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Marcus36X
ANDRE
Mantovani
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Comandos
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº1
Comandos
Estou testando os comandos com esses conectores. Alguém conhece/usa algo assim? Foi a maneira mais fácil para poder trimar (não sei outras).
Obrigado por sugestões!
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ANDRE- Usuário Master
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- Mensagem nº2
Re: Comandos
Boa noite Mantovani,
Existem outros tipos de linkagem, sendo a mais profissional a utilização de vareta de fibra de carbono, sendo fixado nas pontas da vareta arame com rosca sem fim onde v. fixa o famoso ball link, que será conectado aos horns. Esse sistema deixa a linkagem com os movimentos perfeitos e sem resistência de qualquer espécie.
Na foto v. mostra um link de plástico. Cuidado, com o tempo esse tipo de material tende a perder eficiência, chegando até a quebrar. Para tanto, utilize somente link de metal, que é vendido em grandes quantidades pela Dubro (acho que o saquinho vem com 10 ou 20 unidades). Também já vi alguns aeromodelistas substituir o arame da linkagem por pedaços de vara de pesca (não de bambu). Também funciona muito bem.
Mudando de assunto, faltou colocar as presilhas nos horns dos flaps e do profundor. V. precisa corrigir esse problema.
O Martin tem essas presilhas a um preço bastante acessível.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.
Existem outros tipos de linkagem, sendo a mais profissional a utilização de vareta de fibra de carbono, sendo fixado nas pontas da vareta arame com rosca sem fim onde v. fixa o famoso ball link, que será conectado aos horns. Esse sistema deixa a linkagem com os movimentos perfeitos e sem resistência de qualquer espécie.
Na foto v. mostra um link de plástico. Cuidado, com o tempo esse tipo de material tende a perder eficiência, chegando até a quebrar. Para tanto, utilize somente link de metal, que é vendido em grandes quantidades pela Dubro (acho que o saquinho vem com 10 ou 20 unidades). Também já vi alguns aeromodelistas substituir o arame da linkagem por pedaços de vara de pesca (não de bambu). Também funciona muito bem.
Mudando de assunto, faltou colocar as presilhas nos horns dos flaps e do profundor. V. precisa corrigir esse problema.
O Martin tem essas presilhas a um preço bastante acessível.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº3
Re: Comandos
ANDRE escreveu:Boa noite Mantovani,
Existem outros tipos de linkagem, sendo a mais profissional a utilização de vareta de fibra de carbono, sendo fixado nas pontas da vareta arame com rosca sem fim onde v. fixa o famoso ball link, que será conectado aos horns. Esse sistema deixa a linkagem com os movimentos perfeitos e sem resistência de qualquer espécie.
Na foto v. mostra um link de plástico. Cuidado, com o tempo esse tipo de material tende a perder eficiência, chegando até a quebrar. Para tanto, utilize somente link de metal, que é vendido em grandes quantidades pela Dubro (acho que o saquinho vem com 10 ou 20 unidades). Também já vi alguns aeromodelistas substituir o arame da linkagem por pedaços de vara de pesca (não de bambu). Também funciona muito bem.
Mudando de assunto, faltou colocar as presilhas nos horns dos flaps e do profundor. V. precisa corrigir esse problema.
O Martin tem essas presilhas a um preço bastante acessível.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.
Boa noite, André.
Eu apenas posicionei para ver como seria e para poder postar aqui. Comprei essas peças plásticas erradas (fazem parte de um kit de comandos reguláveis parafusados nas peças móveis, imagino para aviões de rádio), mas são Dubro. Você tem fotos ou lembra algum tópico do fórum onde existem detalhes sobre comandos? No manual deste aviāo, explica um sistema com solda, o qual nāo pretendo usar - uma pequena vareta de metal é soldada na que vem do horn.
Outro detalhe que me intrigou: a planta original veio com um adendo, pedindo a modificaçāo do comando dos flaps do segundo para o primeiro furo do balancim, consequentemente, diminuindo a amplitude dos comandos. Como resultado, achei o movimento muito inferior a do meu T-25 ou do SuperStar. Os aviões acrobatas modernos tem menor grau de comandos? Imagino que se foi uma correçāo feita por eles, deva ser seguida...
Muito obrigado pela ajuda.
Joāo Mantovani
Marcus36X- Usuário Master
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- Mensagem nº4
Re: Comandos
Johnny man..
Segue o que fala a planta.
A gente se fala no clube.
Vai voar esse fds?
Johnny "hangover" Man..kkkk
Traga o modelo pra nois que o ta pegando.
Abc
Segue o que fala a planta.
A gente se fala no clube.
Vai voar esse fds?
Johnny "hangover" Man..kkkk
Traga o modelo pra nois que o ta pegando.
