VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
Wagner
marioverol
paulot
Marcos Borges
Mustrengo
9 participantes

    MIss BJ

    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Dom Nov 22 2009, 09:36

    a o meu modelo estou usando madeira caxeta um pouco mais pesado que a balsa mas estou diminuindo um pouco as espessuras da fuzelagem ,leme e profondor ,estou usano caxeta por estar em rondonia de dificil ascess0 com balsa e caxeta obter na minha madeireira estou usando aproveitamento que muitas vezes jogo fora
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Dom Nov 22 2009, 09:44

    o prórpio desenho do BJ permite que vc faça alívios de peso no profundor e fuselagem, eu usei uma serra copo para madeira e aliviei o profundor, na fuselagem também funcina. Veja como é construída e fuselagem do Mo'Best e tente seguir o conceito. Fica um resultado muito bom, ainda mais com um 40Fp, ótimo torque, vai voar que é uma maravilha.

    Abrassss e sucesso na construção, mande fotos pra gente ver.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Dom Nov 22 2009, 09:57

    amigo monstrengo quanto a entelagem tivi varias ideias ,o edu da casa me indicou naylon usado em tela de serigrafia ACHEI LEGAL POR SER MAIS RESISTENTE ,pael de seda e muito fono
    ,gostaria de usar monocote mas tude de sao paulo correio ,custo de envio ne demora me desanima ,vc tem ideia melhor a o dope tambem terei que usar alternativo como seladora
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Dom Nov 22 2009, 10:29

    adriano escreveu:amigo monstrengo quanto a entelagem tivi varias ideias ,o edu da casa me indicou naylon usado em tela de serigrafia ACHEI LEGAL POR SER MAIS RESISTENTE ,pael de seda e muito fono
    ,gostaria de usar monocote mas tude de sao paulo correio ,custo de envio ne demora me desanima ,vc tem ideia melhor a o dope tambem terei que usar alternativo como seladora

    Já viu o custo de mandar vir da Tower Hobbies? custa 17US$ lá (38,00R$ aqui) mais frete, acredito que nesse preço não haja incidência de imposto porque está abaixo dos 50US$ normatizados na Receita Federal, ainda mais você que está mais perto dos EUa que nós aqui no Sul... hehehehehehehe
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Wagner Dom Nov 22 2009, 10:35

    Salve Adriano!

    Tudo ok?
    Balsa, você consegue na Tevel: www.tevelmodelismo.com.br o atendimento é muito bom, a madeira também.

    Sobre usar nylon, ou outras variantes, não sei se compensaria, por que vc teria que pintar, a não ser que tenha o equipamento para isso, ou usar tinta spray.

    O Dope, pode usar laca clear, é a laca nitrocelulose automotiva, encontrada em lojas de tinta, se quiser passo a receita para uso deste material (tenho que consultar um material aqui).

    Estamos aqui para ajudar!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Seg Nov 23 2009, 11:09

    meu amigo eu ja comprei o nylon gostaria que vc me mande o esquema do laca nitrocelulose p/ aplicar
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Wagner Seg Nov 23 2009, 14:13

    Salve:

    lixar a estrutura.

    laca incolor, diluir na proporção 2:1, duas medidas de dope para uma de thinner.

    Duas demãos na estrutura, com lixa 400 entre elas, está bom, depois parta para o tapa poros para reduzir ou eliminar possiveis falhas.

    para tapa poros, uns 150 ml de dope (diluido como explicado acima) e uma colher bem cheia de talco, pode ser o talco industrial, que não tem cheiro (fármacias e lojas de produtos para beleza costumam ter estes )
    Tem que esperar +- 24 horas para secagem e depois lixar.

    Depois de tudo lixado, dê mais umas tres demãos de dope, é importante limpar bem, para tirar o pó, depois passar o dope.

    Para aplicar o material de entelagem, costuma-se diluir ainda mais o dope, como referencia use mais 30% de thinner na mistura que estava usando.

    É interessante começar a entelar pela parte de baixo da asa.

