VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+4
Wagner
josaka
adriano
Mustrengo
8 participantes

    46LA superaquecendo

    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    46LA superaquecendo Empty 46LA superaquecendo

    Mensagem  Mustrengo Sáb Fev 06 2010, 17:54

    OPa,

    Meu Miss BJ tá com um 46LA... voo com muffler e tanque pressurizado. Pega normal e afina na boa, mas depois de uns 2 minutos de voo começa a perder muita potência.
    Quando para, o motor está numa temperatura muito alta, além do normal que percebo em outos motores. Não há entrada falsa de ar. Será que é por causa da pressurização?

    HELP!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  adriano Sáb Fev 06 2010, 19:26

    ola Munstrengo, olha vi uma noticia que OSfp nao se da bem com tanque uniflou , sera que os la tambem,nao lembro onde vi esta informaçao,abraço
    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  josaka Sáb Fev 06 2010, 21:40

    não seria o combustivel ou regulagem, mistura pobre tentou voar com uma mistura mais rica
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Wagner Dom Fev 07 2010, 06:26

    Salve Glaser.

    Que tipo de combustível está usando e qual a porcentagem de óleo?
    É óleo sintético ou rícino, é puro um dos dois ou uma mistura dos dois?
    É combustível para RC?

    Qual vela?

    Já tirou o muffler para ver se tem depósito de "carbono" dentro dele?

    Seu motor tem venturi e spray bar para VCC (standard)ou é RC, com carburador travado?

    Quanto ao sistema uniflow pode ou não funcionar bem, se o final do tubo uniflow ficar muito perto do tubo onde é "puxado" o combustível, pode ser sugado as bolhas, junto com o combusta, ocasionando funcionamento errático, isso é piorado com a pressurização, ou seja pode tentar voar sem pressurização também, ou abrir o tanque e aumentar a distancia entre o final do tubo uniflow comparado com o tubo "pescador" por onde é puxado o combustível.

    Não sou dono da verdade, nem "top top" FAI, mas estou aqui para propor soluções já que nosso esporte/hobby não é uma "ciência exata". Laughing

    Bom final de semana.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  carlão eckert Dom Fev 07 2010, 10:55

    me divirto com isso....
    beto conselho de amigo.... as vezes muita ajuda acaba irritando pelo menos a mim, todo mundo tme um "formula magica"(digamos de passagem no achometro)....
    noa mude combustivel, nao mude tanque, se ele estava funcionando com tudo q estava ai vai tem q funcionar assim, com mesmo combustivel, mesma vela, mesma agulha, mes caburador, mesmo tanque de rc, mesmo escape e pressurizado....
    vai tentando por eliminação .... pelo menos para mim mto ... "eu acho q é.... ou tenta isso.. já ouvi coisa cabulosas, se vc colocar na ponta do lapis tudo q te falaram vai trocar motor por um novo quem sabe ate o modelo....
    rsrsrsrsrsrs

    grande abraço meu amigo

    EU PARTICULARMENTE ACHO QUE É A DOBRADIÇA ESQUERDA INTERNA DO PROFUNDOR, troca q funciona rsrsrsrsrsrsrsrsrs
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Beto escala Dom Fev 07 2010, 11:54

    carlão eckert escreveu:me divirto com isso....
    beto conselho de amigo.... as vezes muita ajuda acaba irritando pelo menos a mim, todo mundo tme um "formula magica"(digamos de passagem no achometro)....
    noa mude combustivel, nao mude tanque, se ele estava funcionando com tudo q estava ai vai tem q funcionar assim, com mesmo combustivel, mesma vela, mesma agulha, mes caburador, mesmo tanque de rc, mesmo escape e pressurizado....
    vai tentando por eliminação .... pelo menos para mim mto ... "eu acho q é.... ou tenta isso.. já ouvi coisa cabulosas, se vc colocar na ponta do lapis tudo q te falaram vai trocar motor por um novo quem sabe ate o modelo....
    rsrsrsrsrsrs

    grande abraço meu amigo

    EU PARTICULARMENTE ACHO QUE É A DOBRADIÇA ESQUERDA INTERNA DO PROFUNDOR, troca q funciona rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Ô Carlão, nuntendi nadica de nadas....