Abc
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº5
Motor CB 46
Situação atual do Legacy...
... pronto para receber os comandos de fibra de carbono...
... para ficar com essa cara aqui.
Amanhã estou no C.A.S.A para voar e trabalhar nele.
Me falaram bem do motor CB 46 para esse modelo. O que acham?
Abraços!
... pronto para receber os comandos de fibra de carbono...
... para ficar com essa cara aqui.
Amanhã estou no C.A.S.A para voar e trabalhar nele.
Me falaram bem do motor CB 46 para esse modelo. O que acham?
Abraços!
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº6
Re: Comandos
O CB-46 VCC é uma beleza!!!!
Funciona muito bem!
Pena que parou de ser fabricado........
Funciona muito bem!
Pena que parou de ser fabricado........
ANDRE- Usuário Master
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- Mensagem nº7
Re: Comandos
Boa Noite,
O CB 46 é um motor mais pesado e acho que falta potência para carregar um Legacy em um trevo de 4 folhas e outras manobras mais fechadas.
Não se esqueça que o Legacy tem uma envergadura grande, está mais para aero de grande porte do que médio porte como um Vector. .
Sugestões:
(i) Super Tigre G 51 (made in china ou Italy);
(II) Enya SS 45 (pode ser roletado ou embuchado - O Martin tem esses motores disponíveis para venda)-excelente opção ;
(iii) Super Tigre V 60 (tem no site do Dudas);
(iv) Evolution 60 u/c (na lista de vcc yahoo o Barbudinho está vendendo um zerado);
(v) Aviastar 60 ou 53;
(vi) Enya 60 III (o Martin tem um usado à venda por preço de CB)- excelente opção;
(vii) Magnum 52 ou Asp 52, com carburador de CB, hélice 12,5 X 3,75 (já testamos o Magnum 45 e o ASP 46 no Legacy e não tinha potência para fazer as monobras mais difíceis);e
(viii) Saito 62 4 tempos (acho que esse conjunto andou ganhando alguma coisa no US NATS em 2011/2012).
Esses motores são bem superiores em desempenho, e vai deixar o conjunto bastante competitivo.
At. André L. Costa
PPG - Pista da Praia Grande.
O CB 46 é um motor mais pesado e acho que falta potência para carregar um Legacy em um trevo de 4 folhas e outras manobras mais fechadas.
Não se esqueça que o Legacy tem uma envergadura grande, está mais para aero de grande porte do que médio porte como um Vector. .
Sugestões:
(i) Super Tigre G 51 (made in china ou Italy);
(II) Enya SS 45 (pode ser roletado ou embuchado - O Martin tem esses motores disponíveis para venda)-excelente opção ;
(iii) Super Tigre V 60 (tem no site do Dudas);
(iv) Evolution 60 u/c (na lista de vcc yahoo o Barbudinho está vendendo um zerado);
(v) Aviastar 60 ou 53;
(vi) Enya 60 III (o Martin tem um usado à venda por preço de CB)- excelente opção;
(vii) Magnum 52 ou Asp 52, com carburador de CB, hélice 12,5 X 3,75 (já testamos o Magnum 45 e o ASP 46 no Legacy e não tinha potência para fazer as monobras mais difíceis);e
(viii) Saito 62 4 tempos (acho que esse conjunto andou ganhando alguma coisa no US NATS em 2011/2012).
Esses motores são bem superiores em desempenho, e vai deixar o conjunto bastante competitivo.
At. André L. Costa
PPG - Pista da Praia Grande.
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº8
Re: Comandos
André, mesmo sendo este um Legacy 40?
Wagner- Admin
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Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº9
Re: Comandos
Mantovani escreveu:
...
Os aviões acrobatas modernos tem menor grau de comandos? Imagino que se foi uma correçāo feita por eles, deva ser seguida...
Muito obrigado pela ajuda.
Joāo Mantovani
Salve Mantovani.
Parabéns pela escolha do aero e pela construção!
Sobre movimentos dos flaps e profundores: Uma das versões do Stuka do Neumann, que tem nariz muito curto e CG 90mm atrás do bordo de ataque, falavam em movimentos para flaps com cerca de 15 graus para cima e para baixo idem para profundor, e que para manobras redondas usava bem menos.
Mas veja o Stuka é de concepção bem diferente do seu, não que seja melhor ou pior, é o que os caras procuravam e se adaptaram. Ah, estes poucos dados e mais outros são citados em uma matéria dos Cadernos Técnicos, número 7 (Edição Especial) que fala sobre comprimento do Nariz do aeromodelo.
Sistemas de comando e controle tem que ser confiáveis, e sem folgas (alguns tops deixam alguns tipos de folga, mas isso é coisa de cada um).
