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Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº226
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Pelas fotos dá para ver nitidamente que o bloco do Sassi I era o mesmo do WB.
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº227
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Veteranos e Comandantes
Realmente os blocos deste motores são bem parecidos , más ouve uma epoca que grande parte dos motores heram bem parecidos uns com outros , principalmente os motores a disel com a tampa de carter rosqueada, alias quem introduzio no mercado este tipo de tampa de carter foi a COX .
Esta é a primeira vez que eu vejo este SASSI 25 e mais uma mosca branca para colecionador , na epoca eu fiquei sabendo que fiseram o lançamento , más devido ao custo de produção parou de ser fabricado , por isso é que tiveram poucas unidades deste motor no mercado .
Na verdade o Welington Sassi dependeria de uma linha de credito para manter a sua produção ; porem nesta epoca começaram a chegar muitos motores do Japão , Estados Unidos , e Europa , e a concorrência fez com que o Welington parace com toda a sua produção , isso que ouvi falar com o pessoal da Aero Bras na epoca . Esta historia com este fim creio que todos nós já vimos este filme outras vezes infelizmente .
100 + Bons Pousos Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Realmente os blocos deste motores são bem parecidos , más ouve uma epoca que grande parte dos motores heram bem parecidos uns com outros , principalmente os motores a disel com a tampa de carter rosqueada, alias quem introduzio no mercado este tipo de tampa de carter foi a COX .
Esta é a primeira vez que eu vejo este SASSI 25 e mais uma mosca branca para colecionador , na epoca eu fiquei sabendo que fiseram o lançamento , más devido ao custo de produção parou de ser fabricado , por isso é que tiveram poucas unidades deste motor no mercado .
Na verdade o Welington Sassi dependeria de uma linha de credito para manter a sua produção ; porem nesta epoca começaram a chegar muitos motores do Japão , Estados Unidos , e Europa , e a concorrência fez com que o Welington parace com toda a sua produção , isso que ouvi falar com o pessoal da Aero Bras na epoca . Esta historia com este fim creio que todos nós já vimos este filme outras vezes infelizmente .
100 + Bons Pousos Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
betocastrucci- Usuário Master
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Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº228
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sobre a carcaça do WB 2.5 e do Sassi 15 I eu me lembro que a camisa servia de um em outro, fiz eu mesmo esse teste lá pelos finais dos anos 70. Se foi usado como molde ou o WB serviu somente de referência só quem fez pode nos dizer.
E aposto que as peças do Sassi 15 II devem servir no Enya 15 e vice-versa. Como nunca tive um Sassi II, não fiz o teste.
Muitos motores que existem por aí são cópias quase fiéis de projetos que deram certo. Eu tenho um motor da CS (chinesa) que é uma réplica quase perfeita dos Oliver Tiger 15 diesel dos anos 50/60. Eu tive um JBA 46F que era extremamente parecido com o OS 46 AX, me disseram que as peças são intercambiáveis, assim como o LEO 46 com um dos OS.
E aposto que as peças do Sassi 15 II devem servir no Enya 15 e vice-versa. Como nunca tive um Sassi II, não fiz o teste.
Muitos motores que existem por aí são cópias quase fiéis de projetos que deram certo. Eu tenho um motor da CS (chinesa) que é uma réplica quase perfeita dos Oliver Tiger 15 diesel dos anos 50/60. Eu tive um JBA 46F que era extremamente parecido com o OS 46 AX, me disseram que as peças são intercambiáveis, assim como o LEO 46 com um dos OS.
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº229
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O Sassi .25 é igual, pelo menos por fora, ao FP .25. O Sassi .15 igual ao Enya .15 IV (ou III).
Já vi um Sassi com camisa e pistão de Enya e alguém relatou um caso destes por aqui no fórum. Pelo que vejo todos os motores nacionais foram cópias de algum motor japonês, americano, alemão e etc.
Essa particularidade do Sassi 15 I eu não sabia até o Castrucci me falar.
Já vi um Sassi com camisa e pistão de Enya e alguém relatou um caso destes por aqui no fórum. Pelo que vejo todos os motores nacionais foram cópias de algum motor japonês, americano, alemão e etc.
