VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Editor Vcc Online
    Editor Vcc Online
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 40
    Idade : 54
    Comentários : OBS: esta é uma conta da Administração para edição
    Data de inscrição : 11/07/2008

    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini Empty Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Mensagem  Editor Vcc Online Sáb Jan 29 2011, 07:33

    A proposta não é esgotar o assunto “elétrico” em algumas palavras, além de ser impossível, mas, fornecer informações básicas e despertar interesse pelo tema.

    Brush = motor elétrico com escova

    É conhecido por Speed, o mais popular ou mais utilizado é o Speed 400 (há outros, por exemplo: Speed 280, Speed 350).

    O Speed 400 pode ser grosseiramente comparado a um glow .049.

    Há diversos modelos RC: escala, acrobáticos, trainers, pylon racer, etc, e helicópteros que utilizam este motor.

    Em alguns modelos este motores são instalados com caixa de redução o que permite utilizar hélices de diâmetro: 8, 9, 10, etc.

    Em algumas asas tipo ZAGI utiliza-se o Speed 400 e hélice com diâmetro 5 ou 6 fixadas diretamente no eixo do motor.

    O rendimento médio desses motores está entre 50 e 60% em relação ao consumo de energia.

    Brushless = motor elétrico sem escova

    Entre os motores glow, por exemplo: .25, ou .40, ou .60, sejam dois ou quatro tempos, pode haver diferenças nas medidas dos pistões x camisas, obviamente da biela (curso do pistão), porém, sempre será um motor .25, ou .40, ou .60 independentemente da marca, há um padrão internacional. Esse padrão ainda não existe entre os motores elétricos, daí ser difícil relacionar motores glow com motores elétricos, ou mesmo, motores elétricos com motores elétricos.

    Os motores elétricos brushless tem rendimento entre 80 e 90% em relação ao consumo de energia, consequentemente a carga da bateria pode ser menor, isso implica bateria menor, portanto, menos peso se comparadas com a bateria utilizada com motor brush (Speed 400).

    A bateria é o ponto crítico nos modelos elétricos, portanto, quando mais carga a bateria tiver com menor volume significa menor peso e melhor rendimento do conjunto: modelo, motor, bateria.


    Qual o motor elétrico que substitui o motor glow .XXXX ?


    Minha experiência com motores elétricos me ensinou pensar Glow como Glow e Elétrico como Elétrico, cada qual com sua característica e aplicação.

    No início foi e é difícil fazer essa distinção, mas, com o tempo se aprende ainda mais quando tem que por a mão no bolso.

    Meu primeiro contato com modelos elétricos foi um P51 da Megatech, vi e comprei por impulso, na época só havia modelos com motores brush, no caso desse modelo Speed 280 com caixa de redução 5:1, hélice quadripá, bateria NiCD (níquel cádmio) 7 células ou 8,4 volts. Carreguei a bateria e fui para o campo, liguei o modelo, voou quase dez metros e caiu, destruindo a caixa de redução; decepção total. Sou teimoso, não desisti.

    Na época eu voava asa tipo Zagi com motor glow .15, vi um kit americano com motor elétrico e comprei, motor Speed 400 com bateria LiPo (lítio polímero, vôo mas muito lento para meu gosto.

    Atualmente tenho na Zagi , envergadura 90 cm, motor elétrico marca EMax modelo CF2812 com hélice 7x4 para combate glow, peso total 540g, essa configuração é para velocidade.

    Para asa mais “dócil”: envergadura 120 cm, motor elétrico marca EMax modelo CF 2822 com hélice 8x5.

    Voando RC, mas sempre pensando VCC, minha paixão, passei pesquisar mais e mais tudo sobre elétrico: motores, ESC (Electronic Speed Control), baterias, timer, hélices, etc, etc, e passo descrever, sucintamente, minha experiência.

    1. Não pense motor elétrico como motor glow; tente esquecer que existe GLOW, passe pensar como se houvesse só motor elétrico, ficará mais fácil, mais barato para seu bolso e o resultado final será positivo.

    2. Há na Internet diversas tabelas para “comparação” glow x elétrico com base na potência HP convertido em Watts, inicialmente pode o caminho certo, mas...

