VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

2 participantes

    Que cola devemos usar em nossos modelos F2B - Rudse

    Editor Vcc Online
    Editor Vcc Online
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 40
    Idade : 54
    Comentários : OBS: esta é uma conta da Administração para edição
    Data de inscrição : 11/07/2008

    Que cola devemos usar em nossos modelos F2B - Rudse Empty Que cola devemos usar em nossos modelos F2B - Rudse

    Mensagem  Editor Vcc Online Qua Dez 03 2008, 16:08

    Que cola devemos usar em nossos modelos F2B.


    Propus-me a escrever a minha experiência, em função dos amigos montadores e aficionados em Acrobacia F2B, onde o peso final é fator importante no desempenho dos Modelos.
    Desde os “tempos da brilhantina”, venho utilizando técnicas de construção pouco ortodoxas em nossos dias e obtendo sempre resultados satisfatórios e superiores aos companheiros de pista, no tocante ao peso de meus modelos.
    Minha experiência se iniciou em 1972 , quando retornei ao Aeromodelismo e optei pela modalidade de Acrobacia de Vôo Circular – F2B e comecei a me envolver em competições, inicialmente em São Paulo.
    Logo percebi que precisava tornar meus modelos mais leves e robustos, usava apenas as colas a base de resina nitrocelulose, pois eram as encontradas no mercado, dentre elas a famosa cola “DAG” e “AEROBRÁS”.
    Estas colas eram quebradiças e envelheciam rapidamente com a exposição ao sol e combustíveis , ao contrário do “DOPE YPIRANGA”, que continha outros produtos na sua composição como , plastificante, e filtro solar, resistindo melhor principalmente às trincas e raios solares.
    Acabei adotando este produto como cola e até os dias de hoje permaneço fiel a ele, porem a Ypiranga deixou de fabricá-lo como produto de linha e a embalagem de 3,6 L sumiu do mercado, atualmente só fabrica como produto especial, sob encomenda e em tambores de 200 l.
    Minhas últimas compras foram na Butydopes em Campinas e na Ilva do Brasil em Curitiba, os endereços para contato são os listados abaixo:

    Nome: BUTYDOPES - Dopes & Telas
    Endereço Rua Alcides de Godoy, 190
    Bairro Jd. Paraíso
    Cidade Campinas
    UF SP
    CEP 13095-200
    Telefone (19) 3254-3690

    http://www.butydopes.com.br


    Vai ai uma dica para quem quer comprar Dope:

    Ilva do Brasil Indústria e Comércio.
    Av. Anita Garibaldi nº1223
    Bairro AU(acho que é isso)
    Curitiba-PR
    CEP:NÃO TENHO!!!
    Fone: 41-252-1032
    site: http://www.ilva.com.br/
    email: ilva@ilva.com.br

    Faz algum tempo que comprei deles, entregaram legal, e o preço na
    época era MUITO, MAS MUITO BOM...


    A forma e local da aplicação do DOPE deve ser compreendida da seguinte forma:

    Montagem estrutural da asa – Dope diluído em 15 a 20% com redutor para laca nitrocelulose (Tempo 2002) + 3% de Lacaflow (Luxone DX6060) para evitar “Branqueamento” (retenção de umidade)

    Profundor e Estabilizador – Idem

    Fuselagem - Idem (exceto reforços laterais e fixação dos montantes e cavernas dianteiras ou partes sujeitas ao combustível e fortes vibrações do motor como o nariz do modelo, onde utilizo Araldite 24 horas)

    Junção Asa x Fuselagem – Araldite 24 Horas + triângulos de balsa macia, criando um caminho amplo para espalhar as vibrações do motor, principalmente para asa, onde temos uma grande superfície de dissipação.

    Junção Fuselagem x Leme x Estabilizador + Profundor – Cola de Marceneiro da Alba (Amarela).

    Entelagem – Organza de Nylon e Dope , 5 a 6 demão diluindo em 50%, com redutor “TEMPO 2002” + 5 a 10% de Duxone DX 6060 da DuPont em dias muito úmidos.
    Nunca faça isto ao sol, procure um local arejado e abrigado e faça de forma simétrica para evitar empenos irrecuperáveis !!!!.


    Acabamento da Balsa – Dope diluído 50%, em 5 demãos , com lixa 220 entre elas .

    A grande vantagem do Dope em relação ao cianoacrilato e colas epóxi é a sua redução de peso durante a secagem, seu peso final não chega a 5 %, do peso inicial com diluição de 25 a 30% , ao contrário das outras colas citadas que permanecem com o peso final aproximadamente igual ao inicial , a flexibilidade do Dope é suficiente e muito próxima a da Balsa, formando um conjunto de ótima harmonia mecânica.

    Tenho construído modelos 46 a 60 que não ultrapassam as 1500 gramas , conseguindo reduzir 200 a 300 gr em relação aos demais , possibilitando voar dentro da característica “Stunt” sem a necessidade de apitar os motores , fazendo um vôo mais lento e suave e com grande segurança .
    Meu Modelo atual, um Stiletto 600 com ST G21- 46, tem aproximadamente 20 anos e apesar de velhinho ainda esta em plena forma e consegue brigar com os melhores modelos atuais .

    Para os amigos que se interessarem e quiserem outros detalhes e informações , podem enviar E-mail para :
    rudsecarvalho@yahoo.com.br
    rudsecarvalho@terra.com.br
    rudse@ig.com.br

    Grande sucesso e bons vôos a todos.

    Rudse Carvalho – BRA 1050 – AMA – MG
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    Que cola devemos usar em nossos modelos F2B - Rudse Empty Re: Que cola devemos usar em nossos modelos F2B - Rudse

    Mensagem  Beto escala Qua Dez 10 2008, 21:57

    Aí Rudse,

    Abrindo o cofre da imaginação... gostei de sua idéia de colagem, mas pelo que falou faltou uma pequena observação: qual o tempo de secagem para que a colagem fique realmente firme, será o mesmo das aplicações normais?

    Eu continuo usando cola branca ns colagens digamos assim mais genéricas e nas de esforço, sempre a araldite. A minha técnica de colagem com cola branca defini-se da seguinte maneira: eu dou umas ponteadas de bonder ao longo da área a ser colada e nos resto, cola branca, assim ao pressionarmos o bonder "segura" a superfície e a branca faz o resto.

    Valeu pelas dicas...

    Abraços

      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 08:44