Essa particularidade do Sassi 15 I eu não sabia até o Castrucci me falar.
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº230
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Veteranos e comandantes
Apenas para fazer uma complementação do que o colega Beto fez , quanto ao motor CS que nada mais é que o ASP , a sigla SC è destinada ao mercado Europeu e o ASP para o mercado Americano isso a por volta de 20 anos atraz talvez até um pouco mais .
Os Japonez sempre declarou que não ia se preocupar muito inventar nada , más aperfeiçoar o que ja existia no mercado, dai a grande semelhança com motores dediferentes marcas .
Na decada de 50 , 60 e meados de 70 a maioria dos fabricantes de motores, queriam fazer um motor para concorrer com o FOX 35 Stunt que hera imbativel no mercado , isso quase no mundo inteiro . A unica fabrica que chegou a concorrer coma FOX foi a dos motores Jhonson que digase de passagem hera um senhor motor , más tinha um serio poblema , quanquer batidinha por menor que seja quebrava a carcaça do motor , por isso saiu do mercado e a FOX Reinava abssoluta .
Nesta epoca o unico aeromodelista que usou no inicio da decada de 60 um motor Enya 35 foi o Grande Jorge Junqueira , mais doque um exelente colega , e conceguiu um 3º lugar no brasileiro que eu não lembro o ano exatamente , com um aeromodelo projetado por elê o famoso Page .
100 + Bons Voos Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Apenas para fazer uma complementação do que o colega Beto fez , quanto ao motor CS que nada mais é que o ASP , a sigla SC è destinada ao mercado Europeu e o ASP para o mercado Americano isso a por volta de 20 anos atraz talvez até um pouco mais .
Os Japonez sempre declarou que não ia se preocupar muito inventar nada , más aperfeiçoar o que ja existia no mercado, dai a grande semelhança com motores dediferentes marcas .
Na decada de 50 , 60 e meados de 70 a maioria dos fabricantes de motores, queriam fazer um motor para concorrer com o FOX 35 Stunt que hera imbativel no mercado , isso quase no mundo inteiro . A unica fabrica que chegou a concorrer coma FOX foi a dos motores Jhonson que digase de passagem hera um senhor motor , más tinha um serio poblema , quanquer batidinha por menor que seja quebrava a carcaça do motor , por isso saiu do mercado e a FOX Reinava abssoluta .
Nesta epoca o unico aeromodelista que usou no inicio da decada de 60 um motor Enya 35 foi o Grande Jorge Junqueira , mais doque um exelente colega , e conceguiu um 3º lugar no brasileiro que eu não lembro o ano exatamente , com um aeromodelo projetado por elê o famoso Page .
100 + Bons Voos Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Sérgio Daeuble- Moderador
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Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº231
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Polemica:
Tebho 3 Sassis 15 II e um Enya 15! As peças do Sassi 15 são apenas parecidas com a da Enya! Mesmos entre os Sassis não temos intercambiabilidade.
Comprei um bem usado para aproveitar o bloco e as peças não casaram.....Experimentei a camisa e pistão do Enya no Sassi e não entrou! A camisa do Sassi no Enya ficou folgada e as alturas das janelas em relação ao pistão são diferentes a furação do cabeçote são diferentes! O mais incrivel é que entre os Sassis o cabeçote são diferentes......
A impressão é que o processo de fabricação não trabalha com tolerancias e os motores são ajustados um a um!!!!!
Comprei um jogo de camisa e pistão para meu Enya 15 com o Martim e serviu certinho!
Sérgio.
Tebho 3 Sassis 15 II e um Enya 15! As peças do Sassi 15 são apenas parecidas com a da Enya! Mesmos entre os Sassis não temos intercambiabilidade.
Comprei um bem usado para aproveitar o bloco e as peças não casaram.....Experimentei a camisa e pistão do Enya no Sassi e não entrou! A camisa do Sassi no Enya ficou folgada e as alturas das janelas em relação ao pistão são diferentes a furação do cabeçote são diferentes! O mais incrivel é que entre os Sassis o cabeçote são diferentes......
A impressão é que o processo de fabricação não trabalha com tolerancias e os motores são ajustados um a um!!!!!
