https://www.youtube.com/watch?v=2zTweII54io&feature=youtu.be
5 participantes
30 FESBRAER
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº26
Re: 30 FESBRAER
Final de tarde...... Anoitecendo!!!!!! Festa boa!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=2zTweII54io&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=2zTweII54io&feature=youtu.be
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº27
Re: 30 FESBRAER
hehehe Ficar no centro do círculo com 3 voando é "Power" !!!
Muito massa Sérjão
Tô lembrando desse Tamanco B azul da foto, não é aquele que voava (e muito bem) com o ATF 20 ??
O motor era um show no funcionamento ...
Muito massa Sérjão
Tô lembrando desse Tamanco B azul da foto, não é aquele que voava (e muito bem) com o ATF 20 ??
O motor era um show no funcionamento ...
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº28
Re: 30 FESBRAER
Beleza!!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=5IgW_z1nLTA
https://www.youtube.com/watch?v=5IgW_z1nLTA
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº29
Re: 30 FESBRAER
Muito divertido e muita adrenalina com certeza ...
Sérjão, o Emílio foi "Ninja", construiu um modelo leve com a asa cortada do meio pras pontas e que imagino ter um perfil de asa com muito pouco arrasto, usou no Cox 09, que me parece daqui ser um Medallion uma hélice cimitarra, combinação que ajuda e muito ...
Só uma pergunta, o combustível da prova foi dado pela organização? Tinha nitro??
Cox pra andar legal tem que ter nitro, senão fica uma "bicheira"
Sérjão, o Emílio foi "Ninja", construiu um modelo leve com a asa cortada do meio pras pontas e que imagino ter um perfil de asa com muito pouco arrasto, usou no Cox 09, que me parece daqui ser um Medallion uma hélice cimitarra, combinação que ajuda e muito ...
Só uma pergunta, o combustível da prova foi dado pela organização? Tinha nitro??
Cox pra andar legal tem que ter nitro, senão fica uma "bicheira"
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº30
Re: 30 FESBRAER
Beleza!!!!!!
O combustivel da prova era caretão 4x1 Quimidrol PA........
Após a prova o Emilio realizou um voo com 10% nitro......... Foguetão!!!!!!!
O combustivel da prova era caretão 4x1 Quimidrol PA........
Após a prova o Emilio realizou um voo com 10% nitro......... Foguetão!!!!!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº31
Re: 30 FESBRAER
Me deu na telha agora de brincar com os números do Cox 09 Medallion contra o Fox 15 X
Claro que não dá pra comparar testes de motores de diferentes deslocamento, feitos em épocas distintas e em condições distintas, com combustíveis também diferentes mas só pro brincadeira mesmo,
A curva de potência dos Cox eu tirei do site do Dr Martin Heperle
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/cox_frameset.htm
O teste do Fox 15 X está disponível no site sceptreflight, link abaixo :
http://sceptreflight.net/Model%20Engine%20Tests/Fox%2015X.html
Seguem os gráficos abaixo, lembrando que o Cox Medallion não é um motor de competição e sim oum motor esporte
O gráfico do 09 Medallion é o de linha azul onde se usou combustível com 10% de nitro e o do Fox vamos usar o gráfico de baixo, com 5% de nitro pra ficar mais nivelado
Pois o gráfico de cima é a curva ensaiada com 20% de nitro
O Fox 15 X gera pela segunda curva .17 ou 0,17 BHP @ 14.000 rpm. O gráfico do Cox tá em Watts, logo teremos de transformar os 123watts aproximadamente (curva imprecisa) @ aproximadamente 16.000rpm
Como 1 HP equivalem a 745 Watts, convertendo os 123watts do Medallion teremos 122 / 745 = 0.165 BHP´s
Logo, pelo meu exercício de loucura a potência dos dois é quase equivalente ocorrendo a umas 2.000 rpm´s mais alto do que a do Fox 15 X
Como do Medallion não temos a curva de torque a comparação fica por aqui
Por favor, isso é apenas uma brincadeira com dados e calculadora, logo os dados são meramente a nível de tomar umas cervejas no balcão do bar da esquina, logo é apenas uma brincadeira despretenciosa
