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Fuji 099 S
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº26
Re: Fuji 099 S
Lembra bastante sim Sérjão. Mais duas pra comparar ...
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº27
Re: Fuji 099 S
[b]Colega Amigos e Veteranos
Não precisa me agradecer eu estou aqui com vocês: primeiramente porque eu gosto de aeromodelismo , em segundo poquer estamos num grupo muito bacana democraticamente aberto , e não é porque eu tenho 57 anos no aeromodelismo que sou melhor tenho uma vida devotada ao aeromodelismo; estou na frente somente na idade 66 anos ; porem o mais importante é oque estou vendo e aprendendo com os colegas , e isso sim que eu reconheço como verdadeiros colegas no aeromodelismo .
Vejam bem outra coisa interessante a JR para não queimar o seu nome lançou; primeiramente a linha de radios Spectrum , depois que deu tudo certo e resolvido , entrou em sena a serie 2.4 de radios JR , esta e segunda vez que JR faz esta tatica de mercado na decada de 80 lançou a linha de Radios Cirrus FM Narrow band tambem exentes Rados , posteriomente lançou uma linha da Radios JR PPM e PCM .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Não precisa me agradecer eu estou aqui com vocês: primeiramente porque eu gosto de aeromodelismo , em segundo poquer estamos num grupo muito bacana democraticamente aberto , e não é porque eu tenho 57 anos no aeromodelismo que sou melhor tenho uma vida devotada ao aeromodelismo; estou na frente somente na idade 66 anos ; porem o mais importante é oque estou vendo e aprendendo com os colegas , e isso sim que eu reconheço como verdadeiros colegas no aeromodelismo .
Vejam bem outra coisa interessante a JR para não queimar o seu nome lançou; primeiramente a linha de radios Spectrum , depois que deu tudo certo e resolvido , entrou em sena a serie 2.4 de radios JR , esta e segunda vez que JR faz esta tatica de mercado na decada de 80 lançou a linha de Radios Cirrus FM Narrow band tambem exentes Rados , posteriomente lançou uma linha da Radios JR PPM e PCM .
100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº28
Re: Fuji 099 S
Resolvi colocar o Fujinho na Flite Streak Trainer que foi feita para o Enya 15, com isso retirei 40 gramas de chumbo da cauda, fora a diferença de peso dos motores. E o CG ao menos ficou dentro da asa. O modelo ficou com umas 450g pronto pra voar, vamos ver se o motor consegue puxar. O detalhe interessante é que a furação do montante do Fuji 099 é idêntica à do Enya 15!!!! Não precisei alterar nada no nariz.
Vou usar hélice Master 8x4 que na bancada girou umas 10000 rpm. O cabo ainda não decidi o comprimento, creio que uns 12 metros devem ser suficientes.
Vou usar hélice Master 8x4 que na bancada girou umas 10000 rpm. O cabo ainda não decidi o comprimento, creio que uns 12 metros devem ser suficientes.
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº29
Re: Fuji 099 S
Beleza Beto, acho que 12 metros de cabo vai legal no teu Fuji 09, mas 8 X 4 de hélice pra ele acho que vai "pesar" um pouco. Mas só testando mesmo pra ver. O modelo está muito bonitinho
abraço
abraço
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº30
Re: Fuji 099 S
Vasculhando meus arquivos encontrei um manual dos Fuji (de 099 a 40). No rodapé da segunda folha tem uma tabela de hélices sugeridas, quem sabe isso pode ajudar um pouco
Morcegão- Usuário Master
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- Mensagem nº31
Re: Fuji 099 S
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº32
Re: Fuji 099 S
Manicaca escreveu:Beleza Beto, acho que 12 metros de cabo vai legal no teu Fuji 09, mas 8 X 4 de hélice pra ele acho que vai "pesar" um pouco. Mas só testando mesmo pra ver. O modelo está muito bonitinho
abraço
Na bancada a rotação com a 7x5 (recomendada na tabela) e com a 8x4 foram muito próximas, significando que a potência exigida pelas hélices é semelhante. A idéia de iniciar com a 8x4 é conseguir mais empuxo com menor velocidade de passo, como se andasse numa marcha mais reduzida. Mais empuxo para carregar um modelo mais pesado, feito para motor .15, e menor velocidade de passo para facilitar o voo de aprendizado voando mais lento. Desde que essa velocidade seja acima da velocidade de estol do modelo.
Pelos testes que você publicou acima, o maior torque deste motor é nas faixas mais baixas perto dos 8000 rpm e a maior potencia na faixa das 11500 rpm. Com a 8x4 e com a 7x5 virou próximo a 10500 rpm, dentro da faixa de utilização. Poderia até mesmo usar uma hélice maior como 8x5 sem prejudicar o motor chegando mais próximo do máximo torque, ou menor como 7x4 para chegar próximo do pico de potência.
