SUPER TIGRE´S .35 - TRÊS VERSÕES DESTINADAS A OPÇÕES DE ACROBACIA, ESPORTE E LAZER E TAMBÉM COMBATE, RAT RACING E APLICAÇÕES DE PERFORMANCE
Assistindo um vídeo muito legal feito pelo Mestre Sérgio Daeuble rodando seu ST 35 C "Stunt" em bancada, me ocorreu de fazer um quadrinho comparativo destes três clássicos .35´s da Super Tigre Italiana.
Eles eram oferecidos em três opções:
ST 35 C "Stunt" ´- Motor com bucha no virabrequim empregando pistões com defletor na cabeça, utilizando o clássico sistema de fluxo cruzado (admissão de um lado e descarga oposta a admissão.
ST 35 C "Combat" - Motor com bucha no virabrequim empregando pistões de cabeça plana e admissão do tipo "Fluxo Laminar Super Tigre" desenvolvido pela empresa nos anos 60 e patenteado pelo fabricante por muitos anos
ST G 21/35 - Motor com rolamentos no virabrequim, empregando pistões de cabeça plana e admissão do tipo "Fluxo Laminar Super Tigre" desenvolvido pela empresa nos anos 60 e patenteado pelo fabricante por muitos anos
Basicamente os ST C 35 "Stunt" & "Combat" são motores estruturalmente muito similares, utilizando os mesmos blocos básicos para sua construção, tendo inclusive o mesmo peso declarado de 220 gramas
Já o ST G 2/35 vem de uma série feita em quatro cilindradas (29, 35, 40 e 46) sendo tanto o G 21/29 e 35 destinados ao uso de performance tanto em combate, velocidade, Rat Racing e aplicações diversas de velocidade e alto rendimento
Da série G 21, os "Irmãos Maiores" que eram o G 21/40 e também o 46 eram feitos com set-up focados para a acrobacia e o RC onde se buscava bom funcionamento, uma carburação confiável sem perder o bom rendimento necessários tanto ao uso no U/C acrobacia como também no Rádio controle
Dos três motores .35 da marca, o G 21/35 era o mais potente dos três, porém o mais pesado pela sua construção mais robusta e pelo uso de dois rolamentos no virabrequim, pesando 25 gramas a mais que os seus "irmãos" da série 35 C
São excelentes motores e de projetos consagrados pelo teste do tempo e aprovados por modelistas e competições ao redor do mundo em seu tempo
Espero que este trabalho seja útil tanto ao grupo como também aos fãs da marca de Bologna assim como eu !
Grande Abraço
Assistindo um vídeo muito legal feito pelo Mestre Sérgio Daeuble rodando seu ST 35 C "Stunt" em bancada, me ocorreu de fazer um quadrinho comparativo destes três clássicos .35´s da Super Tigre Italiana.
Eles eram oferecidos em três opções:
ST 35 C "Stunt" ´- Motor com bucha no virabrequim empregando pistões com defletor na cabeça, utilizando o clássico sistema de fluxo cruzado (admissão de um lado e descarga oposta a admissão.
ST 35 C "Combat" - Motor com bucha no virabrequim empregando pistões de cabeça plana e admissão do tipo "Fluxo Laminar Super Tigre" desenvolvido pela empresa nos anos 60 e patenteado pelo fabricante por muitos anos
ST G 21/35 - Motor com rolamentos no virabrequim, empregando pistões de cabeça plana e admissão do tipo "Fluxo Laminar Super Tigre" desenvolvido pela empresa nos anos 60 e patenteado pelo fabricante por muitos anos
Basicamente os ST C 35 "Stunt" & "Combat" são motores estruturalmente muito similares, utilizando os mesmos blocos básicos para sua construção, tendo inclusive o mesmo peso declarado de 220 gramas
Já o ST G 2/35 vem de uma série feita em quatro cilindradas (29, 35, 40 e 46) sendo tanto o G 21/29 e 35 destinados ao uso de performance tanto em combate, velocidade, Rat Racing e aplicações diversas de velocidade e alto rendimento
Da série G 21, os "Irmãos Maiores" que eram o G 21/40 e também o 46 eram feitos com set-up focados para a acrobacia e o RC onde se buscava bom funcionamento, uma carburação confiável sem perder o bom rendimento necessários tanto ao uso no U/C acrobacia como também no Rádio controle
Dos três motores .35 da marca, o G 21/35 era o mais potente dos três, porém o mais pesado pela sua construção mais robusta e pelo uso de dois rolamentos no virabrequim, pesando 25 gramas a mais que os seus "irmãos" da série 35 C
São excelentes motores e de projetos consagrados pelo teste do tempo e aprovados por modelistas e competições ao redor do mundo em seu tempo
Espero que este trabalho seja útil tanto ao grupo como também aos fãs da marca de Bologna assim como eu !
Grande Abraço