+18
Eduardo Mancini
TAPXURE
CREMON
Daniel Battistini
Erich
Joaquim
Nandoflb
Adrianogardini
betocastrucci
jocarc
Wagner
Marcelo Brito
Alexandre Margonar
Marcus36X
Sérgio Daeuble
Thiago Borges
Morcegão
Manicaca
22 participantes
Aeromodelismo clássico - Modelos, kits, motores e tudo mais
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2863
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
Beleza!!!!!Agora sei poeque o Manicaca II voa tão bem............ Muito parecido o perfil e momentos!!!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Beleza, finalizando o quiz, quem desenhou o Foxy (raposinha) foi um garoto chamado George M Aldrich alguns anos antes de desenhar também o seu famoso Nobler, daí a semelhança inegável com o Nobler.
Pelo que acompanhei o Nobler foi a evolução de muitos e muitos projetos e ensaios em modelos de muitas configuraçãoes, momentos e aerodinâmica até chegar em um balanço final que fimalizou no Nobler
Também pelo que consta as linhas do Foxy e também as do Nobler foram inspiradas em um avião de corridas francês, o Caudron C 460 pelo qual o George tinha grande admiração
Pra quem quiser acompanhar melhor o Foxy, uma página do artigo original e uma imagem do desenho dele baixado internet afora
Pelo que acompanhei o Nobler foi a evolução de muitos e muitos projetos e ensaios em modelos de muitas configuraçãoes, momentos e aerodinâmica até chegar em um balanço final que fimalizou no Nobler
Também pelo que consta as linhas do Foxy e também as do Nobler foram inspiradas em um avião de corridas francês, o Caudron C 460 pelo qual o George tinha grande admiração
Pra quem quiser acompanhar melhor o Foxy, uma página do artigo original e uma imagem do desenho dele baixado internet afora
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Imagens do Caudron em versões 460 e 450, realmente parecem ter inspirado bastante as linhas do Nobler
Fotografias: claspgarage.com
Fotografias: claspgarage.com
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Vídeo interessante da base aérea de Yokota no Japão ocupada após a segunda guerra, na qual os americanos em um clima bem descontraído, jogam beisebol, fazem tiro ao prato e voam vcc com varios tipos de modelos, além de curtir a praia e dar passeios legais pela região. Não tem som original, mas é de boa qualidade com uma trilha sonora interessante
Link do filme: https://youtu.be/4V2xvP1qgQs
Link do filme: https://youtu.be/4V2xvP1qgQs
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
Muito legal Commander Adriano.
Reparei em alguns detalhes que me surpreendeu:
Quando aparece a B-29 no chão, atrás dela tem um avião com pulso jato, que naquela época deveria ser uma coisa de louco.
Outra coisa é alguns modelos voando no sentido horário e outros no anti horário.
E por ultimo o voo com 4 aviões (isso o que eu vi no vídeo), alem do cotidiano dos soldados nos dias de folga.
Sorte que tinha algumas "gatas" na praia, KKKKKK
Valeu Commander.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Bem observado Alexandre
Ou alguns desses pilotos eram canhotos e montaram os modelos "ao contrário" por isso ou de repente foi apenas um efeito de "espelhamento" do vídeo
Imagino que em um Japão já dominado após a segunda guerra não havia muito para se fazer belicamente falando, logo o lance era curtir o sol, jogar beisebol, voar um aeromodelinho e treinar tiro esportivo, além de claro curtir uma bela praia em toda a sua plenitude
Ou alguns desses pilotos eram canhotos e montaram os modelos "ao contrário" por isso ou de repente foi apenas um efeito de "espelhamento" do vídeo
Imagino que em um Japão já dominado após a segunda guerra não havia muito para se fazer belicamente falando, logo o lance era curtir o sol, jogar beisebol, voar um aeromodelinho e treinar tiro esportivo, além de claro curtir uma bela praia em toda a sua plenitude
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Dando aquela passeada pelo Stunthangar em uma postagem sobre o clássico Rogue do Bill Simons, deparei com varias imagens muito legais do mesmo projeto. Quem brilhantemente está sempre por lá, inclusive nesta postagem em específico é o nosso querido Markito Cordeiro, sempre discorrendo em um inglês fantástico e de forma muito digna nos representando por este conceituado fórum. Logo logo teremos um Rogue por aqui, que certamente fará muito sucesso como tudo o que o Marcão tem feito nos últimos tempos
Umas Imagens do Rogue como um tira gosto
Crédito de Imagens: Dave Denison / Stunthangar
Umas Imagens do Rogue como um tira gosto
Crédito de Imagens: Dave Denison / Stunthangar
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
É fuçando que se acham as coisas.