Comprei um jogo de camisa e pistão para meu Enya 15 com o Martim e serviu certinho!
Sérgio.
betocastrucci- Usuário Master
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Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº232
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sérgio,
é muito provável o que você relatou, por isso existem motores Sassi que funcionam muito bem e outros que nem funcionam, segundo relatos dos usuários. É a famosa "falta de qualidade" por falta de padrão.
Hoje em dia com as peças feitas em CNC esse tipo de problema deve ter diminuído muito.
é muito provável o que você relatou, por isso existem motores Sassi que funcionam muito bem e outros que nem funcionam, segundo relatos dos usuários. É a famosa "falta de qualidade" por falta de padrão.
Hoje em dia com as peças feitas em CNC esse tipo de problema deve ter diminuído muito.
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº233
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Veteranos e Comandantes
Por volta de 1983 eu estive na fabrica do Welington Sassi , o trabalho hera todo artezanal, desde a forjaria , tornearia , más tudo funcionava direitinho e elê tinha um exelente produto na epoca , e cada motor hera ajustado artezanalmente , ouve sim criticas das mais diversas possiveis eu diria que uma bõa parte devido ao mal uso , principalmente usando combustivel errado, como um cidadão que sismou em funcionar um Sassi novo com alcool de posto de combustivel com oleo de 2 tempos , e outros usando combustivel nitrado .
E aquela velha questão para que servem o manuais dos motores??? Infelizmente 70% dos que compram motores não leem o manual , se o cidadão tiver um minimo de bom senso vai ler o manual e ver oque o fabricante do motor recomenda .
Quando as peças como citei acima heram todas ajustadas manualmente e as vezes dava alguma diferênça , por isso quando eu comprava conjunto de camisa e pistão para o pessoal aqui hera no minimo seis por cada pedido , o que eu tinha de estoque de peças para fornecer ao pessoal tinha de tudo , eu apesar de voar acrobacia com FOX 35 , tinha minhas pererécas com motor Saasi que hera uma diverção aparte como todos os colegas tinham , foi uma faze muito bõa do U-Control aqui em Cuiaba .
100 + E Bons Voos Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Por volta de 1983 eu estive na fabrica do Welington Sassi , o trabalho hera todo artezanal, desde a forjaria , tornearia , más tudo funcionava direitinho e elê tinha um exelente produto na epoca , e cada motor hera ajustado artezanalmente , ouve sim criticas das mais diversas possiveis eu diria que uma bõa parte devido ao mal uso , principalmente usando combustivel errado, como um cidadão que sismou em funcionar um Sassi novo com alcool de posto de combustivel com oleo de 2 tempos , e outros usando combustivel nitrado .
E aquela velha questão para que servem o manuais dos motores??? Infelizmente 70% dos que compram motores não leem o manual , se o cidadão tiver um minimo de bom senso vai ler o manual e ver oque o fabricante do motor recomenda .
Quando as peças como citei acima heram todas ajustadas manualmente e as vezes dava alguma diferênça , por isso quando eu comprava conjunto de camisa e pistão para o pessoal aqui hera no minimo seis por cada pedido , o que eu tinha de estoque de peças para fornecer ao pessoal tinha de tudo , eu apesar de voar acrobacia com FOX 35 , tinha minhas pererécas com motor Saasi que hera uma diverção aparte como todos os colegas tinham , foi uma faze muito bõa do U-Control aqui em Cuiaba .
100 + E Bons Voos Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº234
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
https://vcconline.forumeiros.com/t613p30-sassi-15-ii?highlight=sassi
Aqui está o relato feito aqui no fórum sobre a troca de peças entre as marcas. Ele fala sobre ajustes na biela, mas nunca perguntei nada a ele sobre isto.
O que eu vi funcionando ficou mais ou menos. Era difícil de ligar. Não lembro de o dono ter feito comentários sobre como fez a troca e se precisou de algum ajuste, agora o que o Sérgio falou é verdade, pois tinha um colega que trocou camisa e pistão num Sassi e não deu certo. Ou os casos citados foram por conta da sorte ou fizeram algum ajuste.
Aqui está o relato feito aqui no fórum sobre a troca de peças entre as marcas. Ele fala sobre ajustes na biela, mas nunca perguntei nada a ele sobre isto.
