VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+2
carlão eckert
adriano
6 participantes

    cabos de comando

    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    cabos de comando Empty cabos de comando

    Mensagem  adriano Ter Nov 24 2009, 20:03

    eu sai nas lojas de pesca p/ comprar o cabo ´p/fazer pro mru vcc de 19mt mas achei uns grosso demais de 200libras alguentem ideia da espessura
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  carlão eckert Qua Nov 25 2009, 11:39

    adriano escreveu:eu sai nas lojas de pesca p/ comprar o cabo ´p/fazer pro mru vcc de 19mt mas achei uns grosso demais de 200libras alguentem ideia da espessura

    Salve adriano....
    vou te dar uma dica, vai lá no martin ( http://www.stunthobby.com/ ) e dá uma olhas nos cabos, estão em torno de 60 conto acho que você terá menos dor de cabeça. sobre a espeçura pode ser 018 ou 015, ai dependedo do modelo que vc irá usar motorização... mas vai por mim amigo tem coisas no aeromodelismo que eh melhor nao "inventar moda", e uma coisa dessas são os cabos de comando, já pensou vc perder um modelo lindo que voa foda por causa de uma gambiarra? entao amigo invista em um cabo certo ele vem no tamanho maior ai vc corta como vc quer e manda brasa, o martin é gente finissima e um cara que realmente curte o u-control.
    grande abraço
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  adriano Qua Nov 25 2009, 13:57

    amigo carlao obrigado pela dica,mas a opçao de comprar um cabo usado em pesca e por que eu estou muito longe da STUNTHOBBY so 2600km ,eu estou em rondonia so o frete fica mais caro que os proprios cabos e eu encontrei umcabo que acredito ser da mesma espessura por 17 reais ,estou fazendo tudo p/ facilitar e baratear, de tanque de combustivel a bellkrank.so nao vou fabricar o motor e helice, pois esses ja possuo,falando nessas espessuras elas deve coreesponder no caso de 0,15 seria decimo de polegada, se alguem souber me confirme,pois encontrei um com 0,38 decimo de melimetro que corresponde + ou- 0,15
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  carlão eckert Qua Nov 25 2009, 15:14

    salve adriano
    estou a quase dois mil km do nosso amigo martin e te garanto q o fret nao eh um absurdo, seilah pac eh mto mais barato
    abraX
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Wagner Qua Nov 25 2009, 18:02

    Salve Adriano.

    Sinceramente também não recomendo uso de cabos de pesca.
    Aqui um Sr, chegou a voar um Super Star 2, motor FP 40 e cabos deste tipo para pesca, com aquele revestimento de plastico, dava um arrasto incrivel.

    Os gringos e alguns camaradas aqui usaram cabos monofio tipo para corridas, a espessura eu não sei, teria que ver direito, mas são bem "melindrosos" tem que ter um cuidado imenso, podem quebrar, tem que enrolar em uma roldana maior, para evitar o efeito mola, e tem o risco inerente de se romperem.

    Sobre medidas para cabo de pesca infelizmente não sei de cabeça, vou pesquisar depois coloco algo aqui, mas uma coisa é certeza, cabos para vcc, quando bem cuidados duram bastante, e neste seu aero, pode usar os .015 trançados por 70 de comprimento e corta-los para fazer as pontas, deixando tudo com uns 17,5 metros de comprimento, no máximo uns 18 metros de comprimento.

    Em um artigo sobre o Miss Laura, um aero baseado no Genesis do Bob Hunt, o construtor, Alan Seacat informa que usa cabos sólidos de .015 ao invés dos .018 que são usados normalmente, neste caso, cabos trançados, este aero voou na época (década de 80) com um motor Super Tigre 46.

    Bom, vamos conversando para ver se encontramos uma solução.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  carlão eckert Qua Nov 25 2009, 19:43

    eu usava um cabo brodak 015 por mais de 6 anos, sem um no ou esfiapando, soh vou trocar pois uns dois finais de semana atraz um fdp de carrinho r/c insistia em passar com o carrinho por cima do meu cabo, ate que ele enrroscou o eixo trazeiro do carrinho dele no meu cabo enrrolando tudo na roda eixo, sorte q estava ao lado do modelo abastecendo ai começou a puxar deu um gritao ele nao parou meu dei um puxao do cabo e o carrinho dle saiu capotando uns dois metros longe....
    soh por isso vou trocar de cabos
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  adriano Qua Nov 25 2009, 19:54

    amigo carlao eu sai que o bom seria o cabo proprio mas a anciedade e muita ,por isso esperar cinco a sete dias e p/ matar mas vamos ver como fica ,mas o cabo de 10libras deu uma espessura em decimo de milimetro 0,381 a medida dos cabos vendido nannet
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Wagner Qua Nov 25 2009, 20:24

    Salve Adriano.

