Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº501
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº502
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Como tanto o Facebook quanto o VCC Online reduziram muito a qualidade da imagem, vou partir o folheto em três partes, assim quem sabe a imagem melhora.
Hoje tou enviando a primeira parte. Nos próximos dias envio as restantes
Um Grande abraço
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº503
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº504
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº505
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº506
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº507
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
A SASSI MOTORES permitiu o início de muitos no aeromodelismo (MEU INCLUSIVE), despertando a paixão e até mesmo certamente construindo uma legião de aeronautas por vocação QUE MIGRARIAM então EM RUMO DA AERONÁUTICA E SEU LEQUE DE OPÇÕES PROFISSIONAIS
Esta postagem é uma homenagem minha, sei que singela, porém muito sincera à intrépida e corajosa FAMILIA SASSI, que fez história neste Brasil onde com fé, muita garra e determinação colocou no ar os sonhos de muitos abrindo as portas deste fascinante hobby esporte ciência, que sempre preservou e lutou pelos valores da união, amizade, desprendimento e muita parceria, tal qual a nossa digna aviação brasileira
Longa longa vida a Mémoria dos MOTORES SASSI !!
Morcegão gosta desta mensagem
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº508
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Manicaca e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº509
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº510
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Este 099 era o motor ideal tanto para os iniciantes no U/C e também da mesma forma no voo livre pela sua resistência, baixo custo, baixo peso e principalmente pela sua docilidade de operação.
No Brasil chegou a ser distribuído pela Casa Aerobras.
Era um motor de operação bem flexível porém não era um motor de performance elevada
Pelo que pude apurar ao longo do tempo este motor se desdobrou em 17 (dezessete) variantes ao longo de sua trajetória no mercado
Havia um estudo muito bacana sobre os mesmos feitos pelo Adrian Duncan do Canadá, porém não sei ao certo se este material segue disponível na web.
Espero que gostem !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº511
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
VELOCIDADE DAQUELE ANO.
PRA QUEM CURTE A MARCA, SEGUE O ANÚNCIO EM QUESTÃO.
DE LONGE, O G 20/15 HISTORICAMENTE FOI O MOTOR MAIS IMPORTANTE DA MARCA
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº512
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Como um grande fã da Super Tigre não poderia de deixar de trazer pro grupo este artigo publicado na revista inglesa Aeromodeller edição de Janeiro de 1978,
Nela o autor destaca que o X-40 evolui do mesmo bloco básico do Super Tigre X-29, sendo este último inclusive mais potente que o seu irmão maior, o X-40 pelo fato deste 29 já sair de fábrica com os diagramas de funcionamento ajustados ao uso de pipa sintonizada (tuned pipe) como previsto em regulamento FAI para as competições que envolvem os motores de 5 cc (.29).
Listam a poténcia do X-29 como sendo 1.7 CV a 27.500 rpm e o X-40 previsto para as corridas AMA e FAI como tendo potência máxima de 1.54 cv a 24.500 rpm, principalmente pelo uso de pipa sintonizada e os diagramas de aberturas e fechamentos projetados para o uso destes escapes especiais na versão X 29.
Uma linda máquina que pesa 339 gramas, um motor forte e robusto pra aguentar as agruras das corridas hora encima de hora.
Nos EUA haviam grandes preparadores da marca como o Terry Prather, que conseguiam tirar mais 1 HP destes já potentes motores e deixa-los prontos pra usar combustíveis com 60 % de nitrometano !
O X40 foi um dos poucos motores que conseguiu colocar muita resistência sobre os também excelentes K&B´s de corridas, sendo seu grande rival por muitos anos
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº513
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº514
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Dando uma olhada em imagens antigas localizei imagem muito legal de dois SUPER TIGRE´S G 51 C/L do acervo pessoal do nosso Mestre e amigo SÉRGIO ALBERTO DAEUBLE.
Estes motores foram comprados pelo Sérgio na hoje muito saudosa HOBBYLANDIA do RJ
Felizmente muito do trabalho e o acervo da HOBBYLANDIA segue muito bem representados pela ALLEN MODELISMO, liderada em um belíssimo trabalho do nosso competente amigo Duda Allen do Rio
Temos na Allen Modelismo uma importantíssima parceria a quem devemos dar todo o apoio para que possamos te-la sempre ao nosso lado e ao lado do MODELISMO NACIONAL !
Obrigado Duda Allen, vida longa ao seu trabalho e da mesma forma a ALLEN MODELISMO
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº515
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Este livreto veio junto a um motor OS 40 RC que comprei anos atrás
O que fiz digitalizar o livreto e o compilei em formato de cartaz
Compartilhei em alguns grupos de whatssap e aproveito e compartilho aqui também
Espero que gostem
Publico em homenagem pessoal minha à OS Engines e da mesma forma à família Ogawa, familia do fundador desta magnifica marca, a Família de Shigeo Ogawa filho do maravilhoso Japão
Muito obrigado a equipe da OS Engines MFG e da mesma forma a família Ogawa por tão importante página na história do modelismo mundial
E em japonês:
OS Engines MFG チームと小川ファミリーには、世界のモデル製作の歴史において重要な 1 ページを作成していただき、誠にありがとうございました。
OS Engines MFG chīmu to Ogawa famirī ni wa, sekai no moderu seisaku no rekishi ni oite jūyōna 1 pēji o sakusei shite itadaki, makotoni arigatōgozaimashita.
