VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
adriano
Manicaca
Alexandre Margonar
Morcegão
betocastrucci
9 participantes

    Restauração do Santana da Mobral

    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Sex Ago 12 2011, 18:57

    Lá por 1990 eu construi o que seria o meu último modelo vcc por muitos anos até retornar às cordinhas recentemente.
    Este kit foi comprado na extinta Mobral e construido para usar um Fox 15, motor genioso, porém com potência razoável e bem leve. Estava entelado com contact, uma espécie de vinil, que até resistiu bem ao tempo.
    Resolvi restaurar este modelo, já que não pretendia mais voá-lo nas condições que se encontrava. Vou trocar os cabos de saída da asa, reforçar um pouco mais a estrutura da mesma, entelar com material mais apropriado e dar uma geral na pintura. E de quebra vou usar um motor novo porém antigo, uma réplica chinesa (CS) de um Oliver Tiger 15 diesel.

    Modelo como se encontrava hoje:
    Restauração do Santana da Mobral 2169671040102601432S600x600Q85

    Sem a entelagem:
    Restauração do Santana da Mobral 2141263000102601432S600x600Q85

    Restauração do Santana da Mobral 2068771000102601432S600x600Q85
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Sex Ago 12 2011, 18:59

    Já todo lixado, pronto para receber as modificações necessárias e também uma repintura:
    Restauração do Santana da Mobral 2853539990102601432S600x600Q85

    Com o motor anglo-chines:
    Restauração do Santana da Mobral 2188276660102601432S600x600Q85
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3976
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Morcegão Sex Ago 12 2011, 19:37

    Gostei do anglo-chines. Vou acompanhar a reforma.
    Alexandre Margonar
    Alexandre Margonar
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1447
    Idade : 62
    Comentários : Só quem voa, entende porque os pássaros cantam
    Data de inscrição : 04/07/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Alexandre Margonar Sex Ago 12 2011, 19:44

    Olá Beto,

    Muito legal este trabalho, também vou acompanhar, pois eu também tive um Santana com motor OS 15, e era muito bom.
    Com este conjunto, eu treinei uns 4 manicacas, e dois deles estão no VCC até hoje.

    Muito legal, também vou acompanhar.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6638
    Idade : 60
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Manicaca Sex Ago 12 2011, 20:24

    Olá Beto, belíssimo modelo. Parabéns pela iniciativa Very Happy
    Abraço
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Seg Ago 29 2011, 23:39

    No meio de um monte de viagens Brasil adentro, consegui um tempinho para andar com a reforma do Santana: aumentei (e bem) o espaço no montante do motor, colei um reforço de balsa no nariz para tentar diminuir a vibração (motor diesel é sinônimo de vibração...), colei fitas de fibra de carbono por sobre as longarinas e também shear webs para aumentar a rigidez da velha asa, e ainda dei uma reforçada nos tubos de saída de cabos. E uma boa lixada em tudo...

    Modelo pronto para receber tinta duco branca, verniz pu duas semanas depois da tinta Very Happy Very Happy e entelagem de litex provavelmente vermelho transparente:
    Restauração do Santana da Mobral 2285374040102601432S600x600Q85

    Detalhe do reforço no nariz, das fitas de carbono e das webs:
    Restauração do Santana da Mobral 2353873760102601432S600x600Q85
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  adriano Ter Ago 30 2011, 09:15

    ta ficando bom,valeu
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  JORGE Ter Ago 30 2011, 09:32

    Olá Beto,
    Não esqueça de esperar duas semanas no mínimo para aplicar o PU se queres ter uma pintua bem leve. Depois que aprenderes a pintar, vou te ensinar a aplicar o carbono na asa para torná-la bem mais rígida, e a colocar webs de maneira correta, com o mesmo material que estás usando nessa reforma.
    Só quem é capaz de pensar consegue mudar de opinião !
    Um grande abraço,
    Jorge de Azevedo
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Ter Ago 30 2011, 10:03

    Jorge,

    gostaria mesmo de saber como colocar as laminas de fibra de carbono, porque há anos venho aplicando desta forma nos meus planadores, com resultados satisfatórios, mas se ficar ainda mais rígido e/ou mais leve, melhor. As webs coloco com a veia na vertical, para travar uma longarina na outra, mas funcionaria bem melhor se tivesse fechado a caixa (d-box) com um chapeado no bordo de ataque. Mas de qualquer forma, para este modelo cujo projeto não previa nada disso, melhorou muito a rigidez da asa.
    Sobre as duas semanas entre a tinta e o verniz, como estou viajando direto, com certeza vou demorar bem mais...
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  JORGE Ter Ago 30 2011, 12:05

