VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+16
luizerossi
Mantovani
rainer
Marcelo Brito
CREMON
TAPXURE
Sérgio Daeuble
betocastrucci
ANDRE
Morcegão
Alexandre Margonar
Marcus36X
martin
Nandoflb
Manicaca
Mario Zuffo BRA-00076
20 participantes

    Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Dom Jun 23 2013, 20:56

    Manicaca;

    Meu primeiro Y.S. foi um 60  saída trazeira, como os da primeira foto que enviou! Cara, apanhei demais deste motor! Isto foi em 1990 e instalei ele num JOCKER que um grande amigo de Uberlândia fazia (obra de arte)! Fiz três pousos forçados com este modelo; todos por pane no motor! pale

    Além de não ter os conhecimentos suficientes sobre este motor (que era uma novidade), ainda usávamos combustível BYRON 10/16! Mesmo sendo um ótimo combustível, não era o indicado para este tipo de motor! Quanta tristeza!!!

    Hoje em dia o papo é outro! O ouvido está mais apurado; combustível certo e internet com grandes amigos para ajudar nas dúvidas e problemas! Aí, só temos alegria!!! Estes motores são fantásticos (e todos outros mais)!!! O manual do YS140 tenho guardado em algum lugar!
    Very Happy Very Happy Very Happy

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Nandoflb Dom Jun 23 2013, 20:59

    Olá, vou responder pelo Martin...

    A Regra é a seguinte.. quanto mais giro no motor hélice com menor passo!!!  Quanto menor o Giro.. mais passo.. !!!!

     Ou seja nesse teu OS 46 LA-S que normalmente se voa Stunt, vc terá uma rotação menor, porém usará uma hélice com passo maior!!! Agora se vc apitar ele pode usar uma helice com passo menor que irá compensar a perda de "passo" com o giro mais alto!!!

    Essa é a regra básica, o resto é trimagem e acerto de tempo, etc.. 

    abraço!
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Jun 23 2013, 21:35

    Beleza Tapxture, a foto é off-topic, mas como vc citou o Joker, segue uma imagem do "cidadão", este kit da MK.
    Imagino que o seu deva ter sido similar a este


    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Kuvb
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 23 2013, 21:42

    Este não tem cabos?????ShockedShockedpale
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Dom Jun 23 2013, 21:49

    Hehehehehe. Esse modelo Sérjão é um F3A (R/C) por isso faltam os cabos Basketball
    Eram kits japoneses fabricados pela extinta MK, que até onde eu saiba só fabricava este tipo de avião (F3A).
    Para não desviar muito do tópico dos Enya proposto pelo Marião Zuffo, posto então um anúncio muito legal da série Enya 4 tempos, máquinas fantásticas com certeza. Se não me engano o Sérjão Daeuble tem um 35 ou um 46 desta série com o trem de válvulas aparente, muito legal cheers

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Y41g
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Jun 23 2013, 23:50

    Eu sei. Tenho um parecido...... Já até ficou na tua casa. Lembra? O meu é menor para motores 40. Apesar de voar muito rápido o modelo é bem facil de voar.
    Mas neste forum..... tem que ter balancim....... he he he he...
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Seg Jun 24 2013, 15:17

    Pô Sérgio, mas meu JOCKER tinha balancim!!!! Eram dois de 90º que uniam os ailerons à um servo central!!! Hehehehe (mentira; era um servo p/ cada aileron).

    Voltando aos ENYAs, já disse anteriormente neste fórum que meu primeiro motor VCC foi um ENYA 15, nos meados de 1978!!! Tive mais alguns, tanto U/C quanto R/C. Realmente são motores que se destacam, tanto na beleza quanto no funcionamento! Acho que meu próximo investimento, será um ENYA 53 4T (R/C) que vou pegar com o Martin!

    Abraços;

    ALEXANDRE TAPXURE
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Seg Jun 24 2013, 15:23

    Nandoflb escreveu:Olá, vou responder pelo Martin...

    A Regra é a seguinte.. quanto mais giro no motor hélice com menor passo!!!  Quanto menor o Giro.. mais passo.. !!!!

     Ou seja nesse teu OS 46 LA-S que normalmente se voa Stunt, vc terá uma rotação menor, porém usará uma hélice com passo maior!!! Agora se vc apitar ele pode usar uma helice com passo menor que irá compensar a perda de "passo" com o giro mais alto!!!

    Essa é a regra básica, o resto é trimagem e acerto de tempo, etc.. 

    abraço!

    Olá Nando;

    Obrigado pela ajuda! Estou retornando este ano ao VCC e vou precisar de muitas dicas! Vou abrir um novo tópico, para esclarecer melhor minhas dúvidas de set-ups, trimagens e etc...

    Abraços e até breve!

    Alexandre Tapxure
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  martin Seg Jun 24 2013, 20:12

    Beleza então Alexandre, abre o novo tópico e respondo la.

    Martin
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Seg Jun 24 2013, 20:23

    OK Martin! Vou abrir o novo tópico.