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº516
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
O anúncio destacava que devido ao grande sucesso do McCoy 19 a McCoy se via bem entusiasmada em lançar um motor maior, Um .29 (5 cc) para atender a grande demanda dos modelos de U/C acrobáticos, de voo
esporte, treinamento e lazer e ao Voo Livre AMA classe "B"
Destacavam segundo seus relatos que naquele momento este McCoy 29 serie "SPORTSMAN" seria o de maior potência e torque da categoria no mercado a exceção de seu próprio .29 de corridas.
Sacada de marketing inteligente pois anunciava 02 produtos em um só anuncio
Vida longa ao modelismo clássico, suas memórias e sua história
Postagem dedicada ao amigo Bats Dutra, grande Embaixador, parceiro e ferrenho defensor do modelismo clássico e da mesma forma, do modelismo Brasileiro
Obrigado Bats !!!
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº517
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
**SUPER TIGRE C 35 *SERIES - STUNT & COMBAT ***
Salve meus amigos, Hoje reuni um material a respeito dos Super Tigre C 35, um motor popular da SUPER TIGRE feito em duas versões para o U/C, versão "COMBAT" e "STUNT". Foi também muito usado no NAVY CARRIER AMA, ou seja nas provas de pouso em PORTA AVIÕES, que por regulamento determinava o uso de motores sem rolamento (plain bearing) e o uso mandatório de carburador RC para permitir pousar e arremeter dos pousos e decolagens.
Nas imagens vcs verão na primeira gravura** com as setas azuis os componentes que eram diferentes pra cada versão.**
Na segunda imagem poderão notar que estes motores tinham um pouco mais de potência na versão "COMBAT" ( 0.65 contra 0.55 HP´s na versão combate) onde se exige mais do motor e da mesma forma uma capacidade maior de girar hélices menores, Tais como as de Combate
Já na última imagem que baixei da web faz muitos anos podemos ver dois exemplares do ST C 35, o da esquerda da versão da versão "STUNT (acrobacia) e o da Esquerda o da versão "COMBAT".
Espero que gostem e que seja útil ao grupo e aos fãs como eu da maravilhosa SUPER TIGRE !
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº518
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Sérgio Daeuble- Moderador
- Número de Mensagens : 2861
Idade : 61
Data de inscrição : 24/09/2008
- Mensagem nº519
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
- O meu Fox 19 desta serie RC/CL comprei usado mas estava muito justo! Demorou para soltar...... Atualmente esta uma beleza!!!! Pega fácil e carbura com facilidade e funciona muito bem O Fox 25 que comprei do Morcegão esta preso ainda.... Mas já esta quase amaciado..... Nos primeiros voos soltou bastante carvão.... Mesmo gordinho a temperatura de funcionamento em torno de 180 graus..... No ultimo voo no Playboy já saindo óleo limpo e temperatura de 120 graus..... Acredito que foi usado apenas com combustível careta .....
Manicaca e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº520
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Fox realmente é um motor justo e duro pra amaciar, mas que depois compensa com muitos voos e muita diversão !
Essa observação de cima também se aplicava aos Super Tigres e Enya´s antigos
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº521
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
W&B 29 II GLOW - 1968 - MELHORIAS PARA A LINHA DE MOTORES W&B A PARTIR DAQUELE ANO - REVISTA SPORT MODELISMO EDIÇÃO ABRIL DE 1968
Uma nota interessante publicada pela extinta** revista Sport Modelismo de Abril de 1968,** dando conta de que a partir daquele momento estavam recebendo material e ferramental atualizados diretamente da Alemanha para uma melhor fabricação dos motores W&B com previsão de melhoras de compressão e de qualidade geral na linha de seus produtos.
Comentava-se que já adotavam uma nova metodologia de tratamento térmico de cilindros e pistões buscando melhorias nesta área além de melhoras no aspecto geral na fabricação de seus motores
Também citavam mudanças no estilo do bloco de seus motores a partir daquele momento em diante porém, estes sem impacto nenhum tecnicamente falando
Sérgio Daeuble e Morcegão gostam desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº522
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
MOTORES OS - LINHA HELICÓPTEROS R/C - LINHA DOS ANOS 90
Salve amigos, segue anúncio de meu acervo a respeito da linha de motores da OS Engines do Japão para Helicópteros R/C, segmento este no qual esta marca sempre se destacou
A qualidade dos materiais empregados, os elevados padrões de engenharia e desempenho sempre destacam a marca do Osaka como umas das melhores marcas de motores comerciais para modelismo do mundo inteiro !
Desejos sinceros de vida muito longa a OS Engines, marca muito querida, inclusive por nós modelistas brasileiros !
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº523
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Um anúncio bacana da distribuidora germãnica SIMPROP anunciando os tradicionais motores italianos Super Tigre ao mercado alemão em meados dos anos 80 a 90 já introduzindo os motores da linha S "K" (61/75/90) com os
cabeçotes quadrados visando aumentar a área de troca de calor e melhor rendimento dos mesmos
Estes cabeçotes também foram estendidos posteriormente a praticamente toda a linha da Super Tigre !
Anúncio bem legal
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº524
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Morcegão gosta desta mensagem
Manicaca- Usuário Master
- Número de Mensagens : 6631
Idade : 59
Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
Data de inscrição : 18/10/2007
- Mensagem nº525
Re: Motores antigos - lixo para uns, tesouro para outros -
Publiquei a pouco este anúncio no Facebook na pag "Boteco" e aproveitando o embalo segue aqui pra vcs tb
OS ENGINES - LINHA 1997 - ANÚNCIO DA DISTRIBUIDORA FRANCESA SCIENTIFIC FRANCE
Um anúncio bem bacana da distribuidora francesa acima destinado à mídia francesa especializada de época
Os motores OS são exemplo de qualidade em todo o mundo !
Espero que gostem
Vida longa à OS Engines MFG Co.
Morcegão gosta desta mensagem