VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
Marcus36X
Manicaca
Marcelo Brito
Morcegão
betocastrucci
9 participantes

    Fuji 099 S

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Qua Set 19 2012, 21:47

    Lembra bastante sim Sérjão. Mais duas pra comparar ... affraid
    Fuji 099 S - Página 2 Enya2919


    Fuji 099 S - Página 2 Enya292




    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Set 19 2012, 22:34

    [b]Colega Amigos e Veteranos

    Não precisa me agradecer eu estou aqui com vocês: primeiramente porque eu gosto de aeromodelismo , em segundo poquer estamos num grupo muito bacana democraticamente aberto , e não é porque eu tenho 57 anos no aeromodelismo que sou melhor tenho uma vida devotada ao aeromodelismo; estou na frente somente na idade 66 anos ; porem o mais importante é oque estou vendo e aprendendo com os colegas , e isso sim que eu reconheço como verdadeiros colegas no aeromodelismo .
    Vejam bem outra coisa interessante a JR para não queimar o seu nome lançou; primeiramente a linha de radios Spectrum , depois que deu tudo certo e resolvido , entrou em sena a serie 2.4 de radios JR , esta e segunda vez que JR faz esta tatica de mercado na decada de 80 lançou a linha de Radios Cirrus FM Narrow band tambem exentes Rados , posteriomente lançou uma linha da Radios JR PPM e PCM .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  betocastrucci Sex Nov 09 2012, 21:10

    Resolvi colocar o Fujinho na Flite Streak Trainer que foi feita para o Enya 15, com isso retirei 40 gramas de chumbo da cauda, fora a diferença de peso dos motores. E o CG ao menos ficou dentro da asa. O modelo ficou com umas 450g pronto pra voar, vamos ver se o motor consegue puxar. O detalhe interessante é que a furação do montante do Fuji 099 é idêntica à do Enya 15!!!! Não precisei alterar nada no nariz.
    Vou usar hélice Master 8x4 que na bancada girou umas 10000 rpm. O cabo ainda não decidi o comprimento, creio que uns 12 metros devem ser suficientes.

    Fuji 099 S - Página 2 Fst_21

    Fuji 099 S - Página 2 Fst_22

    Fuji 099 S - Página 2 Fst_23
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Sex Nov 09 2012, 21:30

    Beleza Beto, acho que 12 metros de cabo vai legal no teu Fuji 09, mas 8 X 4 de hélice pra ele acho que vai "pesar" um pouco. Mas só testando mesmo pra ver. O modelo está muito bonitinho Basketball
    abraço
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Sex Nov 09 2012, 21:42

    Vasculhando meus arquivos encontrei um manual dos Fuji (de 099 a 40). No rodapé da segunda folha tem uma tabela de hélices sugeridas, quem sabe isso pode ajudar um pouco Basketball

    Fuji 099 S - Página 2 Fujiibsmanual02


    Fuji 099 S - Página 2 Fujiibsmanual03

    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Morcegão Sex Nov 09 2012, 22:35

    Very Happy cheers cheers cheers Basketball
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  betocastrucci Sáb Nov 10 2012, 06:23

    Manicaca escreveu:Beleza Beto, acho que 12 metros de cabo vai legal no teu Fuji 09, mas 8 X 4 de hélice pra ele acho que vai "pesar" um pouco. Mas só testando mesmo pra ver. O modelo está muito bonitinho Basketball
    abraço

    Na bancada a rotação com a 7x5 (recomendada na tabela) e com a 8x4 foram muito próximas, significando que a potência exigida pelas hélices é semelhante. A idéia de iniciar com a 8x4 é conseguir mais empuxo com menor velocidade de passo, como se andasse numa marcha mais reduzida. Mais empuxo para carregar um modelo mais pesado, feito para motor .15, e menor velocidade de passo para facilitar o voo de aprendizado voando mais lento. Desde que essa velocidade seja acima da velocidade de estol do modelo.
    Pelos testes que você publicou acima, o maior torque deste motor é nas faixas mais baixas perto dos 8000 rpm e a maior potencia na faixa das 11500 rpm. Com a 8x4 e com a 7x5 virou próximo a 10500 rpm, dentro da faixa de utilização. Poderia até mesmo usar uma hélice maior como 8x5 sem prejudicar o motor chegando mais próximo do máximo torque, ou menor como 7x4 para chegar próximo do pico de potência.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Nov 11 2012, 14:57