    Se é para não trocar nada, não mexer no tanque, vela, agulha, etc... então, o que ele vai fazer para testar???? rezar??? Essa foi boa....

    As informações passadas pelos colegas tem seus fundamentos totais e a sua tbm, de que devemos filtrar tudo o que ouvimos e utilizar o bom senso.

    Vou aproveitar e colocar a minha lenha na fogueira:

    Um aquecimento de motor pode ser tanta coisa que fica difícil explicar, pois são vários fatores inerentes, mas existem coisas que não mudam para causa o aquecimento:

    - alimentação do motor errada;
    -> isto pode ser tanto o tipo do combustível, quanto a alguma interferência no fluxo do mesmo até o motor;

    - falta de ventilação adequada;
    -> muitas vezes esquecemos que cada motor é diferente do outro, mesmo sendo da mesma potência, cilindrada, fabricante, etc... devemos observar isso para vermos suas nuances;

    - tipo de combustível errado para a temperatura atual;
    -> eu sempre usei dois tipos de combustível para voar aqui no RJ: em época de calor 3 x 1 e se possível com 10% de nitro, no inverno 4 x 1 com ou sem nitro. Digo isso por experiência própria, pois sempre fico "estudando" as reações de todos os materiais que uso em campo;

    - entradas de ar falsas na alimentação;
    -> uma forma de verificar isso, é tirar o carenado do motor e deixar a maior parte visível de todo o sistema de alimentação para que possa observar se aparecem bolhas, se o motor para de puxar, etc...

    - o motor estar fechado demais devido ao seu amaciamento não estar completo;
    -> é normal escutar nas pistas que o motor X já vem pré-amaciado de fábrica... isso eu não consigo engolir por aqui, pois para nós com certeza, o pré-amaciamento não tem funcionalidade, já que as fábricas de motores são em países que possuem todo o seu ambiente totalmente diferente do nosso, clima, temperatura, umidade relativa do ar, altitude do mar, distância do mar, etc.. dentre outros fatores relevantes...

    - hélice inadequada;
    -> esta tbm é uma opção,volto a dizer, não devemos partir da premissa que o motor de fulano usa tal hélice no mesmo motor e funciona muito bem... eu nunca consegui colocar uma hélice 11 x 4 ou x 5 nos meus OS fp .40 e funcionar direito, mas já ví vários modelos assim nas pistas...

    Bem, por enquanto é isso, mas vamos sempre trocando informações pois o fórum é para isso e precisamos e muito de toda e qualquer informações que pudermos passar para aprendermos...
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  carlão eckert Dom Fev 07 2010, 13:19

    nao beto soh disse que se ele for atraz de todos os curiosos que derem pitaco ele vai fazer outro modelo e comprar outro motor, mudar combustivel ai talves se ele for jogar futebol tenha menos curiosos dando pitaco....
    seo motor tava funcionando com o set que estah lá ele tem continuar funcionando com o mesmo set.... ou vc acha que el precisa mudar o 4x1 caretao e colocar 20%? isso q estou falando, dar pitacos assim é facil todo mundo tem uma receita infalivel, e ACHA que é isso.... já ´passei muito odio com os que acham que seu modleo tah tudo errado.... é o que eu falo continue com ser set atual e ir tentando achar o problema por descarte sem mudar seu set atual... é facil falar muda seu combustivel muda seu tanque....MAS MANO ELE SEMPRE FUNCINOU ASSIM!!!!!
    isso me incomoda demais....
    preciso desenhar?
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  carlão eckert Dom Fev 07 2010, 13:24

    antes q eu esqueça....
    nao entendo nada de motor, nem de modelos, e voo de vez enquando....
    mas acho q se ele voa com set x e semrpe voo bem e necessario mudar tudo?
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Beto escala Dom Fev 07 2010, 13:52

    carlão eckert escreveu:nao beto soh disse que se ele for atraz de todos os curiosos que derem pitaco ele vai fazer outro modelo e comprar outro motor, mudar combustivel ai talves se ele for jogar futebol tenha menos curiosos dando pitaco....
    seo motor tava funcionando com o set que estah lá ele tem continuar funcionando com o mesmo set.... ou vc acha que el precisa mudar o 4x1 caretao e colocar 20%? isso q estou falando, dar pitacos assim é facil todo mundo tem uma receita infalivel, e ACHA que é isso.... já ´passei muito odio com os que acham que seu modleo tah tudo errado.... é o que eu falo continue com ser set atual e ir tentando achar o problema por descarte sem mudar seu set atual... é facil falar muda seu combustivel muda seu tanque....MAS MANO ELE SEMPRE FUNCINOU ASSIM!!!!!
    isso me incomoda demais....
    preciso desenhar?

