Beleza, o projeto "Tupynike" tem uma história longa, que obviamente o Cmdte Daeuble pode contar muito melhor que eu, mas vou tentar fazer o melhor que puder, e narar o que sei dela ...
Lá pelos fins do 70 e início de 1980 um já experiente jovem aeromodelista ganha de presente um avião Batizado de "UAI" de outro excelente piloto e construtor, o Elizio Franco
O "UAI" foi um projeto próprio do Elízio para F2B, projeto este baseado num avião de enorme sucesso nos anos 70, o "Stiletto" do Less MacDonald, modelo com o qual o Less foi Campeão Mundial em 1976, e no caso do Elízio, o "UAI" foi um modelo com o qual o Elízio participou de um Campeonato Sulamericano no Uruguay se não me falha a memória
Após ganhar o "Uai" de presente o Sérgio e o saudoso pai dele precisavam de um motor mais forte do que um Fox 35 para o UAI, e pouco tempo depois ao que sei, o Sr Jorge Daeuble localiza e compra um Super Tigre 51 ou 56 para o Sérgio por no "UAI"
O Sérgio voou com o "UAI" aos montes e em um belo dia o modelo se espatifa no cimento por problema de rompimento de cabos ou comando, até o motor "Fuzilou"
Mas o cara era determinado, usando os momentos básicos do "UAI" partiu para o projeto de um F2B próprio, o Tupynike I e depois o Tupynike II, que foi desenvolvendo e modificando ao seu gosto e estilo de pilotagem
O tempo passou o Sérgio casou e mesmo afastado do VCC resolveu fazer uma versão menor do Tupynike para o seu filho, o saudoso Betinho.
Usando os parâmetros básicos do projeto do Tupynike grande desenvolveu uma versão menor do mesmo para usar um CB 25 recém adquirido, boa parte de seu material havia sido furtada da casa de sua mãe no período em que el se encontrava estudando fora, e o CB 25 era seu recomeço do zero
Em se tratando de uma nova versão, o Tupynike Jr foi um sucesso, bom voador, estável e sem vícios era um aviãozinho ideal pois era compacto, fácil de transportar e de consumo reduzido, pois um 25 bebe bem menos que um 46 ou mesmo um 51....
Pra encurtar a história, quero homenagear aqui ao amigo Sérgio postando um bonito Tupynike II muito bem construído pelo também excelente construtor Alexandre Takeshi Ueno
O Alexandre utilizou no acabamento do seu Tupynike II as cores da bandeira nacional e duplicou o esquema de cores usado na Esquadrilha da Fumaça nos tempos do jato Fouga Magister
Um abraço ao Sérgio, agradecendo ao mesmo por todo o empenho em prol do VCC nacional acima de tudo pela generosidade e pelo empenho para com todos e com tudo.
Abaixo, fotos do muito bonito Tupynike II by Alexandre Takeshi Ueno - Motor CB 46 ABC