VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+3
carlão eckert
Wagner
Eduardo Yamin
7 participantes

    MIG da Mobral

    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Seg Jan 11 2010, 12:10

    Fui na feira do rolo no Ibirapuera e consegui na troca de planadores RC dois CBs25 e um Mig da Mobral. Instalei um dos motores nele, coloquei um esqui e bequilha traseira para protejer o mufler e já estou pronto para lenhar... tongue

    o CG está a aprox 6cm atrás do BF na raiz da asa e pretendo voar com 9X4 e cabo de 16mts,vamos ver se consigo voar nesse próximo Sábado. O Motor já virou no modelo após uma lavagem completa ( usei as excelentes dicas aqui do fórum) e pega incrivelmente fácil, realmente um excelente motor principalmente para iniciantes.

    Alguma recomendação especial para esse modelo? outra hélice talvez?
    Agradeço se comentarem, Abs
    EY


    Segue alguma fotos:
    MIG da Mobral VCC%20005

    MIG da Mobral VCC%20007

    MIG da Mobral VCC%20009

    MIG da Mobral VCC%20010

    MIG da Mobral VCC%20011

    MIG da Mobral VCC%20012
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Seg Jan 11 2010, 13:52

    Salve Yamin!

    Parabéns, belas aquisições. E que bom que dicas do fórum foram úteis.

    O Motor e o aeromodelo estão muito bem conservados, pelo que vejo nas fotos.

    A hélice, para mim, está bom, eu voava com uma nesta medida, e também 9x5m dá para usar 8x6 também, mas já que tem esta, vai com ela mesma. Cabos eu abusei um pouco e uso 17 metros no Midi, vai muito bem, mas estes 16 m servirão sem problema, a hélice vai ajudar a controlar a velocidade.

    Quanto ao CG, vou ver na planta e te aviso, tem uma planta em formato digital, redesenhanda pelo Sérgio Dauble: http://www.apuca.com.ar/Planos/Mig15.pdf

    Eu colocaria um trem "mono-roda" para decolagens um pouco mais convencionais e pousos idem, não assusta tanto quanto lançar da mão.

    O CB é um motor muito bom, o pessoal normalmente fala coisas negativas, sem conhecimento de causa. What a Face

    Bons vôos, precisando, estamos às ordens.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  carlão eckert Seg Jan 11 2010, 14:41

    lindo modelo e otimo negocio q vc fez nele.... czara nem conhecia essa feira de coisas usadas, costuma ter coisa de aermodelos?
    tah tudo otimo mas só faria uma coisa, tiraria o escapamento, alem de nao precisa ficar fazem peripecias para nao qubrar ele em cada pouso o barulhao vai ficar bemmais legal

    abrax
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Seg Jan 11 2010, 19:08

    Obrigado turma, nao achei o CG na planta. Pro trem eu tenho um carrinho de planadores que deve servir pra decolar pois acho esse trem de uma roda muito feio! se for fazer faço logo um completo.. eheheh
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Ter Jan 12 2010, 13:32

    Salve Yamin.

    Na planta realmente não tem o CG... Exclamation
    Sobre o trem de pouso: muitas vezes o que é funcional não é bonito e o contrário também é extremamente válido.

    Aguardamos notícias quando voar o aero.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Qua Jan 13 2010, 10:00

    Obrigado Wagner,
    Inventei aqui uma roda usando um retentor com rosca dupla, prendendo assim com dois parafusos, do lado da roda e oposto. Voa nesse Sabado se conseguir alguem pra ir comigo.

    MIG da Mobral VCC%20021

    MIG da Mobral VCC%20023
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Qua Jan 13 2010, 13:22

    Salve Yamin!

    Ficou bem interessante!! Eu cortaria aquela parte de trás do arame, pode enroscar na pista, daí já viu...

    Bons vôos, ficamos no aguardo de suas impressões do aeromodelo.