Claro que não dá pra comparar testes de motores de diferentes deslocamento, feitos em épocas distintas e em condições distintas, com combustíveis também diferentes mas só pro brincadeira mesmo,
A curva de potência dos Cox eu tirei do site do Dr Martin Heperle
http://www.mh-aerotools.de/airfoils/cox_frameset.htm
O teste do Fox 15 X está disponível no site sceptreflight, link abaixo :
http://sceptreflight.net/Model%20Engine%20Tests/Fox%2015X.html
Seguem os gráficos abaixo, lembrando que o Cox Medallion não é um motor de competição e sim oum motor esporte
O gráfico do 09 Medallion é o de linha azul onde se usou combustível com 10% de nitro e o do Fox vamos usar o gráfico de baixo, com 5% de nitro pra ficar mais nivelado
Pois o gráfico de cima é a curva ensaiada com 20% de nitro
O Fox 15 X gera pela segunda curva .17 ou 0,17 BHP @ 14.000 rpm. O gráfico do Cox tá em Watts, logo teremos de transformar os 123watts aproximadamente (curva imprecisa) @ aproximadamente 16.000rpm
Como 1 HP equivalem a 745 Watts, convertendo os 123watts do Medallion teremos 122 / 745 = 0.165 BHP´s
Logo, pelo meu exercício de loucura a potência dos dois é quase equivalente ocorrendo a umas 2.000 rpm´s mais alto do que a do Fox 15 X
Como do Medallion não temos a curva de torque a comparação fica por aqui
Por favor, isso é apenas uma brincadeira com dados e calculadora, logo os dados são meramente a nível de tomar umas cervejas no balcão do bar da esquina, logo é apenas uma brincadeira despretenciosa
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº32
Re: 30 FESBRAER
Beleza!!!!!
Um vídeo da Fesbraer na pista de Vcc
https://www.youtube.com/watch?v=xj7oBCtM3iM&feature=youtu.be
Um vídeo da Fesbraer na pista de Vcc
https://www.youtube.com/watch?v=xj7oBCtM3iM&feature=youtu.be
TAPXURE- Usuário Master
- Número de Mensagens : 1740
Idade : 59
Data de inscrição : 19/08/2012
- Mensagem nº33
Re: 30 FESBRAER
Show de pista e modelos!
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº34
Re: 30 FESBRAER
Beleza!!!!
Mais um "encontro" na pista de Gaspar
Mais um "encontro" na pista de Gaspar
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº35
Re: 30 FESBRAER
Beleza de encontro, deve ter sido muito legal
Vai preparando combustível que em outubro vai rolar um encontro de vcc "oficial"
Quem nos informa é o Cmdte Nando
Nesse vou nem se seja de "Charrete" !!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!
Vai preparando combustível que em outubro vai rolar um encontro de vcc "oficial"
Quem nos informa é o Cmdte Nando
Nesse vou nem se seja de "Charrete" !!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!
Nandoflb- Usuário Master
- Número de Mensagens : 400
Idade : 43
Data de inscrição : 23/01/2012
- Mensagem nº36
Re: 30 FESBRAER
Logo sai o convite oficial pro pessoal.. mas acredito que vai ser mais show que o primeiro.. vão ser 2 dias!!!! let's go !!!!!!!!!!!!!
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº37
Re: 30 FESBRAER
Cara, isso vai ser da massa!!!!
Nando, nem te escapa meu velho, trás a esposa e a filhinha, vamos fazer um modelinho 049 pra ela hehe
Se o ano passado foi maravilhoso com apenas 1 dia, com dois então ...
Galera do Vcc Online, quem vem ???
Bats, Taps, Margonar, GG, Marião Zuffo, Cremon, Delpozo, Marcão, Sérgio e demais comandantes ??
Ricardinho, prepara o Curare, vai ser show !!
Nando, nem te escapa meu velho, trás a esposa e a filhinha, vamos fazer um modelinho 049 pra ela hehe
Se o ano passado foi maravilhoso com apenas 1 dia, com dois então ...
Galera do Vcc Online, quem vem ???
Bats, Taps, Margonar, GG, Marião Zuffo, Cremon, Delpozo, Marcão, Sérgio e demais comandantes ??
Ricardinho, prepara o Curare, vai ser show !!
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº38
Re: 30 FESBRAER
Beleza!!!!!!
