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MIss BJ
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº26
Re: MIss BJ
a o meu modelo estou usando madeira caxeta um pouco mais pesado que a balsa mas estou diminuindo um pouco as espessuras da fuzelagem ,leme e profondor ,estou usano caxeta por estar em rondonia de dificil ascess0 com balsa e caxeta obter na minha madeireira estou usando aproveitamento que muitas vezes jogo fora
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº27
Re: MIss BJ
o prórpio desenho do BJ permite que vc faça alívios de peso no profundor e fuselagem, eu usei uma serra copo para madeira e aliviei o profundor, na fuselagem também funcina. Veja como é construída e fuselagem do Mo'Best e tente seguir o conceito. Fica um resultado muito bom, ainda mais com um 40Fp, ótimo torque, vai voar que é uma maravilha.
Abrassss e sucesso na construção, mande fotos pra gente ver.
Abrassss e sucesso na construção, mande fotos pra gente ver.
adriano- Usuário Master
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Data de inscrição : 17/11/2009
- Mensagem nº28
Re: MIss BJ
amigo monstrengo quanto a entelagem tivi varias ideias ,o edu da casa me indicou naylon usado em tela de serigrafia ACHEI LEGAL POR SER MAIS RESISTENTE ,pael de seda e muito fono
,gostaria de usar monocote mas tude de sao paulo correio ,custo de envio ne demora me desanima ,vc tem ideia melhor a o dope tambem terei que usar alternativo como seladora
,gostaria de usar monocote mas tude de sao paulo correio ,custo de envio ne demora me desanima ,vc tem ideia melhor a o dope tambem terei que usar alternativo como seladora
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº29
Re: MIss BJ
adriano escreveu:amigo monstrengo quanto a entelagem tivi varias ideias ,o edu da casa me indicou naylon usado em tela de serigrafia ACHEI LEGAL POR SER MAIS RESISTENTE ,pael de seda e muito fono
,gostaria de usar monocote mas tude de sao paulo correio ,custo de envio ne demora me desanima ,vc tem ideia melhor a o dope tambem terei que usar alternativo como seladora
Já viu o custo de mandar vir da Tower Hobbies? custa 17US$ lá (38,00R$ aqui) mais frete, acredito que nesse preço não haja incidência de imposto porque está abaixo dos 50US$ normatizados na Receita Federal, ainda mais você que está mais perto dos EUa que nós aqui no Sul... hehehehehehehe
Wagner- Admin
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- Mensagem nº30
Re: MIss BJ
Salve Adriano!
Tudo ok?
Balsa, você consegue na Tevel: www.tevelmodelismo.com.br o atendimento é muito bom, a madeira também.
Sobre usar nylon, ou outras variantes, não sei se compensaria, por que vc teria que pintar, a não ser que tenha o equipamento para isso, ou usar tinta spray.
O Dope, pode usar laca clear, é a laca nitrocelulose automotiva, encontrada em lojas de tinta, se quiser passo a receita para uso deste material (tenho que consultar um material aqui).
Estamos aqui para ajudar!
Wagner
Tudo ok?
Balsa, você consegue na Tevel: www.tevelmodelismo.com.br o atendimento é muito bom, a madeira também.
Sobre usar nylon, ou outras variantes, não sei se compensaria, por que vc teria que pintar, a não ser que tenha o equipamento para isso, ou usar tinta spray.
O Dope, pode usar laca clear, é a laca nitrocelulose automotiva, encontrada em lojas de tinta, se quiser passo a receita para uso deste material (tenho que consultar um material aqui).
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Wagner
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adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº31
Re: MIss BJ
meu amigo eu ja comprei o nylon gostaria que vc me mande o esquema do laca nitrocelulose p/ aplicar
Wagner- Admin
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Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº32
Re: MIss BJ
Salve:
lixar a estrutura.
laca incolor, diluir na proporção 2:1, duas medidas de dope para uma de thinner.
Duas demãos na estrutura, com lixa 400 entre elas, está bom, depois parta para o tapa poros para reduzir ou eliminar possiveis falhas.
para tapa poros, uns 150 ml de dope (diluido como explicado acima) e uma colher bem cheia de talco, pode ser o talco industrial, que não tem cheiro (fármacias e lojas de produtos para beleza costumam ter estes )
Tem que esperar +- 24 horas para secagem e depois lixar.