Que o Chipmunk da SIG é um grande avião, todo mundo já sabe
Mas, nas andanças lá pelo Stunthangar não é que achei uma página sobre o modelo escrita pelo próprio Mike Gretz, projetista da própria SIG, contando a história do desenvolvimento do modelo em sua vitoriosa trajetória.
O currículo do modelo é "apenas" este:
Jim Van Loo CL-3 CHIPMUNK
1st place Senior Stunt 1969 Nats by Mike Stott
Mike Stott CL-19 SUPER CHIPMUNK
1st place Junior Stunt 1976 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1977 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1978 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1979 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1980 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1983 Nats by Jim McClellan
1st place Senior Stunt 1984 Nats by Jim McClellan
1st place Senior Stunt 1985 Nats by Jim McClellan
Imagem ilustrativa do modelo e o link da página pra quem quiser. O Sérjão tem um kit desses lacrado !!
Crédito de imagem e construção: Javier Fernandez - Espanha / Vuelocircular.com
Link da página: http://members.zumatel.net/mdgretz/Chipmunk.htm
Que o Chipmunk da SIG é um grande avião, todo mundo já sabe
Mas, nas andanças lá pelo Stunthangar não é que achei uma página sobre o modelo escrita pelo próprio Mike Gretz, projetista da própria SIG, contando a história do desenvolvimento do modelo em sua vitoriosa trajetória.
O currículo do modelo é "apenas" este:
Jim Van Loo CL-3 CHIPMUNK
1st place Senior Stunt 1969 Nats by Mike Stott
Mike Stott CL-19 SUPER CHIPMUNK
1st place Junior Stunt 1976 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1977 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1978 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1979 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1980 Nats by Dave Fitzgerald
1st place Senior Stunt 1983 Nats by Jim McClellan
1st place Senior Stunt 1984 Nats by Jim McClellan
1st place Senior Stunt 1985 Nats by Jim McClellan
Imagem ilustrativa do modelo e o link da página pra quem quiser. O Sérjão tem um kit desses lacrado !!
Crédito de imagem e construção: Javier Fernandez - Espanha / Vuelocircular.com
Link da página: http://members.zumatel.net/mdgretz/Chipmunk.htm
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Um belíssimo Stiletto, este construído pelo brilhante aeromodelista e piloto espanhol Ignácio Gil Saenz
Motorização: Super Tigre G 21/46
Umas imagens:
Imagens e Construção: Ignácio Gil Saenz - Espanha / miliamperios.com
Motorização: Super Tigre G 21/46
Umas imagens:
Imagens e Construção: Ignácio Gil Saenz - Espanha / miliamperios.com
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2863
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
Beleza de clássicos!!!!!!!
Verdade! Tenho um kit do Chipmunk e um Fox 36XX......... O motor já botei na bancada!!!!!! Forte!!!!!!!
Será que estes modelos são com pintura????
Verdade! Tenho um kit do Chipmunk e um Fox 36XX......... O motor já botei na bancada!!!!!! Forte!!!!!!!
Será que estes modelos são com pintura????
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Sérgio, aparenta ser pintura sim, vou fazer o seguinte, vou lá no fórum espanhol buscar o link do tópico e postar o link do Stiletto pra quem quiser, tem fotos da construção, devem ter do acabamento também
Já retorno !
Já retorno !
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
É pintura mesmo brô !
O modelo é muito lindo mesmo
Segue o link da cosntrução do modelo e mais duas imagens de lá, que são do Ignácio Gil Saenz
Segue o link do modelo lá no fórum espanhol: http://www.miliamperios.com/foro/vuelo-circular-f29/stiletto-t156857.html
O modelo é muito lindo mesmo
Segue o link da cosntrução do modelo e mais duas imagens de lá, que são do Ignácio Gil Saenz
Segue o link do modelo lá no fórum espanhol: http://www.miliamperios.com/foro/vuelo-circular-f29/stiletto-t156857.html
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
Muito bom, gostei.
