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    Mensagem  Wagner Ter Out 13 2009, 10:48

    Salve Verol!

    Uma mancada mesmo, um balancim "do bom" de 4 polegadas, não agregaria tanto valor ao custo final do kit.

    Um abraço.

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    Mensagem  marioverol Qua Out 14 2009, 10:41

    É!!! Economia porca...Os americanos presam muito a leveza do avião. Daí fazem umas coisas meio estranhas.. A asa, de tão aliviada são as peças, que não está rígida. Falta colocar o chapeado central. Vamos ver se melhora a rigidez. Caso contrário vou ter que fazer alguma coisa para deixar ela firme...O chapeado do bordo de fuga é tão fino( 1/16') que de segurar já quebrei umas 3 vezes...Eu já sou da seguinte opinião; ai de ser firme, sem perder la ternura(leveza).
    Pena que pro brasileiro eu vou ter que levar minha caquina velha mesmo( firme e sem ternura alguma. rsrsr). Mas ano que vem, quem sabe eu não apareço com o P-51D..
    Abraços, Verol
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    Mensagem  Wagner Qui Out 15 2009, 10:12

    Salve Verol!

    Eu não abro mão de resistência e confiabilidade no sistema de controle, ainda mais que sabemos que são exigidos ao extremo no VCC.

    Sobre a resistência da estrutura, acredito que quando "fechar" os chapeados e a asa estiver "ancorada" a fuselagem, as coisas melhorem.
    Você pretende entelar ele com "silkspan" e pintar?

    Sobre o Campeonato Brasileiro, desejo sucesso!

    Um abraço.

    Wagner


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    Mensagem  marioverol Qui Out 15 2009, 10:32

    Fala, Wagner! É verdade, sistema de controle não pode ficar mais ou menos. Pintou dúvida, erre para mais.
    Quanto ao silkspan;não. Vou experimentar entelar somente a parte do open bay com monocote e o resto do avião com carbono e dope. Depois tinta nele todo.. Tenho medo de entelar a asa toda e depois de pintado o monocote começar a sair ou aparecer bolhas no sol. O Eduardo Gabri, do Rio, entela a asa toda com monocote e depois pinta. O acabamento dele´é perfeito. E nunca vi aparecer bolhas diante do sol. Não sei qual é o truque dele ao colocar o oracover, mas dá certo. Daí vou tentar só o opem bay. O degrau é fácio de tirar. Vou usar uma técnica antiga e que nunca fiz. Passar cola de contato diluida na madeira onde vai o monocote. Dizem que funciona. Vc já viu disso? Funciona mesmo?
    Abração,
    Verol
    Ps. Quanto ao brasileiro, acho que vai ser bem legal. Em todas as lista de e-mails que participo, o papo só é esse...Brasileiro
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    Mensagem  Wagner Qui Out 15 2009, 21:22

    Salve Verol!

    Então, daria para entelar somente os "open bays" com o "silkspan" ou algo como o Sig Koverall (o Stuka do Ferenc foi entelado a asa toda e estab/profundor com este material).
    Esta técnica de entelar com Oracover sei dos relatos e ví fotos de aeros com ótima apresentação, usando esta técnica.
    Carbono e dope, darão ótima resistencia ao aeromodelo.

    Em um dos Cadernos Técnicos é descrito o processo para usar a cola de contato, dizem dar ótimo resultado, eu nunca presenciei, mas conheço vários relatos, gruda, fica esticado, e para tirar, só arrancando mesmo...

    Vou fazer o seguinte, de cabeça não lembro a receita, mas vou postar a matéria aqui, depois colo o Link (engraçado estes dias estava pensando em disponibilizar aqui a matéria, depois fiquei pensando, será útil? rs... coisas da vida).

    Aqui está: https://vcconline.forumeiros.com/artigos-tutoriais-e-diy-f4/entelagem-segura-com-termo-adesivos-t248.htm#1018

    Sobre o Campeonato Brasileiro, todos torcemos para que seja um grande evento!

    Um abraço.

    Wagner


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    Mensagem  marioverol Sex Out 16 2009, 08:37

    Valeu pela dica, Wagner. Vou usar esta técnica então..
    Segue foto dos flaps.

    P-51 do Pat Johnston - Página 2 IMG_4037A

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    Mensagem  marioverol Qui Out 22 2009, 14:51

    Vou começar o quebra-cabeça da fuselagem...

    P-51 do Pat Johnston - Página 2 IMG_4050A

    P-51 do Pat Johnston - Página 2 IMG_4051A
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    Mensagem  Wagner Qui Out 22 2009, 20:20

    Salve Verol!

    Estamos acompanhando!!
    Ainda estou curioso para saber que método usará para o acabamento desta maravilha!!!

    Um abraço.