Depois de tudo lixado, dê mais umas tres demãos de dope, é importante limpar bem, para tirar o pó, depois passar o dope.
Para aplicar o material de entelagem, costuma-se diluir ainda mais o dope, como referencia use mais 30% de thinner na mistura que estava usando.
É interessante começar a entelar pela parte de baixo da asa.
Esta é uma versão resumida do processo, e bem resumida...
Vale a pena ler este material:
http://www.hobbys.com.br/entelando_dope.htm
http://www.copanema.com.br/3a/Dicas/Entelagem%20Tradicional.htm
Existem váris métodos, o importante é utilizar algo que se adapte aos materiais que possuimos.
Novamente seria interessante iniciar um tópico seu para discutirmos o assunto, se quiser eu separo estas partes e coloco o titulo que você desejar.
Wagner
lixar a estrutura.
laca incolor, diluir na proporção 2:1, duas medidas de dope para uma de thinner.
Duas demãos na estrutura, com lixa 400 entre elas, está bom, depois parta para o tapa poros para reduzir ou eliminar possiveis falhas.
para tapa poros, uns 150 ml de dope (diluido como explicado acima) e uma colher bem cheia de talco, pode ser o talco industrial, que não tem cheiro (fármacias e lojas de produtos para beleza costumam ter estes )
Tem que esperar +- 24 horas para secagem e depois lixar.
Depois de tudo lixado, dê mais umas tres demãos de dope, é importante limpar bem, para tirar o pó, depois passar o dope.
Para aplicar o material de entelagem, costuma-se diluir ainda mais o dope, como referencia use mais 30% de thinner na mistura que estava usando.
É interessante começar a entelar pela parte de baixo da asa.
Esta é uma versão resumida do processo, e bem resumida...
Vale a pena ler este material:
http://www.hobbys.com.br/entelando_dope.htm
http://www.copanema.com.br/3a/Dicas/Entelagem%20Tradicional.htm
Existem váris métodos, o importante é utilizar algo que se adapte aos materiais que possuimos.
Novamente seria interessante iniciar um tópico seu para discutirmos o assunto, se quiser eu separo estas partes e coloco o titulo que você desejar.
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adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº33
Re: MIss BJ
salve amigo mustrengo ,gostaria de saber qual o peso do lastro que vc usou no seu miss bj
na ponta da asa ,e claro
na ponta da asa ,e claro
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº34
Re: MIss BJ
adriano escreveu:salve amigo mustrengo ,gostaria de saber qual o peso do lastro que vc usou no seu miss bj
na ponta da asa ,e claro
O peso foi de 20gr... aproximadamente. com cabo de 18m de .015 de espessura o meu tá voando bem nivelado
adriano- Usuário Master
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Data de inscrição : 17/11/2009
- Mensagem nº35
Re: MIss BJ
amigo mustrengo me ajude tirar mais uma duvida vc na hora de instalar o motor vc deu algum grau do eixo p/ fora
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº36
grau no motor
Opa, fiz apenas o padrão... coloquei uma arruela de calço entre o motor e o montante nos dois parafusos da frente. Meu modelo voa com cabo bem esticado, muito bom.
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº37
Re: MIss BJ
ola amigo munstrengo ,estou muito ancioso pois o meu miss bj esta quase ,se reparar na foto do perfil ao lado vai ver que chapiei o bordo de ataque ,esclui aquelas meias nervuras que vam entre as grandes e usei laminas de sumauma de 1,4mm p/ chapiar ,fuzelagem feito de caxeta co 2mm a menos de bespessura p/ aliviar peso esta semana devo entelar e pintar ai no domingo devo voar
Mustrengo- Usuário Master
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Data de inscrição : 07/10/2007
- Mensagem nº38
Re: MIss BJ
Tá bonitão mesmo! Manda as fotos pra gente ver o resultado final!
abrass e bons vôos
abrass e bons vôos
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº39
Re: MIss BJ
0 munstrengo so confirmando ,faz tanto tempo que nao tenho mais certeza se centro de gravidade ascerta com tanque vazio ou cheio,
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº40
Re: MIss BJ
eu acertei com tanque vazio... e como prefiro ele um pouco com nariz pra baixo... de tanque cheio fica em cima do pedido...
