VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+8
Nandoflb
Manicaca
betocastrucci
Morcegão
Alexandre Margonar
Sérgio Daeuble
Marcus36X
GECANA
12 participantes

    RING MASTER 2014

    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    RING MASTER 2014 Empty RING MASTER 2014

    Mensagem  GECANA Qui Jan 30 2014, 10:20

    Prezados colegas
    Nada como começar a construção de um novo modelo com a participação dos amigos deste seleto grupo de aeromodelistas. Isso é muito bom porque com certeza, estarei aproveitando as experiências vividas e aí poderemos consertar alguma falha existente na construção que se inicia.

    O modelo em questão é uma Ring Master que adquiri do colega CREMON. Gostei muito do kit, não só pelo seu corte a lazer, mas também pela qualidade da planta, acessórios e pela caixa que embala o kit. Padrão USA, com certeza.

    Pretendo realizar algumas pequenas modificações, como por exemplo, não instalar as duas caixas de lastro ( na asa e na cauda). O uso do lastro na cauda, costumo fazer após o primeiro vôo. Quanto ao motor, estou em dúvida entre um CB .25 ou um O.S.Max .35FP. Pretendo também adicionar algumas peças triangulares nas bases das nervuras com o bordo de fuga, para evitar torções nos Vôos e durante a entelagem com monokote. Não que o modelo apresente algum defeito ou falha, mas apenas um aditivo a mais para reforçar a estrutura do modelo. O que voces acham?

    Em breve colocarei as fotos sequenciais da construção. Forte abraço a todos, GG.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Marcus36X Qui Jan 30 2014, 11:45

    O meu Ring eu montei as caixas de lastro, e não acrescentei nada na estrutura, digo, reforço...
    Mas, com monokote, acho até uma boa, pois o acréscimo de peso sera mínimo.
    Não esquece de montar o balancim como primaira coisa, depois o resto, senão vc vai falar muito palavrão.... Very Happy Very Happy 

    O kit é show!! Bom, já falei isso...

    YeppeeHaiHouKaYay
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qui Jan 30 2014, 11:58

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!
    Quanto aos motores, recomendo o CB-25 ou outro 25 - 30! O OS 35 é muito motor...... O Fox 35 que é bem mais leve já sobra motor!!!!!
    Este kit é show de bola!!!!!Basketball Basketball Basketball Basketball  Bem melhor que o original da Sterling.
    Quanto as caixas de lastro, depende do tipo de acabamento (Pintura ou termoadesivos)! Se for termo adesivos recomendo a caixa de lastro na trazeira e asa externa .... Colar chumbo depois de pronto estraga o acabamento e visualmente não fica legal...... Fora o risco de descolar o chumbo em voo e ir na platéia........ Shocked Shocked Shocked Shocked 
    Com acabamento por pintura dá para "aplicar" mais tinta e verniz em regiões de interesse (asa externa e profundor).  cheers cheers cheers cheers 
    Estive pensando em montar uma Ring Master com Enya 19...... Depois mudei de idéia e troquei por um Manicaca II.
    Não me lembro mais quem foi que pediu para desenhar Um Manicaca II para CB-25....... Question Question Question Question Question 
    Com minha idade (51) pilotar estes "foguetes" não é tanta curtição!!!!!!
    Curtir um Manicaca III (Manicaca com 1,1 metros, flap e CB25)realizando um trevo com pouca velocidade é um desejo que logo se cumprirá...... Laughing Laughing Laughing Laughing 
    So entende o que eu falo quem voou Manicaca II com motor 19 e cabos de 15 metros........ affraid affraid affraid affraid .

