho a opção de colocar tudo como flap e, se for o caso, aumentar a deflexão do leme que será ajustável. Quanto ao motor é que eu ainda também não sei se coloco ele virado 2 graus para fora ou não....
    Quando eu começar a mexer nele eu vou te passando os acontecimentos, ok?
    Por enquanto tenho que terminar um falcão 20 que está na bancada a um ano..Mas agora sai...
    Forte abraço,
    Verol
    P.S. Achei que ia conhecer vc pessoalmente no aterro neste fim de semana passado, mas vc não apareceu... Deixa pra próxima....ok?

    Puxa Mario,

    Fico triste com isso, eu realmente tinha me agendado a ir ás pistas no sábado depois da aula nos escoteiros, inclusive liguei para o Gabri perguntando sobre o tempo, mas os escoteiros me "enrolaram" por lá, rs, rs, rs... o tempo ficou muito feito por volta das 13:00, não parava de chover aqui no Méier e eles desistiram de aparecer no Aterro.

    Depois me "prenderam" para fazer um modelo de planador de arremesso para a prova deles no domingo, e eu desenhei uma B25 perfilada, rs, rs, rs... ficou bacaninha e voa muito... eu acabei saindo da sede deles por volta das 18:00!!!! Minha esposa quase me bateu!!!!

    É uma pena ter perdido essa oportunidade de te conhecer, mas como ainda não preenchemos ficha com São Pedro, haverá de acontecer outras quem sabe? Eu espero que quando acontecer, eu esteja com algum modelinho doido para vc ver de perto...

    Abraços
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    Mensagem  Wagner Sex Dez 12 2008, 21:08

    Salve Verol!

    Tenho visto o seguinte:
    Biplanos sem flaps, biplanos com flaps na asa inferior e nas duas asas...
    O importante é saber o seguinte, são belos etc e tal, mas nunca serão capazes de fazer uma gama completa como ela é exigida, as asas interferem uma na outra, ocasionando estol, nas manobras mais violentas, como as quadradas, embora seja possivel executá-las de forma "reconhecível".

    Daí entra o experimentalismo, e o seu gosto e seus objetivos finais.

    Seguem alguns links interessantes(informações sobre biplanos vcc são bem escassas):

    http://www.clacro.de/Seite_boogie.htm este tem flaps somente na asa inferior.

    http://www.clacro.de/Seite_bipe.htm
    aqui muitas informações sobre o "design" de biplanos, lembrando que o camarada que escreve tem muita experiencia e é muito respeitado pelo mundão afora.

    Tem o lance da incidência negativa na asa superior: O Ferenc comenta em um dos Cadernos Técnicos que o seu Zephyr (que não tem flaps) tinha tendencia a arfar e pousava de forma horrível. Depois que leu uma matéria do Peter Miller (especialista em biplanos VCC), descobriu que havia necessidade de incidência negativa, remontou a asa com 3mm (para baixo) e os problemas acabaram.
    Embora digam que o pouso tem que ser rápido com estes meninos...

    Um abraço e mande notícias.

    Wagner


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    Mensagem  Beto escala Sáb Dez 13 2008, 08:57

    Gostei Wagner!!!!

    É isso mesmo, pesquise, pesquise e pesquise, pois somente assim, vc saberá o que pode estar realmente acontecendo com seu modelo...

    Eu tenho um Gloster Gladiator que não foi desenhado por mim e nem estruturado, eu já o ganhei semi-montado e com isso, estou "apanhando" um pouco para ajustá-lo, mas em breve irá á pista novamente para testar novamente...

    Mande fotos para a galera...

    Abraços


    Última edição por Wagner em Dom Dez 14 2008, 07:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : duplicidade da "cota")
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    Mensagem  marioverol Seg Dez 15 2008, 09:05

    Olá, Pessoal. Sim, tenho pesquizado bastante. Um dos sites citados acima já está nos meus favoritos. Quantos aos flaps, decidi colocálos nas duas asas. A idéia de usar aleirons travados na asa superior, depois de pensar um pouco, vi que é estapafúrdia, pois, apesar de ter certeza que não será uma avião acrobático, já vi biplanos vcc voarem de dorso, mas se colocasse em prática a idea de aleirons, ficaria impossível, pois o mesmo viria para o centro do círculo.. lógico. Para falar a verdade, o projeto ainda está devagar, pois estou na fase de acabamento do Falcão. Ontem, enquanto esperava o primer secar no Falcão, andei tirando o monocote do ultimate e pensando em várias coisas que terei que fazer, tais como: colocação do bell crank, conecção do flap, saída dos cabos e etc... Vai ser um trabalho, acho eu, bem interessante....assim que começar a mexer efetivamente nele mandarei fotos. Por enquanto só dá falcão na oficina...
    Abraços a todos,
    Verol

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