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Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

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5 participantes

    Quando mais passo faz o modelo correr menos?

    Eduardo Yamin
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    Mensagem  Eduardo Yamin Sáb Jan 16 2010, 10:16

    Segundo o que entendi, existe a possibilidade (inversa ao que entendo ser obvia) de que um conjunto ande MENOS quando trocamos para uma hélice de maior passo, só não entendi bem quando e como isso acontece.
    Estou considerando sempre hélices dentro do indicado pelo fabricante do motor e sempre considerando um afinamento "de ouvido" constante do motor.
    Como sou leigo em motores glow venho perguntar aos amigos do fórum, qualquer luz a respeito será bem vinda.
    Abs e bons voos.
    EY
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    Mensagem  Wagner Sáb Jan 16 2010, 13:57

    Salve Yamin.

    Quanto menor o passo, teoricamente o aeromodelo vai avançar menos.

    Já ví Nobler com motor OS 25 FP, o aeromodelo extremamente aliviado (não lembro peso) e usava uma hélice 10x3, os puristas viram do avesso... O motor gritava como um "pipado" mas a velocidade era controlada.

    Uma teoria básica e com algumas imagens:
    http://www.amars.hpg.ig.com.br/materias/helice/index.html

    Para uso em VCC, nem sempre a hélice indicada pelo fabricante é a melhor.
    Para um OS FP 40, usam 10x6 uma coisa assim, isso no RC, no VCC usa-se uma 11x5 como padrão.

    Existem muitas formas de controlar a velocidade: cabos mais compridos, perfis de asa espessos, hélices de passo baixo e maior diâmetro. Até mesmo a espessura do conjunto de spraybar (carburador) influencia, já que diminui ou aumenta a área em que vai entrar o ar, umas juntas a mais no cabeçote ajudam a diminuir a compressão.
    Meu CB tem uma junta a mais, funciona quase como um FOX, funcionamento gordo (claro, não é um FOX 35, nada se compara a seu funionamento). Usei hélices 8,5x5 da Bolly, cabos de 17 metros, o aero voava com tração boa e não era nenhum capeta voador...

    Hoje minhas idéias não estão muito organizadas, se não tiver um fio de luz, me avise. rs!

    Sucesso.

    Wagner


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    Mensagem  Eduardo Yamin Dom Jan 17 2010, 09:37

    Legal Wagner, Quanto mais informação melhor.
    Resolvi postar aqui essa pergunta pois não ouso duvidar de nenhuma afirmação mesmo quando para mim não faz nenhum sentido, porém a pergunta ficou "meio" sem resposta, vamos esperar para ver se alguem se manifesta pois ajudará para chegarmos a uma conclusão.

    To achando que tem muita gente que usa esse fórum só na base do "read only" que que é isso? medo?
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    Mensagem  martin Qui Jan 28 2010, 23:13

    Eduardo,

    Vou tentar explicar mas me desculpe, não nasci para ser professor ou escrever livros ok.

    Mas o que posso te dizer é que todo motor segue uma curva de torque e potencia, o giro sobe e o torque e a potencia aumentam até um ponto e depois cai. Alem disso cada caso é um caso, e existem exceções, mas em termos gerais quando se coloca uma hélice com mais passo o motor sente mais carga e vira menos, dependendo do regime de rotação que esta se usando pode sim matar a velocidade de vôo, pois na realidade você cai na faixa de RPM que o motor gera menos torque e potencia, e potencia é o que determina a velocidade de voo, e não o passo da hélice. Não lembro mais das formulas mas potencia define velocidade final e torque aceleração.

    Para quem voa reto e só brinca essa técnica de aumentar o passo até da certo, mas é a pior maneira de matar a velocidade. Isso sobre carrega o motor, o modelo embala um absurdo no vento e se tentar manobrar o motor provavelmente não vai fazer um bom trabalho em manter velocidade de voo, essencial para manter os cabos esticados. Quando o cabo afrouxa é porque a velocidade diminuiu, ou seja o motor não teve força suficiente para manter a velocidade.

    Todo motor tem uma faixa ideal de RPM, variando a combinação de hélice, abertura de venturi, restrição de escape, vela , % de nitro, o competidor otimiza o funcionamento do motor para que ele mantenha o melhor possivel a velocidade ideal para seu modelo e habilidades.

    Martin
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    Mensagem  JORGE Ter Fev 08 2011, 11:24

    Olá Eduardo,
    Passo, passo a passo.
    Sua pergnta foi postada no ano pasado, mas como só entrei para o fórum este mês, estou respondendo hoje.
    É justamente ao contrário do que voce colocou.
    Quanto mais passo, mais velocidade, desde que : o diâmetro da hélice seja mantido e a rpm seja mantida.
    Se voce vem andando a uma certa velocidade e aumenta sua passada, voce vai andar mais rápido do que antes, desde que o tempo para dar cada passo seja o mesmo, e neste caso vai ter que fazer mais força muscular e dispender mais energia.
    Se voce tem um parafuso com passo maior, ele vai avançar mais rápido, desde que o tempo para dar cada volta com a chave de fenda seja o mesmo de quando estava usando um parafuso com passo menor, desde que o diâmetro do parafuso seja o mesmo. Vai ter que fazer mais força por volta para manter a mesmo número de voltas por minuto ou revoluções por minuto (RPM).
    Para ter uma nocão visual do passo do parafuso, basta olhar para a rosca e observar sua inclinação, com relação a eixo do parafuso. Para o hélice, basta observar a angulação das pás.
    Eduardo Yamin
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    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Fev 08 2011, 19:26

    Jorge,
    A excelente resposta do Martin já aclarou que o fenômeno inverso é possível mas indesejável para manobrar, de qualquer forma agradeço a atenção.
    Abs e bons voos,
    EY
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    Mensagem  eduscorrea Sex Fev 11 2011, 14:12

    Eduardo, não existe uma "formula" unica, ou melhor, ma resposta unica para a pergunta. Passo da helice quer dizer o quanto a helice avança em uma volta. Ou seja, quanto maior o passo, maior o avanço em uma volta da hélice. Então teoricamente maior passo=maior velocidade. Mas isso também vai, para um mesmo ajuste de carburação, acabar reduzindo a rotação do motor se comparado a uma hélice de passo menor, isso porque a carga sobre o motor fica maior.

    Resumindo, deve haver alguma fórmula matemática para voce calcular o melhor conjunto passo/diametro de hélice. Eu desconheço. Porém este acerto também depende do modelo, motor e das caracteristica de voo que voce quer. A solução é começar com uma formula consagrada pela maioria e então partir para testes voce mesmo, até achar o conjunto que melhor te agrade. Facil né.....

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