    Agora este Ring Master é um modelo muito bom!!!!!!!
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Alexandre Margonar Qui Jan 30 2014, 20:02



    GG e Sergio, eu tive uma Ring que no inicio ia com Fox 35, mas erá muito desconfortável o voo, pois erá muito rápida.
    Depois coloquei um Enya 19 cansado de guerra que dava uma canseira enorme para pegar, mas depois leva a Ring de boa.
    O problema era o dorso, que sempre apagava o motor, até que eu coloquei mais um conjunto de trem no dorso, á contei essa historia aqui. KKKKKK.

     lol! lol! lol! 
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Morcegão Qui Jan 30 2014, 20:29

    Alexandre Margonar escreveu:

    GG e Sergio, eu tive uma Ring que no inicio ia com Fox 35, mas erá muito desconfortável o voo, pois erá muito rápida.
    Depois coloquei um Enya 19 cansado de guerra que dava uma canseira enorme para pegar, mas depois leva a Ring de boa.
    O problema era o dorso, que sempre apagava o motor, até que eu coloquei mais um conjunto de trem no dorso, á contei essa historia aqui. KKKKKK.

     lol! lol! lol! 
     
    Tenho de concordar com você. Tenho duas com Fox 35 e se não fosse um bom modelo já teria quebrado as duas. É motor de sobra para este modelo.  Very Happy
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  betocastrucci Qui Jan 30 2014, 20:45

    Voa a Ring com Fox 35 com cabo de 19 metros. A minha Flite eu uso assim.
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  GECANA Seg Fev 03 2014, 15:24

    Caros colegas
    Obrigado pelas dicas.
    Decidi usar o que havia pensado anteriormente. Vou colocar um CB .25.
    Tenho atualmente 02 CB's .25. São motores de fabricação nacional que só me dão prazer. Pegam da primeira, giram muito bem com qualquer mistura e não dão problemas.E olhe que o meu primeiro CB é um das primeiras fornadas do Daniel, lá pelo final da década de 80.
    Tenho procurado comprar este motores, mas quem tem não vende. Então, na semana passada enviei um email ao Daniel perguntando se ele fabricaria um lote por encomenda e qual a quantidade minima. Até o momento não obtive uma resposta, mas vou aproveitar e perguntar a voces, colegas deste forum, se alguém tem interesse em se juntar para fazer essa encomenda. Apenas uma idéia que poderá dar certo. Um forte abraço a todos. GG
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 03 2014, 18:17

    GG meu amigo, satisfação de te ter por aqui  Very Happy 

    Quanto ao Ringmaster e Fox 35 considero uma excelente combinação.

    O Ringmaster é um avião compacto, de momentos curtos e com aerofólio pouco espesso e sem flaps, que no meu ponto de vista faz dele um conjunto de média pra alta velocidade.

    Creio que o conceito "stunt" dos anos 50, ano do projeto do avião era voar o modelo a milhão mesmo  affraid 

    Dos vídeos que vi,um do Martin se não me engano mostra claramente a "pauleira" que é voar com o Ringmaster, se não me engano, o dele com um Enya 30 SS, um baita motor

    É o tipo de avião com o comportamente totalmente diferente ao de um Nobler por exemplo.

    Obviamente ele ficará ótimo também com um CB 25, que deve ter a mesma potência ou até mais do que a de um Fox 35, mas não descarta a possibilidade de usar a rapousa no Ringmaster, combinação fantástica ... e de época  cheers 

    abração do amigo

    Manicaca
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 03 2014, 18:21

    Achei o vídeo do Speedmaster, digo Ringmaster heheheheh  Basketball 
    Era um Enya 30 SS mesmo

    https://youtu.be/WUvJ7yJH95k
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Marcus36X Seg Fev 03 2014, 19:02

    Meu Ring novo vai de Enya 30... Esse vídeo do Martin é bem loko!!!

    YeppeeHaiHouKaYay
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  betocastrucci Seg Fev 03 2014, 19:27

    Manicaca,

    ouvi umas mil vezes que o CB 25 tem a mesma potência que o Fox 35. Será? Mas não deve ter o mesmo torque. Qual a rotação que um CB 25 dá com uma 10x6 de madeira com pás largas.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 03 2014, 19:58

    Castrucci, potência por potência creio que o CB 25 deva ter a mesma ou se não até mais do que a do Fox 35 como disse antes

    Mas valores de torque creio que não, principalmente em regimes mais baixos como o Fox 35, aí a cilindrada maior fala mais alto né ?