O que eu vi funcionando ficou mais ou menos. Era difícil de ligar. Não lembro de o dono ter feito comentários sobre como fez a troca e se precisou de algum ajuste, agora o que o Sérgio falou é verdade, pois tinha um colega que trocou camisa e pistão num Sassi e não deu certo. Ou os casos citados foram por conta da sorte ou fizeram algum ajuste.
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº235
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
A título de comparação, vou postar fotos dos Enya 15 do I ao IV que fui garimpando ao longo do tempo. As fotos servirão como padrão pra comparar com o Sassi 15 II, que realmente é muito parecida aos Enya 15.
Escolham o mais parecido ao Sassi 15 II
Enya 15 "I" - Modelo 3101
Enya 15 "II" a esquerda com um 15"I" ao fundo
Enya 15 "III"
Enya 15 "IV"
Escolham o mais parecido ao Sassi 15 II
Enya 15 "I" - Modelo 3101
Enya 15 "II" a esquerda com um 15"I" ao fundo
Enya 15 "III"
Enya 15 "IV"
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº236
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Tenho Enyas III, IV e V e o mais parecido nas medidas é o III. As aletas da parte da frente do motor, onde passa o eixo, são pequenas tal qual no Sassi. No IV estas aletas são maiores.
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº237
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Esqueci de postar também as fotos do Enya 15 "D" (diesel). Este motor tinha a fama de excelente potência e desfrutou de algum sucessoo nos anos 60 nas provas de Team Racing FAI, só perdendo depois pra motores de pequena produção mais potentes como o Oliver Tiger (Inglês) que o Castrucci citou, e que sempre foram um orgulho pros ingleses.
Posto 2 imagens do 15 D.
Atualmente ainda existem excelentes Enya 15 a venda tais como o 15 V, o 15 SS (Schnuerle) e o 15 SS BB (roletado). Acredito que todos eles ainda podem ser comprados através do Martin na Stunthobby. Obviamente não são motores baratos, porém são produtos de excelente qualidade
Enya 15 D
Posto 2 imagens do 15 D.
Atualmente ainda existem excelentes Enya 15 a venda tais como o 15 V, o 15 SS (Schnuerle) e o 15 SS BB (roletado). Acredito que todos eles ainda podem ser comprados através do Martin na Stunthobby. Obviamente não são motores baratos, porém são produtos de excelente qualidade
Enya 15 D
Manicaca- Usuário Master
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Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº238
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Outra curiosidade sobre os Sassi 15 II é este exemplar o qual posto a foto abaixo. Ele é da coleção de um colecionador francês e tem a nomenclatura escrita na vertical sem o sufixo "II" ao contrário dos Sassi 15 II tradicionais. Interesante
Um Sassi 15 II com a nomenclatura usual (na horizontal)pra comparação, este pertencente ao amigo Sérjão Daeuble
Um Sassi 15 II com a nomenclatura usual (na horizontal)pra comparação, este pertencente ao amigo Sérjão Daeuble
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº239
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Interessante isto. Eu realmente nunca vi um Sassi com o nome escrito da maneira como está no motor desta foto.
Gostei do Enya diesel também. Tenho um Enya 061 diesel que encontrei por acaso no Mercado Livre. Tem muita gente com coisas guardadas em caixas no forro da casa, em garagens e etc. Volta e meia alguém coloca as coisas de quando era jovem ou que foram do pai, para vender. Tem sempre algo assim no Mercado.
Gostei do Enya diesel também. Tenho um Enya 061 diesel que encontrei por acaso no Mercado Livre. Tem muita gente com coisas guardadas em caixas no forro da casa, em garagens e etc. Volta e meia alguém coloca as coisas de quando era jovem ou que foram do pai, para vender. Tem sempre algo assim no Mercado.
Manicaca- Usuário Master
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº240
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Interessante mesmo Morcegão. Esse Sassi com o logotipo na vertical só vi mesmo em fotografia. Quanto aos Enya pequenos (049, 061 e 08) são difíceis de se ver. Eu até acredito que eles só foram feitos mesmo pro mercado interno japonês. Os que aparecem por aqui devem ter sido trazido por gente que foi ao Japão e trouxe um ou outro na bagagem. Uma pena, porque seriam motorzinhos bem legais pra modelos pequenos com a qualidade da Enya
Umas imagens do Enya 049 II versão VCC e Voo Livre - Maquininha linda !
