VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

5 participantes

    Acabamento simples - Como fazer?

    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Acabamento simples - Como fazer? Empty Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  Thiago Borges Qua Nov 02 2011, 22:05

    Pessoal,

    Depois de uma queda leve, a asa do meu Monitor descolou.
    Aproveitei para dar uma geral nele e fazer um ajuste, trazendo o motor mai para tras para ajudar no cg (o cb 25 é muito pesado para esse aviao).

    O ponto é que tirei toda a tinta que tinha na fuselagem, que era spray e estava soltando (nao tinha usado verniz, e agora quero deixar na madeira aparente, sem tinta.

    Duvida 1: Se eu passar somente seladora, precisa de verniz?

    Duvida 2: Tem algum verniz que de para passar com pincel sobre a seladora, uma vez que nao tenho compressor?

    O que eu quero, é fazer um acabamento SIMPLES, pois estou treinando pouso com esse aviao e ele sempre precisa de algum conserto...

    Se alguem tiver dicas, serao bem vindas!

    Muito obrigado,

    Thiago
    JORGE
    JORGE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Idade : 73
    Data de inscrição : 19/07/2010

    Acabamento simples - Como fazer? Empty Re: Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  JORGE Qui Nov 03 2011, 07:47

    Não conheço nenhum selador a prova de combustível, então vai precisar de verniz PU.
    Qualquer verniz, inclusive o PU pode ser aplicado com pincel, só que dá mais trabalho e o acabamento não fica tão bom, a não ser que depois de seco, lixe bem com lixa dágua até a superfície ficar completamente lisa e faça polimento.Cuidado para não lixar além da conta e expor o fundo.
    Acho que no seu caso o mais simples é pintar com esmalte sintético spray que é resistente a combustível e vc encontra em diferentes cores em lojas de pintura. Uma lata dá para pintar um aero pequeno e sobra.Deixar secar bem (demora a secar) antes de colocar em vôo.
    Há muito tempo não uso esmalte sintético, mas sei que algumas marcas não prestam.Possivelmente aqui no fórum alguém pode dar dica de marca.
    Abraço,
    Jorge de Azevedo
    Thiago Borges
    Thiago Borges
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 104
    Idade : 44
    Data de inscrição : 07/08/2011

    Acabamento simples - Como fazer? Empty Re: Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  Thiago Borges Qui Nov 03 2011, 08:19

    Ola Jorge, obrigado.

    Nao tenho mais a lata em maos, mas acho que o spray que usei (e saiu com combustivel) foi um sintetico vermelho da marca colorgin.

    Sera que essa é uma das marcas que nao prestam ou sera que aquela lata em especifico estava com algum problema?
    O estranho é que a impressao que dava era de que a tinta nao secou nunca, mesmo depois de semanas.

    De qualquer forma, vou atras do verniz PU e aplicar com pincel.

    Alguem tem mais alguma dica?

    Obrigado!
    ANDRE
    ANDRE
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 247
    Idade : 58
    Data de inscrição : 03/04/2011

    Acabamento simples - Como fazer? Empty Re: Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  ANDRE Qui Nov 03 2011, 16:37

    Boa tarde Thiago,

    Pode utilizar esmalte sintético Coral - Coralit pouco diluido em thinner se for pintar o aero com pincel. A Coral vende essas tintas nas cores preto, branco, amarelo e vermelho em latinhas de 112 ml. Esse esmalte sintetico resiste de 6 a 12 meses ao metanol, depois desbota podendo descascar. V pode repintar o aero daqui a um ano e deixar-lo novo, denovo.

    Uma dica de como melhorar substancialmente o vôo do instrutor com cb 25. Faça um novo profundor, de preferência bem maior (pode ser igual ao do Olimpia Jr). Aqui na Pista da Praia Grande existe um instrutor com essa configuração de profundor chegando em alguns casos a planar quase uma volta sem motor ate o pouso (produz maior sustentação). Na configuração original o avião com motor parado faz o pouso que nem um tijolo, não voando mais que um quarto de volta sem motor. Se também puder colocar rodas maiores que a original o modelo vai agradecer (criar maior arrasto aerodinamico) e sustentar o peso do CB25 no bico do avião - Vamos deixar esse aviao fazendo a volta mais suave entre 4,5 a 5 segundos, assim voce poderá manobrar o aero sem sustos (wingover e looping). Quanto ao dorso, não é muito recomendado nesse tipo de avião, porque ele perde bastante sustentação,obrigando o piloto a picar a todo instante o manete. Mais uma curiosidade sobre o instrutor - Esse avião é indestrutível, melhor dizendo, de fácil reconstrução. O nosso aqui da Pista da Praia Grande já lenhou mais de 8 vezes e continua, bonito e com vôo impecável. Ass. André L. Costa (Pista da Praia Grande).
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Acabamento simples - Como fazer? Empty Re: Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  carlão eckert Qui Nov 03 2011, 17:26

    Verniz maritimo....
    Usei por longo tempo, quando não saiba lidar com o PU... que convenhamos verniz pu é muito chato de aplicar.
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Acabamento simples - Como fazer? Empty Re: Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qua Nov 16 2011, 20:03

    Colegas Vetranos e Comandantes

    Vamos dar mais uma ajuda hoje a maioria dos vernizes que voce vai encontra no mercado é PU ou poliuretano , em latas pequenas voce vai achar o Sparlak , Lagolak , Waldalake , Coralak e tem um da renner , todos tem latinhas pequenas importante procure o verniz cristal incolor base Poliuretano de uma destas mercas , passe o verniz em uma duas mãos sem diluir sempre espalhando bem como pincel para não escorrer, e para secar o ideal é na sombra.
    Bons voos e no que precisar e só chegar estamos aqui mais para colaborar com voce , ou quem vier sera sempre bem recebido, afinal reaprender nunca é demais principalmente em se tratando de aeromodelismo .


    100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT 16/11/2011

    Conteúdo patrocinado


    Acabamento simples - Como fazer? Empty Re: Acabamento simples - Como fazer?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27 2024, 20:45