VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+6
martin
betocastrucci
Mustrengo
chicomedella
marioverol
JORGE
10 participantes

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  martin Qua Set 14 2011, 17:25


    Eu desisito.... tá certo a APC 12.25x3.75 não funciona em VCC, principalmente no Enya SS50.

    O video do Derringer é uma montagem e o Rogério quando participava de provas com Derringer/Enya SS50 usava na verdade uma Bolly pintada de cinza para parecer APC. O Patrick nem existe, é um mito de Jatai. E quem iventou o Fun Fly foi o Ted e o Dave.

    Me rendo, voces descobriram o meu plano maquiavelico de enganar e iludir a todos lol! lol! lol!

    Martin


    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  Morcegão Qua Set 14 2011, 17:46

    Eu acho que a CIA está envolvida nesta questão. kkkkkkkkkkkk
    Desculpem, mas tenho de rir.
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  Osni Renato Qua Set 14 2011, 19:43

    Eita Martin !
    Sem drama , vá !
    Ate funcionou bem pro Rogerio e esta com o Patrick, mas ele testeou a 12,25X4,25 de carbono e achou muito melhor, eu fui em Jataí e levei duas pra ele que encomendou pq testou e viu melhora significatuva no motor e aviao.
    Tenta entender que funciona, mas nao é pq o David falou que ela é super, é razoavel mas pra competitividade tem coisa melhor.

    NO DRAMA !

    BEST REGARD`S Osni
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  JORGE Qui Set 15 2011, 09:35

    É O AMOOOOOOOR !
    A PAIXÃO PELO VCC É CEGA GURIZADA.
    TAMBÉM AMO VOCES !
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  marioverol Qui Set 15 2011, 11:22

    Comigo a APC funcionou...A avião voou. Porém ficou rápido com cabos de 19,50. Cheguei a usar cabos de 21 metros para fazer o avião ficar na velocidade que eu gosto, mas ficaria fora do regulamento com esse comprimento de cabo. E o avião já não tinha tração nos cabos como eu gosto..Dai, voltei os cabos para 19,50 e testei a top flite 11x4. Eu não tenho culpa, mas o avião ficou da meneira que eu gosto de voar, ou seja voltas em 5,4 seg e tração nos cabos o suficiente para manobrar. Martin, um dia, quando vc estiver com um avião motorizado por um Enya 40/45/50 da linha SS, tente usar esta hélice...Gostaria de saber se o avião ficará do mesmo jeito que eu gosto de voar...Uma vez no Ibirapuera, vc chegou a dizer que meu motor (50SS) veio com defeito de fábrica, pois não era normal ter aquele comportamento diante do set up que eu fiz, venture,hélice, combustível e etc. Fiquei com aquilo na cabeça. Será que meu motor veio realmente com defeito de fábrica? Bom, o tempo passou e eu comprei um outro 50SS que era do Marlus..Com venture de 8mm, igual ao que eu uso no meu...Comprei outro score e fiz as mesmas coisas que no score anterior, mas desta vez coloquei o Motor novo do marluz...Sabe qual foi o resultado? Outro motor com defeito de fábrica.kkkkkkkkkk
    Agora sobre o avião do patrick em Jataí...Primeiro marquei a volta dele...(várias vezes.. 5 seg..legal) tanto que o primeiro voo dele foi muito bom... mas já no segundo e terceiro vôo, o vento deu o ar da graça. E o que reparei foi que o motor disparava nas manobras consecutivas.(loopings e as segundas pernas dos Cool No meu avião, se eu deixar a agulha aberta ele também despara...mas se eu colocar a agulhar próximo do certo (veja bem, PRÓXIMO) ele não despara e as voltas permanecem em 5,4 seg..Se eu apertar a agulha no máximo possivel, a volta fica em 5,2 seg. Quando está ventando muito, eu aperto a agulha o máximo possível e continuo com um avião lento. Já na APC, se vc fizer isso, as voltas vão para 4,4 ou 4,5 seg.. se deixar a agulha de uma maneira que as voltas fiquem em torno de 5,4 seg...Ele vai disparar..Ou melhor, sem querer afirmar mais nada, comigo disparava...assim fica melhor.
    O Patric faz parte deste forum.....provavelmente ele gosta do jeito que o avião dele voa, mas não serve para mim. Prefiro de outra maneira. Talves esteja até errado, mas até eu voar algo que eu me sinta melhor, vou ficar voando desta maneira...Tô errado?
    Abração,
    Verol
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  Osni Renato Qui Set 15 2011, 12:28

    Fala Verol !
    Nao ta errado nao , vc tem que voar do jeito que se sente a vontade e seguro.
    Por isso nao existe regra que serve pra todos, existem alguns parametros para orientacao , mas num determinado momento vc tem que determinar os seus padores e parametros, dai os anteriores passam a nao servir mais.
    Acho que isso define tudo na verdade.

