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    Mensagem  Mantovani Qui Set 27 2012, 19:06

    Estou testando os comandos com esses conectores. Alguém conhece/usa algo assim? Foi a maneira mais fácil para poder trimar (não sei outras).

    Obrigado por sugestões!

    Comandos Profundor-3

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    Comandos Flaps-legacy
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    Mensagem  ANDRE Qui Set 27 2012, 22:07

    Boa noite Mantovani,

    Existem outros tipos de linkagem, sendo a mais profissional a utilização de vareta de fibra de carbono, sendo fixado nas pontas da vareta arame com rosca sem fim onde v. fixa o famoso ball link, que será conectado aos horns. Esse sistema deixa a linkagem com os movimentos perfeitos e sem resistência de qualquer espécie.
    Na foto v. mostra um link de plástico. Cuidado, com o tempo esse tipo de material tende a perder eficiência, chegando até a quebrar. Para tanto, utilize somente link de metal, que é vendido em grandes quantidades pela Dubro (acho que o saquinho vem com 10 ou 20 unidades). Também já vi alguns aeromodelistas substituir o arame da linkagem por pedaços de vara de pesca (não de bambu). Também funciona muito bem.
    Mudando de assunto, faltou colocar as presilhas nos horns dos flaps e do profundor. V. precisa corrigir esse problema.
    O Martin tem essas presilhas a um preço bastante acessível.

    At. André L. Costa.
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    Mensagem  Mantovani Qui Set 27 2012, 23:14

    ANDRE escreveu:Boa noite Mantovani,

    Existem outros tipos de linkagem, sendo a mais profissional a utilização de vareta de fibra de carbono, sendo fixado nas pontas da vareta arame com rosca sem fim onde v. fixa o famoso ball link, que será conectado aos horns. Esse sistema deixa a linkagem com os movimentos perfeitos e sem resistência de qualquer espécie.
    Na foto v. mostra um link de plástico. Cuidado, com o tempo esse tipo de material tende a perder eficiência, chegando até a quebrar. Para tanto, utilize somente link de metal, que é vendido em grandes quantidades pela Dubro (acho que o saquinho vem com 10 ou 20 unidades). Também já vi alguns aeromodelistas substituir o arame da linkagem por pedaços de vara de pesca (não de bambu). Também funciona muito bem.
    Mudando de assunto, faltou colocar as presilhas nos horns dos flaps e do profundor. V. precisa corrigir esse problema.
    O Martin tem essas presilhas a um preço bastante acessível.

    At. André L. Costa.
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    Boa noite, André.

    Eu apenas posicionei para ver como seria e para poder postar aqui. Comprei essas peças plásticas erradas (fazem parte de um kit de comandos reguláveis parafusados nas peças móveis, imagino para aviões de rádio), mas são Dubro. Você tem fotos ou lembra algum tópico do fórum onde existem detalhes sobre comandos? No manual deste aviāo, explica um sistema com solda, o qual nāo pretendo usar - uma pequena vareta de metal é soldada na que vem do horn.

    Outro detalhe que me intrigou: a planta original veio com um adendo, pedindo a modificaçāo do comando dos flaps do segundo para o primeiro furo do balancim, consequentemente, diminuindo a amplitude dos comandos. Como resultado, achei o movimento muito inferior a do meu T-25 ou do SuperStar. Os aviões acrobatas modernos tem menor grau de comandos? Imagino que se foi uma correçāo feita por eles, deva ser seguida...

    Muito obrigado pela ajuda.

    Joāo Mantovani

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    Mensagem  Marcus36X Sex Set 28 2012, 06:29

    Johnny man..

    Segue o que fala a planta.

    A gente se fala no clube.
    Vai voar esse fds?
    Johnny "hangover" Man..kkkk

    Traga o modelo pra nois que o ta pegando.

    Abc
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    Comandos Empty Motor CB 46

    Mensagem  Mantovani Sex Set 28 2012, 19:44

    Situação atual do Legacy...

    Comandos Kitlegacy

    ... pronto para receber os comandos de fibra de carbono...

    Comandos Carbonfiber

    ... para ficar com essa cara aqui.

    Comandos Acaradele-legacy

    Amanhã estou no C.A.S.A para voar e trabalhar nele.

    Me falaram bem do motor CB 46 para esse modelo. O que acham?