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
Show!!!!
Alem do belíssimo trabalho...
Gostei da "bancada de pintura" do Gil!!!
Alem do belíssimo trabalho...
Gostei da "bancada de pintura" do Gil!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Sou muito fã do Bi Slob e acabei achando um dos melhores vídeos do modelo que vi até agora, muito bom mesmo
Link pra quem quiser: https://youtu.be/xcC7NOQX4W0
Imagem ilustrativa do modelo
Link pra quem quiser: https://youtu.be/xcC7NOQX4W0
Imagem ilustrativa do modelo
Marcus36X- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3341
Idade : 52
Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
Mani e amigos do fórum
Minha história (história mesmo e não estória..) com o Rogue vem do dia que comprei minha primeira Esporte Modelismo, a nr 5, e nessa revista veio a cópia da planta dele....
Como assim asas de isopor?? e que [] é essa de flaps com enflechamento?? E o design?? Foi paixão de moleque a primeira vista.
Como já estudava Inglês, pedi ajuda a minha professora e escrevi uma carta para a Flying Models perguntando como eu poderia conseguir a planta.
Eles, muito educadamente, me responderam que eu deveria enviar U$10.00 para eles dentro de um envelope...
O que eu não esperava era chegar em casa uns dias depois e achar um envelope grande na porta.... E dentro do envelope, a planta do mesmo!!!
E eu nem tinha enviado dinheiro nenhum.... lógico que enviei depois os 10 obamas...
E a planta ficou guardada por todos esses anos, até que um tempo atrás, descobri que o Bob Hunt cortava a asa de isopor do Rogue, e conversando com ele, ele até me contou umas coisas sobre esse modelo, e encomendei as asas, estabilizador e profundores em isopor...
Assim que terminar o Griffon, o próximo que vai para a bancada será o Rogue...
esse será feito todo com balsa contest grade que trarei via Walter Umland, e será pintado igual ao do mestre Bill Simons.
Bill, hj em dia, esta com sua saúde seriamente afetada e vive em uma casa de repouso pois necessita de assistência constante.... Uma pena...
Como eu sempre digo, nunca desista de um sonho, mesmo que leve muitos anos para vc conseguir, nunca desista....
E só pra seguir a linha do mestre Simons, vou usar um motor Enya no meu Rogue, mas será o 50SS... Bill usou um 45, mas não sei o modelo....
De uma forma ou de outra, o Rogue é o modelo mais lindo que já vi... e se alguém reparar, o Crossfire do Bob Hunt é bem parecido não???
Coincidência??
Fica ai pra vcs decidirem....
Eu diria que não.... Ups, to falando demais...rsrs
YeppeeHaiHouKaYay
Minha história (história mesmo e não estória..) com o Rogue vem do dia que comprei minha primeira Esporte Modelismo, a nr 5, e nessa revista veio a cópia da planta dele....
Como assim asas de isopor?? e que [] é essa de flaps com enflechamento?? E o design?? Foi paixão de moleque a primeira vista.
Como já estudava Inglês, pedi ajuda a minha professora e escrevi uma carta para a Flying Models perguntando como eu poderia conseguir a planta.
Eles, muito educadamente, me responderam que eu deveria enviar U$10.00 para eles dentro de um envelope...
O que eu não esperava era chegar em casa uns dias depois e achar um envelope grande na porta.... E dentro do envelope, a planta do mesmo!!!
E eu nem tinha enviado dinheiro nenhum.... lógico que enviei depois os 10 obamas...
E a planta ficou guardada por todos esses anos, até que um tempo atrás, descobri que o Bob Hunt cortava a asa de isopor do Rogue, e conversando com ele, ele até me contou umas coisas sobre esse modelo, e encomendei as asas, estabilizador e profundores em isopor...
Assim que terminar o Griffon, o próximo que vai para a bancada será o Rogue...
esse será feito todo com balsa contest grade que trarei via Walter Umland, e será pintado igual ao do mestre Bill Simons.