    Num esqueça:

    ..."e a sua tbm, de que devemos filtrar tudo o que ouvimos e utilizar o bom senso."

    he, he, he...
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  carlão eckert Dom Fev 07 2010, 14:03

    entao é só filtrar meu amigo...

    mas ouvido de ninguem é pinico
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Wagner Dom Fev 07 2010, 14:08

    Saudações.

    Por favor, vamos aguardar o maior interessado que é o Glaser.

    Bom domingo à todos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  carlão eckert Dom Fev 07 2010, 14:23

    mas nao é um forum onde todos podem opinar?
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Wagner Dom Fev 07 2010, 15:38

    Carlão, claro que todos podem opinar.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Mustrengo Dom Fev 07 2010, 19:13

    Opa, esqueci dos detalhes básicos...

    Estava voando com um combustível 4:1 com 15 dias de vida. Hoje testei outro,também 4:1 mas com álcool e óleo de rícino de outro fabricante, e meus problemas acabaram! Voltou a ser o bom e nem tão velho Miss BJ, voo confiável novamente.

    Agradeço a todos pelas respostas... e segue o baile
    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  josaka Seg Fev 08 2010, 07:14

    Se não for para opnar para que serve o forum?
    agora entrar no forum so para criticar sen acrescentar nada é que não acho valido
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Beto escala Seg Fev 08 2010, 08:05

    Mustrengo escreveu:Opa, esqueci dos detalhes básicos...

    Estava voando com um combustível 4:1 com 15 dias de vida. Hoje testei outro,também 4:1 mas com álcool e óleo de rícino de outro fabricante, e meus problemas acabaram! Voltou a ser o bom e nem tão velho Miss BJ, voo confiável novamente.

    Agradeço a todos pelas respostas... e segue o baile

    Glaser,

    Fico feliz que resolveu o seu problema da forma mais prática, que é trocando o combustível... mano, como eu já ví isso acontecendo, motores pipocando, engasgando, puts tantas coisas e no final, apenas trocando aquele bendito combustível, funcionou direitinho...

    Quando acontece isso comigo (o combustível deixa a desejar) eu procuro usar um com 10% de nitro e dou pelo menos três tanques no chão em marcha média para dar aquela limpada no sistema de alimentação, depois, é só correr para o abraço.

    Parabéns pela rápida solução que encontrou.
    Abraços
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Beto escala Seg Fev 08 2010, 08:09

    josaka escreveu:Se não for para opnar para que serve o forum?
    agora entrar no forum so para criticar sen acrescentar nada é que não acho valido

    Josaka,

    Toda e quase qualquer forma de manifestação é válida, desde que usada com sapiência e que não contenha nenhum tipo de agressividade em suas missivas, sejam elas diretas ou indiretas.

    Por isso, existem os fóruns, para a troca de informações de maneira educada e simples, com conteúdo pertinente e opiniões diversificadas, pois somente assim, podemos verdadeiramente aprender algo, pois afinal, estamos aqui para aprender uns com os outros.

    Fico satisfeito com sua colocação, madura e objetiva.

    Também lhe dou os parabéns.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Mustrengo Seg Fev 08 2010, 09:00

    Minha maior preocupação não era mudar o setup, que já funciona bem há anos, era mais se o motor estava indo pro prego. Como a troca de combustível já resolveu, agradeço a todos pelas opiniões e pela ajuda.