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº33
Re: Fuji 099 S
Colegas Veteranos e Comandantes
Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 nesta epoca parecia uma xeros do Enya , o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
O que eu apanhei deste motor que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
Foi ai a minha primeira lição ! que ue jamis esqueci sempre ler o manual de instução do motor e sempre trocar idea co alguem qu tem o motor "
100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 nesta epoca parecia uma xeros do Enya , o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
O que eu apanhei deste motor que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
Foi ai a minha primeira lição ! que ue jamis esqueci sempre ler o manual de instução do motor e sempre trocar idea co alguem qu tem o motor "
100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
Mario Zuffo BRA-00076- Usuário Master
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- Mensagem nº34
Re: Fuji 099 S
Colegas Veteranos e Comandantes
Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 na decada de 60 epoca parecia uma copia do Enya 15, o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
E eu que de tanto apnhar do motor , que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
Foi ai a minha primeira lição que ue jamais esqueci em toda a minha vida sempre de ler sempre o manual de instução do motor e sempre que possivel trocar idea com alguem que tem o motor é sempre bom "
100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 na decada de 60 epoca parecia uma copia do Enya 15, o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
E eu que de tanto apnhar do motor , que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
Foi ai a minha primeira lição que ue jamais esqueci em toda a minha vida sempre de ler sempre o manual de instução do motor e sempre que possivel trocar idea com alguem que tem o motor é sempre bom "
100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº35
Re: Fuji 099 S
betocastrucci escreveu:Manicaca escreveu:Beleza Beto, acho que 12 metros de cabo vai legal no teu Fuji 09, mas 8 X 4 de hélice pra ele acho que vai "pesar" um pouco. Mas só testando mesmo pra ver. O modelo está muito bonitinho
abraço
Na bancada a rotação com a 7x5 (recomendada na tabela) e com a 8x4 foram muito próximas, significando que a potência exigida pelas hélices é semelhante. A idéia de iniciar com a 8x4 é conseguir mais empuxo com menor velocidade de passo, como se andasse numa marcha mais reduzida. Mais empuxo para carregar um modelo mais pesado, feito para motor .15, e menor velocidade de passo para facilitar o voo de aprendizado voando mais lento. Desde que essa velocidade seja acima da velocidade de estol do modelo.
Pelos testes que você publicou acima, o maior torque deste motor é nas faixas mais baixas perto dos 8000 rpm e a maior potencia na faixa das 11500 rpm. Com a 8x4 e com a 7x5 virou próximo a 10500 rpm, dentro da faixa de utilização. Poderia até mesmo usar uma hélice maior como 8x5 sem prejudicar o motor chegando mais próximo do máximo torque, ou menor como 7x4 para chegar próximo do pico de potência.
Beto muito pertinentes suas observações e as análises dos momentos de torque e potência do gráfico do motor.
Disse que achava que a 8 X 4 ficaria "pesada" apenas de chute, mas como vc mesmo analisou ela se enquadrada bem na faixa de torque do Fujinho 099
Bem observado e obrigado por compartilhar suas análises com a gente
abraço
Manicaca- Usuário Master
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- Mensagem nº36
Re: Fuji 099 S
Mario Zuffo BRA-00076 escreveu:Colegas Veteranos e Comandantes
Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 na decada de 60 epoca parecia uma copia do Enya 15, o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
E eu que de tanto apnhar do motor , que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
Foi ai a minha primeira lição que ue jamais esqueci em toda a minha vida sempre de ler sempre o manual de instução do motor e sempre que possivel trocar idea com alguem que tem o motor é sempre bom "
100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
Marião, realmente os dois 15 da Enya e da Fuji eram parecidos
Seguem duas imagens pra comparação
betocastrucci- Usuário Master
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- Mensagem nº37
Re: Fuji 099 S
Ontem no Taquaral fiz a "estréia" do Fuji 099 em voo, voei a Flite Trainer com cabo de 12 metros (olhal a olhal do cabo), hélice Master 8x4 e glow meio a meio Byron 20 20 e Fox 35 (28% ricino). O modelo voou super bem dentro dos propósitos a que se destina, o motor berrou forte o voo inteiro, sendo o maior problema o tempo de voo pois usei um tanque para motor .15 (uns 50 ml) e mesmo sem estar cheio o voo foi muito longo
A Flitezinha voou melhor neste setup (motor 099, cabo de 12 m) do que com o setup original (motor 15, cabo de 15m) por conta da menor carga alar, pois com o motor 15 o modelo carregava mais de 40g de chumbo na cauda. Agora o próximo passo será convencer os meninos a voarem com ele.