Umas imagens do Enya 049 II versão VCC e Voo Livre - Maquininha linda !
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº241
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Veteranos e Comandantes
Nesta epoca todos os fabricantes queriam um motor pequeno para categoria 1/2 A Norte Americana com motores 0.49, que depois se espalhou quase pelo mundo todo ; e por outro lado os fabricantes de motores queriam um motor para competir com os imbativeis motores COX , que dispunham varios motores nesta categoria , ai entraram : a Enya , Cipolla , Fox , OK Cub , Cox , e tinha outros fabricantes que eu não me lembro agora ; porem quando a Cox fechou as portas esta categoria 1/2 A esfriou , e criaram uma outra categoria com motores ate os motores 10 , só que não teve o resultado que esperavam .
Realmente vieram poucos motores desta categoria para o Brasil você só encontarva ,os com facilidade os COX , OK Cub , e as vezes apareciam Motores outras marcas isso entre a decada de 50 e 60 e no final da decada 60 apareceu o Cipolla italiano,
Más frequentemente vejo destes motores 0.49 em leilões no Ebay , e não ficam muito caros ao redor de U$70,00 "Preço Medio" mais despesa de correio , isso sem contar se tiver que pagar imposto .
Agora como o retorno da COX ao mercado a categoria 1/2 A esta de volta nos Estados Unidos,e muito possivelmente outros fabricantes entrem neste mercado , que hoje e 100% da COX embora ainda não tenha entrado no mercado com os motores TEE DEE .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Nesta epoca todos os fabricantes queriam um motor pequeno para categoria 1/2 A Norte Americana com motores 0.49, que depois se espalhou quase pelo mundo todo ; e por outro lado os fabricantes de motores queriam um motor para competir com os imbativeis motores COX , que dispunham varios motores nesta categoria , ai entraram : a Enya , Cipolla , Fox , OK Cub , Cox , e tinha outros fabricantes que eu não me lembro agora ; porem quando a Cox fechou as portas esta categoria 1/2 A esfriou , e criaram uma outra categoria com motores ate os motores 10 , só que não teve o resultado que esperavam .
Realmente vieram poucos motores desta categoria para o Brasil você só encontarva ,os com facilidade os COX , OK Cub , e as vezes apareciam Motores outras marcas isso entre a decada de 50 e 60 e no final da decada 60 apareceu o Cipolla italiano,
Más frequentemente vejo destes motores 0.49 em leilões no Ebay , e não ficam muito caros ao redor de U$70,00 "Preço Medio" mais despesa de correio , isso sem contar se tiver que pagar imposto .
Agora como o retorno da COX ao mercado a categoria 1/2 A esta de volta nos Estados Unidos,e muito possivelmente outros fabricantes entrem neste mercado , que hoje e 100% da COX embora ainda não tenha entrado no mercado com os motores TEE DEE .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/06/2009
- Mensagem nº242
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colega Vvetranos e Comandantes "Apenas uma complementação"
No final da decada de 60 apereceram os motores 0.49 Cipolla italianos e o Enya do japão , exentes motores ; porem estes não vinham constantemente como os outros motores , talvez devido ao preço pois na epoca pois quem trazia estes motores faziam o preço .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
No final da decada de 60 apereceram os motores 0.49 Cipolla italianos e o Enya do japão , exentes motores ; porem estes não vinham constantemente como os outros motores , talvez devido ao preço pois na epoca pois quem trazia estes motores faziam o preço .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
jocarc- Usuário Master
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- Mensagem nº243
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Por falta de tempo não estou voando nem mexendo nos meus aeros, tem final de semana que entro no meu cantinho e digo: "Quando eu podia eu não tinha, agora eu tenho mais não posso" mas eu alimento minha alma aeromodelista com essas matérias maravilhosas desses tópicos aqui do Forum.
Continuem amigos estamos lendo, vendo tudo.
