VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
TAPXURE
Alexandre Margonar
Morcegão
Marcus36X
Saochuk
9 participantes

    Colar as "benditas" dobradiças...

    Saochuk
    Saochuk
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 50
    Data de inscrição : 30/01/2011

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Saochuk Sex Jan 31 2014, 20:47

    Boa noite a todos.

    Que dica(s) vocês teriam para colar as dobradiças sem é claro fazer sujeira, colar o pino, faltar cola, etc.
    Abraço à todos.

    Saochuk.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Marcus36X Sex Jan 31 2014, 21:26

    Existem várias formas de vc fazer a colagem das dobradiças com segurança.
    Antigamente eu furava e passava um palito de dente para travar as mesmas, mas agora tenho usado somente epóxi.
    Coloco epóxi na abertura das dobradiças, limpo por fora com papel toalha e álcool e coloco as donbradiças limpando o excesso de cola que sai com um cotonete com álcool.
    Não tive nenhum problema até agora.

    YeppeeHaiHouKaYay
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Morcegão Sex Jan 31 2014, 21:40

    Aproveito para avisar que para entrar com o carro até a pista, você terá que refazer seu cadastro. Desta vez terá que enviar os dados para o Alexandre, que ficou responsável por enviar os dados para o administrador do parque.

    Abs,

    Saochuk
    Saochuk
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 50
    Data de inscrição : 30/01/2011

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Saochuk Sáb Fev 01 2014, 09:22

    Marcus36X escreveu:Existem várias formas de vc fazer a colagem das dobradiças com segurança.
    Antigamente eu furava e passava um palito de dente para travar as mesmas, mas agora tenho usado somente epóxi.
    Coloco epóxi na abertura das dobradiças, limpo por fora com papel toalha e álcool e coloco as donbradiças limpando o excesso de cola que sai com um cotonete com álcool.
    Não tive nenhum problema até agora.

    YeppeeHaiHouKaYay

    Valeu pela dica Marcus.
    É melhor epoxi 30 min?
    Saochuk
    Saochuk
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 50
    Data de inscrição : 30/01/2011

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Saochuk Sáb Fev 01 2014, 09:24

    Morcegão escreveu:Aproveito para avisar que para entrar com o carro até a pista, você terá que refazer seu cadastro. Desta vez terá que enviar os dados para o Alexandre, que ficou responsável por enviar os dados para o administrador do parque.

    Abs,


    Bom dia Aluizio,

    Você teria o contato do Alexandre?
    Abc
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Alexandre Margonar Sáb Fev 01 2014, 12:56



    Eu sempre usei o processo descrito pelo Marcus, pois eu acho muito mais seguro.


     cheers cheers 
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  TAPXURE Sáb Fev 01 2014, 22:08

    Olá Saochuk;

    Minha sugestão é usar cola epoxy 30'. Dá tempo de colar todas de uma vez. Mas atenção; sugiro colar primeiro de
    um lado, deixar secar e só depois colar o outro. Eu começo pela asa e estabilizador. Depois vem a vez dos flaps e
    profundor.

    Como o Marcus disse, também não vejo a necessidade de atravessar os palitos de madeira. Porem, as dobradiças
    devem ter furos para que a cola atravesse e trave tudo!!! Antes de colar as partes móveis, encaixe estas nos devidos
    lugares e veja se está tudo alinhado e livre.

    Mais dois macetes: dobre a dobradiça ao meio e lubrifique com muito cuidado a parte articulável e segundo, faça a
    cava (buraco) das dobradiças com um pouco de folga, para a cola entrar com facilidade.

    Abraços;

    Tapxure
    Saochuk
    Saochuk
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 50
    Data de inscrição : 30/01/2011

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Saochuk Sáb Fev 01 2014, 22:14

    Alexandre Margonar escreveu:

    Eu sempre usei o processo descrito pelo Marcus, pois eu acho muito mais seguro.


     cheers cheers 

    Valeu Alexandre.
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  betocastrucci Sáb Fev 01 2014, 22:19

    Nos meus modelos menores e de vcc tenho usado as dobradiças sem partes móveis, que se cola com CA, uma espécie de fibrinha. Nos modelos R/C maiores só uso dobradiças metálicas. As de nylon não me passam muita confiança, já tive várias quebradas em modelos mais antigos, por conta do ressecamento. Mas o procedimento é esse mesmo, epoxi e sem palitinho ou alfinete, mas lubrificando de leve a parte móvel.
    Marcus36X
    Marcus36X
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3341
    Idade : 52
    Comentários : Attitude is everything!!!
    Data de inscrição : 09/01/2012

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Marcus36X Dom Fev 02 2014, 07:01

    Sim, use o epoxi de cura lenta.. Passar um pouquinho de vaselina na juncao da dobtadica ajuda a evitar que fiquem duras, mas se ficar, passe alcool com cotonete e movimente a peca varias vezes que solta. Detalhe importantissimo... Cole as dobradicas SEMPRE na peca movel, depois a peca na asa, estab... Para alinhar as dobradicad, use o bayente de quelquer porta, depois de introduzir as dobradicas, pegue a peca e coloque contra o batente, assim, vc Evita o desalinhamento das mesmas...