    Agora o negócio é avuá! Seguuuuuuuuuura peão!
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  marioverol Ter Fev 09 2010, 07:06

    Para Betão de Curitiba..And ALL
    Fala, amigo. Tive um problema idêntico ao seu. Tenho um score/enya50SS que voa maravilhosamente com 4x1. De um tempo para cá o bixo começou a aquecer e descarburar em vôo. Na mosca, dias quentes e combustível "velho". Agora no calor eu uso nitro, pena que o stunt dá uma diminuida boa...Quando chegar o inverno, volto para o 4x1 caretão...E um stunt maravilhoso...
    Nesse verãosão, reparei também que a performance de hélices muda. Em dias frios ele roda bem com APC 12,25X3,75. Já nesse calor infernal que está aqui o rendimento cai consideravelmente. Daí estou usando uma helíce JXF 13x4 cortada para 12 e algumna coisaX4, para elétricos (dica do Martin) Hélicezinha boa pacas. O bichio fica bom pacas...



    Aproveitando.. Quanto a estacionamento lá no Barigui, como que é? Andamos muito a pé ?

    Abração,
    V
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Manicaca Sex Fev 12 2010, 15:15

    Oi Beto, algumas dicas:
    Verifique se o combustível que vc tá usando não tem muito nitro e ou pouco óleo. Combustível comercial geralmente tem pouco óleo e em geral muito do "bendito" sintético. Motores embuchados, como o seu LA 46 precisam de uma maior quantidade de óleo para lubrificar e vedar a bucha do virabrequim, por isso adiciona óleo no galão se for o caso até atingir de 22 a 25 % de lubrificante, ou o precentual que vc achar mais adequado ao seu uso.
    Vê também se vc não tá decolando com a mistura muito fina (pobre)e com uma hélice grande demais.
    Isso tudo somado faz um motor virar um "Forno" hehehehe
    Aproveita tb e vê se não tem furos em mangueiras e se o tanque está espumando por vibração etc, nunca é demais.
    espero ter ajudado

    Carlo
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Mustrengo Sex Fev 12 2010, 19:20

    marioverol escreveu:Para Betão de Curitiba..And ALL
    Fala, amigo. Tive um problema idêntico ao seu. Tenho um score/enya50SS que voa maravilhosamente com 4x1. De um tempo para cá o bixo começou a aquecer e descarburar em vôo. Na mosca, dias quentes e combustível "velho". Agora no calor eu uso nitro, pena que o stunt dá uma diminuida boa...Quando chegar o inverno, volto para o 4x1 caretão...E um stunt maravilhoso...
    Nesse verãosão, reparei também que a performance de hélices muda. Em dias frios ele roda bem com APC 12,25X3,75. Já nesse calor infernal que está aqui o rendimento cai consideravelmente. Daí estou usando uma helíce JXF 13x4 cortada para 12 e algumna coisaX4, para elétricos (dica do Martin) Hélicezinha boa pacas. O bichio fica bom pacas...



    Aproveitando.. Quanto a estacionamento lá no Barigui, como que é? Andamos muito a pé ?

    Abração,
    V

    Não anda muito não... uns 150 metros de um belo gramado e visual chique bagarai
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Mustrengo Sex Fev 12 2010, 19:22

    Carlo Adriano Marceddu escreveu:Oi Beto, algumas dicas:
    Verifique se o combustível que vc tá usando não tem muito nitro e ou pouco óleo. Combustível comercial geralmente tem pouco óleo e em geral muito do "bendito" sintético. Motores embuchados, como o seu LA 46 precisam de uma maior quantidade de óleo para lubrificar e vedar a bucha do virabrequim, por isso adiciona óleo no galão se for o caso até atingir de 22 a 25 % de lubrificante, ou o precentual que vc achar mais adequado ao seu uso.
    Vê também se vc não tá decolando com a mistura muito fina (pobre)e com uma hélice grande demais.
    Isso tudo somado faz um motor virar um "Forno" hehehehe
    Aproveita tb e vê se não tem furos em mangueiras e se o tanque está espumando por vibração etc, nunca é demais.
    espero ter ajudado

    Carlo

    Opa Carlo,

    Uso combustível caretão mesmo, troquei o combustível por um de outro fornecedor e o problema parou, provavelmente era o óleo que veio levemente oxidado de fábrica, pois o combustível ficou avermelhado, ao invés do tradicional amarelo-esverdeado
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Manicaca Qua Fev 17 2010, 13:43

    Glasser, fico feliz de saber que teu motor voltou a ser um "Rolex" hehehehe... Very Happy

    Grande abraço

    Carlo

    Conteúdo patrocinado


    46LA superaquecendo Empty Re: 46LA superaquecendo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 07:27