Beto escala- Usuário VIP
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Data de inscrição : 11/10/2007
- Mensagem nº41
Re: MIss BJ
Pessoal,
Esta dúvida é de muitos mesmo, afinal devemos trimar nosso modelo com tanque cheio ou vazio? O certo é trimarmos com o tanque vazio, pois o volume e peso decorrentes do combustível é aleatório durante o vôo, pois são alterados ao consumirmos o mesmo.
Uma outra dúvida é sobre como devemos medir nossos modelos: no comprimento, deve-se levar em conta o spiner, mesmo que possamos alterar ele, o comprimento sempre deverá levar em conta esta peça.
Agora a envergadura: como existem pontas e mais pontas de asa diferentes, devemos levar em conta a distância entre as pontas mais exteriores que tiver a asa, ou seja, se sua ponteira é arredondada, deve-se medir no ponto mais largo, se por acaso tem um feitio de trapézio, também deve-se procurar a ponta mais externa.
Estas informações parecem básicas e simples, mas já ví colegas errando as dimensões de seus modelos simplesmente por descuido destas mesmas, inclusive, outra situação: a corda da asa é medida incluindo os flaps ou não?
Vamos ver quem mata esta, pensem bem, existem várias situações a serem observadas nesta resposta...
Abraços
Esta dúvida é de muitos mesmo, afinal devemos trimar nosso modelo com tanque cheio ou vazio? O certo é trimarmos com o tanque vazio, pois o volume e peso decorrentes do combustível é aleatório durante o vôo, pois são alterados ao consumirmos o mesmo.
Uma outra dúvida é sobre como devemos medir nossos modelos: no comprimento, deve-se levar em conta o spiner, mesmo que possamos alterar ele, o comprimento sempre deverá levar em conta esta peça.
Agora a envergadura: como existem pontas e mais pontas de asa diferentes, devemos levar em conta a distância entre as pontas mais exteriores que tiver a asa, ou seja, se sua ponteira é arredondada, deve-se medir no ponto mais largo, se por acaso tem um feitio de trapézio, também deve-se procurar a ponta mais externa.
Estas informações parecem básicas e simples, mas já ví colegas errando as dimensões de seus modelos simplesmente por descuido destas mesmas, inclusive, outra situação: a corda da asa é medida incluindo os flaps ou não?
Vamos ver quem mata esta, pensem bem, existem várias situações a serem observadas nesta resposta...
Abraços
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº42
Re: MIss BJ
amigo Munstrengo ,estou com problemas para balanciar cg do miss bj ele nao foi feito de balsa e sim de caxeta mas nao e tao pesado assim o perfil da fuzelagem na calda esta com 8mm e leme e profundor com 4mm e mesmo assim esta pesado de calda , dai usei o esquema de copo fiz 6 foros no profundor fixo e 6 no movel eum maior na fuzelagem ainda esta pezado atras ,so me confirme se vc usou cg indicado na planta ,ou melho quantos % da corda devo calcular
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº43
Re: MIss BJ
o meu também ficou pesado na cauda.. mantive a mesma indicação de CG da planta, mas como estou usando um 46LA - que é muito mais que suficiente pra puxar o cara - consegui equilibrar o CG com o uso do mufler original mais 15g. de peso no nariz.
Que motor vc está usando mesmo? Já tentou colocar o motor um pouco mais à frente?
Que motor vc está usando mesmo? Já tentou colocar o motor um pouco mais à frente?
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº44
Re: MIss BJ
estou usando um fp 40 com mufla ,me confirme a porcentagem da medida da corda que devo usar, nos rc divide a asa em tres e deixava o bixo cair levemente de nariz nao sei se uso o mesmo esquema ,os vcc que eu usei a muitos anos atras eu comprei pronto com motor nunca trimei estou levando uma cancera
Wagner- Admin
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- Mensagem nº45
Re: MIss BJ
Salve Adriano.