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 nesta epoca parecia uma xeros do Enya , o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
    O que eu apanhei deste motor que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
    Foi ai a minha primeira lição ! que ue jamis esqueci sempre ler o manual de instução do motor e sempre trocar idea co alguem qu tem o motor "

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Nov 11 2012, 15:05

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 na decada de 60 epoca parecia uma copia do Enya 15, o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
    E eu que de tanto apnhar do motor , que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
    Foi ai a minha primeira lição que ue jamais esqueci em toda a minha vida sempre de ler sempre o manual de instução do motor e sempre que possivel trocar idea com alguem que tem o motor é sempre bom "

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Dom Nov 11 2012, 20:29

    betocastrucci escreveu:
    Manicaca escreveu:Beleza Beto, acho que 12 metros de cabo vai legal no teu Fuji 09, mas 8 X 4 de hélice pra ele acho que vai "pesar" um pouco. Mas só testando mesmo pra ver. O modelo está muito bonitinho Basketball
    abraço

    Na bancada a rotação com a 7x5 (recomendada na tabela) e com a 8x4 foram muito próximas, significando que a potência exigida pelas hélices é semelhante. A idéia de iniciar com a 8x4 é conseguir mais empuxo com menor velocidade de passo, como se andasse numa marcha mais reduzida. Mais empuxo para carregar um modelo mais pesado, feito para motor .15, e menor velocidade de passo para facilitar o voo de aprendizado voando mais lento. Desde que essa velocidade seja acima da velocidade de estol do modelo.
    Pelos testes que você publicou acima, o maior torque deste motor é nas faixas mais baixas perto dos 8000 rpm e a maior potencia na faixa das 11500 rpm. Com a 8x4 e com a 7x5 virou próximo a 10500 rpm, dentro da faixa de utilização. Poderia até mesmo usar uma hélice maior como 8x5 sem prejudicar o motor chegando mais próximo do máximo torque, ou menor como 7x4 para chegar próximo do pico de potência.

    Beto muito pertinentes suas observações e as análises dos momentos de torque e potência do gráfico do motor.
    Disse que achava que a 8 X 4 ficaria "pesada" apenas de chute, mas como vc mesmo analisou ela se enquadrada bem na faixa de torque do Fujinho 099 Basketball

    Bem observado e obrigado por compartilhar suas análises com a gente cheers

    abraço


    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Dom Nov 11 2012, 20:58

    Mario Zuffo BRA-00076 escreveu:Colegas Veteranos e Comandantes

    Interessante na decada de 60 os motore Fuji heram muito defamdos até tinha um eslogam:"Motor Fuji e melhor Fuji delê" , eu tive um 15 na decada de 60 epoca parecia uma copia do Enya 15, o motorzinho ruim de pertida regulagem más hera bonitinho.
    E eu que de tanto apnhar do motor , que acabei dando para o filho de um colega , e por ironia do destinho meu colega descobrion no manual que o motor precisava de um vela quente , o o combustivel indicao no manual hera somente 25% de Oleo eu usava o combustivel do FOX , feito estas alterações o motor funcionou beleza não hera nenhum super motor más girava bem .
    Foi ai a minha primeira lição que ue jamais esqueci em toda a minha vida sempre de ler sempre o manual de instução do motor e sempre que possivel trocar idea com alguem que tem o motor é sempre bom "

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 CUIABA MT

    Marião, realmente os dois 15 da Enya e da Fuji eram parecidos
    Seguem duas imagens pra comparação Basketball bounce Basketball bounce

    Fuji 099 S - Página 2 Fuji151


    Fuji 099 S - Página 2 Enya1525



    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  betocastrucci Dom Dez 02 2012, 06:43

