A todos colegaS aeromodelistas,
Acredito que a maioria dos aeromodelistas deve ter notado o incrível aumento do preço dos combustíveis vendidos em galão tipo/marca Byron.
Por exemplo, a um ano e meio atrás, era possível você comprar um galão de Byron com mistura 10% de nitro e 16% de oleo sintético, por aproximadamente R$ 46,00, nas melhores casas do ramo. Sem qualquer justificativa plausível, atualmente não se encontra o galão desse combustível por menos de R$ 90,00, ou seja, estamos pagando algo em torno de US$ 50,00 por 3,7 litros de combustível.
Diante desse cenário de preço absurdo versus consumidor otário ("i.e. nóis somos burro, mas aprendemos tudo em 10 segundos"), decidi correr atrás das alternativas disponíveis no mercado, senão vejamos:
(i) Combustível Morgan Cool Power 10% de nitro X 18% oleo sintético ao preço de R$ 60,00 o galão. Excelente substituto do Byron. V. pode aumentar a proporção de óleo sintético com o óleo da própria morgan que é vendido o litro algo em torno de R$ 34 a 36,00, ou então, com um excelente óleo de rícino degomado - sem glicose (reduz drasticamente a carbonização). Tecnicamente aprovado - testado em motores Enya SS 50, Evo 61, Enya SS 40, Enya SS 30, Os La 40 , Os FP 40, CB 25. Não apresentou resíduos de carbonização em aprox. 1,5 meses de uso desse combustível aqui na pista da Praia Grande.
(ii) Metanol pureza 99,99%, baixo ph, da empresa Quimesp de Guarulhos, vendido a R$ 4,50 o litro em galões em 15 litros (obs. quanto maior o galão menor o preço do litro). Se misturado ao melhor óleo de mamona existente no mercado (degomado e sem glicose) cujo preço não passa de R$ 18,oo podemos afirmar que o litro do caretão puro sangue não passa de R$ 8,00, ou seja o galão sairia algo em torno de R$ 28,oo.
Detalhe sobre o Morgan Cool Power - não aceita bem a mistura do seu óleo sintético verde, com óleos sintéticos vermelhos tipo Klotz, RAid e etc. No Enya 30 produziu uma borra de oleo queimado na saída do escape fazendo uma tremenda sujeira no avião. Parecia Fusca 1200 com o motor fundido, queimando óleo. Melhor explicando, carboniza. TEnho 1/2 dessa mistura aqui em casa, que quando em repouso os oleos sintéticos tendem a se separar parcialmente, não aceitando a mistura.
Sobre o metanol pureza 99,99% fica top de linha se misturado aos oleos sintéticos Klotz e Raid Championship 2 T.
Quanto ao Byron sabemos que é um excelente produto, mas o preço praticado no mercado não justifica sua compra/aquisição,
As informações acima são provas empíricas, testadas inúmeras vezes, nesses últimos dois meses aqui na Pista da Praia Grande.
Concluindo, as opções financeiramente viáveis de combustiveis no mercado até o presente momento são o Morgan Cool Power e o próprio caretão, na sua versão mais pura e refinada possível.
At. André Luiz Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.
Acredito que a maioria dos aeromodelistas deve ter notado o incrível aumento do preço dos combustíveis vendidos em galão tipo/marca Byron.
Por exemplo, a um ano e meio atrás, era possível você comprar um galão de Byron com mistura 10% de nitro e 16% de oleo sintético, por aproximadamente R$ 46,00, nas melhores casas do ramo. Sem qualquer justificativa plausível, atualmente não se encontra o galão desse combustível por menos de R$ 90,00, ou seja, estamos pagando algo em torno de US$ 50,00 por 3,7 litros de combustível.
Diante desse cenário de preço absurdo versus consumidor otário ("i.e. nóis somos burro, mas aprendemos tudo em 10 segundos"), decidi correr atrás das alternativas disponíveis no mercado, senão vejamos:
(i) Combustível Morgan Cool Power 10% de nitro X 18% oleo sintético ao preço de R$ 60,00 o galão. Excelente substituto do Byron. V. pode aumentar a proporção de óleo sintético com o óleo da própria morgan que é vendido o litro algo em torno de R$ 34 a 36,00, ou então, com um excelente óleo de rícino degomado - sem glicose (reduz drasticamente a carbonização). Tecnicamente aprovado - testado em motores Enya SS 50, Evo 61, Enya SS 40, Enya SS 30, Os La 40 , Os FP 40, CB 25. Não apresentou resíduos de carbonização em aprox. 1,5 meses de uso desse combustível aqui na pista da Praia Grande.
(ii) Metanol pureza 99,99%, baixo ph, da empresa Quimesp de Guarulhos, vendido a R$ 4,50 o litro em galões em 15 litros (obs. quanto maior o galão menor o preço do litro). Se misturado ao melhor óleo de mamona existente no mercado (degomado e sem glicose) cujo preço não passa de R$ 18,oo podemos afirmar que o litro do caretão puro sangue não passa de R$ 8,00, ou seja o galão sairia algo em torno de R$ 28,oo.
Detalhe sobre o Morgan Cool Power - não aceita bem a mistura do seu óleo sintético verde, com óleos sintéticos vermelhos tipo Klotz, RAid e etc. No Enya 30 produziu uma borra de oleo queimado na saída do escape fazendo uma tremenda sujeira no avião. Parecia Fusca 1200 com o motor fundido, queimando óleo. Melhor explicando, carboniza. TEnho 1/2 dessa mistura aqui em casa, que quando em repouso os oleos sintéticos tendem a se separar parcialmente, não aceitando a mistura.
Sobre o metanol pureza 99,99% fica top de linha se misturado aos oleos sintéticos Klotz e Raid Championship 2 T.
Quanto ao Byron sabemos que é um excelente produto, mas o preço praticado no mercado não justifica sua compra/aquisição,
As informações acima são provas empíricas, testadas inúmeras vezes, nesses últimos dois meses aqui na Pista da Praia Grande.
Concluindo, as opções financeiramente viáveis de combustiveis no mercado até o presente momento são o Morgan Cool Power e o próprio caretão, na sua versão mais pura e refinada possível.
At. André Luiz Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.