VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

4 participantes

    Motor RC c/carburador travado

    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Motor RC c/carburador travado Empty Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  josaka Dom Jan 17 2010, 18:13

    Ola sou novo no forum meu nome é Joaquim e ja não voo vcc há uns 30 anos
    e atualmente voo RC mas fuçando na Net e lendo artigos e mais uma visita que fiz ao Casa em santana deu uma vontade muito grande de construir um aeromodelo vcc no caso seria um old time dos anos 70 com o qual voei muito , trata-se do Condor que era da Mobral.Minha duvida é quanto a motorização pois atualmente so disponho de motores com carburador RC.Minha pergunta é: um motor RC com o carburador travado tem o mesmo desempenho de um com venturi?Tenho nesta categoria os seguintes motores diponiveis, qual é o mais adequado? CB 46 / Thunder Tiger 46 / JBA 46 / OS fx 46 meia vida)FOX 50 Eagle Fico no aguardo
    Obrigado
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  martin Seg Jan 18 2010, 00:46

    ola Joaquim,

    já vi algumas pessoas voando com carburador travado, mas não competitivamente. O Venturi é muito melhor com certeza, e por isso a maioria usa.

    O problema do carburador é que vaza um pouco de ar em varios locais do carburador e dá irregularidades de funcionamento no motor, isso no R/C é imperceptivel, mas para nos que voamos com precisão é impraticavel.

    O problema dos motores que voce tem é que são pesados e para acertar o CG vai ter que usar mais peso na cauda ainda para acertar o CG.

    Dá para usar se voce não tem muitas pretensões de aprender ou fazer as manobras da gama, use o motor mais leve entre eles.


    Martin
    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  josaka Seg Jan 18 2010, 14:26

    Pois é Martin eu desconfiava que sofresse alguma influencia , por acaso sua loja não vende venturi paro T.Tiger46 ou o OS fx 46 que são os mais leves? Será que um torneiro não faria uma peça dessas ou pegar de uma outra marca de diamentro maior externo e tornear para ajustar?
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  Wagner Qua Jan 20 2010, 14:03

    Salve Josaka.

    Seja bem vindo ao Fórum.
    Olha, o Martin disse tudo.
    Sem querer ofender, seus motores são pesados, e o giro deles também é muito alto, foram criados pensando-se no RC.

    CB 46, existe uma versão VCC dele, mas sai de fábrica um pouco mais aliviado, com tampa de cabeçote parecida com a do CB 25, só que maior é claro, e com venturi e conjunto de spray bar, mesmo assim pesa mais que um ST 51 para VCC.

    Se conselho fosse bom, seria vendido:
    Eu faria o seguinte, venderia um destes motores e compraria um já para VCC. Se quer curtir o Clássico, o Enya 30 iria muito bem e é um motor com preço muito bom, forte e leve, teria que construir seu aero leve também. Ou comprar um 40 mais leve que os seus e já convertido para VCC.

    Torneiros, esqueça esta raça, normalmente são uns bossais e apenas querem coisas fáceis, tipico de brasileiro.
    No mundo do VCC o único que posso indicar é o Velho Arthur, tem outros poucos, mas não conheço.

    Você pode contactar o pessoal da CB e encomendar o conjunto de venturi e spray bar para seu motor, mas ele não será como a versão que sai de fábrica para VCC, mas ajuda, também daria para comprar a tampa do cabeçote.

    Bom, são opções, a decisão é sua. No VCC o peso é um fator importante. Pelo menos era até um tempo atrás. Muitas das frustrações poderiam ser evitadas se o pessoal não quisesse economizar tanto, e usasse um pouco da razão para ver que as coisas tem que ser feitas de forma correta.

    Sucesso.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  josaka Qui Jan 21 2010, 13:24

    Wagner antes de mais nada obrigado pela gentileza de ter respondido ao topico.Bem vamos lá: entrei em contato com o Daniel da Micromecanica CB e ele vai me enviar via correio um Venturi completo com spray bar agulha o ring devo receber a semana que vem e ja modifico o motor pra ver como fica.Pensei bem e não adianta comprar equopamento novo se nem sei se ainda da pra voar (estou com 61 anos de idade mas ainda to bem)não sei se ainda aguento ficar rodando preciso fazer uns testes mas acho que vai dar.Ja faz + de 30anos que não voo VCC somente radio mas acho que consigo.Vou montar um modelo e colocar o Cb pra ver no que vai dar ,caso positivo ai compro um novo motor.Obrigado
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  Wagner Qui Jan 21 2010, 13:32

    Salve Josaka.

    Eu que agradeço por participar do Fórum.
    O pessoal do Rio de Janeiro usou o CB 46 um bom tempo, em aeromodelos do tamanho do Cheyenne 2000, e tiveram muito sucesso.

    Dos motores que você possui, fez a melhor escolha. Agora é decidir qual aero construir e voltar a voar. O Sr Daniel da CB é muito gente boa, profissional é a palavra certa e ama o que faz.

