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    ENYA SS 30 BB S PRO

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    Mensagem  jatir Sáb Set 14 2013, 11:03

    Amigos,

    gostaria de saber se alguém do fórum conhece este motor da ENYA (SS 30 BB S PRO), mais precisamente, em termos de rendimento, em que se diferencia do ENYA SS 30 S. Da mesma forma, gostaria de saber se o método de amaciamento do SS 30 BB PRO é igual ao do SS 30 S.

    Jatir.
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    Mensagem  TAPXURE Sáb Set 14 2013, 16:17

    Jatir;

    Tenho um ENYA 35BB, que deve ter a mesma carcaça do seu 30BB. É um motor muito forte; pega fácil e tem regulagem tranquila (ainda mais o seu
    que tem agulha de precisão).

    O meu é com pistão de anel. Provavelmente o seu também seja! Se for anelado, o amaciamento inicial é bem mais rápido. Com uns 4~6 tanques na bancada, já pode colocar no avião. Se for com pistão de ferro, demora bem mais... Vai precisar de uns 10~15 tanques para depois voar. O de anel,
    sugiro combustível COOL POWER ou BYRON 10% com + 140ML de óleo de rícino. Se for de ferro, mais 240ML de óleo. Comece a amaciar e primeiros
    voos usando uma hélice 9x6. Evite no começo, manobras "pesadas". Depois de uns 20 voos pode usar de 10x4 à 10x6.

    A única observação que faço do meu ENYA SS35, é que ele não "gosta" de voar muito afogado... Quando entra em dorso, apaga de repente!!! Quando sai mais certo (menos afogado), faz todo o voo tranquilo (manobras básicas), sem problema algum e com muita potência. Talvez seja pelo fato do meu ser novo, com somente uns 30 voos... Isso para os motores ENYA, ainda é amaciamento!!!

    Abraços;

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    Mensagem  ANDRE Sáb Set 14 2013, 19:35

    Boa noite,

    Antes de tudo, meus parabéns vc. comprou um motorzão, que eu considero o melhor da categoria e que é capaz de puxar sem problemas qualquer avião médio que conhecemos (Nobler, Onça da Aerobras, Cacique, Miss BJ, e até Vector e Blue Angel).

    Um conjunto Nobler ARF da Top Flite construido com algumas modificações e com esse motor é para brigar pelos primeiros lugares em competição de mini-fai.

    Sem exageros esse motor deve ter de 30% a 40% a mais de potência se comparado a um fox 35 convencional.

    Já tive quatro desses motores que acabei negociando (quando o pessoal vê o desempenho, fica admirado), outros lenharam e ainda permaneço com um deles. Em breve devo pedir outro pro Martin.

    Esse é o motor que todo mundo deve ter casa, guardado na caixa.  

    Depois de completar o processo de amaciamento do motor vc. pode testar a hélice recomendada pelo Tapxure, ou ainda uma APC 10,5 x 4,5 que eu considero a melhor hélice para o Enya SS 30.

    Importante amacie direito o motor. Tenho visto muitos aeromodelistas que compraram Enya e não amaciam o motor e depois ficam comentando que o motor está travado, não abre potência e etc. Então esta é a etapa mais importante e que vai definir o correto funcionamento do seu motor que vai lhe dar muitas alegrias.  

    Já tive um Onça com 1,450kg (pesado) com o Enya SS 30 é foi o meu primeiro aero onde iniciei as acrobacias. Cabos de 18 metros. Voava 10. Infelizmente, o conjunto lenhou.

    Combustível - recomendação importante - UTILIZE COMBUSTIVEL BOM NESSE MOTORES (NÃO USE QUALQUER PORCARIA OU COMBUSTÍVEIS DE PROCEDÊNCIA DUVIDOSA, OU AQUELES ÓLEOS DE RICINO QUE VENDEM EM LOJAS AUTOMOTIVAS E QUE CONTEM GLICOSE NA SUA COMPOSIÇÃO).

