Olá Pessoal, segue Regulamentos da nossa " Brincadeira entre Amigos " que será realizada esse ano no "FLY" em Sorocaba !
Segue após o esquema em foto !
Abração a Todos !
DESAFIO OLD-TIME STUNT – FLY-A-THON SOROCABA 2014
1. GERAL
Por acontecimento do evento chamado “Fly-A-Thon”, onde somente Ringmasters podem voar, será realizado uma brincadeira entre amigos que será chamada de Desafio Old-Time Stunt.
Quem assim desejar, poderá participar da brincadeira, bastando para isso comunicar no momento de seu vôo que esse será valido para a pontuação.
A gama Old-Time é diferente, e esse é exatamente o propósito da brincadeira, proporcionar uma opção às provas tradicionais, oferecendo diversão aos participantes e voando Ringmaster, afinal, o foco é no Fly-A-Thon.
2. REGULAMENTOS
2.1 – Somente modelos Ringmaster poderão participar, sem qualquer restrição a motorização, ou qualquer outro fator, apenas deverá ser uma versão de Ringmaster reconhecida pelo Brotherhood of the Ring.
2.2 – O julgamento das manobras será feito pelos próprios pilotos participantes, para haver uma maior interatividade entre os mesmos, afinal, o espírito do VCC é esse, camaradagem.
2.3 – Será usada planilha de pontos igual a que é usada pela AMA (Academy of Model Aircraft), que é bem simples.
2.4 – A gama, como já citada, será a Old-Time, a ser descrita logo mais.
3. GAMA DE MANOBRAS
3.1 – Considerações gerais:
- Uma vez que somente Ringmasters podem participar, todos os modelos já tem o bônus de serem flapless, então esses pontos não serão considerados. Uso de motor Diesel, será acrescentado o bônus correspondente.
- O piloto, antes de efetuar seu vôo, pode informar aos juízes se não executará alguma das manobras. As manobras não executadas não serão pontuadas, mas o pilotto realizando todas as manobras a que se propôs, receberá o bônus “Pattern”.
- Apesar de não ser obrigatório, se é recomendado as tradicionais 2 voltas entre as manobras para permitir aos juízes tempo suficiente para marcarem suas respectivas pontuações. Então, NÃO É OBRIGATÓRIA AS 2 VOLTAS ENTRE AS MANOBRAS, APENAS RECOMENDADO.
- Não haverá pontos de aparência.
- Não há limite de tempo, nem para decolagem, nem para o vôo.
- Nível de vôo será o do regulamento OTS, entre 6’ e 10’ ( entre 1,80 a 3 metros)
3.2- DECOLAGEM/VOO NIVELADO – Deverá o modelo percorrer um pouco de pista, sair do chão e fazer uma subida suave e uniforme até o nível de vôo, atingindo esse no exato ponto que iniciou a corrida, e depois efetuando duas voltas, mantendo o nível de vôo. (Igual a decolagem FAI)
3.3 – SUBIDA VERTICAL – O modelo parte do nível de vôo, executando uma subida vertical até atingir 45º, para então recuperar vôo nivelado e manter 45º por duas voltas ( tolerância até 60º)
3.4 – MERGULHO VERTICAL – Partindo do 45º, o modelo executará um mergulho vertical até o nível de vôo, onde voltará ao vôo nivelado (Tolerância até 60º)
3.5 – WINGOVER SIMPLES – O modelo parte do vôo nivelado, executa uma subida vertical, passando exatamente por cima do piloto, e recuperando vôo nivelado a meia volta da onde iniciou a manobra
3.6 – LOOPINGS NORMAIS – O modelo executa 5 loopings normais e recupera normal no nível de vôo.
3.7 – LOOPINGS INVERTIDOS – O modelo entra no dorso efetuando ¾ de looping normal, e inicia a sequencia de 5 loopings invertidos após percorrer ¼ de volta, recupera no vôo invertido e volta ao vôo normal após mais ¼ de volta efetuando ¾ de looping invertido, ou seja, será usada ½ volta para a manobra. Pode-se também iniciar a manobra vindo de 45º (Tolerância até 60º)
3.8 – VOO INVERTIDO – O modelo entra no dorso efetuando ¾ de looping normal, efetua 2 voltas invertido e executa ¾ de looping invertido para sair, recuperando vôo nivelado
3.9 – OITO HORIZONTAIS - O modelo inicia a manobra com ¾ de looping normal, ao entrar no mergulho vertical, o modelo inicia um looping invertido, seguindo esta sequencia 3 vezes, ou seja, não é necessário executar o primeiro looping inteiro e a manobra se assemelha com a nossa borboleta, o looping normal à esquerda, e o invertido à direita, devendo o modelo estar na vertical na intersecção.
3.10 – OITO VERTICAIS - O modelo inicia a manobra fazendo meio looping normal, como no oito horizontal, não é necessário fazer um looping completo, e entra no looping invertido, seguindo esta sequencia 3 vezes.
3.11 – OITO SOBRE A CABEÇA - O modelo parte de 30º e como nos outros oito, não executa um looping completo, entrando no looping invertido ao atingir o sobre cabeça. Seguindo esta sequencia 3 vezez.
3.12 – LOOPING QUADRADO - O modelo executa um looping quadrado, que na verdade será mais um retângulo, pois usa ¼ de volta, a 60º, não a 45º....
3.13 – POUSO – Após a parada do otor, o modelo executa uma descida suave, tocando o solo suavemente
Bons vôos!!!