OS MAX 46 FX & OS MAX 46 FX-I - VERSÕES DISTINTAS DO MESMO MOTOR - COMPATIBILIDADE DE PEÇAS E COMPONENTES - INTERCAMBIABILIDADE DE ALGUMAS DELAS
O OS Max 46 FX foi um motor de performance em 1997 da marca japonesa OS que foi muito popular e muito vendido ao redor do mundo todo, no Brasil inclusive
Tempos depois a OS lançou o OS 46 FX-I, uma versão deste motor que não era um motor de venda "em balcão" e sim uma versão feita sob encomenda para modelos RTF da Kyosho, modelo treinador este que vinha completo, ou seja:
avião ARF, Radio RC e o Motor aqui citado que é o OS 46 FX-I
Este motor ao que se sabe , não estava na linha comercial da marca e sim que era fabricado apenas para equipar o set acima descrito da Kyosho, empresa japonesa que já fez muitas parcerias comerciais com a marca de Osaka
Tendo as vistas explodidas de peças de ambas as versões em mãos fiz uma análise de peças que eram comuns e as que são exclusivas de uma ou outra versão.
Numa análise externa do motor constata-se que toda a "roupa" externa é diferente em ambas versões ou seja, cabeçote, bloco, tampa do cárter são distintas
Na análise interna verifica-se que o kit de cilindro e pistão, pino de pistão e trava, além de biela e virabrequim são os mesmos em ambas versões assim mesmo como o carburador 40 B - A "ALMA" de ambos os motores é quase idêntica,
excetuando-se os rolamentos com numerações diferentes
Embora usem o mesmo virabrequim nas duas variantes os rolamentos de ambas possuem numerações distintas, o que é curioso já que o virabrequim em ambas as edições é o mesmo
Concluo então de que ou os 2 rolamentos do eixo possuem apenas numerações de fábrica distintas por terem outras especificações técnicas porém mantém as mesmas dimensões interna, externa e largura, ou o bloco da versão FXI
receba rolamentos com diâmetros externos distintos, o que também justificariam o uso de numerações diferentes para estes componentes
Espero que gostem, e de que lhes seja útil !
O OS Max 46 FX foi um motor de performance em 1997 da marca japonesa OS que foi muito popular e muito vendido ao redor do mundo todo, no Brasil inclusive
Tempos depois a OS lançou o OS 46 FX-I, uma versão deste motor que não era um motor de venda "em balcão" e sim uma versão feita sob encomenda para modelos RTF da Kyosho, modelo treinador este que vinha completo, ou seja:
avião ARF, Radio RC e o Motor aqui citado que é o OS 46 FX-I
Este motor ao que se sabe , não estava na linha comercial da marca e sim que era fabricado apenas para equipar o set acima descrito da Kyosho, empresa japonesa que já fez muitas parcerias comerciais com a marca de Osaka
Tendo as vistas explodidas de peças de ambas as versões em mãos fiz uma análise de peças que eram comuns e as que são exclusivas de uma ou outra versão.
Numa análise externa do motor constata-se que toda a "roupa" externa é diferente em ambas versões ou seja, cabeçote, bloco, tampa do cárter são distintas
Na análise interna verifica-se que o kit de cilindro e pistão, pino de pistão e trava, além de biela e virabrequim são os mesmos em ambas versões assim mesmo como o carburador 40 B - A "ALMA" de ambos os motores é quase idêntica,
excetuando-se os rolamentos com numerações diferentes
Embora usem o mesmo virabrequim nas duas variantes os rolamentos de ambas possuem numerações distintas, o que é curioso já que o virabrequim em ambas as edições é o mesmo
Concluo então de que ou os 2 rolamentos do eixo possuem apenas numerações de fábrica distintas por terem outras especificações técnicas porém mantém as mesmas dimensões interna, externa e largura, ou o bloco da versão FXI
receba rolamentos com diâmetros externos distintos, o que também justificariam o uso de numerações diferentes para estes componentes
Espero que gostem, e de que lhes seja útil !