VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+2
martin
TAPXURE
6 participantes

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  TAPXURE Seg Jun 24 2013, 20:40

    Boa Noite Galera;

    Estou voando um PATHFINDER ARF adquirido com o Martin (Stunt Hobby), no qual instalei um O.S. 46LA-S. Uso um tanque da marca MW (uniflow) de 4oz., hélice MASTER 11x6 (amaciamento e primeiros voos) e combustível POWERMASTER 10/20. Nos últimos voos, testei as hélices 12x4 e 12,25x3,75. Estou voando pressurizado. O motor está girando legal e tem força de sobra para o referido modelo.

    O problema é que não estou conseguindo obter uma regulagem 4-2-4 com ele. Do jeito que sai, bem afogado ou não, continua até o final do tanque. Só dispara mesmo, quando está acabando o combustível. O Martin já havia me dito que o sistema de agulha original (junto à tampa de carter) não funciona!!! Peço então ajuda aos sábios amigos, para me orientar no que devo mudar neste motor para deixa-lo mais STUNT, que é o jeito que gosto de voar!

    Abraços;

    ALEXANDRE TAPXURE
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  martin Seg Jun 24 2013, 22:52

    Ola Alexandre,

    A agulha remota funciona, só que a agulha colocada no venturi funciona bem melhor.  A maioria que compra o OS 46LA acaba comprando agulha nova e tampa do cárter metálica.

    Disparar nas ultimas voltas é normal quando o combustível esta para acabar.

    Para funcionar em 4-2-4 sugiro testar uma hélice 12x6 e saia com o motor virando no chão ciclando entre 4 e 2, de forma que fique mais tempo no 4. Qual tamanho esta seu cabo ?

    A força de maior grandeza responsável em esticar o cabo esta em função da velocidade e massa. Quanto mais rápido voar mais tensão nos cabos. Se o cabo afrouxar durante a execução de uma manobrar indica que o motor não teve torque para manter a velocidade. 

    Se puder fazer um vídeo para que possa ver e ouvir seu motor funcionando, posso melhor te orientar.



    Abraço,

    Martin
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  Marcus36X Ter Jun 25 2013, 11:55

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=21156.0

    Yeppee Ka Yay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  TAPXURE Ter Jun 25 2013, 20:32

    martin escreveu:Ola Alexandre,

    A agulha remota funciona, só que a agulha colocada no venturi funciona bem melhor.  A maioria que compra o OS 46LA acaba comprando agulha nova e tampa do cárter metálica.

    Disparar nas ultimas voltas é normal quando o combustível esta para acabar.

    Para funcionar em 4-2-4 sugiro testar uma hélice 12x6 e saia com o motor virando no chão ciclando entre 4 e 2, de forma que fique mais tempo no 4. Qual tamanho esta seu cabo ?

    A força de maior grandeza responsável em esticar o cabo esta em função da velocidade e massa. Quanto mais rápido voar mais tensão nos cabos. Se o cabo afrouxar durante a execução de uma manobrar indica que o motor não teve torque para manter a velocidade. 

    Se puder fazer um vídeo para que possa ver e ouvir seu motor funcionando, posso melhor te orientar.



    Abraço,

    Martin

    Martin;

    Tenho a agulha completa do 40FP. Esta serve no 46LA!!?? Tem alguma opção melhor? Sei que é normal acelerar no fim do tanque, mas ele fica com a aceleração irregular (falhando em alta) e demora para apagar. O que pode ser?

    E a tampa de carter metálica; consegue para mim!!?? Vou mudar para uma regulagem 2-2-2 um pouco mais rica. Posso usar a hélice 12x6 ou devo baixar o passo (12x4 ou 12x5)? O cabo está com 18,5m e assim que puder, envio o vídeo para sua análise!!!

    Abraços;

    ALEXANDRE TAPXURE
    Daniel Battistini
    Daniel Battistini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 154
    Idade : 50
    Data de inscrição : 29/11/2010

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  Daniel Battistini Ter Jun 25 2013, 20:46

    Alexandre...

    Vou tentar dar a minha ajuda também...

    Temos, eu e meu filho pathfinder ARF com OS 46 LA... já testei muitas opções de hélice e ele funciona bem em varias configurações... inclusive outros motores tb....

    Tudo depende do seu gosto e objetivo... voar stunt com hélice 11 x 6 ou 11,5 x 6 pode ser uma questão de prazer, voar em giros mais altos com helices de menor passo como 11 x 4 ou 12,25 x 3,75 ou 11,5 x 4 pode ser uma questão de performance....

    Não há dúvida que voar stunt 4-2-4 aguça nossos sentidos, como também não há dúvidas que o cabo se mantém mais esticado com setup's  2-2-2...