    Esta é uma versão resumida do processo, e bem resumida...

    Vale a pena ler este material:

    http://www.hobbys.com.br/entelando_dope.htm

    http://www.copanema.com.br/3a/Dicas/Entelagem%20Tradicional.htm

    Existem váris métodos, o importante é utilizar algo que se adapte aos materiais que possuimos.

    Novamente seria interessante iniciar um tópico seu para discutirmos o assunto, se quiser eu separo estas partes e coloco o titulo que você desejar.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Ter Dez 01 2009, 20:29

    salve amigo mustrengo ,gostaria de saber qual o peso do lastro que vc usou no seu miss bj
    na ponta da asa ,e claro
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Ter Dez 01 2009, 21:11

    adriano escreveu:salve amigo mustrengo ,gostaria de saber qual o peso do lastro que vc usou no seu miss bj
    na ponta da asa ,e claro

    O peso foi de 20gr... aproximadamente. com cabo de 18m de .015 de espessura o meu tá voando bem nivelado
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Qua Dez 09 2009, 22:56

    amigo mustrengo me ajude tirar mais uma duvida vc na hora de instalar o motor vc deu algum grau do eixo p/ fora
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty grau no motor

    Mensagem  Mustrengo Sex Dez 11 2009, 06:51

    Opa, fiz apenas o padrão... coloquei uma arruela de calço entre o motor e o montante nos dois parafusos da frente. Meu modelo voa com cabo bem esticado, muito bom.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Dom Dez 13 2009, 18:02

    ola amigo munstrengo ,estou muito ancioso pois o meu miss bj esta quase ,se reparar na foto do perfil ao lado vai ver que chapiei o bordo de ataque ,esclui aquelas meias nervuras que vam entre as grandes e usei laminas de sumauma de 1,4mm p/ chapiar ,fuzelagem feito de caxeta co 2mm a menos de bespessura p/ aliviar peso esta semana devo entelar e pintar ai no domingo devo voar
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Seg Dez 14 2009, 08:22

    Tá bonitão mesmo! Manda as fotos pra gente ver o resultado final!

    abrass e bons vôos
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Dom Dez 20 2009, 17:10

    0 munstrengo so confirmando ,faz tanto tempo que nao tenho mais certeza se centro de gravidade ascerta com tanque vazio ou cheio,
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Seg Dez 21 2009, 09:45

    eu acertei com tanque vazio... e como prefiro ele um pouco com nariz pra baixo... de tanque cheio fica em cima do pedido...
    Beto escala
    Beto escala
    Usuário VIP
    Usuário VIP


    Número de Mensagens : 155
    Idade : 58
    Data de inscrição : 11/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Beto escala Qua Dez 23 2009, 22:12

    Pessoal,

    Esta dúvida é de muitos mesmo, afinal devemos trimar nosso modelo com tanque cheio ou vazio? O certo é trimarmos com o tanque vazio, pois o volume e peso decorrentes do combustível é aleatório durante o vôo, pois são alterados ao consumirmos o mesmo.

    Uma outra dúvida é sobre como devemos medir nossos modelos: no comprimento, deve-se levar em conta o spiner, mesmo que possamos alterar ele, o comprimento sempre deverá levar em conta esta peça.

    Agora a envergadura: como existem pontas e mais pontas de asa diferentes, devemos levar em conta a distância entre as pontas mais exteriores que tiver a asa, ou seja, se sua ponteira é arredondada, deve-se medir no ponto mais largo, se por acaso tem um feitio de trapézio, também deve-se procurar a ponta mais externa.

    Estas informações parecem básicas e simples, mas já ví colegas errando as dimensões de seus modelos simplesmente por descuido destas mesmas, inclusive, outra situação: a corda da asa é medida incluindo os flaps ou não?

    Vamos ver quem mata esta, pensem bem, existem várias situações a serem observadas nesta resposta...