Bill, hj em dia, esta com sua saúde seriamente afetada e vive em uma casa de repouso pois necessita de assistência constante.... Uma pena...
Como eu sempre digo, nunca desista de um sonho, mesmo que leve muitos anos para vc conseguir, nunca desista....
E só pra seguir a linha do mestre Simons, vou usar um motor Enya no meu Rogue, mas será o 50SS... Bill usou um 45, mas não sei o modelo....
De uma forma ou de outra, o Rogue é o modelo mais lindo que já vi... e se alguém reparar, o Crossfire do Bob Hunt é bem parecido não???
Coincidência??
Fica ai pra vcs decidirem....
Eu diria que não.... Ups, to falando demais...rsrs
YeppeeHaiHouKaYay
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Dando uma navegada por alguns sites, dei conta de que infelizmente faleceu ontem, na cidade de Monza na Italia o grande campeão italiano, europeu e mega projetista Luciano Compostella aos 79 anos de idade. Compostella é talvez um dos maiores pilotos europeus de todos os tempos tendo conquistado sete vezes o campeonato europeu de acrobacias entre tantos outros títulos. Ele também foi autor de um grande número de projetos de F2B aclamados e festajados mundo afora.
Descanse em paz Luciano
Imagem e fonte da Informação: http://www.ilcittadinomb.it/stories/Cronaca/monza-addio-a-compostella-coltelli-e-aerei-le-sue-passioni_1013730_11/
Descanse em paz Luciano
Imagem e fonte da Informação: http://www.ilcittadinomb.it/stories/Cronaca/monza-addio-a-compostella-coltelli-e-aerei-le-sue-passioni_1013730_11/
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Na realidade cometi um equívoco, pois apesar da página do jornal estar datada de 2014, em verdade a passagem do compostella de fato se deu em julho de 2013, erro pelo qual peço desculpas, porém nunca sendo tarde para se prestar uma homenagem tão merecida
Dando uma pequena pesquisada sobre os projetos dele na rede coloco abaixo algumas imagens dele e de alguns de seus projetos vencedores
O Sr Compostella e seu Tango
Lampo & Falco
Imagens: Stunthangar
Dando uma pequena pesquisada sobre os projetos dele na rede coloco abaixo algumas imagens dele e de alguns de seus projetos vencedores
O Sr Compostella e seu Tango
Lampo & Falco
Imagens: Stunthangar
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
Muito legal Manicaca!
A gente sabe muito sobre os pilotos (e projetistas) americanos. Os europeus são
bem menos conhecidos por aqui (acho)!!!
Interessante os projetos com o motor em pé e carenados! Pouco usual, até hoje!
Abraços;
Tapxure
A gente sabe muito sobre os pilotos (e projetistas) americanos. Os europeus são
bem menos conhecidos por aqui (acho)!!!
Interessante os projetos com o motor em pé e carenados! Pouco usual, até hoje!
Abraços;
Tapxure
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
É verdade Taps, vc disse uma grande verdade.
Creio que o marketing e as forças das empresas americanas fortaleceram e em muito a divulgação de nomes americanos e notícias de suas façanhas, extendendo isso ao seus atletas e patrocinados. Marcas como Top Flite entre outras que produziram kits e componentes dos melhores aviões, motores e peças aos milhares e anúncios nas principais revistas e mídias disponíveis enalteceram com justiça esses grandes personagens, ao passo que do outro lado embora também com grandes nomes no modelismo e pilotos de primeira grandeza não contaram com uma divulgação nem parecida.
Embora em pé de igualdade no que tange a pilotagem e construção a diferença brutal de marketing "pesou" muito na horade se comparar o "peso" dos nomes através dos anos
Coloco alguns anúncios do meu acervo pra ilustrar o que disse acima
Bob Palmer em anúncio da Pactra
Dave Fritzgerald em anúncios da SIG
Bob Gieseke em anúncio da TF
George Aldrich e James Payson em anúncio da Fox
Creio que o marketing e as forças das empresas americanas fortaleceram e em muito a divulgação de nomes americanos e notícias de suas façanhas, extendendo isso ao seus atletas e patrocinados. Marcas como Top Flite entre outras que produziram kits e componentes dos melhores aviões, motores e peças aos milhares e anúncios nas principais revistas e mídias disponíveis enalteceram com justiça esses grandes personagens, ao passo que do outro lado embora também com grandes nomes no modelismo e pilotos de primeira grandeza não contaram com uma divulgação nem parecida.