    3. Além do motor, leve em consideração:

    a. bateria, é equivalente ao tanque de combustível no glow: capacidade, material (latão, plástico, galvanizado), no caso da bateria capacidade de carga (mA) e volts; material: NiCD, LiPo, etc.

    b. ESC ou simplesmente speed control definido em A (Ampere), para cada potência de um determinado motor há um ESC equivalente. Cuidado com a dissipação do calor para não queimar o mesmo.

    c. Motor deve ser basicamente definido com base no:

    I. peso do modelo e na modalidade: acrobacia, park flyer, sport, pylon, trainer, combate, pois, cada modalidade implica motor para velocidade (vôo rápido) ou motor com torque (voo lento), bem como, para o peso do modelo há um motor com potência W(Watts) ideal.

    II. KV ou RPM por volt, essa característica indicará se o motor é para velocidade (KV entre 1250 e 1700) obviamente hélice com diâmetro menor em relação às utilizadas nos motores com torque (força) (KV entre 900 e 1100).

    d. Se você voa acrobacia o motor precisa de torque e não de velocidade, então para um modelo com 1500g, motor com regime entre 7000 e 9000 RPM (dependerá da voltagem da bateria e do passo da hélice), o motor dever ter entre 300 e 500 Watts.


    Qual a melhor marca?


    Não tenho preferência por alguma marca, pelos seguintes motivos:

    - nem sempre encontramos a marca de nossa preferência que pesquisamos na Internet.

    - quando encontramos a marca de nossa preferência, mesmo comprando via Internet, o preço é muito alto, obviamente, opto por uma marca com preço menor.

    - estou utilizando motores das marcas: TURNIGY e EMAX, sem qualquer problema ou reclamação.


    Motor elétrico pode ser preparado (envenenado)?


    A preparação dos motores elétricos está relacionada basicamente com o diâmetro do fio e o número de voltas em cada bobina.

    Edson Zanini.

    *(postado pela Administração a pedido do Edson Zanini)
    Osni Renato
    Osni Renato
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 199
    Data de inscrição : 28/10/2007

    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini Empty Re: Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Mensagem  Osni Renato Sáb Jan 29 2011, 10:27

    Grande Zanini !

    Com base nas suas informacoes ja estou me programando, quem sabe sai um modelo competitivo pra F2B ainda esse ano !

    Grande abraço
    avatar
    mariobittencourt
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 1
    Idade : 46
    Data de inscrição : 19/04/2012

    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini Empty Re: Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Mensagem  mariobittencourt Qui Abr 19 2012, 12:01

    Ola amigo, tenho um aeromodelo com um problema de total falta de potencia, mas funcionando. Queria saber se o problema eh no ESC ou no motor brush (nao eh brushless). A pergunta eh simples: Posso ligar o motor brush direto na bateria para ver se eh nele o problema ? Ja ouvi casos em que as escovas caem e se desconectam do motor causando problemas. Desde ja, agradecido.
    Gilberto
    Gilberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 134
    Idade : 70
    Comentários : Militar REF da FAB, professor no Aeroclube de SP
    Data de inscrição : 10/02/2011

    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini Empty Re: Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Mensagem  Gilberto Dom Abr 22 2012, 22:02

    Mario, a melhor opção é partir para um brushless com o respectivo ESC. Os brushed são fracos mesmo.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini Empty Re: Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Sex Jun 01 2012, 18:05

    Colegas Veteranos e Comandantes

    Prezado chara a evolução dos motores eletricos é muito grande , basta você ver o tempo que a OS levou para lançar seus motores eletricos brushless com o respectivo ESC. que são simplesmente o Top de linha .
    Estou com modelos eletricos RC a doze anos, e isso me deu alguma experiência o ideal no inicio,e que voê parta para um conjunto que venha completo Motor , Speed Control com regulador de potência ,com as bateria e uma bom carregador isso é fundamental , para você iniciar visto que você vai partir para algo que ja esta testado e aprovado , um conjunto deste completo não deve ficar muito barato , más da para comprar em partes isso você encontra aqui no Brasil sem poblema , da E-Flite e tem um da Brodak ambos são exelentes .
    Agora o mais importante esquece de motor escovado , e como o colega Gilberto bem colocou parta para um brushless com o respectivo ESC tudo da mesma marca existe uma tabela de converção de motores Glow para Eletricos cada fabricante tem a sua tabela , a E- Flite tem uma , a OS MAX tem outra , a Turnig tem outra , a Haker tem outra , Kontronic tem outra , ou seja cada fabricante divulga uma tabela de converção .
    Se precisar de mais alguma sugestão e escrever que vamos atraz para colaborar como colega , da melhor forma posivel .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT


    Conteúdo patrocinado


    Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini Empty Re: Motor elétrico brush e brushless - Edson Zanini

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 07:11