VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+18
Eduardo Mancini
TAPXURE
CREMON
Daniel Battistini
Erich
Joaquim
Nandoflb
Adrianogardini
betocastrucci
jocarc
Wagner
Marcelo Brito
Alexandre Margonar
Marcus36X
Sérgio Daeuble
Thiago Borges
Morcegão
Manicaca
22 participantes

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 16 2012, 10:07

    Moçada, este brinquedo eu já vi muitos anos atrás, quase que com certeza varios de vcs também já viu ou teve.

    É um avião a pilha que voa em trajetória circular apertando um botão, cujo fio faz o papela de "cabo" do modelo.

    A "manete/lanterna" contém as pilhas que alimentam o motor do modelo Basketball

    Lembro também de uns legais que eram pendurados no teto com uma ventosa e eram pendurados porum fio de nylon que também "voavam" em círculos.

    O modelinho ilustrado está com o trem de pouso invertido

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 26249110


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 85786259

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Dom Dez 16 2012, 10:21

    Eu tinha um helicóptero da mesma marca e um amigo do prédio ao lado do meu tinha este modelo da foto. Quanto aos que ficam dependurados no teto, eu tive uns dois quando pequeno e atualmente tenho dois modelos (um avião e um heli) que comprei para meu filho mais ou menos em 2002, ambos com o mesmo sistema de fio de nylon e uma peça que fica fixada no teto.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Dez 16 2012, 10:59

    Me lembro do Vertiplano!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 16 2012, 12:41

    Sérgio Daeuble escreveu:Me lembro do Vertiplano!

    Então uma imagem pra relembrar e ... santa

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 48166603




    um videozinho ... Basketball

    https://www.youtube.com/watch?v=buARiiiAn3s
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Marcus36X Dom Dez 16 2012, 14:35

    Um amigo uma vez ganhou um aviãozinho desses, mas outro modelo.
    Ficavamos o dia todo voando com aquela coisa, mas era sensacional...
    O vertiplano então, se achar umpra comprar, já era, brinquedo muito legal e que não remete a vipolencia dos VG de hj em dia...

    Abç
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 16 2012, 16:37

    Marcão, muito legais suas memórias dos saudosos tempos. Realmente os brinquedos e jogos tem essa magia de fazer a gente viajar longe sunny

    Como vc falou em outro modelo de vertiplano fiquei pesquisando durante esta tarde e achei mais alguns tipos de "Vertibird" como eram chamados nos States.

    Vertibird - Resgate de Astronauta
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Vastro



    Vertibird - Polícia
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Vpol



    Vertibird - Resgate em Navio
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Vship


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Vshio2



    Desses brinquedos voadores eu tive um foguete que levava água dentro e com uma bombinha de ar, que servia de base pra lançamento e bomba de pressão ao mesmo tempo. O ar empurrava a água que servia de propulsor para o foguetinho. Alguém lembra do foguete ou do nome dele?




    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Dom Dez 16 2012, 17:15

    http://lista.mercadolivre.com.br/vertiplano#D[A:vertiplano,B:0]

    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  betocastrucci Dom Dez 16 2012, 17:54

    O Vertiplano não é do meu tempo de criança, não me lembro Very Happy Very Happy Very Happy (já voava ucontrol quando apareceu...)

    O foguete de água foi na época da chegada do homem à Lua, vinham dois no pacote com a bombinha e era vermelho transparente (mais para translucido) e subia o suficiente para cair em cima de telhados altos, árvores idem idem.... Até perder meus dois brinquei muito com eles, depois passei a perder planadores de balsa mesmo Evil or Very Mad Ainda na semana passada perdemos um Chico, culpa do meu filho que rebocou direito e minha que não me acertei a curva do modelo. Very Happy Very Happy
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Dom Dez 16 2012, 18:05

    Tive destes foguetes de água quando pequeno. A pouco tempo venderam um par no Mercado Livre se não me engano e não comprei devido a estar caro demais. Brinquei muito com eles e não lembro o fim que levaram.
    Quanto ao vertiplano, vários colegas meus tiveram dele na década de 70. Fez sucesso na época.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qua Dez 19 2012, 21:01

    Já havia decidido reduzir drasticamente os números de postagens que vinha fazendo no forum, mas seria uma pena não ilustrar estes dois brinquedos aéreos antigos.

    O primeiro é este "Simulador VCC" russo, que pela estrutura e comandos não deve diferir muitos dos Vertiplanos acima. Brinquedo bacana e já pertencente a uma outra era ... Rolling Eyes

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 11504100


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 79457237


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 69645211



    E este simulador de pouso simples porém muito original.

    O modelo é içado a uma determinada altura até a altura da estaca e que ao ser liberado vem deslizando por gravidade por um fio de nylon, que é acoplado a um manche.

    O Jogador então faz o treinamento de fazer o toque na pista e dar a direção desejada durante o pouso, muito legal e realmente diferente.

    Coisas simples que ainda poderiam fazer sucesso entre a garotada nos dias de hoje, além de ser um incentivo a atividades aeronáuticas.

    Realmente uma outra época ... Crying or Very sad

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 34767897


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 35721888


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 65829423



    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Qua Dez 19 2012, 21:36

    Com certeza estes brinquedos incentivaram muitos a entrar no aeromodelismo. Falo porque comigo foi assim.