    Nandoflb
    Nandoflb
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 400
    Idade : 43
    Data de inscrição : 23/01/2012

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Nandoflb Ter Fev 04 2014, 09:52

    Só para titulo de informação... tenho um nobler com CB 25 voa maravilhosamente bem... faz a gama inteirinha!!!! foi com ele que aprendi a fazer o trevo ampulheta de forma que dava para entender a manobra!!!!

    Abraço
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Fev 04 2014, 12:20

    Very Happy Very Happy Very Happy  Beleza!!!!!
    Potencia pode ser determinada mutiplicando o torque pela velocidade angular. Um CBzinho (CB-25) pode trabalhar em rotações bem maiores que nosso velho lambão barulhento Fox 35 Stunt.
    Para conseguir este amais de potencia do CBzinho temos que usar combustivel com menos oleo e héices de menor passo. Já comprovei o fato!!!! Minha Flite e MIg voaram muito melhor co CB25 com hélices APC 9x5 e 9x4.......Esqueci o detalhe combustivel com 5 -10% nitro. Não é qualquer modelo de dá para usar este artificio....... Somente para modelos rápidos!!!!!
    O Tupynike Jr com CB-25 é um Stunt muito rápido. O Tupycano com Fox 35 vira uma bala........ Com um Cbzinho vai mais tranquilo Smile Smile Smile Smile 
    Para modelos Stunt classico (voo lento e confiavel, recomento Fox 35).

    Quem já viu um CB-25 rodar uma JXF 8x6 sabe bem a potencia que este motor tem!!!!! O legal que vai numa boa! Não gera super aquecimento. Se usarmos este recurso no Fox...... Estraga tudo Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked 

     Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing 
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  betocastrucci Ter Fev 04 2014, 12:41

    Potência é torque vezes rotação. Quanto maior o giro, maior a potência. Problema é que hélices em geral se dão melhor com rotações mais baixas, onde apresentam melhor eficiência. Modelos de F2B voam mais devagar, então necessitam de um empuxo maior para manter os cabos esticados. Fazendo uma analogia com um automóvel, é como se andasse com marcha mais baixa. Uma solução usada pelos pipados (potência em alta rotação) é trabalhar com diâmetro grande e passo bem pequeno. A outra é usar motores com torque em rotações mais baixas como o Fox 35. No F1C (planador voo livre motor FAI) se utiliza redução de 3 a 4:1 e hélices grandes, mas por conta do regulamento que limita o motor a 2.5 cc. Solução que nunca ouvi falar em F2B, mas que poderia dar certo não fosse o custo muito mais alto.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Morcegão Ter Fev 04 2014, 17:51

    Estive falando com GG ontem e ele vai colocar o CB mesmo. Tenho um que está em um modelo do porte do Aspirante e voa bem. Já tive um Santana II que montei em cima da planta do Aspirante. Voava muito bem com o CB 25 também. Acho que vai ficar bom.  Very Happy Very Happy Very Happy 
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  GECANA Qua Fev 05 2014, 16:29

    Obrigado pela aula de potência, torque e velocidade. Voces são demais, mas.....
    Eu tenho em minha coleção apenas um Fox .35 e dois CB's. O Fox, novo e zerado, ainda esta na caixa e os dois CB's em uso.
    Conheço bem as qualidades de ambos e por isto fiquei em dúvida qual, instalar na Ring Master.
    Mas esta semana, meu amigo Alcemar Ronildo Bastos, vasculhando sua ampla oficina, encontrou dois motores CB's de VCC novos e na caixa. Como cara faz rádio e não mais o VCC, me telefonou querendo saber se eu os queria de presente. Não há orgulho que supere este oferecimento. Hoje mesmo a noite vou na casa dele buscar os motores e de quebra ainda janto com ele.
    Dessa forma vou mesmo colocar um CB na Ring Master. Caso não fique satisfeito, instalo o Fox .35.
    Um grande e forte abraço a todos. GG
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Morcegão Qua Fev 05 2014, 17:01

