VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+25
Marcelo Brito
TAPXURE
lcdmf40
Anselmo
velhoarthur
carlão eckert
jocarc
Alexandre Margonar
Thiago Borges
Sérgio Daeuble
josaka
Marcus36X
Manicaca
betocastrucci
Mario Zuffo BRA-00076
Morcegão
Mustrengo
marioverol
kalashnikov
martin
fogagnolo
Eduardo Yamin
adriano
Wagner
Beto escala
29 participantes

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Ago 09 2012, 22:32

    Colegas Vetranos e Comandantes

    Manicaca os motores McCoy heram motores descartaveis na epoca não tinham peça de reposição onde o bloco do motor hera fundido com a camisa , como são hoje os Saito , e heram motores muito bem acabados e muitom imponentes na epoca , e sempre tinha um colega que gozava quem toinha um McCoy :"Cuidado não amacie o McCoy que elê acaba " e hera verdade eu tive dois destes motores novos heram um canhão exelentes más não tinham durabilidade.
    Estes motores heram fabricados pela Testor Americana , a unica peça que você achava para comprar deste motor hera o NVA e a vela somente isso, teve gente que tentou refazer estes motores más não tiveram bom resultado .
    Os que você acha para vender no Ebay já são os Recuperados , brunem a camisa e fazem um pistão com defletor sob medida , e coisa para colecionador .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3959
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Morcegão Qui Ago 09 2012, 23:12

    Mata o véio, mata...
    Eu apenas ressuscitei o tópico. Quem criou foi o Beto Escala.
    Sempre gostei de motores antigos e propagandas também. Lembra uma época que não teve igual para mim.
    Tinha muito tempo disponível, mas pouca grana. Meu pai investia nos meus estudos e de minhas irmãs e não soltava muito dinheiro para estas coisas. Comprou meu primeiro modelo, motor e outras coisas, mas controlava as coisas por achar que eu não precisava de mais que um modelo. Assim mesmo ajudou na compra de mais algumas coisas, que eu ganhava pouco como estagiário da Caixa e assim fomos tocando as coisas.
    Em Vitória/ES só tinha uma loja e tudo era muito caro por lá. Vez ou outra nos juntamos e compramos da Aerobrás. Quando a encomenda chegava era uma festa.
    O tempo se encarregou de arquivar tudo isto na lembrança e hoje me vejo nas funções que antes eram do meu pai. hehehehehe
    Tenho muitos motores e todo dia fico olhando para eles. Um pé no presente e um no passado. Os dois se afastam e uma hora as calças se rasgam. kkkkkkkkkk
    Muito obrigado pelas propagandas e por reavivar minha memória. As vezes me sinto um ET no meio aeromodelistico e é bom saber que outros gostam das mesmas coisas. Lixo para uns e tesouro para outros...
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Qui Ago 09 2012, 23:45


    Quem quiser velas McCoy novas para comprar vi hoje

    http://www.rcplanet.com/Glow_Plugs_s/870.htm
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 12 2012, 09:42

    Assistindo o video abaixo, me vieram claramente recordações lá dos tempos que a gente era moleque. Era muito legal voar até quase que anoitecesse pra ver o "foguinho" saindo pela descarga dos motores, na época um "baita efeito" hehehe.... affraid O modelo passava e praticamente só se via a chama marcando a passagem do modelo...

    No video o motor é um 049 e o combustível com escaldantes 35 % de nitrometano, segundo a legenda. A chama na descarga é bem laranja e bem visível, mesmo no claro. A diferença que o fogo que saia dos Sassis era azul, talvez em virtude do combustível sem nitrometano.

    Segue o link pra quem quiser
    Carlo

    https://www.youtube.com/watch?v=bVz1RqLiO1U&feature=relmfu
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Ago 12 2012, 10:54

    Me lembro que voavamos um Manicaca I com Sassi 15 "charutinho". O escapamento encandescente era visto por quem estava observando o vôo!
    No inicio da noite ficava pouco escuro (crepusculo) e continuavamos a voar..... Nem os pernilongos e mosquitos encomodavam a gente!
    Com os 0,049 o piloto também via o "foguinho" do motor....
    Boas lembranças!!!!!!
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Dom Ago 12 2012, 13:18

    Uma historia de Luta, o cara fabrica replica de motores como Chrysler Viper V-10 e foi quem construiu os K&B multcilinders

    http://www.conleyprecision.com/about_us.htm

    http://www.craftsmanshipmuseum.com/Conley.htm
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 12 2012, 19:41

    Sérgio Daeuble escreveu:Me lembro que voavamos um Manicaca I com Sassi 15 "charutinho". O escapamento encandescente era visto por quem estava observando o vôo!
    No inicio da noite ficava pouco escuro (crepusculo) e continuavamos a voar..... Nem os pernilongos e mosquitos encomodavam a gente!
    Com os 0,049 o piloto também via o "foguinho" do motor....
    Boas lembranças!!!!!!