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betocastrucci- Usuário Master
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Data de inscrição : 01/11/2008
- Mensagem nº244
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sobre a categoria 1/2A:
Os motores Cox não voltaram a ser fabricados, um antigo representante comprou todo o enorme estoque e voltou a vender os motores. Ele encomenda peças complementares (tanques, velas) com diversos fabricantes, mas os núcleos dos motores é do estoque antigo. Quanto aos TDs perguntei a ele se voltariam a ser fabricados, mas me respondeu que sairiam muito caros (acima de 100 dólares a unidade) para um mercado restrito.
Os motores Norvel (049, 061 e 074) parece que voltaram a ser fabricados, mas existem comentários que é somente venda de estoque antigo.
As competições são dominadas pelos motores russos e ucranianos, como Cyclon e Fora. Um Cyclon vira somente o dobro do que virava um Cox TD, mas custam bem caro.
Os motores Cox não voltaram a ser fabricados, um antigo representante comprou todo o enorme estoque e voltou a vender os motores. Ele encomenda peças complementares (tanques, velas) com diversos fabricantes, mas os núcleos dos motores é do estoque antigo. Quanto aos TDs perguntei a ele se voltariam a ser fabricados, mas me respondeu que sairiam muito caros (acima de 100 dólares a unidade) para um mercado restrito.
Os motores Norvel (049, 061 e 074) parece que voltaram a ser fabricados, mas existem comentários que é somente venda de estoque antigo.
As competições são dominadas pelos motores russos e ucranianos, como Cyclon e Fora. Um Cyclon vira somente o dobro do que virava um Cox TD, mas custam bem caro.
Manicaca- Usuário Master
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº245
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Amigos, ótima troca de informações e idéias, é isso que eu adoro aqui.
A cultura do modelo e motor "grande" veio com o gosto do mercado americano por este tipo de equipamento.
Os ingleses desde sempre fabricavam motorzinhos diesel de pequena cilindrada e, também os europeus em geral sempre tiveram o mesmo gosto.
Os motores pra modelismo mais populares dificilmente era maiores que 3,5 CC (.21) tendo até categorias de corridas destinadas a modelos Team Racing e Speed até pra motor 1.5 CC (09) que era muito dipsutada na Inglaterra.
A propria FAI limitava a cilindrada máxima de muitas categorias a 2,5 CC (.15) no Combate, Speed FAI, Team Racing FAI e algumas categorias de Voo Livre. Creio até que este limite ainda é vigente para algumas delas.
Vou Postar algumas imagens de motores pequenos que foram populares e bem requisitados naqueles tempos.
Alguns japonêses:
OS Pet 099
OS 10
Enya 09
Uns Europeus
Zoom 1,5 e 2,5 cc Diesel - Espanha
ED Diesel -Inglaterra
JB Diesel - Inglaterra
E alguns italianos
Rossi 0.99
Super Tigre G 31 (1,5 cc - 0.9)
Super Tigre G 25 (1,0 cc - 0.6)
E os inconfundíveis Cox - estes eternos "dependentes químicos" de nitrometano
A cultura do modelo e motor "grande" veio com o gosto do mercado americano por este tipo de equipamento.
Os ingleses desde sempre fabricavam motorzinhos diesel de pequena cilindrada e, também os europeus em geral sempre tiveram o mesmo gosto.
Os motores pra modelismo mais populares dificilmente era maiores que 3,5 CC (.21) tendo até categorias de corridas destinadas a modelos Team Racing e Speed até pra motor 1.5 CC (09) que era muito dipsutada na Inglaterra.
A propria FAI limitava a cilindrada máxima de muitas categorias a 2,5 CC (.15) no Combate, Speed FAI, Team Racing FAI e algumas categorias de Voo Livre. Creio até que este limite ainda é vigente para algumas delas.
Vou Postar algumas imagens de motores pequenos que foram populares e bem requisitados naqueles tempos.