    Wagner


    Última edição por Wagner em Qua Jan 13 2010, 16:04, editado 1 vez(es)


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Besser
    Besser
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 16
    Idade : 47
    Data de inscrição : 17/12/2009

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Besser Qua Jan 13 2010, 14:59

    Edu, o Mig está show!!! Smile

    []'s
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Qua Jan 13 2010, 19:40

    Faaala Besser, viu que rapei o nariz dele?
    O William vai comigo no Sabado ou se conseguirmos escapar na 6a à tardinha vamos voar....topa?
    Besser
    Besser
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 16
    Idade : 47
    Data de inscrição : 17/12/2009

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Besser Qua Jan 13 2010, 22:14

    Sábado eu acho que consigo dar uma escapada e passo do Ibira e na sexta, se eu conseguir escapar do trabalho eu topo, em que horário vocês pretender fazer o evento da "diretoria"?? Smile

    []'s
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Qua Jan 13 2010, 23:05

    Me manda MP com seu telefone, vamos nos falar amanhã pra combinar melhor.
    Seria à tardinha ou pelo menos depois do Sol forte.
    Será que tem gente na 6a lá no Ibira pra nos atender ou vamos dar com o cadeado na porta... ai é melhor ir pra Carapicuiba.
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Sex Jan 15 2010, 23:16

    Voou hoje!
    Hoje descobri o que é Aeroplast e porque nunca utiliza-lo..... decolou do chão, fez 4 voltas e em menos de 1/4 de volta descolou o BA e num "flash" soltou COMPLETAMENTE a entelagem no extradorso da asa de dentro, o modelo brecou, balançou e virou pro centro "olhando" pra mim e veio pra grama quase na vertical... mas vai voar novamente, recolhi o modelo, cauda e mais dois pedaços de balsa... 4 pedaços tá uma boa média.... hehehehe
    O que importa é que nos divertimos muito, logo depois voei o T-25 do Wiliam com um CB25 também só que com helice 9X6 voou num pau danado, pouso boing boing.... hehehe no segundo voo usamos uma 9X4 e foi beem melhor... pouso 100%...
    Ainda sei voar VCC então hoje durmo felizzzzzzzzzz.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Sáb Jan 16 2010, 06:00

    Salve Yamin!

    Eu usei aeroplast isso em 1996 eu acho, depois de um tempo ele soltou uma parte, mas foi no chão ainda, e tive que abortar os voos. Fazendo um grude com cola de contato, ele colava e não soltava mais, mas isso é passado e nunca tentei e este material sumiu do mercado.

    O que importa é a diversão, mantendo a segurança na medida do possivel.
    Outra coisa, achou complicado decolar a MIG?

    Será que o CB não estava muito afinado?
    Dá para voar tranquilo com o T-25 e este motor com esta hélice, mas como disse, com a 9x4 foi melhor, então o lance é voar com ela. É o que sempre digo, controlar motor normalmente com hélices e comprimento de cabos, ele tem que ser ajustado para um bom funcionamento e a velocidade pode ser controlada com os dois itens citados.
    Pouso 100%, isso é bom, as vezes eu fazia uns pousos massa, com vento e tudo, falavamos que eram pousos de porta aviões... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Um tanto off-topic: voltei a nadar e ficava naquela, será que lembro, será que ainda sei nadar? Fui lá e fiz, então, está tudo no seu cérebro... E você deste estar se sentindo um garoto, não é?

    Bom final de semana, com mais ótimos voos e pousos excelentes.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  marioverol Sáb Jan 16 2010, 06:44

    Fala, Eduardo... É muito bom voltar a voar, né? É uma sensação ímpar..
    Parabéns,
    Verol
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Sáb Jan 16 2010, 08:31

    Verdade, a sensação é muito boa, só ir ao modelódromo voar já me faz recordar de muita coisa boa da minha adolescência.
    Achei muito mais fácil voar a Mig (as 4 voltas) que o T25 e considero somente devido ao fato de voar perfil mais grosso, ter o motor não tão afinado e usar minha manete "de iniciante" que garantiu mais estabilidade e pitch.

    Segue algumas fotos após a lenha, tomara que seja a primeira de muitas, pois o lema do grupo é:
    Pouco investimento, pouco apego sem prejudicar performance e sobretudo se divertir muito.

    MIG da Mobral Imag.033

    MIG da Mobral Imag.034

    MIG da Mobral Imag.035

    Preciso agradecer a todos que nos ajudaram até aqui, principalmente o Wagner "Corsair". A pesar de já ter voado VCC, nunca tinha voado um CB25 e as palavras de incentivo e as dicas e links passados foram funcamentais ajudando bastante o meu processo de retorno ao VCC.

    Abs e bons voos,
    EY
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Sáb Jan 16 2010, 09:05

    Salve Yamin!

    A sensação realmente é muito boa, e o cérebro "puxa" recordações que achamos que nem existiam mais ou tinham sido "deletadas". lol!

    A MIG impressiona, mas como comentamos, o perfil é espesso e tem uma boa área de asa. O esquema da manete também dessensibiliza, as padrões para treinamento primário tem este espaçamento de 12 cm.