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    Mensagem  marioverol Sex Out 23 2009, 12:33

    Olá, Wagner! Vou ter que dar uma parada no P-51. Pois semana passada eu vendi um Nobler para um amigo aqui de Resende. Neste Domingo, quando ele estrearia o avião, algo deu errado e ele se estranhou com o chão. Ele disse que foi o vento.Eu acho que foi "interferência" nos neurônios..
    Bom, só sei que ficou assim o danado.

    P-51 do Pat Johnston - Página 2 Recons2

    P-51 do Pat Johnston - Página 2 Recons4

    E, para falara a verdade, gosto mais de reconstruir do que construir.. Daí caí dentro...
    Vai ficar novinho e voando pacas...

    Mais umas aí

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    P-51 do Pat Johnston - Página 2 Recons5

    Daria um bom tópico
    Abraços, Verol
    PS. Acho que fiz um bom negócio. Comprei ele de volta por menos da metade do preço. 300,00. Praticamente o preço do OS 46 La que tem nele e é Zerado...


    O cara acha que o avião não tem jeito... Será?
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    Mensagem  Wagner Sex Out 23 2009, 20:06

    Salve Verol!

    "Interferência nos neurônios" esta foi boa!
    O estrago também foi grande!

    Daria um ótimo tópico, este da reconstrução do Nobler, fique a vontade para iniciar outro tópico caso queria.

    Eu particularmente tenho o maior respeito pelo pessoal que tem paciência e "os dons" para reconstrução.

    Um abraço e ótimo final de semana.

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    Mensagem  carlão eckert Sáb Out 24 2009, 13:39

    meu coração estah partido assim como esse nobler, certa vez vc me mandou a foto des modelo, ele estava lindo.....
    o motor nao sofreu nada?
    agora vou aconpanhar a reconstruçao tb
    abrax
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    Mensagem  Beto escala Dom Out 25 2009, 19:06

    Eu tbm fico triste com esta queda... mas faz parte da vida dos nossos modelos...

    As construções muito vazadas acabam trazendo problemas com o tempo, mas como são modelos feitos para competições de alto nível acrobático, sua finalidade acba sendo recompensada.

    Quando o conjunto todo estiver fixado e montado, poderá ver que a resistência está distribuída em toda a sua linha de construção...

    Quem sabe um dia eu aprendo a construir assim, rs, rs, rs...

    Parabéns pelo modelo e apenas quero saber que carbono é esse que estáfalando, prentende fazer cópia dele no chão?, rs, rs, rs
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    Mensagem  marioverol Dom Out 25 2009, 20:46

    Fala, Carlos e Beto.. Esse Nobler era bom demais. Eu ganhei uma etapa do carioca com ele na intermediária. Não costumo vender meus aviões, pois acabo me apegando a eles, principalmente aqueles que eu construo. Mas o cara quiria porque quiria esse avião.Eu disse no e-mail anterior que esse cara era de Resende.. Perdão, ele é de Queluz, a primeira cidade no Estado de São Paulo na Dutra...Bom ele tá na oficina recebendo os primeiros socorros. Já que é para consertar, a faxina está sendo geral. Já tirei toda a tinta da asa. E assim vai acontecer com o avião todo...Comandos, balancim, entelagem, etc. etc..
    Um trabalho bem legal.... A asa já está parecendo novinha em folha.. Eu tenho uma receita para tirar tinta de avião que é rápida e super eficiente..Parece trabalho de dentista penitenciário tirando tártaro. Deixa a madeira parecendo nova...sem danificar.

    Beto, carbono é uma manta de fibra de carbono que se usa no lugar do papel para dar acabamento no avião. Não serve para entelar, apenas para dar acabamento na madeira... è bem resistente....e cara. hheheh
    Abraços, Verol
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    Mensagem  Beto escala Dom Out 25 2009, 21:22

    Verol,

    Se a fórmula que está comentando é o bom e velho pintoff, já é conhecido, se é outra tão boa quanto, passe a receita, rs, rs, rs...

    Abraços
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    Mensagem  marioverol Dom Out 25 2009, 23:01