    YeppeeHaiHouKaYay
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  TAPXURE Dom Fev 02 2014, 09:02

    betocastrucci escreveu:Nos meus modelos menores e de vcc tenho usado as dobradiças sem partes móveis, que se cola com CA, uma espécie de fibrinha. Nos modelos R/C maiores só uso dobradiças metálicas. As de nylon não me passam muita confiança, já tive várias quebradas em modelos mais antigos, por conta do ressecamento. Mas o procedimento é esse mesmo, epoxi e sem palitinho ou alfinete, mas lubrificando de leve a parte móvel.


    Bom Dia Beto;

    Nas "dobradiças de fita" que você menciona, eu sempre fiz "meleca" nas poucas vezes que tentei usar... Tem que aplicar a CA FINA, que
    escorre com muita facilidade!!!  Sad 

    Realmente este tipo de dobradiça é muito prático e resistente. Raríssimas vezes eu vi darem problemas (quebrar). Eu uso as de nylon, de
    preferência da marca DUBRO e de pino da ROBART. Ouvi dizer que a marca nacional LYNX está fabricando estas dobradiças com qualidade
    muito boa.

    As de metal, eu pessoalmente nunca trabalhei. Vi muito o pessoal usar em aeros GIANT. De alguns anos para cá, ando meio afastado das
    construções de aeromodelos. Devem ter "novidades e tecnologia" novas que desconheço.

    Abraços;

    Tapxure
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  betocastrucci Dom Fev 02 2014, 09:17

    TAPXURE escreveu:
    betocastrucci escreveu:Nos meus modelos menores e de vcc tenho usado as dobradiças sem partes móveis, que se cola com CA, uma espécie de fibrinha. Nos modelos R/C maiores só uso dobradiças metálicas. As de nylon não me passam muita confiança, já tive várias quebradas em modelos mais antigos, por conta do ressecamento. Mas o procedimento é esse mesmo, epoxi e sem palitinho ou alfinete, mas lubrificando de leve a parte móvel.


    Bom Dia Beto;

    Nas "dobradiças de fita" que você menciona, eu sempre fiz "meleca" nas poucas vezes que tentei usar... Tem que aplicar a CA FINA, que
    escorre com muita facilidade!!!  Sad 

    Realmente este tipo de dobradiça é muito prático e resistente. Raríssimas vezes eu vi darem problemas (quebrar). Eu uso as de nylon, de
    preferência da marca DUBRO e de pino da ROBART. Ouvi dizer que a marca nacional LYNX está fabricando estas dobradiças com qualidade
    muito boa.

    As de metal, eu pessoalmente nunca trabalhei. Vi muito o pessoal usar em aeros GIANT. De alguns anos para cá, ando meio afastado das
    construções de aeromodelos. Devem ter "novidades e tecnologia" novas que desconheço.

    Abraços;

    Tapxure

    O truque nas dobradiças de fita é fazer um furinho com alfinete e "injetar" o ca bem fino por esse buraco, até ele sair pelo outro lado. Já tentei arrancar com toda a força que consigo fazer e quebra a balsa em volta, mas a dobradiça não sai. As de metal são para aeros maiores mesmo, mas existem na medida para modelos com motores 46. Acho elas melhores do que as de nylon.
    Nos planadores r/c de menos de 2 metros, o pessoal usa o próprio material de entelagem como dobradiça, fazendo um chanfro de 45 graus no lado inferior e entelando a parte móvel com a parte fixa duma só vez. Tenho planador feito assim que está para completar 10 anos de uso.
    Leo-ST
    Leo-ST
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 164
    Idade : 48
    Data de inscrição : 01/11/2013

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Leo-ST Dom Fev 02 2014, 12:22

    Tenho vários modelos montados com as CA HINGES, o maior é um EDGE 540 com motor ST .90, que já voa há uns 7 anos sem qualquer problema. Na minha experiencia são bastante seguras para uso com motores glow, são levissimas (além de não agregar o peso do epoxi) , não deixam GAP e não tem problemas de alinhamento.
    Só não tenho coragem de usar em modelos a gasolina por conta da vibração dos motores dessa categoria.  bounce  bounce 
    avatar
    marinheiro
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 20
    Idade : 53
    Comentários : Um motor = Som mono
    Bimotor = Som stereo !
    Data de inscrição : 21/09/2014

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Dobradiças

    Mensagem  marinheiro Seg Set 22 2014, 01:07

    Nos meus modelos grandes eu não colo as dobradiças , eu furo a peça e passo micro parafusos . É possível a desmontagem do flape ou profundor para troca ou inspeção .
    Nos modelos pequenos , cola dentro da peça ( Bonder ) e rapidez na montagem . Nunca soltou nada .
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Set 22 2014, 13:29

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    Eu passo parafina no eixo (parte central) das dobradiças e colo com epox nas aberturas da balsa! Quando a cola está ainda mole (gel) limpo com alcool! Após cola curada, aplico o ar quente e retiro a parafina. Com estilete retiro as rebarbas e........ Fica macio!!!!!!!
    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

    Conteúdo patrocinado


    Colar as "benditas" dobradiças... Empty Re: Colar as "benditas" dobradiças...

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 14:38