VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Cimento (cola) para aeromodelismo

    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Eduardo Mancini Seg Jun 06 2016, 14:03

    Olá amigos!

    Posto este tópico, tanto para expressar minha opinião, como para saber a de vcs sobre uma cola muito "especial"...O "cimento Aerobrás!!"

    Esta cola, assim como os outros "cimentos" (de outras marcas que existiam, Mobral, por exemplo), e que eram comercializados nas décadas anteriores junto aos kit´s nacionais, ou separadamente nas lojas, é a base de que ?
    Não tenho nenhum comigo, pois cedi meu tubo de cimento Aerobrás e espero nova ida a SP para comprar mais...

    Sou muito adepto desta cola, pois assim aprendi a construir, na década de 80...

    Como vantagens, me permito enumerar:

    1. Flexibilidade : apresenta estabilidade agregada a certa flexibilidade na colagem;
    2. Leveza : grande parte (do solvente) evapora, ficando a união das peças com muito pouco resíduo;
    3. Permite correções: seja com a secagem em andamento, por conta de demora desta, seja usando uma gotinha de acetona, que dissolve a colagem finalizada, permitindo nova manipulação sem nenhum demérito;
    4. Textura: permite lixar numa textura praticamente igual a da balsa...Vc não corre o risco de "cavar" a balsa ao redor da colagem, que se mantém mais alta...
    5. Estética: por ser transparente e evaporar "tudo", fica uma colagem muito bonita, translúcida e rente as superfícies...
    6. Cheiro : ela tem um cheiro sem igual!!! (rsrsrsrsrs)


    Como queria continuar a construção de meu Paulistinha (Aerobrás), e necessito corrigir imperfeições de formatos das cavernas (que ficaram menores do que deveriam), aplicando nestas pequenos filetes de balsa 1/16", para que encostem no topo e fundo do chapeamento da fuselagem), preciso de cola que se deixe lixar sem prejudicar a caverna neste processo...

    Assim sendo, fui cheirar cola para canos de PVC (cuja textura e cor parece ser igual ao cimento), mas é diferente... Mas testei (cheirei) a cola PVC flexível (que cola lonas, vinil, etc), e o cheiro era "o mesmo"!! Fiz teste de colagem, e me parece que ficou muito bom!! Ainda não lixei para ver...
    Alguém agrega algo ??
    TAPXURE
    TAPXURE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1740
    Idade : 59
    Data de inscrição : 19/08/2012

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  TAPXURE Seg Jun 06 2016, 15:25

    Eduardo;

    Essa cola que tanto "apreciamos", é à base de acetona! O pessoal da CHAPA BALSA,
    vende essa cola e Dope Cola, que parece ser de mesma formulação, com ótima
    qualidade!
    Quem me indicou esse material, foi um cara que começou a construir à pouco tempo,
    e está fazendo uns modelinhos básicos! O moço é caprichoso e tem futuro! O nome dele
    é FRED CESQUIM!!! Conhece!!??  Rsssssss

    Laughing     Laughing     Laughing     Laughing

    Abraços!!!

    lol!
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Eduardo Mancini Seg Jun 06 2016, 17:21

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs !!!
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Eduardo Mancini Seg Jun 06 2016, 17:32

    Olá Taps!

    Obrigado pela dica...

    A própria Aerobrás, "faz" o produto... , mas certamente nem eles, nem esta empresa por vc citada, tem uma linha de produção, ou terceirizam uma para a fabricação de um produto EXCLUSIVO para aeromodelismo...Certamente ele tem outro destino...

    Minha curiosidade seria de saber qual destino... E acho que é esta cola para vinil ...
    avatar
    ClaudioFett
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 289
    Idade : 75
    Data de inscrição : 02/12/2015

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty cimento(cola)

    Mensagem  ClaudioFett Seg Jun 06 2016, 18:17

    Olá pessoal,li que vocês,assim como eu,também usei cola AB, se não me falha a memória existia no comécio uma cola chamada "cola-tudo Duco" que era equivalente à cola AB que eu comprava nos bazares. Faz muito tempo que nãao vejo esse cola-tudo, principalmente depois da CA. Hoje estou usando uma cola para madeira amarela. A CA você encostou, colou, embora eles lançaram uma que você pode remover até depois de 20 segundos, encontrei na Kalunga, mas não cheguei adquirir, procurei esses dias e não encontrei, mas fica ai uma dica.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Manicaca Seg Jun 06 2016, 18:56

    Tem uma cola para tubos PVC que tem o cheiro parecido
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Sérgio Daeuble Seg Jun 06 2016, 19:21

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!
    - O nome da cola "semelhante" aCola Aerobras é a Cola Tudo DAG! A embalagem é verde e amarela ou verde vermelho...... Wink Wink Wink Wink Wink Wink
    avatar
    Eduardo Mancini
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 329
    Idade : 52
    Data de inscrição : 21/11/2013

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Eduardo Mancini Ter Jun 07 2016, 16:30

    Eu testei uma cola para PVC Flexível (serve para colar lonas de barracas, etc, a qual usei originalmente para colar 2 partes daquele material vinílico que é usado para fazer capachos personalizados), colando 2 peças de balsa...

    O cheiro era igual, e a colagem ficou igual (resistência e aparência)... Ainda não lixei para ver se desgasta como o cimento..., mas acho que sim! Vou tentar fazer hoje, e informo a vcs resultado e marca do produto...
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Jun 07 2016, 18:14

    Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Beleza!!!!!!
    - Já usei bastante no passado!!!!!!!! - Atualmente uso PVA. ciano e epox.... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

    Cimento (cola) para aeromodelismo R1fuzc



    A cola da Aerobras é melhor!!!!!!

    affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid affraid

    cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers cheers

    Conteúdo patrocinado


    Cimento (cola) para aeromodelismo Empty Re: Cimento (cola) para aeromodelismo

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11 2024, 13:13