Aqui tem informações interessantes: https://vcconline.forumeiros.com/artigos-e-tutoriais-f23/balanceador-para-aeromodelos-por-jose-americo-t101.htm
O BJ fica pesado de cauda, devido a escolha de madeira relativamente pesada ou pesada, pode ver que no original a fuselagem é "afinada" até chegar a 1/4 que é a espessura do leme, o estabilizador é bem espesso, então tem que ser uma madeira relativamente leve, outro problema é o uso de motores mais pesados que o original, daí recomenda-se cortar o nariz 1,5 cm a 2 cm, mas não é o seu caso.
Vai ter que colocar chumbo, ou colocar o motor mais para a frente, daí o spinner ficará longe do inicio da fuseca.
Resumindo, chumbo nele. Recomendo que siga a indicação de CG que está na planta.
Wagner
Aqui tem informações interessantes: https://vcconline.forumeiros.com/artigos-e-tutoriais-f23/balanceador-para-aeromodelos-por-jose-americo-t101.htm
O BJ fica pesado de cauda, devido a escolha de madeira relativamente pesada ou pesada, pode ver que no original a fuselagem é "afinada" até chegar a 1/4 que é a espessura do leme, o estabilizador é bem espesso, então tem que ser uma madeira relativamente leve, outro problema é o uso de motores mais pesados que o original, daí recomenda-se cortar o nariz 1,5 cm a 2 cm, mas não é o seu caso.
Vai ter que colocar chumbo, ou colocar o motor mais para a frente, daí o spinner ficará longe do inicio da fuseca.
Resumindo, chumbo nele. Recomendo que siga a indicação de CG que está na planta.
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carlão eckert- Usuário Master
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- Mensagem nº46
Re: MIss BJ
jah construi milhares de modelos de caxeta....
sei que podem perfeitamente voar sem problemas. mas queria somente alertar, onde é fixado o balancim de ser muito, mas eu digo muito bem fixado, os cabos de saida do comando assim como as pontas e emendas no balancim muitoooooooo bem feitas, pois o peso que será exercido nestes pontos serão infinitamente maiores que em um modelo feito e modo convecional, fora isso vai voar muito bem....
qto ficou de peso o avião?
o certo eh durante a construção vc já ir vendo o cg, sabe que semre faço em modelos de caxeta faço profundor varetado, acredite adianta e muito
qq duvidas estou na area.
sei que podem perfeitamente voar sem problemas. mas queria somente alertar, onde é fixado o balancim de ser muito, mas eu digo muito bem fixado, os cabos de saida do comando assim como as pontas e emendas no balancim muitoooooooo bem feitas, pois o peso que será exercido nestes pontos serão infinitamente maiores que em um modelo feito e modo convecional, fora isso vai voar muito bem....
qto ficou de peso o avião?
o certo eh durante a construção vc já ir vendo o cg, sabe que semre faço em modelos de caxeta faço profundor varetado, acredite adianta e muito
qq duvidas estou na area.
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº47
Re: MIss BJ
O CG ideal fica aproximadamente 5% à frente da longarina. Segue a indicação do Wagner e do Carlão.... chumbo no nariz do cara sem medo. ainda mais com 40FP... tá sobrando máquina pra ele.
Só pra vc ter uma idéia, o meu tá com 1200gr.
Só pra vc ter uma idéia, o meu tá com 1200gr.
adriano- Usuário Master
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- Mensagem nº48
Re: MIss BJ
o meu amigo munstrengo olha o meu miss bj no avatar entelei com nylom e pintei com tinta esmalte sintetico ficou + ou- mas voou bem mas dei uma bobeira e bati o bicho no chao mais ja esta pronto p/ o proximo final de semana
Mustrengo- Usuário Master
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- Mensagem nº49
Re: MIss BJ
Esse modelinho é ultra versátil e ficou bonitão. Que bom que está de volta às pistas e sucesso nos próximos vôos.
Wagner- Admin
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Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
Data de inscrição : 24/09/2007
- Mensagem nº50
Re: MIss BJ
Adriano.
Parabéns pela construção do aeromodelo, bons vôos.
Wagner
Parabéns pela construção do aeromodelo, bons vôos.
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