    Abraços
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Dom Dez 27 2009, 19:08

    amigo Munstrengo ,estou com problemas para balanciar cg do miss bj ele nao foi feito de balsa e sim de caxeta mas nao e tao pesado assim o perfil da fuzelagem na calda esta com 8mm e leme e profundor com 4mm e mesmo assim esta pesado de calda , dai usei o esquema de copo fiz 6 foros no profundor fixo e 6 no movel eum maior na fuzelagem ainda esta pezado atras ,so me confirme se vc usou cg indicado na planta ,ou melho quantos % da corda devo calcular
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Dom Dez 27 2009, 21:26

    o meu também ficou pesado na cauda.. mantive a mesma indicação de CG da planta, mas como estou usando um 46LA - que é muito mais que suficiente pra puxar o cara - consegui equilibrar o CG com o uso do mufler original mais 15g. de peso no nariz.
    Que motor vc está usando mesmo? Já tentou colocar o motor um pouco mais à frente?
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Dom Dez 27 2009, 22:20

    estou usando um fp 40 com mufla ,me confirme a porcentagem da medida da corda que devo usar, nos rc divide a asa em tres e deixava o bixo cair levemente de nariz nao sei se uso o mesmo esquema ,os vcc que eu usei a muitos anos atras eu comprei pronto com motor nunca trimei estou levando uma cancera
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Wagner Seg Dez 28 2009, 06:19

    Salve Adriano.

    Aqui tem informações interessantes: https://vcconline.forumeiros.com/artigos-e-tutoriais-f23/balanceador-para-aeromodelos-por-jose-americo-t101.htm

    O BJ fica pesado de cauda, devido a escolha de madeira relativamente pesada ou pesada, pode ver que no original a fuselagem é "afinada" até chegar a 1/4 que é a espessura do leme, o estabilizador é bem espesso, então tem que ser uma madeira relativamente leve, outro problema é o uso de motores mais pesados que o original, daí recomenda-se cortar o nariz 1,5 cm a 2 cm, mas não é o seu caso.
    Vai ter que colocar chumbo, ou colocar o motor mais para a frente, daí o spinner ficará longe do inicio da fuseca.
    Resumindo, chumbo nele. Recomendo que siga a indicação de CG que está na planta.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  carlão eckert Seg Dez 28 2009, 09:10

    jah construi milhares de modelos de caxeta....
    sei que podem perfeitamente voar sem problemas. mas queria somente alertar, onde é fixado o balancim de ser muito, mas eu digo muito bem fixado, os cabos de saida do comando assim como as pontas e emendas no balancim muitoooooooo bem feitas, pois o peso que será exercido nestes pontos serão infinitamente maiores que em um modelo feito e modo convecional, fora isso vai voar muito bem....
    qto ficou de peso o avião?
    o certo eh durante a construção vc já ir vendo o cg, sabe que semre faço em modelos de caxeta faço profundor varetado, acredite adianta e muito
    qq duvidas estou na area.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Seg Dez 28 2009, 10:22

    O CG ideal fica aproximadamente 5% à frente da longarina. Segue a indicação do Wagner e do Carlão.... chumbo no nariz do cara sem medo. ainda mais com 40FP... tá sobrando máquina pra ele.
    Só pra vc ter uma idéia, o meu tá com 1200gr.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  adriano Qua Jan 13 2010, 20:23

    o meu amigo munstrengo olha o meu miss bj no avatar entelei com nylom e pintei com tinta esmalte sintetico ficou + ou- mas voou bem mas dei uma bobeira e bati o bicho no chao mais ja esta pronto p/ o proximo final de semana
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Mustrengo Qui Jan 14 2010, 11:23

    Esse modelinho é ultra versátil e ficou bonitão. Que bom que está de volta às pistas e sucesso nos próximos vôos.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Wagner Qui Jan 14 2010, 13:49

    Adriano.

    Parabéns pela construção do aeromodelo, bons vôos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!

    Conteúdo patrocinado


    MIss BJ - Página 2 Empty Re: MIss BJ

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 20 2024, 04:08