Vai ter inaugural de Tupynike Jr rosa, P-40 e Flite Jr........
Vai ter inaugural de Tupynike Jr rosa, P-40 e Flite Jr........
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº39
Re: 30 FESBRAER
Eita, vai ser dugarai !!!!
é novo, é novo, é novo !!!! KKKKK
é novo, é novo, é novo !!!! KKKKK
Morcegão- Usuário Master
- Número de Mensagens : 3957
Idade : 60
Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº40
Re: 30 FESBRAER
Invejo a empolgação de vocês, mas a minha rotina me impede de ir a qualquer evento que não seja aqui mesmo.
Já larguei mão do VCC faz tempo por este motivo e pelo fato de me ver consntantemente em meio a brigas que não são minhas. Sinceramente não quero ser inimigo de ninguém. Cada um é cada um.
Espero que o evento se torne maior a cada ano e vai se tornar. Bons voos a todos.
Já larguei mão do VCC faz tempo por este motivo e pelo fato de me ver consntantemente em meio a brigas que não são minhas. Sinceramente não quero ser inimigo de ninguém. Cada um é cada um.
Espero que o evento se torne maior a cada ano e vai se tornar. Bons voos a todos.
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6630
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº41
Re: 30 FESBRAER
Pra galera que quer participar do segundo encontro de vcc do Clube Asas do Vale em 24 e 25 de Outubro
só um lembrete: as inscrições já estão abertas em link próprio do site do clube
www.asasdovale.com.br
Recomendo a todos que participem deste excelente encontro, mais ainda este ano que serão 2 dias de festa
A inscrição são a entrega de 5 KG de alimentos não pereciveis
Minha previsão é que esse ano vai bombar ainda mais, talvez até mais do que 50 modelos além da Corrida Maluca
Vamos deixar a preguiça de lado e descer pro encontro rapaziada
Eita lasqueira !!!!
só um lembrete: as inscrições já estão abertas em link próprio do site do clube
www.asasdovale.com.br
Recomendo a todos que participem deste excelente encontro, mais ainda este ano que serão 2 dias de festa
A inscrição são a entrega de 5 KG de alimentos não pereciveis
Minha previsão é que esse ano vai bombar ainda mais, talvez até mais do que 50 modelos além da Corrida Maluca
Vamos deixar a preguiça de lado e descer pro encontro rapaziada
Eita lasqueira !!!!
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2860
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº42
Re: 30 FESBRAER
Beleza!!!!
REGULAMENTO
CORRIDA MALUCA U-CONTROL
3a. Etapa - Asas do Vale - Gaspar/SC
24 e 25 de Outubro de 2015
A duração de cada corrida será de 8 minutos e vencerá quem dar o maior número de voltas.
Cada corrida será disputada por 2 equipes voando simultaneamente.
Cada equipe é formada por 2 pessoas, sendo 1 piloto e 1 mecânico, com 01 aeromodelo nas características determinadas abaixo:
Aeromodelo controlado por cabo, predominantemente em balsa, com envergadura mínima de 70 cm, equipado com motor até .25 pol.cúbicas, com asa nervurada e revestida por tela, ou película de plástico, ou papel, com tanque metálico sem pressurização, dotado de trem de pouso com pelo menos 2 pernas/rodas.
Os cabos serão de 15,92m que serão fornecidos pela direção da prova com clips e manete.
O abastecimento será feito antes da partida e após cada pouso através de uma seringa calibrada com 20cc. fornecida pela direção da prova a cada abastecimento.
A partida deverá ser sem o auxílio de motores de partida (starters).
As equipes devem se comportar de forma ética e cuidar da segurança durante o vôo, evitando colisões e situações de perigo (ex.: impedir a ultrapassagem, colocar em risco o piloto e mecânico da equipe adversária, agressões físicas e verbais)
O mecânico deverá usar capacete fornecido pela direção da prova.
O piloto deve pousar o modelo dentro do círculo de vôo.
O mecânico deverá pedir permissão ao diretor de prova para adentrar ao círculo de vôo para pegar o modelo.
Não é permitido pegar o modelo em movimento.
Após o pouso completo do modelo, o mecânico deverá retirá-lo do círculo de vôo e iniciar o abastecimento e partida fora deste círculo.
