martin Qui Set 15 2011, 16:08
Verol,
Claro que não esta errado. Como disse acho seu setup 2.2.2 melhor.
O que não se pode dizer é que a helice APC fica veloz demais e se fizer funcionar no 4-2-4 não dá certo, porque isso esta mais que comprovado que da certo nas pistas.
Quando estavamos testando o Derringer com o Enya SS50 teve um dos voos que a volta ficou em 5.6s com APC. Como disse esse tempo de volta é só parte da historia, tem que olhar a velocidade de manobra e no video a velocidade esta bem controlada, veja bem como a helice segura descendo no 8 vertical.
Não tive tempo de mexer muito no setup desse avião do Rogério que e agora esta com o Patrick, mas com certeza poderia melhorar mais ainda fazendo pequenos ajustes, como reduzir o venturi um pouco para suavizar o 4-2-4 que esta muito marcante e poderia ficar melhor se ficasse um pouco mais suave, e melhorar a posição do tanque.
A anos venho falando que 2.2.2 ou 4.4.4 é melhor que 4.2.4. Pergunte para qualquer expert, ST 60 ST G51 ou qualquer outro motor, MENOS Stalker e Retro, vai embalar no vento em regime 4-2-4. Não fico nem um pouco surpreso em ler seu relato que observou o avião do Patrick embalar mais que o seu no vento.
Antes do Enya SS50 ir parar no Derringer, testei por muito tempo no Pathfinder. Alias o dia que consegui comletar a gama FAI pela primeira vez estava usando esse combo. Testei varias helices, menos helices de 11", porque nem me passou pela cabeça usar uma helice tão pequena, essa eu testei no Enya SS30. No Enya SS50 Testei Bolly 12.25x4.25 Bipa, RevUP 12x5, Top Flite 13x6 e 12x6, Zinger 12x4 12x5 e 12x6, Brian Eather 12x3.75 e 12.5x3.75 tripa e outras. Testei tambem um Enya SS50 com as janelas de adimissão levantadas, um 4-2-4 maravilhoso, mas ficou muito mais fraco. Sempre foquei em desenvolver um setup 4-2-4 porque senti que era a unica maneira de introduzir o motor em nosso meio. De todas as helices que testei gostei mais da APC 12.25x3.75 e a do Brian Eather 12.5x3.75 tripa.
Acredito que o Enya SS50 configurado para 2.2.2 com a APC 12.25x3.75 ou 12x4 ficaria TOP no Enya SS50, muito melhor do que a TopFlite 11x4. Para voar lento como quer com essas helices é só usar um venturi certo e posso te ajudar com isso caso tenha alguma dificuldade. Com uma helice maior tenho certeza que vai ter mais autoridade nas manobras altas, agente já reparou que voce as vezes até se agacha para esticar o cabo no 8 sobre a cabeça. Quando maior a helice e maior a potencia, mais devegar da para voar.
A vantagem da APC é que todas são iguais, nao tenho nehuma TopFlite aqui que tem o mesmo passo, medi muitas. Talvez voce tenha tido mais sorte que eu nessa.
Sou uma pessoa integra, e o que fico puto é quando sou questionando se estou falando a verdade e me colocam na parede com perguntas incisivas e descabidas como o Osni fez. Portanto, Osni, quando duvidar de algo que tenha falado, faça sua pesquisa e verifique os fatos, mas não me venha mais questionar com perguntas bestas e me colocando na parede com exigencias de dados de teste de pista, preto no branco, provas concretas... Voce, Osni, entrou aqui no Forum e continua querendo fazer comigo a mesma coisa que fazia na lista de email do Yahoo e acaba criando um KAOS. Já deveria saber que não sou um paraquedista que fala as coisas da boca pra fora. A proposito o computador em referencia, é um sofisticado Sistema de CAD/CAM que APC vem evoluindo a decadas com suas pesquisas, basta entrar com os dados da helice que se deseja que o computador gera o desenho da helice. Isso não é magia é tecnologia! A APC 12.25x3.75 e APC 11,5x4 e 11,5x6 são helices especicadamente desenvolvidas para VCC, como poder ver tem forma diferente de todas as outras helices da APC. Admiro o Osni porque é um cara ponta firme e tem mil qualidades, amigo para qualquer hora e sei que ele nunca iria me deixar na mão se precisasse. Só tem essa rincha quando o assunto vira para o lado tecnico do VCC que ai vira essa meleca.
Martin