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    OS MAX 40 FSR - O DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR PARA O F2B

    Manicaca
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    OS MAX 40 FSR - O DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR PARA O F2B Empty OS MAX 40 FSR - O DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR PARA O F2B

    Mensagem  Manicaca Seg Nov 13 2023, 14:05

    OS MAX 40 FSR STUNT - VERSÃO PESSOAL DESENVOLVIDA POR BOB HUNT PARA O WC DE F2B DE 1978 E POSTERIOR LANÇAMENTO DA VERSÃO DE FÁBRICA (OEM) - A VERSÃO OS 40 FSR STUNT C/L

    Salve amigos, boa tarde, com a postagem da imagem do motor do amigo Leandro Corrêa, ou seja do OS 40FSR STUNT C/L de fábrica surge a possibilidade de relatar um pouco os primórdios desta versão que iniciou 3 anos antes pelo

    Campeão do Mundial de Acrobacia de 78 Bob Hunt.

    Em 1978 Bob Hunt decide testar o OS Max 40 FSR de R/C em seu consagrado modelo "GENESIS" o então relativamente novo 40 FSR da Casa Japonesa OS MFG, embora sabendo que os motores 40 Schnuerle daqueles tempos como

    vinham de fábrica tendiam a "Disparar" em voo e tinham um funcionamento inadequado e irregular para o uso U/C em acrobacias.

    Pra tanto. entre outras coisas com ajuda de seu Pai, um torneiro mecânico construiu uma hélice de madeira customizada de 3 pás, no intuito de "sobrecarregar" o motor e assim evitar os tais disparos para o ciclo 2 tempos, ao mesmo

    tempo em que testou venturis pequenos no sentido de manter o motor com um funcionamento em um regime de funcionamento condizente com o uso no U/C

    Outras providencias foram a de cromar o cilindro original com cromo duro pelo grande expert em motores Henry Nelson, fabricante dos míticos motores Nelson daqueles tempos.

    Ainda, outra providencia foi adaptar o pistão com um anel de topo, um Dykes Ring feito pra ele pelo Vic Gardner, um torneiro mecânico e também em guru em motores nos EUA

    Ao mesmo tempo entrou na "Fórmula" para domesticar esse motor um muffler feito pela J&H Mufflers americana sob encomenda do próprio Cmdte Hunt.

    O resultado foi muito bom porque Bob Hunt vence o Mundial de F2B de Acrobacia de 1978, abrindo então um novo caminho para a utilização de motores até então tidos como "inadequados" ao voo de Acrobacias U/C

    Também se revela que o Bob Hunt sabedor que podia agora usar cabos mais finos dos que eram usados por ele mesmo em versões anteriores do "Genesis" com o ST G 21/46, pois o regulamento permite reduzir o diâmetro para os motores

    40 em relação ao usados em motores 46, tendo aqui uma boa vantagem de menor arrasto causados pelos cabos mais finos e ao mesmo tempo mais potência que era agora obtida com um motor 40 ao invês do tradicional e excelente ST

    G 21/46

    Segue nota muito interessante publicada na Revista Aeromodeller de Janeiro de 1983 !

    A OS MFG três anos depois (81) lança a versão de fábrica deste mesmo motor já com carburador e venturi próprios para o F2B e ao mesmo tempo que também usava neste equipamento um virabrequim com tempos de abertura e

    fechamento mais contidos pra proporcionar um funcionamento mais estável e uniforme deste ótimo motor

    Espero que gostem !

    OBS: como esta versão do 40 FSR possuia o bloco tri partido, a saber frontal, bloco central e tampa do carter independentes isso tornava possivel girar o bloco central e fazer com que a janela de escape ficasse invertida em 180º como

    o motor que ilustra a nota em anexo


    OS MAX 40 FSR - O DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR PARA O F2B 40_fsr10


    BOB HUNT - GENESIS - CAMPEÃO MUNDIAL EM 1978 - CAPA DA REVISTA AEROMODELLER EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 1978

    Pra ilustrar a postagem que fiz abaixo do desenvolvimento do OS 40 FSR para o uso em Acrobacia F2B, segue imagem da capa da Revista Inglesa Aeromodeller de Outubro de 1978 homenageando o feito !

    OS MAX 40 FSR - O DESENVOLVIMENTO DE UM MOTOR PARA O F2B G610

    Sérgio Daeuble gosta desta mensagem


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