Não é permitida ação de rebocar o modelo pelo piloto durante o vôo.
As ultrapassagens devem ser feitas sobre o modelo mais lento (Nunca por baixo).
A altura máxima de vôo é de 3 metros, sendo que durante as ultrapassagens não poderá exceder a 6 metros.
A prova é dividida em 3 partes:
01 vôo de qualificação para todas as equipes.
01 semifinal com as 04 equipes que deram mais voltas dentro dos 8 minutos.
01 final entre as 2 equipes que foram melhor qualificadas na semifinal.
A ordem de vôo das equipes será efetuada por sorteio.
Os competidores devem observar a ordem de apresentação e estarem prontos para a partida quando forem chamados.
A partida do motor será autorizada quando o tempo for aberto, pelo diretor de prova. A partir desta autorização inicia a contagem das voltas nos 8 minutos de prova para as 2 equipes que estão na pista.
PONTUAÇÃO
O não cumprimento do estabelecido nos itens de 3 a 9 implicará na desclassificação da equipe.
O não cumprimento dos itens de 10 a 16 será descontada 1 volta por infração cometida.
As equipes serão classificadas pelas voltas realizadas durante o tempo de prova, descontando-se as voltas perdidas por infrações cometidas.
REGULAMENTO
CORRIDA MALUCA U-CONTROL
3a. Etapa - Asas do Vale - Gaspar/SC
24 e 25 de Outubro de 2015
A duração de cada corrida será de 8 minutos e vencerá quem dar o maior número de voltas.
Cada corrida será disputada por 2 equipes voando simultaneamente.
Cada equipe é formada por 2 pessoas, sendo 1 piloto e 1 mecânico, com 01 aeromodelo nas características determinadas abaixo:
Aeromodelo controlado por cabo, predominantemente em balsa, com envergadura mínima de 70 cm, equipado com motor até .25 pol.cúbicas, com asa nervurada e revestida por tela, ou película de plástico, ou papel, com tanque metálico sem pressurização, dotado de trem de pouso com pelo menos 2 pernas/rodas.
Os cabos serão de 15,92m que serão fornecidos pela direção da prova com clips e manete.
O abastecimento será feito antes da partida e após cada pouso através de uma seringa calibrada com 20cc. fornecida pela direção da prova a cada abastecimento.
A partida deverá ser sem o auxílio de motores de partida (starters).
As equipes devem se comportar de forma ética e cuidar da segurança durante o vôo, evitando colisões e situações de perigo (ex.: impedir a ultrapassagem, colocar em risco o piloto e mecânico da equipe adversária, agressões físicas e verbais)
O mecânico deverá usar capacete fornecido pela direção da prova.
O piloto deve pousar o modelo dentro do círculo de vôo.
O mecânico deverá pedir permissão ao diretor de prova para adentrar ao círculo de vôo para pegar o modelo.
Não é permitido pegar o modelo em movimento.
Após o pouso completo do modelo, o mecânico deverá retirá-lo do círculo de vôo e iniciar o abastecimento e partida fora deste círculo.
Não é permitida ação de rebocar o modelo pelo piloto durante o vôo.
As ultrapassagens devem ser feitas sobre o modelo mais lento (Nunca por baixo).
A altura máxima de vôo é de 3 metros, sendo que durante as ultrapassagens não poderá exceder a 6 metros.
A prova é dividida em 3 partes:
01 vôo de qualificação para todas as equipes.
01 semifinal com as 04 equipes que deram mais voltas dentro dos 8 minutos.
01 final entre as 2 equipes que foram melhor qualificadas na semifinal.
A ordem de vôo das equipes será efetuada por sorteio.
Os competidores devem observar a ordem de apresentação e estarem prontos para a partida quando forem chamados.
A partida do motor será autorizada quando o tempo for aberto, pelo diretor de prova. A partir desta autorização inicia a contagem das voltas nos 8 minutos de prova para as 2 equipes que estão na pista.
PONTUAÇÃO
O não cumprimento do estabelecido nos itens de 3 a 9 implicará na desclassificação da equipe.
O não cumprimento dos itens de 10 a 16 será descontada 1 volta por infração cometida.
As equipes serão classificadas pelas voltas realizadas durante o tempo de prova, descontando-se as voltas perdidas por infrações cometidas.
|
|