VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

2 participantes

    Saito agora mais competitivo.

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Saito agora mais competitivo. Empty Saito agora mais competitivo.

    Mensagem  martin Seg Set 26 2011, 22:39

    O pessoal que voa elétrico por ter facilidade de configurar o motor para virar tanto para um lado como para outro começaram a experimentar o motor configurado para virar no sentido horário com hélices tipo pusher e sentiram que tem uma vantagem significativa em configurar o motor dessa maneira para executar a gama.

    Como sempre fico procurando melhorar meus setups com as mais novas técnicas, comecei a pesquisar para ver quais motores glow poderiam ser configurados para rodar em reverso e acabei descobrindo uma maneira de reverter vários motores da Enya 2T e 4T e também os motores Saito 56, 62 e 72.

    Postei no Forum Americano a receita de como reverter os motores Saito e quais helices dariam certo. Eles não hesitaram em experimentar a nova idéia. O Bob Reeves, considerado o papa dos motores 4T nos EUA, foi o primeiro a converter um Saito e confirmou que fica muito melhor, acabou convertendo todos os seus motores Saito para reverso. Esse fim de semana ele pegou primeiro lugar em uma prova em que os ventos estavam a 38km/h, deixando pipados e elétricos para traz, usando um Saito 62 em reverso usando a hélice recomendada.

    Isso de nada adiantaria se não existisse uma hélice pusher que fosse top. Para nossa sorte a JXF faz hélices tipo pusher e são uma das melhores opções para 4T. Para reverter o Saito basta trocar o comando de válvula por um reverso que custa menos de R$50,00

    Consigo reverter meu Enya SS50 com um virabrequim reverso que a Enya vende opcionalmente mas de nada adianta porque não tem uma hélice pusher que seja competitiva, teria que desenvolver uma e isso é complicado e custoso.

    Motor Saito já era muito competitivo agora ficou mais ainda!

    Martin

    Topico que criei no Forum Americano:
    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=22426.0



    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Saito agora mais competitivo. Empty Re: Saito agora mais competitivo.

    Mensagem  Mustrengo Ter Set 27 2011, 08:11

    Opa Martin, beleza?

    Você poderia montar um tópico com os tipos de hélice e os motores que mais se adequam a cada tipo? Acho interessante demais e acredito que muita gente aqui também ficará grata com as informações.


    Abraços
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Saito agora mais competitivo. Empty Re: Saito agora mais competitivo.

    Mensagem  martin Qui Set 29 2011, 21:39

    Beto,

    Hélice é um assunto bem complexo e muito individual.

    Mas estou a disposição de tentar esclarecer quais quer que sejam as dúvidas.

    A principio acredito que Motores 4T e 2T Cross Flow (aqueles com aletas no pistão) funcionam melhor com hélices leves de madeira e com passo de 5.5 a 8

    E Motores 2T modernos Schenuerle, sinto que trabalham melhor com hélices mais pesadas e com pouco passo, de 3.5 a 4.5

    Cada caso é um caso. Se alguem me falar tenho esse motor, esse modelo com peso de Xg eu posso dar um setup inicial e a partir dai fazer ajustes para chegar no melhor setup possível.

    Abraço,
    Martin

    Conteúdo patrocinado


    Saito agora mais competitivo. Empty Re: Saito agora mais competitivo.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10 2024, 08:07