ANDRE Sáb Set 14 2013, 19:35
Boa noite,
Antes de tudo, meus parabéns vc. comprou um motorzão, que eu considero o melhor da categoria e que é capaz de puxar sem problemas qualquer avião médio que conhecemos (Nobler, Onça da Aerobras, Cacique, Miss BJ, e até Vector e Blue Angel).
Um conjunto Nobler ARF da Top Flite construido com algumas modificações e com esse motor é para brigar pelos primeiros lugares em competição de mini-fai.
Sem exageros esse motor deve ter de 30% a 40% a mais de potência se comparado a um fox 35 convencional.
Já tive quatro desses motores que acabei negociando (quando o pessoal vê o desempenho, fica admirado), outros lenharam e ainda permaneço com um deles. Em breve devo pedir outro pro Martin.
Esse é o motor que todo mundo deve ter casa, guardado na caixa.
Depois de completar o processo de amaciamento do motor vc. pode testar a hélice recomendada pelo Tapxure, ou ainda uma APC 10,5 x 4,5 que eu considero a melhor hélice para o Enya SS 30.
Importante amacie direito o motor. Tenho visto muitos aeromodelistas que compraram Enya e não amaciam o motor e depois ficam comentando que o motor está travado, não abre potência e etc. Então esta é a etapa mais importante e que vai definir o correto funcionamento do seu motor que vai lhe dar muitas alegrias.
Já tive um Onça com 1,450kg (pesado) com o Enya SS 30 é foi o meu primeiro aero onde iniciei as acrobacias. Cabos de 18 metros. Voava 10. Infelizmente, o conjunto lenhou.
Combustível - recomendação importante - UTILIZE COMBUSTIVEL BOM NESSE MOTORES (NÃO USE QUALQUER PORCARIA OU COMBUSTÍVEIS DE PROCEDÊNCIA DUVIDOSA, OU AQUELES ÓLEOS DE RICINO QUE VENDEM EM LOJAS AUTOMOTIVAS E QUE CONTEM GLICOSE NA SUA COMPOSIÇÃO).
Se o seu enya for de camisa/pistão de ferro deve misturar combustível caretão na proporção 50% com combustível pronto 50% (Byron/ Cool Power e etc). Total de óleo na mistura final 23% / nitrometano no máximo 5% ou ainda, caretão na proporção 60% + 40% combustível pronto. Fique atento ao % final de óleo na misura. No mínimo 23%.
O rendimento do seu motor deve ser superior ao Enya SS 30 que é embuchado enquanto o seu é roletado. Acredito que deva ter um rendimento 10 a 15% superior ao Enya SS 30.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.