    Grande abraço,osni
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  martin Qui Set 15 2011, 16:08

    Verol,

    Claro que não esta errado. Como disse acho seu setup 2.2.2 melhor.

    O que não se pode dizer é que a helice APC fica veloz demais e se fizer funcionar no 4-2-4 não dá certo, porque isso esta mais que comprovado que da certo nas pistas.

    Quando estavamos testando o Derringer com o Enya SS50 teve um dos voos que a volta ficou em 5.6s com APC. Como disse esse tempo de volta é só parte da historia, tem que olhar a velocidade de manobra e no video a velocidade esta bem controlada, veja bem como a helice segura descendo no 8 vertical.

    Não tive tempo de mexer muito no setup desse avião do Rogério que e agora esta com o Patrick, mas com certeza poderia melhorar mais ainda fazendo pequenos ajustes, como reduzir o venturi um pouco para suavizar o 4-2-4 que esta muito marcante e poderia ficar melhor se ficasse um pouco mais suave, e melhorar a posição do tanque.

    A anos venho falando que 2.2.2 ou 4.4.4 é melhor que 4.2.4. Pergunte para qualquer expert, ST 60 ST G51 ou qualquer outro motor, MENOS Stalker e Retro, vai embalar no vento em regime 4-2-4. Não fico nem um pouco surpreso em ler seu relato que observou o avião do Patrick embalar mais que o seu no vento.

    Antes do Enya SS50 ir parar no Derringer, testei por muito tempo no Pathfinder. Alias o dia que consegui comletar a gama FAI pela primeira vez estava usando esse combo. Testei varias helices, menos helices de 11", porque nem me passou pela cabeça usar uma helice tão pequena, essa eu testei no Enya SS30. No Enya SS50 Testei Bolly 12.25x4.25 Bipa, RevUP 12x5, Top Flite 13x6 e 12x6, Zinger 12x4 12x5 e 12x6, Brian Eather 12x3.75 e 12.5x3.75 tripa e outras. Testei tambem um Enya SS50 com as janelas de adimissão levantadas, um 4-2-4 maravilhoso, mas ficou muito mais fraco. Sempre foquei em desenvolver um setup 4-2-4 porque senti que era a unica maneira de introduzir o motor em nosso meio. De todas as helices que testei gostei mais da APC 12.25x3.75 e a do Brian Eather 12.5x3.75 tripa.

    Acredito que o Enya SS50 configurado para 2.2.2 com a APC 12.25x3.75 ou 12x4 ficaria TOP no Enya SS50, muito melhor do que a TopFlite 11x4. Para voar lento como quer com essas helices é só usar um venturi certo e posso te ajudar com isso caso tenha alguma dificuldade. Com uma helice maior tenho certeza que vai ter mais autoridade nas manobras altas, agente já reparou que voce as vezes até se agacha para esticar o cabo no 8 sobre a cabeça. Quando maior a helice e maior a potencia, mais devegar da para voar.

    A vantagem da APC é que todas são iguais, nao tenho nehuma TopFlite aqui que tem o mesmo passo, medi muitas. Talvez voce tenha tido mais sorte que eu nessa.

    Sou uma pessoa integra, e o que fico puto é quando sou questionando se estou falando a verdade e me colocam na parede com perguntas incisivas e descabidas como o Osni fez. Portanto, Osni, quando duvidar de algo que tenha falado, faça sua pesquisa e verifique os fatos, mas não me venha mais questionar com perguntas bestas e me colocando na parede com exigencias de dados de teste de pista, preto no branco, provas concretas... Voce, Osni, entrou aqui no Forum e continua querendo fazer comigo a mesma coisa que fazia na lista de email do Yahoo e acaba criando um KAOS. Já deveria saber que não sou um paraquedista que fala as coisas da boca pra fora. A proposito o computador em referencia, é um sofisticado Sistema de CAD/CAM que APC vem evoluindo a decadas com suas pesquisas, basta entrar com os dados da helice que se deseja que o computador gera o desenho da helice. Isso não é magia é tecnologia! A APC 12.25x3.75 e APC 11,5x4 e 11,5x6 são helices especicadamente desenvolvidas para VCC, como poder ver tem forma diferente de todas as outras helices da APC. Admiro o Osni porque é um cara ponta firme e tem mil qualidades, amigo para qualquer hora e sei que ele nunca iria me deixar na mão se precisasse. Só tem essa rincha quando o assunto vira para o lado tecnico do VCC que ai vira essa meleca.