    Ontem no Taquaral fiz a "estréia" do Fuji 099 em voo, voei a Flite Trainer com cabo de 12 metros (olhal a olhal do cabo), hélice Master 8x4 e glow meio a meio Byron 20 20 e Fox 35 (28% ricino). O modelo voou super bem dentro dos propósitos a que se destina, o motor berrou forte o voo inteiro, sendo o maior problema o tempo de voo pois usei um tanque para motor .15 (uns 50 ml) e mesmo sem estar cheio o voo foi muito longo Very Happy Very Happy
    A Flitezinha voou melhor neste setup (motor 099, cabo de 12 m) do que com o setup original (motor 15, cabo de 15m) por conta da menor carga alar, pois com o motor 15 o modelo carregava mais de 40g de chumbo na cauda. Agora o próximo passo será convencer os meninos a voarem com ele.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 02 2012, 08:14

    Que bacana Beto Basketball
    É sempre bom ver o retorno de um equipamento clássico na pista, mais ainda nas mãos dos amigos.

    Se vc puder mande umas fotos pro grupo dos meninos voando com ele.
    abraço

    Carlo
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Dez 02 2012, 09:34

    O Fuji 09 ageuentou uma 8x4? Não deu super aquecimento? A Hélice recomendada seria uma 7x4 ou 7x5.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  betocastrucci Dom Dez 02 2012, 19:15

    Sérgio,

    testei em bancada o motor com a 7x5 e com a 8x4 da Master Airscrew, em ambas deu praticamente a mesma rotação (diferença de uns 100 rpm) mostrando que geram a mesma carga para o motor. Então, se com a 7x5 não dá problema, com a 8x4 também não. Segundo os testes do artigo que o Carlo postou, o maior torque do motor é na faixa de 8000 rpm e a de maior potência na faixa das 11000 rpm, e com as hélices que testei girou na faixa de 10000 rpm, mostrando também que está dentro da faixa de uso do motor. E por final fiz dois voos com tempo bem mais longo que a minha paciência e o motor se comportou da mesma forma do inicio ao final esvaziando o tanque nos dois voos. Se estivesse superaquecendo iria alterar a rotação e acabaria morrendo antes do final do tanque. De qualquer forma a quantidade de óleo e de nitrometano ajudam a rodar mais frio.
    Caso eu use este motor para um modelo acrobático, vou tentar achar uma hélice para o motor rodar na faixa das 11000 rpm para extrair a máxima potência, e deve ser uma 7x4.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  betocastrucci Dom Dez 02 2012, 19:18

    Manicaca escreveu:Que bacana Beto Basketball
    É sempre bom ver o retorno de um equipamento clássico na pista, mais ainda nas mãos dos amigos.

    Se vc puder mande umas fotos pro grupo dos meninos voando com ele.
    abraço

    Carlo

    Carlo,

    esse motor foi uma grata surpresa para mim, não esperava grande coisa dele, peguei para dar um jeito nele apenas por curiosidade.
    Agora quanto aos meninos, eles não quiseram voar com este modelo. Acho que não aturam bem o barulho do motor, e a "ansiedade" que este barulho provoca neles. Com o motor elétrico da Baby Ringmaster eles não se incomodaram. Não vou forçar.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Manicaca Dom Dez 02 2012, 19:45

    Com certeza Beto. De qualquer forma fico muito satisfeito de ver um equipamento assim em suas mãos. Muita gente que te ver voando com ele vai te perguntar e até lembrar que o pai ou amigo tinha um assim e que aprendeu voar com um equipamento similar etc e tal Basketball

    Parabéns ao amigo pelo belo trabalho de preservação, sempre muito importante cheers

    Um outro material Fuji de época que achei pelas minhas andanças pela rede.

    Acredito que seja parte de catálogo ou folheto que vinha com os motores da marca

    Carlo
    Fuji 099 S - Página 2 F426


    Fuji 099 S - Página 2 F416




    Conteúdo patrocinado


    Fuji 099 S - Página 2 Empty Re: Fuji 099 S

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 00:34