martin Seg Abr 09 2012, 12:17
Ola Marcus,
Parabéns por ter passado a barreira do dorso!
Usei tanque de R/C no meu Ringmaster com Enya SS30 e ficou muito melhor que os tanques de lata que tinha experimentado. Depois que coloquei o tanque para o lado de dentro melhorou mais ainda o controle de velocidade. Se tinha um modelo que era capaz de voar em qq situação de vento era o meu Ringmaster, como pode ver por esse video
https://www.youtube.com/watch?v=WUvJ7yJH95k
Fiz o tanque do RingMaster seguindo essas instruções e o resultado foi esse do video
http://www.cadclassics.net/tutorials.html
Para modelos fuselados ai sim prefiro os tanques de lata.
O problema do tanque de R/C é que da mesma maneira que é fácil mudar a altura do uniflow é fácil ela sair do lugar também, o tanque tem que ser montado com um bom angulo para fora para o combustível cortar de vez e com temp pode aparecer vazamentos. Mas em um perfilado, esses problemas são fácies de gerenciar.
Se esta dando falta durante a manobra é questão de ajustar a altura do tanque. Mas voce tem que sentir e ter certeza se o motor esta dando falta ou predendo rpm porque esta afogando. Se estiver por exemplo afogando durante o loooping normal abaixe o tanque, se estiver dando falta levante o tanque.
Os motores Enya demoram um pouco para soltar, no começo nem pegar direito pegam, mas depois de umas 3 ou 4 h de funcionamento eles começam a soltar e a trabalhar como um reloginho.
Um dos maiores males de perfilado é a formação de espuma no combustível, que pode em uma determinada rotação aparecer durante o voo e fazer o motor disparar. Ou se solta o modelo já fazendo espuma no chão, durante o voo a espuma pode parar e o motor afoga imediatamente. Tipico problema de espuma no combustivel é o camarada não conseguir carburar o motor, voce abre abre abre a agulha e nada a rotação não cai, e quando abre mais um pouco o motor sai de apitado para totalmente afogado.
Qualquer dúvida ou qualquer problema me liga.
Abraço,
Martin