    Você se adapta sim, é questão de tempo, e ir com calma, nunca se é "velho" para o VCC! A velhice normalmente está em nossa mente (desculpe ficar filosofando).

    Não se acanhe, pergunte mesmo, as vezes o pessoal fica assustado comigo, mas é meu modo de escrever, sou um cara gente boa, e quero ver o pessoal retornando, iniciando e principalmente voando VCC.

    Sucesso.

    Wagner


    Última edição por Wagner em Qui Jan 21 2010, 13:35, editado 1 vez(es)


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  josaka Qui Jan 21 2010, 14:01

    Pois é Wagner meus planos era construir um Condor modelo que voei muito nos anos 70 com fox 35 stunt mas agora a motorização que disponho acho que é muito para este modelo, até baixei a planta e iria mandar plotar amanhã tenho que achar um modelo acho que maior talvez o estileto( a planta que achei na net está muito ruim)tem alguma sugestão de modelo e onde encontrar a planta? OBS entre as minhas tranqueiras achei um Enya 25 X R/C mas super conservado acho que da samba mas tem que fazer alguma traquinagem, o bocal do bloco mede 12 mm acho que vou falar o o velho Arthur que ja conheço de longa data e ja me arrumou varios motores para fazer um venturi.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  Wagner Qui Jan 21 2010, 14:17

    Salve Josaka.

    Se tem um Enya 25X, pelo que me lembro é uma linha feroz da Enya, ou seja, motores de alto giro, é isso?
    Dá para adaptar venturi e spray bar, e usar hélice de passo baixo, tipo 10x3 ou 10x4, só para ter idéia, mas isso não é uma verdade suprema... rs!
    Ah, daria para usar este motor no Condor, com as adaptações propostas, e acredito que o Velho Arthur poderia amansar este bicho para você.

    Stiletto, eu devo ter aqui no arquivo, faço contato com você por MP, ok? Mas qual pretende, o 600 ou o bitelão 660?

    Voltando ao 25, dá para fazer um venturi, ver com o Martin o que ele tem, e spray bar, dá para usar um do CB 25 ou de outras marcas também, aí vai do gosto, do bolso e etc e tal.

    Não deixe o sonho de construir o Condor ou outro clásico não, vamos conversando.

    Sucesso.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qua Ago 18 2010, 21:08

    Beleza!
    Tive um Condor (Kit MOBRAL)com um Fox 35 anos 80! Devido a madeira "Paulsa" tinha que colocar chunbo no "nariz" para acertar o CG...... O motor não dava conta!
    Já vi voando no Ibira um Condor com balsa comum (Aerobras) e FP-40! Exelente modelo!!!!
    Caso vc use o CB-46, pode montar o modelo com madeira balsa normal (Tevel)e caprichar no acabamento que algumas gramas a mais não atrapalha (sobra motor!). Use helice 12x5 e regule a rotação em 9000 RPM com cabos de 19,5 metros. Modelo realiza as manobras altas e com os cabos bem esticados. O motor CB-46 especifico para VCC tem corpotamento perfeito 4-2-4.
    Nestes 30 anos os modelos ganharam motores maiores com helices de pouco passo e grande diamentros (voo lento e sempre tracionando os cabos).
    Abs.
    Sérgio.
    josaka
    josaka
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 61
    Idade : 76
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  josaka Qui Ago 19 2010, 14:12

    Ola Sergio
    O Condor ja está pronto e fiz atraves da planta que vc. colocou na internet ( muito obrigado) ficou legal mas está faltando o canopi não consigo achar nada que se adapte legal,fiz um com garrafa pet mas não ficou legal se por acaso alguem tivesse um velho do Condor daria para tirar o molde e dar um jeito de puxar uma bolha. Está com um motor CB 46 mas é um motor R/C convertido para VCC coloquei venturi nele só falta exprimentar.
    Vou marnda uma foto para vc.
    []ss joaquim
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qui Ago 19 2010, 20:20

    Comprei umas bolhas na Hobbylandia (Rio). A Mie (dona da loja) me relatou que as bolhas são de fabricação Aerobras (São Paulo). Tem bolhas para Spitfire, Mustang, Etc.....
    A do Spitfire fica legal no Condor.
    Este modelo, apesar da idade, é muito bom!
    A planta desenhei pelo kit da Mobral. Na epoca (Anos 80) costumava desenhar as peças em cartolina como modelo. Antes de jogar fora, digitalizei e montei a planta que está na NET. A planta original era pequena e difere bastante do Kit. A planta original serve apenas para guia de montagem. A tecnica de corte das nervuras naquela época éra diferente de hoje!
    Bons voos.
    Sérgio.

    Conteúdo patrocinado


    Motor RC c/carburador travado Empty Re: Motor RC c/carburador travado

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08 2024, 13:33