    Boa sorte!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  marioverol Qui Nov 26 2009, 08:23

    Amigo.. Se pretende voar com cabos de pesca, a medida para o seu caso seria o cabo de 25 libras. Não use menos que isso. Lembrando que o cabo tem que resistir 10 vezes o peso do seu avião.
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  carlão eckert Qui Nov 26 2009, 19:01

    Salve adriano....
    acho q todos aqui deram a opinião e vc está certo do que ira fazer..... mas aqui vou faz novamente um alerta....
    nao se esqueça da segurança das pessoas que estarão assitindo vc voar ou no mesmo local ou ate mesmo proximo, acho q segurança está em primeiro lugar nao acham? ou a outra escolha é achar um lugar no meio do mato longe de tudo e todos e matar a sua vontade...
    abrax
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  adriano Qui Nov 26 2009, 21:10

    salve carlao ,gostei do seu alerta sao essas ideias e alertas que nos causa o susseso ,muito obrigado
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Beto escala Sex Nov 27 2009, 21:15

    Eu gostaria tbm de dar um pitaco:

    Os cabos de pesca são e muito utilizados nas saídas de asa sim, já faz um tempão que muitas pessoas os utilizam sem problemas, mas para voar, eles somente são usados nos modelos escala com manete eletrônica (o caso do meu Yak).

    Eu aconselharia nas saídas de asa usar cabos de no mínimo 50 libras, para vc ter sobra de resistência, já que arrastro não terá, pois eles estão dentro das asas.

    O meu modelo deverá usar cabos de 160 libras, o grande problema é achar um lugar que venda este tipo de cabo a metro, pois preciso de pelo menos 50 metros, eu só acho cabos de 10 metros por aqui.

    Apenas digo que se vc for pesquisar no site da AMA sobre a espessura destes cabos, verá que eles extrapolam!!! usam cabos grossos mesmo, como forma de segurança e em minha opnião, poderiam dar uma pequena relaxada, mas eles devem saber o que fazem...

    Abraços
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Wagner Sáb Nov 28 2009, 06:22

    Salve Beto!

    Então ficou meio no ar, mas acredito que o Adriano queira cabos para controle do aero VCC, ou seja, os cabos que ligam a manete aos cabos de comando internos do aero.

    Para cabos internos a asa, eu uso também os de pesca, uso quatro pernas, agora a "libragem" deles eu não lembro, fiz um cálculo básico do peso final do aero (peso estimado) e multipliquei pelos 10 que o Verol falou, + uma porcentagem extra como medida de precaução, ou seja, dificil a lei de Murphy operar...

    Mas pelo que entendi, o Adriano quer cabos para controlar o aeromodelo, tanto que fala no primeiro post de cabos de 19 metros...

    Vamos ver o que ele tem a dizer, e Beto, suas observações são de grande valia.

    Bom final de semana.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  adriano Sáb Nov 28 2009, 20:35

    e isso ai eu quero fazer cabos de comando aqueles com 18 ou 19 mt,e tambem os interior da asa ,por que isso estou montando o meu miss bj e tem varios amigos que tambem querem ver como funciona de repente querem montar mais aviao ,dai eu quero fascilitar p/ alguns que nao tem muito recurço financeiro com peças alternativas ,na tentativa de ter mais alguem p/dividir este esporte, estou fabricando bellcrank,tanque,trem de pouso rodas ,so nao motor e helice , estou tentando
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Beto escala Dom Nov 29 2009, 11:53

    adriano escreveu:e isso ai eu quero fazer cabos de comando aqueles com 18 ou 19 mt,e tambem os interior da asa ,por que isso estou montando o meu miss bj e tem varios amigos que tambem querem ver como funciona de repente querem montar mais aviao ,dai eu quero fascilitar p/ alguns que nao tem muito recurço financeiro com peças alternativas ,na tentativa de ter mais alguem p/dividir este esporte, estou fabricando bellcrank,tanque,trem de pouso rodas ,so nao motor e helice , estou tentando

    Então,

    As notícias não são agradáveis, como disse antes, como cabos de comando, estes cabos de pesca são e muito pesados para modelos F2B, mas se for usar apenas como vôo simples, do tipo papai e mamãe (rs,rs, rs, rs...) poderá usar sim, mas sentirá a grande diferença quando mudar para os cabos normais.