Embora em pé de igualdade no que tange a pilotagem e construção a diferença brutal de marketing "pesou" muito na horade se comparar o "peso" dos nomes através dos anos
Coloco alguns anúncios do meu acervo pra ilustrar o que disse acima
Bob Palmer em anúncio da Pactra
Dave Fritzgerald em anúncios da SIG
Bob Gieseke em anúncio da TF
George Aldrich e James Payson em anúncio da Fox
betocastrucci- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1040
Idade : 60
Data de inscrição : 01/11/2008
A diferença entre os norte americanos e europeus é como a F1 e a F Indy. Na F1 vale o equipamento, a equipe, o piloto é mais uma peça no sistema. Na F Indy os carros são menos desenvolvidos, todos praticamente iguais, o piloto tem um valor alto no resultado. É a terra dos self made man, palavra que soava quase como palavrão na Europa, terra das instituições, da realeza, da nobreza. O marketing simplesmente espelhou essa cultura.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Modelo raramente visto em VCC principalmente em se tratando de um modelo 1/2 A, no caso um Dornier DO-335, avião alemão da WW II com dois motores em linha
Este aqui foi construído pelo John Rist usando como propulsão dois Cox Tee Dee 049 pressurizados (chupeta)
O detalhe que chama a atenção é a montagem do propulsor traseiro montado no meio da fuselagem nos mesmos moldes que no P-39 Airacobra, usando um eixo para acionar a hélice traseira (pusher)
A qualidade da montagem e do acabamento são no mínimo impressionantes !
Especificações do modelo pelo próprio Sr Rist:
Dornier Do-335
Scale = 1/22.5
Model wing span = 24"
Model Power: Two Cox TD .049
Model weight: 23.5 oz (1.46 lb)
Line set: .010" x 2 x 38' SS Braided
Pull Test: 1.46 lb x 10 = 14.6 lb ( 14 lb, 10 oz.)
Fotos do modelo abaixo
Imagens: John Rist & Rollin Keszler / Stunt Hangar
Este aqui foi construído pelo John Rist usando como propulsão dois Cox Tee Dee 049 pressurizados (chupeta)
O detalhe que chama a atenção é a montagem do propulsor traseiro montado no meio da fuselagem nos mesmos moldes que no P-39 Airacobra, usando um eixo para acionar a hélice traseira (pusher)
A qualidade da montagem e do acabamento são no mínimo impressionantes !
Especificações do modelo pelo próprio Sr Rist:
Dornier Do-335
Scale = 1/22.5
Model wing span = 24"
Model Power: Two Cox TD .049
Model weight: 23.5 oz (1.46 lb)
Line set: .010" x 2 x 38' SS Braided
Pull Test: 1.46 lb x 10 = 14.6 lb ( 14 lb, 10 oz.)
Fotos do modelo abaixo
Imagens: John Rist & Rollin Keszler / Stunt Hangar
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3963
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
Alexandre Margonar- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1447
Idade : 62
Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
Data de inscrição : 04/07/2010
Commander, que legal este Dornier, bem incomum para um VCC e ainda mais perfilado e com Cox 0.49!
RC eu já vi muitos, mas VCC é o primeiro.
Muito bem feito e acabado, você notou a pintura do cockpit, com efeito de reflexo?
Gostei muito.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6632
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
Impressionante mesmo não Margonar ??
Imagino que seja um modelo pra competir em provas de escala 1/2A, pois o modelo é muito bonito muito bem acabado e com uma engenharia notável
Gostei muito também do detalhe da cabine com material refletivo como vc também bem notou
Construção e acabamento de gente "grande"
abraço
Imagino que seja um modelo pra competir em provas de escala 1/2A, pois o modelo é muito bonito muito bem acabado e com uma engenharia notável
Gostei muito também do detalhe da cabine com material refletivo como vc também bem notou
Construção e acabamento de gente "grande"
abraço
|
|