    Pintoff na madeira.???. Oh louco!Isso é uma tremenda lambança. Digo mais, é muito melhor que pintoff. Pode até dar um pouco mais de trabalho, creio eu que não, mas....Ah, vc precisa ter uma microretificadora, tipo dremel. Compar 1 metro de carpet de carro. Cortar 4 rodelas do tamanho de uma moeda de 1 real, colar uma na outra ( segredo) só pode colar com cola branca e esperar secar de um dia para o outro, fazer um furo bem no meio do tamanho suficiente para que entre aquela peça do dremel que parece um saca-rolhas. Daí é só começar a raspagem de tartaro. Sai qualquer tipo de cobertura, desde a mais resistente, manta de fibra de vidro com resina epox até o silkespan com dope e primer. Fica novo..Depois, é lógico, correr uma lixa para dar o acabamento.
    Se colar com cola de contado,(sapateiro), faça um seguro contra incêndio, pois pega fogo. Se colar com CA, compre uma máscara lunar muito boa e tape os olhos, pois o cheiro que sai da raspagem vai te F em poucos minutos.
    Vivendo e experimentando a gente acaba inventando.
    Pegue todos os presidiários que houver na sua casa e coloca eles para recortar rodelas e colar. Para uma asa, tipo a do nobler, foi preciso umas 20 rodelas...E com o tempo vc vai pegando a manha de como raspar..É mole.
    O F era quando não existia Dremel.. Eu fazia com máquina de furar...Quando o trabalho acabava vc podia ir direto para o hospital e pedir para amputar os braços, de tanta dor.hehehehe

    O pintoff tira tudo, mas apodresse a madeira..Depois, com o tempo, o avião começa e desmanchar. Aconteceu comigo quando eu era garoto pequeno lá em Barbacena..sô!
    Abraços,
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    Mensagem  marioverol Dom Out 25 2009, 23:05

    Ah, isso serve tambem para lixar emenda de chapas de madeira. Tem umas que quanto mais a gente lixa com lixa normal parece que o degrau aumenta. Com carpete fica lizinho e some a emenda.
    Funciona mesmo...
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    Mensagem  Wagner Seg Out 26 2009, 08:12

    Verol!

    Una nova técnica "nasce" para nós!!!!!!!! cheers

    Caramba, se quiser fazer um tutorial, ou mesmo copiar o que postou aqui e postar na parte de Artigos, sreá muito bem vindo!

    Um abraço e obrigado por compartilhar sua experiência!

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    Mensagem  marioverol Seg Out 26 2009, 11:26

    Fala, Wagner! Se der para vc fazer para mim, agradeceria, pois estou com a internet caindo toda hora..Valeu?
    Abraços, Verol
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    Mensagem  Wagner Seg Out 26 2009, 19:20

    Salve Verol!

    Estou a disposição, quando tiver tempo, pode entrar em contato por MP, que eu monto o "Tuto" para você.

    Um abraço.

    Wagner


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    Mensagem  Marlo.m Qua Out 28 2009, 07:37

    Grande Verol ...

    Ideias sao sempre bem vindas... acredito que esse problema de remover tinta e entelagem antiga , é de muitos, senao de todos ... Bacana memso sua ideia ....Quando tiver trankilao ai nao deixe de nos mostrar fotos da invensao ... OK? Bom..Agora um parada p o Brasileiro ...Que modelo vc vai voar ? Quero ver voce voando muito la ... Abraço

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    Mensagem  marioverol Qua Out 28 2009, 09:06

    Fala, Marlon. Beleza? Sim, vou colocar fotos da maneira que eu tiro tinta do avião.. Pode deixar... É bem simples e funciona... Quanto ao Brasileiro, eu vou com um perfilado com motor Enya 50, dos novos. O avião é bom pacaz. É um projeto do Clovis do Rio. Excelente o avião, e com o Enya puxando, fica maravilhoso. O F de campeonato é que nada pode dar errado, pois vc só tem 2 vôos para fazer...Então na sexta feira fica a cargo de uma inspeção completa do motor, limpeza de tanque, troca de mangueiras, aperto nas rodas e no motor, filtragem de combustível, verificação dos cabos, aperto na hélice e etc.... Nada pode dar errado, pois mesmo vc tendo um avião bom e vc esteja voando bem, se uma roda soltar ou uma sujeira entrar no carburador, já era. Tudo vai por água abaixo....Isso tirando o nervosismo que pinta em campeonato... Mas é muito divertido... O pessoal, de um modo geral, é super bacana...
    Nos vemos lá, ok?
    Meu avião é um perfilado branco e vinho, com adesivos da MOBIL nas asas, ok?
    Abraços,
    Verol
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    Mensagem  Marlo.m Qua Out 28 2009, 11:59

    Bacana Verol..

    Desejo boa sorte para voce... Estarei por la tambem , mas na parte da organizaçao ..Nos Vemos la ...

    Abraços...


    MArlo
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    Mensagem  Marlo.m Ter Nov 03 2009, 20:16

    Verol ...

    Queria deixar aki registrado minha satisfação de ter conhecido um carioca tao gente boa como vc é!!! Se vier a Curitiba qualquer dia nao deixe de voar conosco ...

    Abraço

    Marlo
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    Mensagem  Mustrengo Sáb Nov 07 2009, 06:21

    e o P-51? Mais alguma evolução na construção?
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    Mensagem  marioverol Dom Nov 08 2009, 21:37

    Zero

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