    Bons tempos Sérjão sunny .....
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Ago 12 2012, 20:01

    jocarc escreveu: Uma historia de Luta, o cara fabrica replica de motores como Chrysler Viper V-10 e foi quem construiu os K&B multcilinders

    http://www.conleyprecision.com/about_us.htm

    http://www.craftsmanshipmuseum.com/Conley.htm

    Joca, Coisa de louco. Tem um V-8 feito pelo Conley nos links que vc indicou que tem distribuidor, carburação múltipla e até um supercharger affraid
    Verdadeiras obras de arte .....
    Obrigado por compartilhar com a gente
    Um abraço
    Carlo
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Set 27 2012, 23:17

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Como sou viciado em motores estou sempre vendo novidades e , tem um vendedor que colocou num Leilão do Ebay um Motor Enya da decada de 60 totalmente Polido parece Cromado muito bonito .

    aqui vai o link :

    http://www.ebay.com/itm/Enya-60-RC-Model-7032-60s-Era-Model-Airplane-Engine-Impressive-/200823347133?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item2ec20117bd

    O mais interessante é que na mesma epoca a FOX colocou no mercado , um motor 40 totalmente Dourado muito bonito más não teve exito ; curiosidades eu a uns 40 anos atraz cheguei a ver um motor Enya igual a este na caixa nas mãos do Sr. Eninho que foi um dos donos da Aero Bras , pareceia uma reliquia em uma caixa de plastico transparente .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Sex Set 28 2012, 08:59


    Achei interessante o sistema de válvula mecânica sincronizada com o acelerador na saída do escapamento.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sáb Set 29 2012, 06:30

    Salve rapaziada. Segue pra quem quiser o link de uma coleção japonêsa de motores com centenas de fotos.
    Vale a visita
    Carlo

    http://www.tojo-shop.com/modelengine.htm
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Pistão para Diezel

    Mensagem  jocarc Sáb Set 29 2012, 21:16

    Pistãozinho do WB 2.5 estava riscado e com pouca compressão, assisti um video para aprender a tornear um, mas nunca pensei ser tão dificil de tornear um simples pistãozinho de ferro.Vejamos tenho um torninho Hobby hehehehe, o pistão precisa ser torneado de traz pra frente. Fazer o ajuste final sem tirar a peça da placa do torno, é uma pedreira, muito fácil perder todo o trabalho, e foi o que aconteceu duas vezes depois de 3 horas de serviço.
    Fazer o Furo para o pino do pistão é outra pedreira foi preciso fazer varias ferramentas para marcar e furar o pistão sem tirar da placa.Por isso que um torneiro pediu 300 pilas pra fazer um.
    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 20120929_200016


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 20120929_131052

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 20120929_131111

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 20120929_200131

    Parece fácil qdo a gente vê no e-bay motores antigos restaurados, deixo meus cumprimentos aos
    experts em mecânica porque o véio aqui tem muito que aprender ainda 10 x 0 pro pistão, ainda
    tem biela arruelas etc etc etc



    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Set 29 2012, 21:31


    Jocarc,

    Muito legal seu trabalho!

    Me fez lembrar meus tempos de Senai em 1983 no curso de ferramentaria, quando eu ainda morava em Taubaté.

    Para por um WB para girar de novo, qualquer sacrifício vale a pena.

    Boa sorte nessa recuperação e parabéns pelo trabalho.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Set 29 2012, 21:42

    Beleza!
    Vai fazer o anodizado vermelho no cabeçote de aluminio?
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Dom Set 30 2012, 09:17


    É Alexandre então vc conhece bem ferramentaria, vamos ver no que vai dar essa empreitada.

    Com relação a anodização, não tinha pensado nisso mas para fazer um trabalho completo teria que anodizar mesmo, achei esse link e parece que da pra fazer em casa até porque é peça única se fosse muito complicado teria que procurar alguém que faça.

    http://pt.wikihow.com/Fazer-Anodiza%C3%A7%C3%A3o-Caseira

    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Alexandre Margonar Dom Set 30 2012, 09:27


    É isso ai Jorac, como eu disse para por um WB para rodar de novo, vale a pena o trabalho.

    Se você tem condições de fazer a anodização também, vá em frente.