    Wagner,

    A tabela correta é usar 20x o peso do modelo como segurança para teste de resistência do conjunto do balancim + cabos de comando de dentro da asa... então, se seu modelo pesa 1,5 kg, ve teria um esforço aproximado de 30 kg, transportando grosseiramente para libras, seria +- cabos de 60 libras, não importando o tipo de revestimento, pois para o nosso caso, ele não tem influência direta, a não ser no peso final...

    Estes cálculos de resistência são antigos, já sendo usados em FAI e AMA há alguns anos, mas como não acompanho de perto estas categorias, pode ser que tenham "adaptado" as nossas circunstâncias. Na regra AMA é que eles sãobem exigentes quanto a segurança, por isso acredito que se for voar com cabos revestidos de até 100 libras, estará dentro das regras... eu particularmente usaria um de 80 libras, que seria +- 40 kilos de resistência, mas muito cuidado nos terminais, pois como são revestidos, os cabos podem escorregar nas amarrações, uns pingos de bonder devem ajudar a fixação...

    Abraços
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  carlão eckert Dom Nov 29 2009, 12:44

    salve rapaziada em geral....
    vou dar uma de chato novamente. sou o primeiro na ideia de do "faça você mesmo", e tem muitos aqui que me conhecem, (o marlo acompanha todos os meus projetos)e podem falar, faço tudo por aqui que posso, mas rapaziada tem coisas que por motivo de SEGURANÇA(essa é a palavra) não podem nem devem ser trocadas. ai vem um monte de gente falar pera ai os meus ficam um belezura, nao quebram nem a pau, mas desculpe eu confio 100x mais em um balancim da brodak ou ate mesmo da aerobras(o qual tenho diversos)do que um feito sem muita experiencia(temos alguns amigos que fabricam balacins maravilhosos vide mazarino), emfim isso vale para todos os itens do modelo que sao responsaveis pela segurança, e nisso se encaixa balancim, lidout, presilhas, uma manete de qualidade e nunca esqueçam por favor das algemas. agora no que se diz respeito a tanque trem de pouso, entelagem, rodas, sou a favor da produção propria com tanto q dou meus pulos por aqui, sem pesar duas vezes. ao meu modo de ver temos que exeplicar uma coisa para quem vai começar no aeromodelismo, ele demanda um investimento inicial, isso eh fato, se vc nao tem ou nao quer investir isso me desculpe vai jogar bola(que ate isso precisa de investimento). cara sabe que essas gabiarras me lembram, aqueles caras que voam rc eletricos que motam uns avioes eh isopor de festa infantil pilha amarelinhas, meu já via cada aberração dessas que tenho vergonha, de dizer que aquilo é aermodelismo.... enfim rapazaida a palavra de ordem eh segurança....
    grande abraço a todos
    Marlo.m
    Marlo.m
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 163
    Idade : 47
    Data de inscrição : 11/10/2008

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Marlo.m Dom Nov 29 2009, 17:12

    Boa Tarde Moçada...

    Deixem eu dar um pitaco nessa polemica... Beto .. o teste de traçao dos cabos, pode variar de acordo com a categoria do aero .. Vejamos.. F2B iniciante ... 15 x o peso do modelo ... idem intermediaria... ja na Mini Fai e Fai .. 10X o peso do modelo limitado a 20 KG força ... com tolerancia de 10 % sempre a menos...nunca a mais ....

    Agora Adriano ... Entendo sua dificuldade em aquisicao do material especifico , tanto no quesito investimento quanto localizaçao , porem concordo que um minimo de segurança deve ser adotado ... Voce ira voar um modelo de tamanho consideravel ... Uma besteira ai transforma a diversao em pesadelo .... Nao preciso dizer oque pode ocorrer se um cabo romper e acertar algum dos seus amigos que estiverem presente ne ? Algo assim ja ocorreu ..acredite ...e foi fatal!!.... Voce pode fazer muita coisa de producao propria ... como disse o Carlao ...mas seguranca deve ser em primeiro lugar ... Pesquise e ira ver que nao é exagero dos colegas , e sim prudencia necessaria... No que puder ajudar estou a disposicao ...

    Marlo
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  adriano Dom Nov 29 2009, 19:13

    agradeço a todos pelas dicas ,eu deixei o cabo pra la por enquanto vou me concentrar na construçao do meu miss bj ,vamos tomar todas medidas de segurança ,grato

    Conteúdo patrocinado


    cabos de comando Empty Re: cabos de comando

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 07:05