VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+3
Eduardo Yamin
Mustrengo
Manicaca
7 participantes

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 02 2010, 11:22

    Olá moçada, gostaria de saber alguma sobre a madeira Cacheta (ou caxeta), porque sei que é usada também em aeromodelismo por ser mais barata do que a balsa. Confesso que nunca ví essa madeira pra venda em nenhuma loja de hobby, por isso fiquei curioso e interessado.
    Outra dúvida que tenho é sobre o "Mylar". Eu ví num blog um Mig da Mobral entelado com o tal Mylar, e por nunca ter visto este material também fiquei curioso. è um material daqueles usados em instalação de ar codicionado central? só existe em cor tipo cromo?
    obrigado e um abraço

    Carlo
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Mustrengo Ter Mar 02 2010, 12:57

    A caxeta, que eu saiba, é muito usada para confeccionar varetas e bordos de ataque e fuga, por ser um pouco mais dura. Mas sei também que alguns aviões já foram inteiramente construídos com caxeta. É uma opção pra quem não tem acesso à balsa.
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Mar 02 2010, 13:10

    o Mylar é muito utilizado em modelos de voo livre e em asas de combate, se encontra nas cores transparente e prata somente, mas podem ser tingidos.

    Provavelmente voce viu na minha MIG:
    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida VCC%20033
    mais info: http://eduardoyamin.blogspot.com/2010/01/mig-da-mobral.html

    Aqui descrevo o processo de aplicação usando cola de contato:
    http://eduardoyamin.blogspot.com/2009/10/entelando-com-mylar-parte-1.html
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 02 2010, 13:42

    Olá, realmente esse era o Mig que ví com a aplicação do mylar. Muito bacana o blog também, obrigado Eduardo.
    Quanto a cacheta, já ouvi de várias pessoas de que já foram construídos modelos inteiros com ela.
    Dizem que os kits da saudosa Mobral eram feitos nesta madeira, mas isso eu não posso afirmar.
    Grato pelas dicas
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  adriano Ter Mar 02 2010, 15:04

    ola amigo,MARCEDDU eu construi um miss bj ,de caxeta esta voando bem ela e um pouco mais pesada que a balsa mas da p/voar legal e bem mais resistente que a balsa ,aqui onde moro em RONDONIA e de facil aquisiçao pedaços pequenos de 1mt abaixo de comprimemto e considerado lenha , aqui nas madeireiras ,mas nos depositos de madeiras do sudoeste e sul do pais tambem consegue ,quanto ao milar desconheço ,mas entelei um aeromodelo com contact da marca vinitact ,estiquei bem na hora da colagem usei cola de contato ,depois de seca usei um secador de cabelo bem proximo do contact nao e que esticou e ficou bem legal ,quem nao olhar bem acha que e monokote,abraços
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 02 2010, 16:31

    Adriano, obrigado pela tuas dicas. O Teu Miss BJ ficou muito bonito. A entelagem realmente ficou perfeita e de fato, só olhando as fotos parece monokote mesmo, que por sinal é bem caro.
    Acho muito interessante ver pessoas como vc que pesquisam e acham alternativas inteligentes para modelismo, que dessa forma conseguem construir belos modelos com produtos bem mais baratos e que podem ser encontrados muitas vezes em papelarias e lojas comuns.
    Também acho importante passar os macetes aos outros, como faz a turma toda aquí no fórum. Dessa forma cada um contribui para o crecimento do esporte além de estar ajudando um colega.

    abração
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 59
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Mar 02 2010, 17:52

    Só para complementar sobre o assunto da caixeta, recentemente fiz uma comparação (nada cientifica) de pesos de laminados de madeira para chapear asas de isopor e a caixeta se saiu muito bem frente à outras opções.
    vejam mais em: http://eduardoyamin.blogspot.com/2010/02/guia-de-laminados-para-chapear-asas.html
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  carlão eckert Ter Mar 02 2010, 18:39

    CArlo meu grande amigo
    mandei no seu email algumas fotos e algumas historias minhas com caxeta....
    abraço mano
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Manicaca Ter Mar 02 2010, 18:45

    Carlão, valeu pelas dicas.
    Adorei aquele teu sistema que vc usou no Shark, metade caixeta e metade isopor nas nervuras, muito bem pensado.
    Tou achando uma alternativa bem válida, principalmente pra avião que não é de competição, como um treinador, que além de mais barato pro principiante deve ficar até mais forte pra aguentar pousos ruins e etc.
    E o ME 109, voou? tâmo no aguardo de notícias!! heheheheh.... Very Happy

    abraço
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  adriano Ter Mar 02 2010, 19:44

    amigo Carlao gostaria de dividir esta experiencia com caxeta ,se puder me mande e-mail p/mim tambem ,e se prescisar de caixeta mando pelas carretas que carrego aqui na minha madeireira ,deixa em um posto em cuiaba,peças pequenas ,meu e-mail=adrianojssdeca@hotmail.com
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 60
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  betocastrucci Ter Mar 02 2010, 19:53

    Uso caxeta, que compro na Aerobrás, para as longarinas das asas, pura ou com lamina de fibra de carbono colada com CA ou epoxi. É muito mais resistente que a balsa, porém pesa bem mais.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Manicaca Qua Mar 03 2010, 14:01

    Adriano, muito obrigado pela oferta amigo. Vou te mandar um e mail assim aprendo um pouco mais sobre a cacheta, conhecimento não ocupa espaço né? hehehehe
    abração Very Happy
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2861
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Sérgio Daeuble Qui Mar 25 2010, 19:42

    Caxeta é mais pesada que a balsa!
    Já pedi para uma madereira laminar Garapuvu! Fantastico!!!! Embora a balsa comum é muito melhor!
    Caxeta serve para longarinas!
    Com a tecnologia de usar fio de carbono em longarinas de balsa! nào vale a pena usar estas lgarinas de cedro, gaxeta, frejo, etc.....
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6631
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Manicaca Sex Mar 26 2010, 14:16

    Grande satisfação em te encontrar por aqui Sérjão.
    Com certeza o grupo só tem a lucrar com as dicas como essa que você passou e costuma passar
    abração e bemvindo

    Adriano

    Conteúdo patrocinado


    Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida Empty Re: Madeira Cacheta e revestimento Mylar - Dúvida

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 13:43