    Manicaca escreveu:Achei o vídeo do Speedmaster, digo Ringmaster heheheheh  Basketball 
    Era um Enya 30 SS mesmo

    https://youtu.be/WUvJ7yJH95k


    Esta Ring está comigo hoje em dia, só que com um Fox 35. Tenho um Enya 30, mas guardei para outro modelo.
    GG, estamos aguardando a sua Ring.  cheers  cheers  cheers
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Marcus36X Qua Fev 05 2014, 17:19

    Pics?? Ftz??? Images??? Qualquer coisa??? Very Happy 

    yeppeeHaiHouKaYay
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Manicaca Qua Fev 05 2014, 19:21

    GG, não tem erro, o CB 25 vai ficar show na Ringmaster
    Quando sugeri o Fox 35 foi apenas por ser uma combinação de época avião + motor (anos 50)
    Até com o CB 25 a estrutura do avião tende a durar muito mais pelo fato do CB 25 vibrar muito menos do que o Fox 35, tradicionalmente um "bate estaca"  lol! lol! lol! 

    abraço
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  GECANA Sex Fev 07 2014, 13:09

    Prezados colegas!
    Qual a dica dos amigos sobre a quantidade de peso na ponta da asa direita da Ring Master.
    Na planta, informa a construção da caixa de lastro, mas não informa o peso ideal. Alguém poderia me informar?
    Forte abraço a todos. GG
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Fev 07 2014, 18:38

    Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!
    O peso é ajustado Smile Smile  Por isso a caixa para colocar e retirar pesos.... Depende do peso dos cabos usado....... Se usar cabos leves menos peso! Cabo grosso mais peso!
    Recomendo cabos 0,012" de 18 metros (è o mais leve do mercado). Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked 
    GECANA
    GECANA
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 193
    Idade : 68
    Comentários : Vôo UC/RC
    Data de inscrição : 31/05/2011

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  GECANA Qui Fev 20 2014, 12:04

    Prezados colegas
    Esta semana consegui colar mais alguma peças da minha Ring Master.
    O kit foi muito bem cortado e pela trajetória deste modelo, não tenho críticas a fazer em respeito a sua permanência de uso ao longo das últimas décadas. Mesmo assim tomei a iniciativa de promover algumas modificações no modelo que, talvez fossem necessário mas como sou um pouco teimoso, resolvi modificar. Achei a área da asa muito grande e com poucos reforços em seu interior. Fiquei imaginando a torção que, provavelmente sofreria, em um dia de grandes ventos, coisa muito comum aqui onde moro face a proximidade do mar. Para se ter uma idéia, nossa pista na Curva da Jurema, fica a 50mts da praia.

    Diante deste fato, acrescentei algumas longarinas em toda sua extensão e agora vou calçar estas longarinas com pedaços de balsa entre elas. Outro detalhe que só observei depois das asa quase pronta é o arame de comando do profundor ficará a uma distância da fuselagem muito grande. Se for construir uma outra Ring Master, com certeza vou atrasar a comando de balacim em 01 centímetro em direção a saída dos cabos.

    Segue novas fotos da montagem. Abraços a todos. GG

    RING MASTER 2014 08-190220147_zps3758da0d

    RING MASTER 2014 08-190220146_zps28a1b480

    RING MASTER 2014 08-190220145_zps488af636

    RING MASTER 2014 08-190220144_zpsfa0a90f7

    RING MASTER 2014 08-190220143_zps5dd09ffe

    RING MASTER 2014 08-190220142_zpsc94fa142

    RING MASTER 2014 08-190220141_zps8cfe813c









    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  TAPXURE Qui Fev 20 2014, 16:59

    Olá GG;

    Muito boa sua montagem!!!  cheers 

    Não conheço este kit. Minha sugestão seria para colar WEBS nas longarinas principais utilizando
    balsa de 1/16 mais dura. Dá um resistência enorme, sem muito acréscimo de peso!

    Abraços;

    Tapxure
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Alexandre Margonar Qui Fev 20 2014, 19:35



    Maravilha GG, muito legal.

    Beleza de montagem. Seguindo.

     cheers cheers cheers 

    Conteúdo patrocinado


    RING MASTER 2014 Empty Re: RING MASTER 2014

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 21:19