Alguns japonêses:
OS Pet 099
OS 10
Enya 09
Uns Europeus
Zoom 1,5 e 2,5 cc Diesel - Espanha
ED Diesel -Inglaterra
JB Diesel - Inglaterra
E alguns italianos
Rossi 0.99
Super Tigre G 31 (1,5 cc - 0.9)
Super Tigre G 25 (1,0 cc - 0.6)
E os inconfundíveis Cox - estes eternos "dependentes químicos" de nitrometano
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº246
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Nas categorias FAI F2A(velocidade vcc), F2C (team racing vcc), F2D (combate vcc) e F1C (planador motor explosão voo livre) o limite do motor é .15 (2.5 cc). Na F1J e F1P (planador motor 1/2A voo livre) o limite é o motor 0.061 (1.0 cc). Pelo que me lembre, das categorias FAI para vcc e voo livre a única que permite motores maiores que .15 é a F2B (acrobacia).
Nunca entendi porque a Cox tinha o TD 049 (carburador preto) e o TD 051 (carburador vermelho), até que li em algum canto que o 049 era usado para as categorias norte americanas 1/2A (até 049) e o 051 para a categoria A (acima de 050). A conferir.
Nunca entendi porque a Cox tinha o TD 049 (carburador preto) e o TD 051 (carburador vermelho), até que li em algum canto que o 049 era usado para as categorias norte americanas 1/2A (até 049) e o 051 para a categoria A (acima de 050). A conferir.
Manicaca- Usuário Master
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Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
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- Mensagem nº247
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Castrucci, Obrigado pelo seu esclarecimento, muito oportuno
Imagino que na categoria Escala U-Control (F4B) também se permita motores maiores que 2,5 cc (15).
Se não me engano na categoria Escala VCC (F4B) o limite era de 10 cc (.61), mas imagino que esse limíte deva ter sido aumentado nos dias de hoje, devido ao tamanho, peso e complexidade crescentes dos modelos escala e a diversidade de motores disponíveis de todos os tipos imagináveis
Esse limite de 1,0 cc (061)nas categorias F1J e F1P que vc citou explica então o "porque" de se encontrar alguns motores tão bem feitos e de alto rendimento feitos nessa cilindrada
Um Rossi 15 montado em um modelo de Voo Livre de competição
Imagino que na categoria Escala U-Control (F4B) também se permita motores maiores que 2,5 cc (15).
Se não me engano na categoria Escala VCC (F4B) o limite era de 10 cc (.61), mas imagino que esse limíte deva ter sido aumentado nos dias de hoje, devido ao tamanho, peso e complexidade crescentes dos modelos escala e a diversidade de motores disponíveis de todos os tipos imagináveis
Esse limite de 1,0 cc (061)nas categorias F1J e F1P que vc citou explica então o "porque" de se encontrar alguns motores tão bem feitos e de alto rendimento feitos nessa cilindrada
Um Rossi 15 montado em um modelo de Voo Livre de competição
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº248
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Veteranso e Comandantes
Antes da FAI regulamentar o aeromodelismo mundial , hera tudo pelo regulamento da AMA , inclusive aqui no Brasil eu participei de varias competiçõs na categoria AMA ; combate com motor 35 , Team racing com motor 29 , e tinha as copetições super disutada de corrida na categoria Rat Race, com motores em duas categorias 15 , e 19 , a maioria usava o manicaca I rebaixando o intra dorso da nervura diminuindo area fixa e novel do estabilizador , o modelo ficava um rojão isso na decada de 50 e inicio de 60 .
Eu sou cadastrado na COX Internacional e na Ex Model Engine, ambas no Canada que são as que ficaram com 90% do que hera a da COX, e tem uma parte com a Mecoa que produz muita miudeza como sempre produziu , e tem uma menor nos Estados Unidos que tem muita miudeza tambem dos motores COX e tambem esta fabricando peças de reposição eu não lembro o nome inclusive tem uma loja virtual no Ebay .
Beto quanto ao preço que te passaram de U$100,00 por um TEE DEE este o preço basico , dos Tee Dee no Ebay hoje e dai para frente , o ruim que voce muitas vezes compra um motor novo más vem com manual e as chaves porem sem caixa.
Quanto ao Tee Dee 051 tinha uma outra categoria da AMA , que vingou somente nos Esados que usavam motores ate 051 até 09
Aqui vai um link tem todo um historico da COX , e tudo que ela já fabricou e como eu sou um aeromodelista vidrado em motores COX a 40 anos , tanto que estes motores que tem um lugar de destaque na minha coleção de motores .
