Que cola devemos usar em nossos modelos F2B.
Propus-me a escrever a minha experiência, em função dos amigos montadores e aficionados em Acrobacia F2B, onde o peso final é fator importante no desempenho dos Modelos.
Desde os “tempos da brilhantina”, venho utilizando técnicas de construção pouco ortodoxas em nossos dias e obtendo sempre resultados satisfatórios e superiores aos companheiros de pista, no tocante ao peso de meus modelos.
Minha experiência se iniciou em 1972 , quando retornei ao Aeromodelismo e optei pela modalidade de Acrobacia de Vôo Circular – F2B e comecei a me envolver em competições, inicialmente em São Paulo.
Logo percebi que precisava tornar meus modelos mais leves e robustos, usava apenas as colas a base de resina nitrocelulose, pois eram as encontradas no mercado, dentre elas a famosa cola “DAG” e “AEROBRÁS”.
Estas colas eram quebradiças e envelheciam rapidamente com a exposição ao sol e combustíveis , ao contrário do “DOPE YPIRANGA”, que continha outros produtos na sua composição como , plastificante, e filtro solar, resistindo melhor principalmente às trincas e raios solares.
Acabei adotando este produto como cola e até os dias de hoje permaneço fiel a ele, porem a Ypiranga deixou de fabricá-lo como produto de linha e a embalagem de 3,6 L sumiu do mercado, atualmente só fabrica como produto especial, sob encomenda e em tambores de 200 l.
Minhas últimas compras foram na Butydopes em Campinas e na Ilva do Brasil em Curitiba, os endereços para contato são os listados abaixo:
Nome: BUTYDOPES - Dopes & Telas
Endereço Rua Alcides de Godoy, 190
Bairro Jd. Paraíso
Cidade Campinas
UF SP
CEP 13095-200
Telefone (19) 3254-3690
http://www.butydopes.com.br
Vai ai uma dica para quem quer comprar Dope:
Ilva do Brasil Indústria e Comércio.
Av. Anita Garibaldi nº1223
Bairro AU(acho que é isso)
Curitiba-PR
CEP:NÃO TENHO!!!
Fone: 41-252-1032
site: http://www.ilva.com.br/
email: ilva@ilva.com.br
Faz algum tempo que comprei deles, entregaram legal, e o preço na
época era MUITO, MAS MUITO BOM...
A forma e local da aplicação do DOPE deve ser compreendida da seguinte forma:
Montagem estrutural da asa – Dope diluído em 15 a 20% com redutor para laca nitrocelulose (Tempo 2002) + 3% de Lacaflow (Luxone DX6060) para evitar “Branqueamento” (retenção de umidade)
Profundor e Estabilizador – Idem
Fuselagem - Idem (exceto reforços laterais e fixação dos montantes e cavernas dianteiras ou partes sujeitas ao combustível e fortes vibrações do motor como o nariz do modelo, onde utilizo Araldite 24 horas)
Junção Asa x Fuselagem – Araldite 24 Horas + triângulos de balsa macia, criando um caminho amplo para espalhar as vibrações do motor, principalmente para asa, onde temos uma grande superfície de dissipação.
Junção Fuselagem x Leme x Estabilizador + Profundor – Cola de Marceneiro da Alba (Amarela).
Entelagem – Organza de Nylon e Dope , 5 a 6 demão diluindo em 50%, com redutor “TEMPO 2002” + 5 a 10% de Duxone DX 6060 da DuPont em dias muito úmidos.
Nunca faça isto ao sol, procure um local arejado e abrigado e faça de forma simétrica para evitar empenos irrecuperáveis !!!!.
Acabamento da Balsa – Dope diluído 50%, em 5 demãos , com lixa 220 entre elas .
A grande vantagem do Dope em relação ao cianoacrilato e colas epóxi é a sua redução de peso durante a secagem, seu peso final não chega a 5 %, do peso inicial com diluição de 25 a 30% , ao contrário das outras colas citadas que permanecem com o peso final aproximadamente igual ao inicial , a flexibilidade do Dope é suficiente e muito próxima a da Balsa, formando um conjunto de ótima harmonia mecânica.
Tenho construído modelos 46 a 60 que não ultrapassam as 1500 gramas , conseguindo reduzir 200 a 300 gr em relação aos demais , possibilitando voar dentro da característica “Stunt” sem a necessidade de apitar os motores , fazendo um vôo mais lento e suave e com grande segurança .
Meu Modelo atual, um Stiletto 600 com ST G21- 46, tem aproximadamente 20 anos e apesar de velhinho ainda esta em plena forma e consegue brigar com os melhores modelos atuais .
Para os amigos que se interessarem e quiserem outros detalhes e informações , podem enviar E-mail para :
rudsecarvalho@yahoo.com.br
rudsecarvalho@terra.com.br
rudse@ig.com.br
Grande sucesso e bons vôos a todos.