    Martin

    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  marioverol Qui Set 15 2011, 17:02

    Fala, Martin...
    Bom, entrei nessa discursão por achar que é de enteresse de todos compartilhar conhecimentos a respeito deste assunto. Nunca me passou pela mente fazer prevalecer minhas idéias..Eu sei que vc sabe disso. Deste modo, só coloquei o que aconteceu comigo durante esses 2 anos voando Enya. E no meu gosto, prefiri voar com a top 11x4.. Sobre as agachadas durante o 8 sobre a cabeça, eu explico. realmente, volta e meia eu me abaixo para esticar o cabo nesta manobra. Mas repare que é sempre em dias de vento muito forte.. Sei que se eu apertar a agulha um pouco mais isso não seria preciso, porem se eu apertar demais, vai dar falta. Deste modo tenho certeza que não vou conseguir fazer muitas manobras. Já saindo um pouco menos apertado eu sei que vou sofrer um pouco para manter o cabo rijo durante o vôo, mas tenho certeza que vou fazer todas as manobras. Isso já aconteceu 3 vezes comigo.. Piracicaba 2011 (ventando pacarilhas) Aerofolia 2011 (ventando pacarilhas) e Jatai 2011 ( ventando bem também,. Se tive problemas de cabos em dias sem vento, foi somente por ter errado bem a agulha, mas não me lembro de, em campeonatos, ter acontecido isso.
    Abração,
    Verol
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  Osni Renato Qui Set 15 2011, 21:41

    Eita Martin !
    Como disse antes sem drama!
    Meu chapa, so questiono pq apesar de nao parecer sou pesquisador, e na pesquisa se precisa ter provas, serio sem provas sem credibilidade, vc sabe que é assim.
    Na boa existiu meso o teste de pista ?

    Por mais que o computador seja sofisticado e de ultima geracao na pratica a teoria é outra.

    Formula 1, eles tem os computadores mais finos que existem, concorda, uma equipe fez tudo simulado no computador, com todos os dados e condicoes, teoricamente o carro seria super, na hora que colocaram na pista nao rolou o carro saiu ruim.
    Apesar da tecnologia e coleta de dados associados a super programas de computador a coisa na hora do vamo vê pode ser diferente.A FERRAI testa tudo na pista.

    Essa helice eu ja usei em testes nos meus modelos, nao funcionou, muitos ja usaram e nao funcionou, pode ser que outra APC funcione ou funcione para outro tipo de regime de funcionamento.

    O que sempre quero que vc saque com questionamentos é que nao existe regra fixa, mesmo que os americanos digam isso, nao podemos nos ater a relatos.

    Se eu nao fosse questionador meu caro nao teria feito nada ate hoje, sempre questiono pq sei que pode melhorar, seja franco vc mesmo nunca botou fe nas coisas que eu fazia, e eu acho isso bom pq me ajudou a aprimorar cada vez mais.

    Mesmo vc estando bravo comigo eu nao estou bravo com vc.

    E bato na mesma tecla, nao fale que isso é a regra ou o melhor pq o gringo falou, eles tb cometem erros, vc nao sabe mas eu dei dicas de construcao para um cara que tava fazendo um Trivial nos EUA, ué ? eles nao sao os melhores? ate podem ser, mas sempre podemos saber uns detalhes a mais.

    VC MARTIN continua sendo meu amigo e pode sempre contar comigo para o que precisar, porem sempre vou questionar quem for, vc , Bene, Paulo Gomes.

    Ou vc acha que nao vou pegar no pé do Bene por ele ter parado de usar 4T e passar para PA75? Mas o 4T nao era o melhor do mundo?

    Chapa sempre, isso faz a gente crescer .

    Grande abraço

    DE MIM , OSNI
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  Osni Renato Qui Set 15 2011, 21:46

    Put´s !
    Esqueci de um detalhe .

    Martin os amigos falam a verdade na frente , os falsos falam nas costas.
    Isso nao faço.

    Best Regard´s , Osni

    Conteúdo patrocinado


    Ritmos de funcionamento de motores para F2B - Página 2 Empty Re: Ritmos de funcionamento de motores para F2B

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 04:54