    O estrago foi razóavel, mas dá para reconstruir, com os devidos reforços.

    "Pouco investimento, pouco apego sem prejudicar performance e sobretudo se divertir muito."
    Achei o máximo a citação.

    O pessoal aqui está para ajudar, são normalmente gente boa! E fico feliz em saber que nossas conversas surtiram em maior parte efeitos positivos.

    Sucesso e ótimos vôos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Dom Jan 17 2010, 19:43

    To em plena reforma, pondo trem de pouso, e essa semana vou mandar mylar prateado na asa dela.
    MIG da Mobral Imag.036

    MIG da Mobral Imag.037
    Besser
    Besser
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 16
    Idade : 47
    Data de inscrição : 17/12/2009

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Besser Seg Jan 18 2010, 11:14

    Muito bom vê-lo ficando inteiro novamente!

    Ah, já tirei a poeira do Promo e logo estará voando novamente, de volta ao VCC!! Smile

    []´s
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Seg Jan 18 2010, 17:11

    Entelei usando mylar, ficou bom, não excelente, só bom, mas pra lenhar tá bao.
    MIG da Mobral VCC%20026

    MIG da Mobral VCC%20024
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Seg Jan 18 2010, 17:47

    Salve Yamin.

    Ficou muito bom, usou alguma técnica diferenciada, ou o mesmo procedimento para entelagem com mylar?

    O trem de pouso convencional ficou muito bom também. Fará algum "enxerto" no profundor, na área danificada?

    Bons voos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Seg Jan 18 2010, 18:55

    Boas Wagner,
    Utilizei o processo normal de mylar com cola de contato diluida, pois é a solução mais barata e ainda assim bem leve, o prateado ainda nao sei se pode me causar reflexos em dias de Sol mas todos irão concordar que não tinha alternativa já que só existem mylar prata e transparente e esse último iria ficar muito feio devido aos restos do aeroplast azul que se negou a sair da asa.

    Ganhei umas rodinhas do William e usando arame (aço mola) de 2mm e soldei arruelas ao invés de utilizar retentores, na cauda coloquei também uma bequilha reformada de uma roda Aerobrás para voo livre e um rebite pop pequeno. A idéia é ter uma boa base para pousos e decolagens até pegar o jeito de voar melhor.

    No profundor eu recolhi no campo a peça de balsa e só não colei ainda pois a 1/2 dobradiça de nylon (dubro que usa alfinete no meio) quebrou e não consegui reaproveita-la, andei vendo nas minhas coisas que tenho certeza, tinha umas dobradiças dessas "voando" pela oficina mas não teve jeito de encontrar, se não achar vou ter que inventar um outro meio qualquer para solucionar esse problema.

    Por falar em enxertos, foram uns 4 na asa, além de lincagem do profundor nova e uma melhoria na fixação do horn.
    Besser
    Besser
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 16
    Idade : 47
    Data de inscrição : 17/12/2009

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Besser Ter Jan 19 2010, 07:26

    E quando vc pretende voá-lo? Gostaria de estar presente! Smile

    []'s
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Jan 19 2010, 08:34

    Besser escreveu:E quando vc pretende voá-lo? Gostaria de estar presente! Smile

    []'s

    Vamos combinar, No Sábado já deve estar terminado. Preciso comprar combustivel, acho que vou hoje na AB.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Wagner Ter Jan 19 2010, 17:34

    Buenas Yamin.

    Acredito que não terá muitos problemas com reflexo, um camarada aqui tinha um P-51 perfilado e entelado com monokote "cromo", ninguém saiu correndo e gritando desesperado por causa de reflexo. Very Happy

    O Aeroplast tem esta mania maldita, não cola direito mas vira este grude de cola e a tinta dele impregnadas na balsa.

    Eu gostei do sistema de trem de pouso convencional, vai melhorar sim a decolagem e os pousos, pode ter certeza.

    Recomendo que faça um enxerto para que não venha a ter problemas em vôo, com esta parte danificada do profundo. Dá para fazer um enxerto e usar dobradiças costuradas ou mesmo de tecido, vai ficar meio estranho visualmente, mas vai funcionar.

    Sucesso.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Jan 19 2010, 19:44

    Como tenho outro CB25F fiz uma bancada decente para amaciamento:
    MIG da Mobral VCC%20031

    Mais fotos no álbum: http://picasaweb.google.com.br/Eduardoyamin/BancadaDeAmaciamentoParaCB25#

    Conteúdo patrocinado


    MIG da Mobral Empty Re: MIG da Mobral

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 14:58