    Se o seu enya for de camisa/pistão de ferro deve misturar combustível caretão na proporção 50% com combustível pronto 50%  (Byron/ Cool Power e etc). Total de óleo na mistura final 23% / nitrometano no máximo 5% ou ainda, caretão na proporção 60% + 40% combustível pronto.  Fique atento ao % final de óleo na misura. No mínimo 23%.

    O rendimento do seu motor deve ser superior ao Enya SS 30 que é embuchado enquanto o seu é roletado. Acredito que deva ter um rendimento 10 a 15% superior ao Enya SS 30.

    At. André L. Costa.
    PPG - Pista da Praia Grande.
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    Mensagem  jatir Dom Set 15 2013, 19:08

    Tapxure e Andre,

    muito obrigado.

    Pelo que pude perceber ao ler o manual, o motor admite várias medidas de hélice, mas indica como a melhor a 9.5x6. O combústivel, por sua vez, pode ter em sua composição apenas metanol e óleo de rícino. Não há anel no pistão, que é feito de aço, pelo manual. Vou, então, seguir o procedimento de amaciamento de que me vali para outros motores da ENYA:
    ciclos de
    10 de 1 minuto
    8 de 2 minutos
    6 de 3 minutos
    e 4 de 5 minutos,

    com o motor "gelando" em cada início.

    abraço e muito obrigado.

    Jatir.

    ps: pelo fato de o motor ter rolamentos, devo ter algum tipo especial de cuidado?
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    Mensagem  Manicaca Dom Set 15 2013, 20:07

    Parabéns pela compra Jatir, vc comprou um motorzão cheers 

    Além das excelentes dicas dadas pelo Taps e pelo André, dois excelentes aeromodelistas com larga experiência eu recomendaria sempre cuidado em utilizar combustível limpo, para o qual um filtrinho de combustível faz um bom trabalho e fica uma dica de sempre usar óleo after-run ao final decada sessão de voo, principalmente se usar combustível nitrado.

    Não precisa ser um after run de loja, que em geral são muito bons, mas na falta deles vc pode usar tranquilamente óleo de máquina (SAE 10) facilmente encontrados em mercearias, supermercados e até em lojas 1,99.

    O da Singer (aquele para máquinas de costura) é de excelente qualidade.


    Uma dica que preserva muito seu motor contra oxidação e ferrugem é muito simples e também sugiro muito ao amigo.
    No último vo do dia, desconecte a mangueirinha do carburador, conecte o ni-starter ao motor e gire a hélice como se fosse dar partida varias vezes, e vá batendo na hélice até ele parar de dar sinal de vida que indica que não há mais alcool e nitro no carter e no cilindro.

    Seguindo os excelentes conselhos dados pelo André e pelo Taps e mais estasdicas simples, vc terá um motor pra MUITOS e bons anos, Enya é qualidade Basketball 
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    Mensagem  Manicaca Dom Set 15 2013, 20:10

    Ahhh .. Esqueci de comentar na mensagem anterior. Justamente pelo seu motor ser roletado é que é altamente recomendável o uso do óleo após cada sessão de voo, pois são peças que corroem rapidamente sem os cuidados mínimos

    Bons voos
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    Mensagem  TAPXURE Dom Set 15 2013, 22:26

    Jatir;

    O MANICACA e o ANDRÉ completaram tudo!!!! Estamos no caminho certo!!!
    Bons Voos!!!

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    Mensagem  jatir Qui Set 19 2013, 22:00

    amigos, muito obrigado pelas dicas.
    vou segui-las, com toda a certeza.
    já comecei a amaciar o motor.
    espero que logo possa usá-lo no meu superclown
    abraço. Jatir
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    Mensagem  jatir Sex Jan 03 2014, 21:14

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    Mensagem  Marcus36X Sex Jan 03 2014, 22:41

    Canhão!!!! Pode apitar!!!

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    Mensagem  TAPXURE Sex Jan 03 2014, 22:48

    Tenho um 35BB "igualinho que nem" este daí! Realmente é muito forte!

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