Matéria na versão original em inglês: http://www.clstunt.com/noselong.htm
Foto do Stuka: http://www.clstunt.com/STUKA97.JPG
Versão 96: http://www.clstunt.com/STUKA96.JPG
No fim das contas, vale seguir a planta. Não sou contra experimentações nem modificações, mas muitas vezes elas trazem mais frustrações que beneficios, principalmente quando está aprendendo e refinando a técnica, tanto construtiva, quando de trimagem e de voos
Wagner
_________________
Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
Sérgio Daeuble- Moderador
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- Mensagem nº10
Re: Comandos
Quanto ao CB-46 é mais "forte" (potencia) do que o ST-51. Quanto ao peso é apenas 9 gramas mais pesado que o OS-46 FX. O Stunt do CBzão é mais caractetistico do que o ST-51. Concordo que para o trevo em dias de vento com um modelo de 1,5 metros de envergadura falta motor para qualquer 46 -51, neste caso (vento) recomento motores .60!
Tenho um Magnum da SIG, asa de isopor chapeada.... 1,9 Kg!Estava com um ST-51. Voava tranquilo, porem no trevo com vento éra de dar medo!!!!! Coloquei um CB-46 VCC e apesar de ter que colocar chumbo na traseira para acertar o CG o modelo ficou muito melhor! Um Stunt perfeito (4-2-4) e o vento deixou de ser tanto problema!
O Único ponto negativo que notei foi o consumo! O CBzão bebe muito!!!!!!!(Bebe mais que um .60).
Tenho um Magnum da SIG, asa de isopor chapeada.... 1,9 Kg!Estava com um ST-51. Voava tranquilo, porem no trevo com vento éra de dar medo!!!!! Coloquei um CB-46 VCC e apesar de ter que colocar chumbo na traseira para acertar o CG o modelo ficou muito melhor! Um Stunt perfeito (4-2-4) e o vento deixou de ser tanto problema!
O Único ponto negativo que notei foi o consumo! O CBzão bebe muito!!!!!!!(Bebe mais que um .60).
ANDRE- Usuário Master
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Data de inscrição : 03/04/2011
- Mensagem nº11
Re: Comandos
Boa noite Mantovani,
Não sabia que se tratava de um Legacy 40. Nesse caso, o melhor motor é um Enya ZX 40. Outra, alternativa é o LA 46-S.
At. André L. Costa.
PPG - Pista da Praia Grande.
Não sabia que se tratava de um Legacy 40. Nesse caso, o melhor motor é um Enya ZX 40. Outra, alternativa é o LA 46-S.
At. André L. Costa.
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Mantovani- Usuário Master
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Data de inscrição : 13/05/2012
- Mensagem nº12
Re: Comandos
Wagner escreveu:Mantovani escreveu:
...
Os aviões acrobatas modernos tem menor grau de comandos? Imagino que se foi uma correçāo feita por eles, deva ser seguida...
Muito obrigado pela ajuda.
Joāo Mantovani
Salve Mantovani.
Parabéns pela escolha do aero e pela construção!
Sobre movimentos dos flaps e profundores: Uma das versões do Stuka do Neumann, que tem nariz muito curto e CG 90mm atrás do bordo de ataque, falavam em movimentos para flaps com cerca de 15 graus para cima e para baixo idem para profundor, e que para manobras redondas usava bem menos.
Mas veja o Stuka é de concepção bem diferente do seu, não que seja melhor ou pior, é o que os caras procuravam e se adaptaram. Ah, estes poucos dados e mais outros são citados em uma matéria dos Cadernos Técnicos, número 7 (Edição Especial) que fala sobre comprimento do Nariz do aeromodelo.
Sistemas de comando e controle tem que ser confiáveis, e sem folgas (alguns tops deixam alguns tipos de folga, mas isso é coisa de cada um).
Matéria na versão original em inglês: http://www.clstunt.com/noselong.htm
Foto do Stuka: http://www.clstunt.com/STUKA97.JPG
Versão 96: http://www.clstunt.com/STUKA96.JPG
No fim das contas, vale seguir a planta. Não sou contra experimentações nem modificações, mas muitas vezes elas trazem mais frustrações que beneficios, principalmente quando está aprendendo e refinando a técnica, tanto construtiva, quando de trimagem e de voos
Wagner
Wagner,
Muito obrigado pelas dicas e literatura. Realmente muito interessantes.
Comparando com um Legacy original do CASA, notei nāo haver tanto comando também, em um aviāo que voa muito.
Mesmo assim, vou abrir acessos para poder modificar caso necessário.
Mais uma vez, obrigado por partilhar as informações.
Mantovani
Wagner- Admin
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Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº13
Re: Comandos
Salve Mantovani.
Fico contente que as informações sejam úteis.
