VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

2 participantes

    Phoenix Ultra Leve da Mobral

    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Eduardo Mancini Dom Out 18 2015, 22:30

    Olá amigos!
    Me perdoem os puristas, mas como saudosista, recorro a vcs para buscar informações sobre este R/C (!!!).
    Peço que encarem este tópico como uma "liberdade poética", dentro do tema do VCC...

    Vcs conhecem este modelo Phoenix ?
    É um misto de asa delta motorizada, trike,ultra leve... Foi capa e reportagem da Esporte Modelismo n° 06, e era fabricado pela Mobral Modelismo, para uso de hélice pusher.
    Mas eu nunca ví este modelo pessoalmente, e por isto, minha curiosidade.

    Alguém já teve um ? Como era a construção (tubos de alumínio ?), emendas, entelagem, comandos,...? Sabem de planta ou instruções de construção ?
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Re: Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Manicaca Seg Out 19 2015, 08:43

    Bom dia Eduardo
    Lembro de anúncio de modelo semelhante, mas não da Mobral e sim da Aerovac se não me engano
    Era um modelo como vc disse, todo em alumínio,motor pusher e entelagem em nylon
    Salvo engano meu esse modelo não era um kit sim um modelo pronto pra voar
    Devo ter esse anúncio digitalizado em casa, se tiver publico por aqui mais tarde
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Re: Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Eduardo Mancini Seg Out 19 2015, 13:02

    Olá Manicaca!
    Boa tarde!

    Eu lembro do feito pela Aerovac. Mas são diferentes, embora o da Aerovac também seja muito interessante...

    O da Aerovac era realmente um formato de ultra leve "clássico", com asa retangular com diedro e grupo de cauda.
    O da Mobral, a asa era apenas um delta. Na verdade, a aeronave full scale seria hoje chamada de trike (embora no modelo, o "cockpit" não seja pendular).

    Estou sem scanner neste momento, mas depois vou postar este da Mobral...
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Re: Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Manicaca Seg Out 19 2015, 13:52

    Beleza amigo
    Esse da Mobral eu não conhecia
    Como estamos vendo, a história do nosso modelismo é grande produziu muitos modelos e de todo tipo
    Vivo dizendo ao amigo Carlos Allen do RJ, na minha opinião o maior conhecedor do modelismo nacional que temos
    de que vale a pena compilar todo material sobre a história do hobby aqui no Brasil e publicar uma obra neste sentido, de preferência um livro Smile
    Eduardo, se vc puder publicar material sobre esse Ultraleve da Mobral seria bacana
    grato
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Re: Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Eduardo Mancini Seg Out 19 2015, 22:27

    Vc tem toda a razão. Um histórico dos modelos, motores e modelistas mais "relevantes" seria uma belíssima obra... E seria um projeto muito legal...
    Vc sugeriu ao Allen, mas poderia ser um projeto realizado a várias mãos, o que geraria a visão dos diversos "rincões" deste Brasil, pois o modelismo das grandes capitais sempre foi bem diferente daquele do interior...
    Quem sabe usar o próprio fórum para gerar a semente desta obra ??
    Aliás, poderia ser uma obra "aberta" (tipo wikipedia), até um ponto de esgotamento do assunto em questão (motores, modelos, fabricantes, etc).

    Até a chegada dos importados, a quantidade de pequenos fabricantes nacionais era bem representativa...Seria muito legal agrupar estas informações numa única obra...

    Tenho "bastante" literatura e material impresso (as extintas revistas Sport Modelismo e Esporte Modelismo, catálogos AeroBrás, Mobral, livros, etc), com as quais buscávamos conhecimento técnico, visto que estávamos "isolados" aqui no final do Brasil...



    Estou com meu scanner estragado (deve estar pronto amanhã ou quarta), e faço a postagem imediatamente da capa da revista e da reportagem (bem superficial!!) sobre este modelo.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6632
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Re: Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Manicaca Ter Out 20 2015, 07:36

    Ótima idéia Eduardo bounce

    Conteúdo patrocinado


    Phoenix Ultra Leve da Mobral Empty Re: Phoenix Ultra Leve da Mobral

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 20:20