    Abraços!
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Sex Set 28 2012, 20:25

    O CB-46 VCC é uma beleza!!!!
    Funciona muito bem!
    Pena que parou de ser fabricado........
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    Mensagem  ANDRE Sex Set 28 2012, 23:30

    Boa Noite,
    O CB 46 é um motor mais pesado e acho que falta potência para carregar um Legacy em um trevo de 4 folhas e outras manobras mais fechadas.
    Não se esqueça que o Legacy tem uma envergadura grande, está mais para aero de grande porte do que médio porte como um Vector. .
    Sugestões:
    (i) Super Tigre G 51 (made in china ou Italy);
    (II) Enya SS 45 (pode ser roletado ou embuchado - O Martin tem esses motores disponíveis para venda)-excelente opção ;
    (iii) Super Tigre V 60 (tem no site do Dudas);
    (iv) Evolution 60 u/c (na lista de vcc yahoo o Barbudinho está vendendo um zerado);
    (v) Aviastar 60 ou 53;
    (vi) Enya 60 III (o Martin tem um usado à venda por preço de CB)- excelente opção;
    (vii) Magnum 52 ou Asp 52, com carburador de CB, hélice 12,5 X 3,75 (já testamos o Magnum 45 e o ASP 46 no Legacy e não tinha potência para fazer as monobras mais difíceis);e
    (viii) Saito 62 4 tempos (acho que esse conjunto andou ganhando alguma coisa no US NATS em 2011/2012).

    Esses motores são bem superiores em desempenho, e vai deixar o conjunto bastante competitivo.

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    Mensagem  Mantovani Sáb Set 29 2012, 00:21

    André, mesmo sendo este um Legacy 40?
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    Mensagem  Wagner Sáb Set 29 2012, 09:33

    Mantovani escreveu:
    ...
    Os aviões acrobatas modernos tem menor grau de comandos? Imagino que se foi uma correçāo feita por eles, deva ser seguida...

    Muito obrigado pela ajuda.

    Joāo Mantovani


    Salve Mantovani.

    Parabéns pela escolha do aero e pela construção!

    Sobre movimentos dos flaps e profundores: Uma das versões do Stuka do Neumann, que tem nariz muito curto e CG 90mm atrás do bordo de ataque, falavam em movimentos para flaps com cerca de 15 graus para cima e para baixo idem para profundor, e que para manobras redondas usava bem menos.

    Mas veja o Stuka é de concepção bem diferente do seu, não que seja melhor ou pior, é o que os caras procuravam e se adaptaram. Ah, estes poucos dados e mais outros são citados em uma matéria dos Cadernos Técnicos, número 7 (Edição Especial) que fala sobre comprimento do Nariz do aeromodelo.

    Sistemas de comando e controle tem que ser confiáveis, e sem folgas (alguns tops deixam alguns tipos de folga, mas isso é coisa de cada um).

    Matéria na versão original em inglês: http://www.clstunt.com/noselong.htm

    Foto do Stuka: http://www.clstunt.com/STUKA97.JPG

    Versão 96: http://www.clstunt.com/STUKA96.JPG

    No fim das contas, vale seguir a planta. Não sou contra experimentações nem modificações, mas muitas vezes elas trazem mais frustrações que beneficios, principalmente quando está aprendendo e refinando a técnica, tanto construtiva, quando de trimagem e de voos

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    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Set 29 2012, 10:17

    Quanto ao CB-46 é mais "forte" (potencia) do que o ST-51. Quanto ao peso é apenas 9 gramas mais pesado que o OS-46 FX. O Stunt do CBzão é mais caractetistico do que o ST-51. Concordo que para o trevo em dias de vento com um modelo de 1,5 metros de envergadura falta motor para qualquer 46 -51, neste caso (vento) recomento motores .60!
    Tenho um Magnum da SIG, asa de isopor chapeada.... 1,9 Kg!Estava com um ST-51. Voava tranquilo, porem no trevo com vento éra de dar medo!!!!! Coloquei um CB-46 VCC e apesar de ter que colocar chumbo na traseira para acertar o CG o modelo ficou muito melhor! Um Stunt perfeito (4-2-4) e o vento deixou de ser tanto problema!
    O Único ponto negativo que notei foi o consumo! O CBzão bebe muito!!!!!!!(Bebe mais que um .60).
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    Mensagem  ANDRE Sáb Set 29 2012, 23:44

    Boa noite Mantovani,
    Não sabia que se tratava de um Legacy 40. Nesse caso, o melhor motor é um Enya ZX 40. Outra, alternativa é o LA 46-S.
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    Mensagem  Mantovani Dom Set 30 2012, 02:21

    Wagner escreveu:
    Mantovani escreveu:
    ...
    Os aviões acrobatas modernos tem menor grau de comandos? Imagino que se foi uma correçāo feita por eles, deva ser seguida...

    Muito obrigado pela ajuda.

    Joāo Mantovani


    Salve Mantovani.

    Parabéns pela escolha do aero e pela construção!

    Sobre movimentos dos flaps e profundores: Uma das versões do Stuka do Neumann, que tem nariz muito curto e CG 90mm atrás do bordo de ataque, falavam em movimentos para flaps com cerca de 15 graus para cima e para baixo idem para profundor, e que para manobras redondas usava bem menos.