A Flitezinha voou melhor neste setup (motor 099, cabo de 12 m) do que com o setup original (motor 15, cabo de 15m) por conta da menor carga alar, pois com o motor 15 o modelo carregava mais de 40g de chumbo na cauda. Agora o próximo passo será convencer os meninos a voarem com ele.
Manicaca- Usuário Master
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Re: Fuji 099 S
Que bacana Beto
É sempre bom ver o retorno de um equipamento clássico na pista, mais ainda nas mãos dos amigos.
Se vc puder mande umas fotos pro grupo dos meninos voando com ele.
abraço
Carlo
É sempre bom ver o retorno de um equipamento clássico na pista, mais ainda nas mãos dos amigos.
Se vc puder mande umas fotos pro grupo dos meninos voando com ele.
abraço
Carlo
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº39
Re: Fuji 099 S
O Fuji 09 ageuentou uma 8x4? Não deu super aquecimento? A Hélice recomendada seria uma 7x4 ou 7x5.
betocastrucci- Usuário Master
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Re: Fuji 099 S
Sérgio,
testei em bancada o motor com a 7x5 e com a 8x4 da Master Airscrew, em ambas deu praticamente a mesma rotação (diferença de uns 100 rpm) mostrando que geram a mesma carga para o motor. Então, se com a 7x5 não dá problema, com a 8x4 também não. Segundo os testes do artigo que o Carlo postou, o maior torque do motor é na faixa de 8000 rpm e a de maior potência na faixa das 11000 rpm, e com as hélices que testei girou na faixa de 10000 rpm, mostrando também que está dentro da faixa de uso do motor. E por final fiz dois voos com tempo bem mais longo que a minha paciência e o motor se comportou da mesma forma do inicio ao final esvaziando o tanque nos dois voos. Se estivesse superaquecendo iria alterar a rotação e acabaria morrendo antes do final do tanque. De qualquer forma a quantidade de óleo e de nitrometano ajudam a rodar mais frio.
Caso eu use este motor para um modelo acrobático, vou tentar achar uma hélice para o motor rodar na faixa das 11000 rpm para extrair a máxima potência, e deve ser uma 7x4.
testei em bancada o motor com a 7x5 e com a 8x4 da Master Airscrew, em ambas deu praticamente a mesma rotação (diferença de uns 100 rpm) mostrando que geram a mesma carga para o motor. Então, se com a 7x5 não dá problema, com a 8x4 também não. Segundo os testes do artigo que o Carlo postou, o maior torque do motor é na faixa de 8000 rpm e a de maior potência na faixa das 11000 rpm, e com as hélices que testei girou na faixa de 10000 rpm, mostrando também que está dentro da faixa de uso do motor. E por final fiz dois voos com tempo bem mais longo que a minha paciência e o motor se comportou da mesma forma do inicio ao final esvaziando o tanque nos dois voos. Se estivesse superaquecendo iria alterar a rotação e acabaria morrendo antes do final do tanque. De qualquer forma a quantidade de óleo e de nitrometano ajudam a rodar mais frio.
Caso eu use este motor para um modelo acrobático, vou tentar achar uma hélice para o motor rodar na faixa das 11000 rpm para extrair a máxima potência, e deve ser uma 7x4.
betocastrucci- Usuário Master
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Re: Fuji 099 S
Manicaca escreveu:Que bacana Beto
É sempre bom ver o retorno de um equipamento clássico na pista, mais ainda nas mãos dos amigos.
Se vc puder mande umas fotos pro grupo dos meninos voando com ele.
abraço
Carlo
Carlo,
esse motor foi uma grata surpresa para mim, não esperava grande coisa dele, peguei para dar um jeito nele apenas por curiosidade.
Agora quanto aos meninos, eles não quiseram voar com este modelo. Acho que não aturam bem o barulho do motor, e a "ansiedade" que este barulho provoca neles. Com o motor elétrico da Baby Ringmaster eles não se incomodaram. Não vou forçar.
Manicaca- Usuário Master
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Re: Fuji 099 S
Com certeza Beto. De qualquer forma fico muito satisfeito de ver um equipamento assim em suas mãos. Muita gente que te ver voando com ele vai te perguntar e até lembrar que o pai ou amigo tinha um assim e que aprendeu voar com um equipamento similar etc e tal
Parabéns ao amigo pelo belo trabalho de preservação, sempre muito importante
Um outro material Fuji de época que achei pelas minhas andanças pela rede.
Acredito que seja parte de catálogo ou folheto que vinha com os motores da marca
Carlo
Parabéns ao amigo pelo belo trabalho de preservação, sempre muito importante
Um outro material Fuji de época que achei pelas minhas andanças pela rede.
Acredito que seja parte de catálogo ou folheto que vinha com os motores da marca
Carlo
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