    Beto,
    Carbono em longarinas e shear webs : Sei que em algumas embalagens da fita de carbono vem instruções para que seja colocado da maneira que voce colocou. Além disso, a técnica mais eficiente talvez não fosse possível nessa reforma, pois implicaria em substituir suas longarinas.Como também sou planadorista e tenho planadorse com mais de 3,5m de envergadura, e faço vôos de colina em liftings muito fortes, tive que aprender outras técnicas para enrigecimento de asas. veio publicado numa revista que eu assinava a técnica mais eficiente.A fita de carbono é colocada na vertical com relação a superfície do perfil,no meio das longarinas ( é preciso laminar as longarinas antes com duas lâminas de balsa com o carbono no meio (laminar com epóxi), depois da longarina no lugar, o topo da fita que aparece abaixo da longarina (no miolo da asa) é recoberto com as webs colocadas com o veio conforme vc colocou, mas entre as longarinas e ocupando TODO o espaço entre as nervuras como vc sabe mas não fez nesta reforma.O topo da fita que fica virada para cima da longarina é recoberto com o chapeado a asa quando ele existe. O carbono tem que ficar totalmente confinado pelos quatro lados para fornecer rigidez total.Assim que tiver tempo vou postar fotos de todo o processo, pois eu as tenho arquivadas. Já notei que tem muita gente de topo no VCC fazendo diferente, acho que por desconhecimento.
    Um grande abraço,
    Jorge de Azevedo
    Eduardo Yamin
    Eduardo Yamin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 148
    Idade : 60
    Data de inscrição : 13/07/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Eduardo Yamin Ter Ago 30 2011, 17:32

    Betão excelente trabalho e lindo motor.
    Nada a acrescentar Shocked
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Sáb Out 01 2011, 08:37

    Finalmente consegui terminar o Santana, faltando agora ligar o motor para regular posição de tanque e ver se o diesel não desmonta o modelo todo.
    Acabamento com duco branco, verniz pu, e entelado com litex, pesou 530g pronto para voar com o tanque vazio (35 ml), ficou 40g mais leve do que antes da reforma, apesar do Oliver ser 40g mais pesado do que o Fox 15, ganhei 80g entre pintura (nem imagino como foi que pintei isso na época) e entelagem, o contact (vinil) pesa muito mais.

    Restauração do Santana da Mobral 2285467170102601432S600x600Q85

    Restauração do Santana da Mobral 2007309290102601432S600x600Q85

    Restauração do Santana da Mobral 2303915540102601432S600x600Q85

    Restauração do Santana da Mobral 2364729500102601432S600x600Q85

    Restauração do Santana da Mobral 2771641780102601432S600x600Q85
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Sáb Out 01 2011, 08:39

    O Santana entre meus outros modelos vcc com motor 15, a Flite (Enya 15) e o Playboy (OS 15):

    Restauração do Santana da Mobral 2662607120102601432S600x600Q85

    Restauração do Santana da Mobral 2567498940102601432S600x600Q85
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3976
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Morcegão Sáb Out 01 2011, 08:41

    Leeeeeeeegal. Ficou demais. Parabéns pela frota.
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6638
    Idade : 60
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Manicaca Sáb Out 01 2011, 11:56

    Beto. O santana ficou muito bacana mesmo !
    Parabéns pelo Capricho e pela iniciativa.
    Mais um clássico brasileiro no ar cheers
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Sáb Out 01 2011, 22:35

    Fiz um voo com o Santana hoje, mas como o motor ainda está amaciando sai com pouca compressão e agulha aberta, com pouca potencia. Mas mesmo assim o modelo se mostrou muito estável mesmo voando bem devagar (usei uma 9x4), na verdade nunca tinha voado um modelo tão lento. Nos próximos vou aumentando a potencia do motor e pretendo testar uma hélice 8x6, teoricamente a mesma carga que a 9x4, mas com mais velocidade.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3976
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Morcegão Qua Out 05 2011, 18:14

    Vamos ver se este fim de semana não chove para irmos ao Taquaral. Comprei uma APC 10,5 x 4,5 com o Martin para colocar num Enya .35 que está em um Aspirante. Quero ver se assim fica melhor para voar.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3976
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Morcegão Sáb Nov 26 2011, 22:29

    Mais alguma novidade sobre o Santana?
    Ainda quero ver este motor funcionando, pois nunca vi um diesel em ação.
    Tenho um colega que tem um, mas nunca conseguiu fazer ele ligar. Dava até sono de ver o cara pelejando sem parar e nada...
    betocastrucci
    betocastrucci
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 1040
    Idade : 61
    Data de inscrição : 01/11/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  betocastrucci Dom Nov 27 2011, 14:57

    O Santana acabou ficando em segundo plano pois foquei no Playboy para participar do brasileiro. Ainda preciso mexer no tanque, pois o Tiger funcionou bem na bancada, mas mal no modelo, mesmo com ele em solo.
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3976
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Morcegão Dom Nov 27 2011, 15:08

    Vai entender, hein? Já tive este tipo de problema com um Fox .19 que estava em um Aspirante e coloquei num Piper. Parei com o VCC pouco depois e acabei não descobrindo o problema.
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2877
    Idade : 62
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Sérgio Daeuble Dom Nov 27 2011, 20:25

    Nos Cadernos Técnicos da 3A tem uma materia sobre problemas com tanque.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Jan 05 2012, 20:32

    Colegas Vetranos e Comandantes

    BetoCastrucci essa foi Do fundo do Baú mesmo, este merecia um roupa nova ficou muito bacana mesmo, interessante muitas vezes ficamos chateados quando por algum acidente temos que reformar um modelo, más se pensarmos melhor um pouco antes da reforma visando uma cara nova, muitas vezes os aeromodelos reformados ficam mais bonitos do hera antes, na verdade quando estamos em nossas oficinas enjambrando uma reforma, buscamos uma inspiração para nosso modelo, e sempre queremos o melhor a ai vem o resultado deu certo e assim a coisa vai, sempre um melhor que o outro .

    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT 05/01/2012

    Conteúdo patrocinado


    Restauração do Santana da Mobral Empty Re: Restauração do Santana da Mobral

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Set 20 2024, 21:52