    Em 2011 disputei todas as provas possíveis na categoria Mini-Fai, culminando com o título de Campeão Brasileiro voando Stunt 4-2-4, porém as provas que não ganhei foram vencidas por um grande amigo chamado Mario Verol... que voava com o mesmo motor Enya 50SS em regime de 2-2-2... sem dúvida em dias de vento ele levava uma grande vantagem... porém... ao meu ver os juízes gostam mais de voos stunt... 4-2-4....
    Obs... fui campeão brasileiro voando com o mesmo motor Enya 50SS ... idêntico ao do Verol... porém com uma configuração completamente diferente... eu usei hélice 12,5 x 5,5 decolando com 8900 RPMs... enquanto ele usava hélice 10,75 ou 11 x 4.... decolando a mais de 11.800 RPMs

    Qual a melhor configuração? Amigo Alexandre... depende daquilo que vc quer voar...   pode voar bem e ter prazer em qualquer configuração que se queira... você decide....

    quer voar 2-2-2... hélice de 10 a 12 e passo 3,75 ou 4
    quer voar 4-2-4... hélice de 10,5 a 11,5 com passo 5, 5,5 ou 6... mais que isso o OS LA 46 poderá sofrer demais com a hélice....

    essas configurações dependem de muitos fatores... entre eles peso do modelo, abertura de venture, combustível, gosto pessoal, entre outras

    EU USO 11 X 5 OU 11 X 6 MADEIRA... DEPENDENDO DO VENTO E DO PILOTO... EU PREFIRO 11 X 5 E MEU FILHO PREFERE 11 X 6......
     LEMBRO... ISSO NÃO QUER DIZER QUE ESTÁ CERTO OU ERRADO... É APENAS MINHA OPÇÕES DE USO...

    espero ter ajudado... grande abraço... boa sorte e bons voos

    Daniel Battistini
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  TAPXURE Ter Jun 25 2013, 21:08

    Olá Daniel;
     
    Grato pela sua valiosa ajuda. 
     
    Suas dicas são muito boas e detalhadas. Vou mudar a agulha original do 46LA para ajudar a obter um bom e seguro STUNT (4-2-4),
    seguindo as recomendações de hélice que me passou. Depois vou testar as hélices maiores (12") com a regulagem do motor em
    2-2-2. Vou ver com qual me adapto melhor e informo vocês!
     
    Abraços;
     
    ALEXANDRE TAPXURE
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  ANDRE Ter Jun 25 2013, 21:23

    Alexandre,

    Segue algumas configurações para fazer 4-2-4:

    Configuração 1 (tupinikin)

    Trocar o venturi original pelo venturi menor do OS LA 25; hélice 11,5X 5,5 tipo Bolly; adicionar + óleo no combustível 3X1 e reduzir a pressurização do mufler e/ou voar não pressurizado;

    Configuração 2 (parecida com o da RSM)

    Trocar o conjunto original spraybar por um da Super Tigre ou equivalente e adicionar mais uma junta no cabeçote. Hélice 12X5, 12X6 ou 11,5X 5,5. 

    É por aí o caminho.

    At. André Luiz Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  TAPXURE Ter Jun 25 2013, 21:44

    OK André;

    Vou anotar e preparar-me para testes neste final de semana!!!  Valeu!!!
    Só uma dúvida; tanto uma quanto outra dica não vão diminuir a potencia do motor (venturi e junta do cabeçote)!!??
    Consigo estas peças aqui no Brasil ou tenho que importar?

    Abraços;

    ALEXANDRE TAPXURE
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  Manicaca Qua Jun 26 2013, 20:17

    Tapxture, coloco meus 10 centavos. Se for operar 4-2-4 no LA, cuidado com a autonomia de voo porque o motor carburado mais rico vai consumir mais combustível. Digo isso pro amigo não ter uma parada em voo invertido ou em outra manobra mais complicada.
    Bons voos
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  TAPXURE Qua Jun 26 2013, 21:26

    Pode deixar Manicaca! Ficarei atento, visto que já passei por esta experiência 3 vezes com minha FLITE STREAK!!!

    Acabo de me lembrar de um amigo maluco, que voava R/C com a gente... Uma vez ele fez um STICK 60 com duplo tem de pouso,
    um normal e o outro na parte de cima da fuselagem e no alto do leme. O modelo era convencional (beq. trazeira) e ele pousava
    de qualquer jeito; hora normal, hora de dorso!!!

    Abraços;

    Tapxure
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  Manicaca Qua Jun 26 2013, 21:49

    TAPXURE escreveu:Pode deixar Manicaca! Ficarei atento, visto que já passei por esta experiência 3 vezes com minha FLITE STREAK!!!

    Acabo de me lembrar de um amigo maluco, que voava R/C com a gente... Uma vez ele fez um STICK 60 com duplo tem de pouso,
    um normal e o outro na parte de cima da fuselagem e no alto do leme. O modelo era convencional (beq. trazeira) e ele pousava
    de qualquer jeito; hora normal, hora de dorso!!!

    Abraços;

    Tapxure

    hehehehehe, amigo sabido lol!lol!lol!
    Se não me engano, nosso amigão aqui do forum o Margonar construiu um modelo de vcc com trem duplo, um encima e outro emabaixo, se o motor parasse não tinha pânico lol!affraidlol!affraidafroflowerafroflower

    Conteúdo patrocinado


    Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S Empty Re: Como obter um funcionamento STUNT no O.S. 46LA-S

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 05:56