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 24 2013, 21:00

    Comandantes, dificil não babar pelo Enya 35 4tempos, reparem na docilidade de funcionamento da "lambretinha" hehehe

    Motorzinho show cheers

    https://youtu.be/g9jb9FZmCmk
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 24 2013, 21:07

    Outra "belezura" da Enya, uma verdadeira máquina de fazer vento de 1ª, o Enya VT-240 (V-2), coisa linda !!!
    Sintam o som do bichim, e de como funciona suave  ...Basketball

    https://youtu.be/66riivlYA-0
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Seg Jun 24 2013, 21:27

    Manicaca;

    Não sei se já notou, mas todos os motores ENYAs tem um barulho muito característico quando funcionam! Parece que os rolamentos ou alguma peça móvel estão raspando em algum lugar! Tenho um amigo que tem um ENYA 60 II R/C (relíquia), com dois anéis e baffle na saída do escape. É impressionante que o barulho de um motor com mais de 40 anos, é o mesmo dos ENYAs atuais!!! Fantástico que até o barulho não mudou nestes motores, após tantos anos!!! Isso que é uma fábrica "tradicional" !!!!!

    Abraços;

    Alexandre Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 24 2013, 21:51

    Com certeza Tapxture, com certeza. A Enya são um dos poucos fabricantes que se mantém fiéis aos padrões tradicionais da marca. Como vc muito bem notou o som deles é característico assim como o funcionamento.

    O 60 II do seu amigo deve ser igual a este de acabamento polido, motor bonito e bem acabado que se destaca até mesmo nos dias de hoje. O abafador na janela da descarga está lá. Quem sabe a Yamaha não tirou a idéia do seu famoso YPVS daqui ?? hehehe, o princípio é bem parecido lol!lol!lol!

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 H5mz


    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 8l4l
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Ter Jun 25 2013, 20:53

    Fala Manicaca!!!   É esse motor mesmo!!!  Igualim que nem!

    Acho que o Sr. Yamada copiou na "cara dura" o princípio deste ENYA! Cabra Safado!!! Very Happy
    Já voamos este motor em R/C e o bichão é amarradão (8000 RPM no máximo)! Também, com dois anéis...  Na lenta, de vez em quando, ele dava umas
    engasgadas e "cuspia" combustível no "oio" da gente!!! Era a maior farra!!! A última vez que voamos ele, deve ter mais de 12 anos!

    O aeromodelista dono dele, Sr. Eduardo Borges, está hoje com 80 anos e foi um dos primeiros aeromodelistas de minha região!!!

    Abraços;

    ALEXANDRE TAPXURE

    PS:  Quer fazer o favor de tirar o "t" do meu sobrenome, o rapaz!!!

    SmileSmileSmile
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qua Jun 26 2013, 20:21

    hehehehehehe, combinado Tapxure lol!lol!lol!lol!lol!

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Jun 26 2013, 21:19

    Agora sim, Manicaca! Fico "sastifeito" !!!!

    Abraços;

    Alexandre TAPXURE
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qua Jun 26 2013, 21:45

    E já que o assunto era o Enya 60 II, o manual dele pra quem curte a marca [/i]sunny

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Erxl



    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 K9vc





    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qua Jun 26 2013, 21:59

    Manicaca;

    Aonde você consegue tantas informações antigas e preciosas!!?? FANTÁSTICO!!! bounce
    Já imprimi o manual que enviou e vou dar ao amigo que possui o motor!!!

    PARABÉNS!  Conhecimento nunca é demais!!!

    Abraços;

    TAPXURE
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qua Jun 26 2013, 22:14

    Tapxure, os manuais eu procuro guardar o máximo deles que posso. vasculho em site de fabricantes e foruns e alguns consigo com outros colegas mesmo. Se puder ajudar fico as ordens

    um abraço
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Marcus36X Qua Jun 26 2013, 23:50

    Manicaca, mas poderia ser Mandrake!!
    Esse é o KARA!!!

    Yeppee Ka Yay
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qui Jun 27 2013, 20:42

    Que nada Marcão, Manicaca com muito orgulho e sempre buscando aprender, nem que seja só um pouquinho de cada vez Shocked
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Qui Jun 27 2013, 21:57

    Completando o dossiê do Enya 60 II, um anúncio de 1967, quando o Phil Kraft conquistou o Nats e o Internats em 67 e 68 usando o 60 II, e parte de um teste do mesmo motor em maio de 67 (revista MAN)

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Rxcd



    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 3r35





    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  TAPXURE Qui Jun 27 2013, 22:36

    Olá Manicaca;

    Falei com o amigo que tem este motor, e acho que ele vai emprestá-lo em breve para voar em um avião R/C!!!

    Que pena que não tem o resto do teste dele!!!

    Abraços;

    ALEXANDRE TAPXURE
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Manicaca Sex Jun 28 2013, 21:35

    Tenho sim Tap´s, e posto a seguir para o grupo todo e para seu amigo.
    Seguem as 2 pags restantes do teste Basketball 

    Só não coloquei ele completo porque achei que não haveria grande interesse No 

    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Go1g



    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Yzg3



    Os Enya 60 III e o III B que posteriormente substituiram o II vieram com muitas modificações no projeto e na construção, o que revelaram um motor muito mais potente e com capacidade de girar hélices a regimes de rpm bem maiores também. Mas nem por isso o II deixa de ter sua graça e de ser um verdadeiro clássico na linhagem Enya




    Conteúdo patrocinado


    Motores Enya  uma questão  da Mais  Alta tecnologia   - Página 3 Empty Re: Motores Enya uma questão da Mais Alta tecnologia

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 14 2024, 13:38