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/cox_frameset.htm
100 + Mario Zuffo BRA-00076
Antes da FAI regulamentar o aeromodelismo mundial , hera tudo pelo regulamento da AMA , inclusive aqui no Brasil eu participei de varias competiçõs na categoria AMA ; combate com motor 35 , Team racing com motor 29 , e tinha as copetições super disutada de corrida na categoria Rat Race, com motores em duas categorias 15 , e 19 , a maioria usava o manicaca I rebaixando o intra dorso da nervura diminuindo area fixa e novel do estabilizador , o modelo ficava um rojão isso na decada de 50 e inicio de 60 .
Eu sou cadastrado na COX Internacional e na Ex Model Engine, ambas no Canada que são as que ficaram com 90% do que hera a da COX, e tem uma parte com a Mecoa que produz muita miudeza como sempre produziu , e tem uma menor nos Estados Unidos que tem muita miudeza tambem dos motores COX e tambem esta fabricando peças de reposição eu não lembro o nome inclusive tem uma loja virtual no Ebay .
Beto quanto ao preço que te passaram de U$100,00 por um TEE DEE este o preço basico , dos Tee Dee no Ebay hoje e dai para frente , o ruim que voce muitas vezes compra um motor novo más vem com manual e as chaves porem sem caixa.
Quanto ao Tee Dee 051 tinha uma outra categoria da AMA , que vingou somente nos Esados que usavam motores ate 051 até 09
Aqui vai um link tem todo um historico da COX , e tudo que ela já fabricou e como eu sou um aeromodelista vidrado em motores COX a 40 anos , tanto que estes motores que tem um lugar de destaque na minha coleção de motores .
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/cox_frameset.htm
100 + Mario Zuffo BRA-00076
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº249
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Colegas Vetranos e Comandantes "Apena um adendo que esqueci"
Para o colegas que não sabem ou não conhecem :
A FAI Federação de aeronaltica Internacional com sede na Belgina .
A AMA Academia Americana de Aeromodelismo que tinha uma sede não sei se tem ainda em Charllot Carolina do Norte .
E quanto a categoria para motores 0.51 a 0.9 somente vingou nos Estados Unidos coisa de americano mesmo .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Para o colegas que não sabem ou não conhecem :
A FAI Federação de aeronaltica Internacional com sede na Belgina .
A AMA Academia Americana de Aeromodelismo que tinha uma sede não sei se tem ainda em Charllot Carolina do Norte .
E quanto a categoria para motores 0.51 a 0.9 somente vingou nos Estados Unidos coisa de americano mesmo .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
velhoarthur- Usuário
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- Mensagem nº250
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
jocarc escreveu: Pistãozinho do WB 2.5 estava riscado e com pouca compressão, assisti um video para aprender a tornear um, mas nunca pensei ser tão dificil de tornear um simples pistãozinho de ferro.Vejamos tenho um torninho Hobby hehehehe, o pistão precisa ser torneado de traz pra frente. Fazer o ajuste final sem tirar a peça da placa do torno, é uma pedreira, muito fácil perder todo o trabalho, e foi o que aconteceu duas vezes depois de 3 horas de serviço.
Fazer o Furo para o pino do pistão é outra pedreira foi preciso fazer varias ferramentas para marcar e furar o pistão sem tirar da placa.Por isso que um torneiro pediu 300 pilas pra fazer um.
Parece fácil qdo a gente vê no e-bay motores antigos restaurados, deixo meus cumprimentos aos
experts em mecânica porque o véio aqui tem muito que aprender ainda 10 x 0 pro pistão, ainda
tem biela arruelas etc etc etc
Meu caro,parabéns pela aventura.Uma sugestão para ajudá-lo.Para fazer o pistão,primeiro de um passe para uniformizar a superfície e igualar todo o diametro da peça em aproximadamente 15 cm.Depois corte a parte usinada e faceie as pontas.Agora,com auxilio de um bloco com um chanfro em "V" faça o furo do pino do pistão.Depois disso v pode tornear o resto sem ter que tirar da placa.è o modo mais rápido e seguro de fazer.