Acessos para ajustar comandos e outros detalhes são úteis e facilitam a "vida"!
Sucesso.
Wagner
Fico contente que as informações sejam úteis.
Acessos para ajustar comandos e outros detalhes são úteis e facilitam a "vida"!
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Wagner
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Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº14
Re: Comandos
Com ajuda do Daniel Battistini e do Marcus Cabelera BMX Stunter, fechamos a asa no casa e definimos os comandos. O pushrod foi tirado de um Cheyenne quebrado do C.A.S.A, lenha antiga do Daniel.
Falta muita lixa e acabamento.
Falta muita lixa e acabamento.
Marcus36X- Usuário Master
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- Mensagem nº15
Re: Comandos
Mantovani escreveu:Com ajuda do Daniel Battistini e do Marcus Cabelera BMX Stunter, fechamos a asa no casa e definimos os comandos. O pushrod foi tirado de um Cheyenne quebrado do C.A.S.A, lenha antiga do Daniel.
Falta muita lixa e acabamento.
Quem é Marcus Cabelera BMX stunt????
KKKKKKKKKKKKKKK
Vc esqueceu street racer...
Vou até pensar em mudar meu nome agora...
Johnny, me passa seu email em PV.
Abç
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº16
Re: Comandos
Marcus36X- Usuário Master
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Comentários : Attitude is everything!!!
Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº17
Re: Comandos
Johnny
Peguei uma rabeira num tópico do legacy 40 no stunthanger e perguntei sobre o furo correto no balancim para o pushrod.
Allen Brickhaus respondeu.
Ve ai...
http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28740.0
Abç
Peguei uma rabeira num tópico do legacy 40 no stunthanger e perguntei sobre o furo correto no balancim para o pushrod.
Allen Brickhaus respondeu.
Ve ai...
http://stunthanger.com/smf/index.php?topic=28740.0
Abç
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº18
Re: Comandos
Marcão, tomara que esteja nestes 5/8!
Não vou abrir o chapeado para medir.
Mas, thanks a million!
Não vou abrir o chapeado para medir.
Mas, thanks a million!
Marcus36X- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº19
Re: Comandos
Mede pela planta..
Lembra do desenho carangas e motocas?
"Eu te disse, mas eu te disse, eu te disse.."
Abc
Lembra do desenho carangas e motocas?
"Eu te disse, mas eu te disse, eu te disse.."
Abc
Mantovani- Usuário Master
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Data de inscrição : 13/05/2012
- Mensagem nº20
Re: Comandos
Mantovani- Usuário Master
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- Mensagem nº21
Re: Comandos
E o e mail pode ir por aqui mesmo:
jgmantovani@hotmail.com
Abraços!
jgmantovani@hotmail.com
Abraços!
Marcus36X- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/01/2012
- Mensagem nº22
Re: Comandos
Eu achei um email aki e te mandei um arquivo sobre comandos, vc recebeu?
Abç
PS: I told you so, I told you so....rsrsrsrsrsrs
Abç
PS: I told you so, I told you so....rsrsrsrsrsrs
Morcegão- Usuário Master
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Data de inscrição : 09/06/2010
- Mensagem nº23
Re: Comandos
editado, você também assistia isto? Piticó, piticó...
kkkkkkkk
kkkkkkkk
Daniel Battistini- Usuário Master
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Data de inscrição : 29/11/2010
- Mensagem nº24
relação balancin x horn....
João...
Fica tranquilo e tenha certeza absoluta que seu modelo ficara muito bom quanto ao comando....
qq coisa é só perguntar...
parabens pela construção... a minha primeira ficou bem abaixo da qualidade do seu Legacy 40...
Lembre-se.... peça sempre opiniões... porem decida sempre você.... não existe no VCC verdade absoluta... e nem em nada da nossa vida... as verdade dependem sempre de algumas variáveis... e essas fazem a diferença...
grande abraço
Daniel Battistini
danielbattistini@yahoo.com.br
Fica tranquilo e tenha certeza absoluta que seu modelo ficara muito bom quanto ao comando....
qq coisa é só perguntar...
parabens pela construção... a minha primeira ficou bem abaixo da qualidade do seu Legacy 40...
Lembre-se.... peça sempre opiniões... porem decida sempre você.... não existe no VCC verdade absoluta... e nem em nada da nossa vida... as verdade dependem sempre de algumas variáveis... e essas fazem a diferença...
grande abraço
Daniel Battistini
danielbattistini@yahoo.com.br
Mantovani- Usuário Master
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Data de inscrição : 13/05/2012
- Mensagem nº25
Re: Comandos
Daniel, obrigado pela mensagem e por partilhar sua experiência. Tem ajudado demais.
Grande abraço!
Grande abraço!
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