JORGE Ter Ago 30 2011, 12:05
Beto,
Carbono em longarinas e shear webs : Sei que em algumas embalagens da fita de carbono vem instruções para que seja colocado da maneira que voce colocou. Além disso, a técnica mais eficiente talvez não fosse possível nessa reforma, pois implicaria em substituir suas longarinas.Como também sou planadorista e tenho planadorse com mais de 3,5m de envergadura, e faço vôos de colina em liftings muito fortes, tive que aprender outras técnicas para enrigecimento de asas. veio publicado numa revista que eu assinava a técnica mais eficiente.A fita de carbono é colocada na vertical com relação a superfície do perfil,no meio das longarinas ( é preciso laminar as longarinas antes com duas lâminas de balsa com o carbono no meio (laminar com epóxi), depois da longarina no lugar, o topo da fita que aparece abaixo da longarina (no miolo da asa) é recoberto com as webs colocadas com o veio conforme vc colocou, mas entre as longarinas e ocupando TODO o espaço entre as nervuras como vc sabe mas não fez nesta reforma.O topo da fita que fica virada para cima da longarina é recoberto com o chapeado a asa quando ele existe. O carbono tem que ficar totalmente confinado pelos quatro lados para fornecer rigidez total.Assim que tiver tempo vou postar fotos de todo o processo, pois eu as tenho arquivadas. Já notei que tem muita gente de topo no VCC fazendo diferente, acho que por desconhecimento.
Um grande abraço,
Jorge de Azevedo