    Não deixe de nos mostrar o resultado final, afinal um WB “zerado” é uma coisa muito rara de se ver.

    Boa sorte e um abraço.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Dom Set 30 2012, 11:49

    Margonar, vc tem toda razão amigo. A anodização, embora não vá interferir no funcionamento, com certeza vai dar um toque todo especial no resultado final do trabalho do Joca, que aliás está de parabéns pelo belíssimo trabalho de preservação cheers bounce cheers bounce
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Out 04 2012, 22:26

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Como o Chines não inventa nada só copia e se dar resulatado entra em produção , eu tenho uma grande novidade tenho um motor Disel chines que é uma copia fiel do ultimo WB 2,5 que foi fabricado , a unica diferença e que elê tem o cabeçote anodizado na cor verde amanha eu dou um geito de colocar foto delê aqui , até que é bonitinho nunca funcionou eu ganhei elê tem uns 25 anos mais ou menos e ele já estava com o meu colega outros 2o anos , más não faz parte da minha coleção motores disel devido a dificuldade para comprar ether sulfurico para fazer combustivel aqui em Cuiaba é uma novela .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Sex Out 05 2012, 16:29

    Então pelo que eu entendi e pela idade desse motor, quem copiou foi a WB, por isso que ele nunca funcionou bem kkkkkkkk.
    Qto ao Eter sulfurico, se vc tiver alguem que passe aqui e leve para vc eu posso conseguir pra vc.

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 20120816_073645

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Out 05 2012, 18:59

    Comandantes, boa noite, estou postando algumas fotos para o Comandante Zuffo de um lindo motor diesel do acervo dele. Posto também o email dele com alguns detalhes da linda maquininha, abraços Basketball

    " Aqui vai umas fotos de uma copia do WB fabricada na China , a unica coisa que muda é o cabeçote anodizado em verde , este é para seção de " motores velhor" lixo para alguns ,
    tesouro para outros 'eu já fiz uma mensão a este motor , e em seguida das fotos a gente faz mais alguns comentarios .

    Muito obrigado do colega Veterano Mario Zuffo"


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Dsc08469o


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Dsc08470n


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Dsc08471k


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Dsc08472iv

    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  betocastrucci Sex Out 05 2012, 20:36

    Na verdade vários motores dessa época eram baseados nos Webra austríacos.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Out 05 2012, 20:37

    Acabei de encontrar esta página, e me lembrei muito do Morcegão Smile
    Uma página muito bacana só de motores antigos de popa glow pra nautimodelismo, e os motores estão em excelente estado de conservação. Tem Fuji, Wen Mac, Allen Sea Fury etc...
    Tem umas fotos ampliáveis bem legais também...
    Vale a visita. Pra quem quiser link abaixo

    http://www.toyoutboardmotors.com/Gas.htm
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Manicaca Sex Out 05 2012, 20:46

    No site acima tem uns que são elétricos também, olhem só que legal estes dois Basketball

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 35202527


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 99768899

    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sex Out 05 2012, 21:48

    Colegas Vetaranos e Comandantes

    Este motorzinho disel que não da para ler a marca esta tudo em Chines , eu vejo neste motor se não for uma imitação do WB eram da mesma familia , nesta epoca os motores tinham uma semelhansa muito grande com os motores Europeus do Webra Austriaco , Tafun Bison e HB da Alemanha ,o Oliver tiguer Ingles ,MK e MVVS Russo más quem revulucionou este mercado foi o Grande Capo de Esquadra Garofalli da Super Tigre , que conceguir unir estetica com funcionabilidade dai para frente levou varios titulos mundiais em diverças categorias de RC e U-Control .
    Como tudo que é bom um dia acaba quando o velho morreu nenhum herdeiro quiz tomar conta da fabrica , ai venderam a maior parte da ferramentaria para os funcionarios, e a marca Super Tigre foi comprada pelo Don Anderson dono do Grupo Tower e levou a fabrica para a china .
    Na visão do Don Anderson se os fabricantes pequenos não se unirem aos grandes , com certeza sairão do mercado , e é o que estamos vendo acontecer .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    jocarc
    jocarc
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 93
    Idade : 73
    Comentários :
    Data de inscrição : 15/10/2011

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  jocarc Seg Out 08 2012, 21:45

    Hoje consegui dar mais um tapa no WB 2,5 construi o spray bar e embuchei a bielinha. Vou ver se ele funciona no fim de semana, para depois anodizar o cabeçote e dar os retoques finais.

    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 20121008_205417

    Conteúdo patrocinado


    Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros - - Página 7 Empty Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16 2024, 23:29