    Mas veja o Stuka é de concepção bem diferente do seu, não que seja melhor ou pior, é o que os caras procuravam e se adaptaram. Ah, estes poucos dados e mais outros são citados em uma matéria dos Cadernos Técnicos, número 7 (Edição Especial) que fala sobre comprimento do Nariz do aeromodelo.

    Sistemas de comando e controle tem que ser confiáveis, e sem folgas (alguns tops deixam alguns tipos de folga, mas isso é coisa de cada um).

    Matéria na versão original em inglês: http://www.clstunt.com/noselong.htm

    Foto do Stuka: http://www.clstunt.com/STUKA97.JPG

    Versão 96: http://www.clstunt.com/STUKA96.JPG

    No fim das contas, vale seguir a planta. Não sou contra experimentações nem modificações, mas muitas vezes elas trazem mais frustrações que beneficios, principalmente quando está aprendendo e refinando a técnica, tanto construtiva, quando de trimagem e de voos

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    Wagner,

    Muito obrigado pelas dicas e literatura. Realmente muito interessantes.

    Comparando com um Legacy original do CASA, notei nāo haver tanto comando também, em um aviāo que voa muito.

    Mesmo assim, vou abrir acessos para poder modificar caso necessário.

    Mais uma vez, obrigado por partilhar as informações.

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    Mensagem  Wagner Seg Out 01 2012, 19:44

    Salve Mantovani.

    Fico contente que as informações sejam úteis. Very Happy

    Acessos para ajustar comandos e outros detalhes são úteis e facilitam a "vida"!

    Sucesso.

    Wagner


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    Mensagem  Mantovani Ter Out 02 2012, 11:58

    Com ajuda do Daniel Battistini e do Marcus Cabelera BMX Stunter, fechamos a asa no casa e definimos os comandos. O pushrod foi tirado de um Cheyenne quebrado do C.A.S.A, lenha antiga do Daniel.

    Falta muita lixa e acabamento.

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    Mensagem  Marcus36X Ter Out 02 2012, 12:12

    Mantovani escreveu:Com ajuda do Daniel Battistini e do Marcus Cabelera BMX Stunter, fechamos a asa no casa e definimos os comandos. O pushrod foi tirado de um Cheyenne quebrado do C.A.S.A, lenha antiga do Daniel.

    Falta muita lixa e acabamento.

    Comandos DSCN0099

    Quem é Marcus Cabelera BMX stunt????

    KKKKKKKKKKKKKKK

    Vc esqueceu street racer...
    Vou até pensar em mudar meu nome agora...

    Johnny, me passa seu email em PV.

    Abç
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    Mensagem  Mantovani Ter Out 02 2012, 12:16

    Comandos Asaquasepronta
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    Mensagem  Marcus36X Ter Out 02 2012, 23:10

    Johnny

    Peguei uma rabeira num tópico do legacy 40 no stunthanger e perguntei sobre o furo correto no balancim para o pushrod.

    Allen Brickhaus respondeu.

    Ve ai...

    http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28740.0

    Abç
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    Mensagem  Mantovani Qua Out 03 2012, 09:29

    Marcão, tomara que esteja nestes 5/8!

    Não vou abrir o chapeado para medir.

    Mas, thanks a million!
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    Mensagem  Marcus36X Qua Out 03 2012, 10:21

    Mede pela planta..
    Lembra do desenho carangas e motocas?
    "Eu te disse, mas eu te disse, eu te disse.."

    Abc
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    Mensagem  Mantovani Qua Out 03 2012, 13:16

    Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
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    Mensagem  Mantovani Qua Out 03 2012, 14:08

    E o e mail pode ir por aqui mesmo:

    jgmantovani@hotmail.com

    Abraços!
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    Mensagem  Marcus36X Qua Out 03 2012, 15:46

    Eu achei um email aki e te mandei um arquivo sobre comandos, vc recebeu?

    Abç

    PS: I told you so, I told you so....rsrsrsrsrsrs
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    Mensagem  Morcegão Qua Out 03 2012, 17:18

    editado, você também assistia isto? Piticó, piticó...
    kkkkkkkk
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    Comandos Empty relação balancin x horn....

    Mensagem  Daniel Battistini Qua Out 03 2012, 22:06

    João...

    Fica tranquilo e tenha certeza absoluta que seu modelo ficara muito bom quanto ao comando....

    qq coisa é só perguntar...

    parabens pela construção... a minha primeira ficou bem abaixo da qualidade do seu Legacy 40...

    Lembre-se.... peça sempre opiniões... porem decida sempre você.... não existe no VCC verdade absoluta... e nem em nada da nossa vida... as verdade dependem sempre de algumas variáveis... e essas fazem a diferença...

    grande abraço

    Daniel Battistini
    danielbattistini@yahoo.com.br
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    Mensagem  Mantovani Sáb Out 06 2012, 09:07

    Daniel, obrigado pela mensagem e por partilhar sua experiência. Tem ajudado demais.

    Grande abraço!

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