Rudse Carvalho – BRA 1050 – AMA – MG
Propus-me a escrever a minha experiência, em função dos amigos montadores e aficionados em Acrobacia F2B, onde o peso final é fator importante no desempenho dos Modelos.
Desde os “tempos da brilhantina”, venho utilizando técnicas de construção pouco ortodoxas em nossos dias e obtendo sempre resultados satisfatórios e superiores aos companheiros de pista, no tocante ao peso de meus modelos.
Minha experiência se iniciou em 1972 , quando retornei ao Aeromodelismo e optei pela modalidade de Acrobacia de Vôo Circular – F2B e comecei a me envolver em competições, inicialmente em São Paulo.
Logo percebi que precisava tornar meus modelos mais leves e robustos, usava apenas as colas a base de resina nitrocelulose, pois eram as encontradas no mercado, dentre elas a famosa cola “DAG” e “AEROBRÁS”.
Estas colas eram quebradiças e envelheciam rapidamente com a exposição ao sol e combustíveis , ao contrário do “DOPE YPIRANGA”, que continha outros produtos na sua composição como , plastificante, e filtro solar, resistindo melhor principalmente às trincas e raios solares.
Acabei adotando este produto como cola e até os dias de hoje permaneço fiel a ele, porem a Ypiranga deixou de fabricá-lo como produto de linha e a embalagem de 3,6 L sumiu do mercado, atualmente só fabrica como produto especial, sob encomenda e em tambores de 200 l.
Minhas últimas compras foram na Butydopes em Campinas e na Ilva do Brasil em Curitiba, os endereços para contato são os listados abaixo:
Nome: BUTYDOPES - Dopes & Telas
Endereço Rua Alcides de Godoy, 190
Bairro Jd. Paraíso
Cidade Campinas
UF SP
CEP 13095-200
Telefone (19) 3254-3690
http://www.butydopes.com.br
Vai ai uma dica para quem quer comprar Dope:
Ilva do Brasil Indústria e Comércio.
Av. Anita Garibaldi nº1223
Bairro AU(acho que é isso)
Curitiba-PR
CEP:NÃO TENHO!!!
Fone: 41-252-1032
site: http://www.ilva.com.br/
email: ilva@ilva.com.br
Faz algum tempo que comprei deles, entregaram legal, e o preço na
época era MUITO, MAS MUITO BOM...
A forma e local da aplicação do DOPE deve ser compreendida da seguinte forma:
Montagem estrutural da asa – Dope diluído em 15 a 20% com redutor para laca nitrocelulose (Tempo 2002) + 3% de Lacaflow (Luxone DX6060) para evitar “Branqueamento” (retenção de umidade)
Profundor e Estabilizador – Idem
Fuselagem - Idem (exceto reforços laterais e fixação dos montantes e cavernas dianteiras ou partes sujeitas ao combustível e fortes vibrações do motor como o nariz do modelo, onde utilizo Araldite 24 horas)
Junção Asa x Fuselagem – Araldite 24 Horas + triângulos de balsa macia, criando um caminho amplo para espalhar as vibrações do motor, principalmente para asa, onde temos uma grande superfície de dissipação.
Junção Fuselagem x Leme x Estabilizador + Profundor – Cola de Marceneiro da Alba (Amarela).
Entelagem – Organza de Nylon e Dope , 5 a 6 demão diluindo em 50%, com redutor “TEMPO 2002” + 5 a 10% de Duxone DX 6060 da DuPont em dias muito úmidos.
Nunca faça isto ao sol, procure um local arejado e abrigado e faça de forma simétrica para evitar empenos irrecuperáveis !!!!.
Acabamento da Balsa – Dope diluído 50%, em 5 demãos , com lixa 220 entre elas .
A grande vantagem do Dope em relação ao cianoacrilato e colas epóxi é a sua redução de peso durante a secagem, seu peso final não chega a 5 %, do peso inicial com diluição de 25 a 30% , ao contrário das outras colas citadas que permanecem com o peso final aproximadamente igual ao inicial , a flexibilidade do Dope é suficiente e muito próxima a da Balsa, formando um conjunto de ótima harmonia mecânica.
Tenho construído modelos 46 a 60 que não ultrapassam as 1500 gramas , conseguindo reduzir 200 a 300 gr em relação aos demais , possibilitando voar dentro da característica “Stunt” sem a necessidade de apitar os motores , fazendo um vôo mais lento e suave e com grande segurança .
Meu Modelo atual, um Stiletto 600 com ST G21- 46, tem aproximadamente 20 anos e apesar de velhinho ainda esta em plena forma e consegue brigar com os melhores modelos atuais .
Para os amigos que se interessarem e quiserem outros detalhes e informações , podem enviar E-mail para :
rudsecarvalho@yahoo.com.br
rudsecarvalho@terra.com.br
rudse@ig.com.br
Grande sucesso e bons vôos a todos.
Rudse Carvalho – BRA 1050 – AMA – MG