VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Opções para VCC elétrico

    Gilberto
    Gilberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 134
    Idade : 70
    Comentários : Militar REF da FAB, professor no Aeroclube de SP
    Data de inscrição : 10/02/2011

    Opções para VCC elétrico Empty Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Gilberto Sáb Fev 12 2011, 16:52

    Vou me aventurar em fazer este post, pois percebo que a modalidade E-VCC ainda é incipiente aqui no Brasil.
    Uma das razões de eu ter voltado para o aeromodelismo em 2008 foi justamente o fato de terem sido desenvolvidos o motor elétrico e baterias viáveis.
    Ainda tenho o meu Fox 36X com aprox. 40 anos de idade, mas não tenho espaço e nem ambiente para poder voltar a praticar o Glow. Também cansei da sujeira no modelo.
    Deixo claro que não sou anti-glow e nem acredito que irá ser extinto tão cedo.

    O RC era um sonho antigo que alimentei, mas, que nos anos 60 era para poucos. Agora os chineses o tornaram acessíveis a qualquer um (sem entrar na polêmica xing ling).

    O voo RC é muito bom, pois é necessário o equilíbrio do avião em todos os eixos o que aumenta os desafios, mas o voo com cabo tem também o seu atrativo e a adrenalina característicos. Assim o VCC elétrico é de grande interesse para mim.

    Após ler as postagens anteriores me inteirei das necessidades próprias deste tipo de voo, e então percebi as vantagens de um timer com controles que não se usa em RC.

    Enquanto ainda não temos todos os ítens disponíveis, eu pelo menos não me aventuro em projetos eletrônicos, gostaria de consultar os mais experientes no assunto, se não seria possível fazer testes com os seguintes ítens?

    Opções para VCC elétrico Servodriver

    Este dispositivo serve para fazer testes em servos, mas também faz a função de um receptor e controla a aceleração do motor através do ESC. Não seria viável usá-lo para iniciar o motor até 100% de potência e deixar o ESC cortar o motor quando a bateria chegar na carga mínima? Não se teria controle do tempo, mas seria possível voar e ainda saber quando vai acabar a carga com um alarme deste:

    Opções para VCC elétrico Batt-monitor-3S

    Estes itens eu já tenho, por isso penso em usar num primeiro instante, até que haja algo mais específico no mercado nacional.

    Como sugestão, recomendo que as bateria sejam sempre instaladas de modo acolchoado, para em caso de acidente diminuir a chance de incêndio no modelo.
    Augusto Afonso
    Augusto Afonso
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 41
    Idade : 26
    Data de inscrição : 09/02/2011

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Augusto Afonso Sáb Fev 12 2011, 20:46

    Estou acompanhando tambem me interessa o VCC eletrico.
    Abraços
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Mustrengo Dom Fev 13 2011, 20:05

    Opa, beleza?

    Seguinte, em maio do ano passado eu construí um Tucker com motor elétrico, fiz alguns vôos, mas a performance das baterias me decepcionou. Claro, depois descobri que estava com a bateria certa mas com o motor errado, vai-se aprendendo com o tempo.

    Sobre o timer, é um mal necessário sim... este item que você postou aqui, o "testador" de servos, custa o mesmo ou até mais que um timer específico pra VCC. Comprei o meu da e-flite, paguei 9 dólares e funciona muito bem.
    O timer tem um controle de velocidade, outro de tempo e um terceiro que pode controlar um trem de pouso retrátil, mas que não é obrigatório usar.
    Acho arriscado deixar o motor cortar pelo ESC, algumas baterias "estufam" quando chegam perto da descarga. O timer é mais leve e exato, principalmente para ajustar tempo de provas de acrobacias, que tem tempo específico de vôo para cada modalidade.

    Uma coisa que aprendi com elétricos: use motores na faixa de baixo kV com a potência mais próximo dos 80%, o rendimento fica muito melhor.
    Gilberto
    Gilberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 134
    Idade : 70
    Comentários : Militar REF da FAB, professor no Aeroclube de SP
    Data de inscrição : 10/02/2011

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Gilberto Seg Fev 14 2011, 11:01

    Quanto ao investimento eu concordo com você Beto, o valor não é alto, como eu disse, é que esse material eu já tenho.
    Vou aguardar o lançamento de timer nacional para prestigiar o esforço dos nossos companheiros.
    Em voo RC algumas vezes eu já tive o corte pelo ESC e as células ficaram com aprox. 3,7v, o que não provoca problemas.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Mustrengo Seg Fev 14 2011, 11:37

    No youtube tem 3 videos do meu Tucker elétrico voando, basta procurar o canal betoglaser, beleza?

    abrasss e vamo avuá
    Gilberto
    Gilberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 134
    Idade : 70
    Comentários : Militar REF da FAB, professor no Aeroclube de SP
    Data de inscrição : 10/02/2011

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Gilberto Seg Fev 14 2011, 13:32

    Positivo, eu já os vi e fiquei mais motivado ainda, logo ficará muito bom com os aperfeiçoamentos que certamente virão.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Mustrengo Seg Fev 14 2011, 13:34

    Principalmente com as baterias Nano... que são mais rápidas de carregar e mais leves
    Gilberto
    Gilberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 134
    Idade : 70
    Comentários : Militar REF da FAB, professor no Aeroclube de SP
    Data de inscrição : 10/02/2011

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Gilberto Qui Mar 24 2011, 12:33

    Pessoal, por acaso já temos um timer de fabricação nacional a disposição? Gostaria de valorizar um produto nosso e não comprar no exterior, mas se demorar muito não terei opção.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Mustrengo Qui Mar 24 2011, 12:37

    Beto Castrucci fez o dele, tenta um contato com ele.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Morcegão Qui Mar 24 2011, 12:49

    Opa, este assunto me interessa. Original esta idéia do testador de servos. A primeira sugestão que tive foi antes de entrar para o VCC ONLINE e era de usar um rádio de dois canais para acelerar o motor e cortar gradativamente para o pouso. Achei que ia ser coisa demais no avião com servo, receptor e bateria. Achei interessante esta opção de trem retrátil. Existiu uma para motores glow que vi em uma revista nacional faz muito tempo. Tinha de apertar um botão antes de largar o avião e ele segundos depois recolhia o trem e de alguma maneira abriria ao apagar o motor. Penso existia algum acionamento por pressurização.
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Luiz Henrique Qui Mar 24 2011, 13:33

    Morcegão,
    Eu vi uma vez um trem retrátil baseado em tensão dos cabos. Era num avião de F2C por sinal.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Morcegão Qui Mar 24 2011, 13:37

    A revista não trazia grandes detalhes sobre o funcionamento, mas na época lembro que interessou a alguns no grupo que frequentava. Hoje somente eu estou na ativa, pois o resto foi para o RC ou parou de vez com tudo.

    Conteúdo patrocinado


    Opções para VCC elétrico Empty Re: Opções para VCC elétrico

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 22:12