    Acho muito legal lembrar destes brinquedos. Trás ótimas recordações. Very Happy:D:D
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Marcus36X Qui Dez 20 2012, 07:28

    Da onde é que o Manicaca acha essas coisas???? Basketball Basketball Basketball cheers cheers cheers
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Qui Dez 20 2012, 11:33

    Vivo me perguntando a mesma coisa. hehehehehe
    Não para não Manicaca, pois só você para encontrar essas coisas. Very Happy Very Happy Very Happy

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Qui Dez 20 2012, 18:29

    Então amigos, essas coisas são encontradas em um monte de lugares. Em foruns de colecionadores de briquedos antigos, em foruns de colecionadores de modelos pra motores 049, em site e blogs dos mais variados,em varios foruns estrangeiros, em sites de venda, enfim, por toda parte.

    Sempre que acho algo legal tenho trazido aqui pro grupo e pretendo continuar fazendo isso, porém em um número menor de postagens.

    Estamos aí ...
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Marcus36X Qui Dez 20 2012, 18:51

    Manicaca escreveu:Então amigos, essas coisas são encontradas em um monte de lugares. Em foruns de colecionadores de briquedos antigos, em foruns de colecionadores de modelos pra motores 049, em site e blogs dos mais variados,em varios foruns estrangeiros, em sites de venda, enfim, por toda parte.

    Sempre que acho algo legal tenho trazido aqui pro grupo e pretendo continuar fazendo isso, porém em um número menor de postagens.

    Estamos aí ...

    Ah, menor por que??? Sad

    Abç
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Alexandre Margonar Seg Jan 07 2013, 16:10



    Comander Adriano,

    Estou de volta depois de uma pausa desde Novembro.

    Show de bola reiniciar relembrando e vendo maravilhas iguais a estas.

    Nem pense em diminuir nada por aqui amigão.

    Feliz 2013!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 08 2013, 20:13

    Valeu Alexandre, sempre bom te encontrar por aqui.

    Vcs sabiam que o Nobler teve versão de r/c?
    Curioso não? Shocked

    Fazendo uma pesquisa constatei a existência tanto de uma versão em kit tradicional como uma versão mais recente que parece ser ARF.

    Embora os modelos de rc e vcc sejam semelhantes na aparência, não se pode dizer que sejam exatamente iguais como poderão ver pelas ilustrações. a maior diferença que notei entre outras foi no desenho da deriva, talvez propositalmente aumentada em virtude de necessidade de área de comando pro modelo de RC.

    pra quem quiser curtir ...

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 12157464


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 67942934


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 78727610


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 91951255





    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 08 2013, 20:29

    Como comparação algumas imagens do Nobler tradicional de vcc.

    Inclusive uma imagem muito legal de um Aldrich ainda muito jovem segurando sua criação antes de ser lançado em kit, estimo meados de 1955/56

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Topa1005550



    [IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img542/9470/noblerbyaldrich.jpg][/IMG]



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Nobelec



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 75929865

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 08 2013, 20:34

    Re anexando a imagem do Nobler e do Aldrich que não havia anexado corretamente

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Noblerbyaldrich

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Morcegão Ter Jan 08 2013, 20:35

    Descobre cada coisa... Very Happy
    Nunca pensei ter existido uma versão RC deste modelo. Sempre ouvi falar muito do modelo para VCC. Conheci alguns colegas que tinham e sempre gostei muito deste modelo.

    cheers cheers cheers
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Ter Jan 08 2013, 20:48

    Curioso mesmo né Morcegão?

    Os relatos que li sobre a versão de RC dizem que ele também é um espetáculo em voo, assim como o de vcc sempre foi.

    O proprio título do artigo que apresentou o Nobler na revista Flying Models em 52 já dizia tudo: "Stunting can be smooth", ou algo como ... A acrobacia pode ser suave

    Antes do surgimento do Nobler, os modelos Stunt eram nervosos e aríscos. O Nobler então veio a inaugurar uma nova era em fluidez e suavidade em voo, desenhando manobras de uma maneira desconhecida até então.



    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Man19521nobler

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Jan 12 2013, 18:29

    Três Mustangs interessantes.

    O primeiro é um plastimodelo com as asas e a fuselage visíveis que deixam a mostra a localização e os componentes mecânicos, um show ! Lindo mesmo Basketball
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 26234856



    O segundo Mustang é um P-51 de voo livre elétrico que já vem até com um motor e redução no próprio kit. É um kit japonês
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 70079905



    E o terceiro Mustang, embora simples, também é bem bacana. Também é de voo livre e tem uma manopla com uma cordinha, que aciona a hélice do modelo, que ao ser acionada faz o modelinho voar. Tem uma observação no encarte do modelo que menciona que o modelo emite um "ronco" ao ser lançado simulando o som de um motor. Simples e bacana cheers
    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Kgrhqnqsfc6q0yvbbq47lgy


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Jan 19 2013, 07:13

    Encontrei umas capas de revistas muito antigas (Aero Modeller) muito legais.
    Seguem umas desenhadas a mão, espero que curtam Basketball

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 44626154


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 62322611


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 17744926


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 67388214


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 53717105

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Jan 19 2013, 07:23

    Separei algumas que contém modelos de VCC nas capas
    Bem legais também bounce

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 45587133


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 20246308


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 27738929


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 87743254


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 39819902


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 79551507



    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Manicaca Sáb Jan 19 2013, 07:27

    Ishh a do modelo de corridas saiu 2 vezes hehehe Embarassed
    Posto esta última de um modelo de Spitfire à elástico gigante (escala "jumbo"), lindo ! bom

    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 55351109


    Conteúdo patrocinado


    Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais  - Página 11 Empty Re: Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 04:58