VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+3
Ferenc I. L. Zámolyi
Sérgio R. Brunner
Marcos Borges
7 participantes

    Shark 15

    Marcos Borges
    Marcos Borges
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 63
    Data de inscrição : 10/10/2007

    Shark 15 Empty Shark 15

    Mensagem  Marcos Borges Qui Out 11 2007, 16:09

    Pessoal.
    Vou apresentar aqui um breve relato do único modelo em condições de vôo que tenho no momento.
    Trata-se do Shark 15 que já está na sua terceira versão depois de sucessivas lenhas. Acho este modelo especial porque foi o que mais voei até agora e é possível executar várias manobras da gama. Por isso considero um bom treinador de acrobacia pelo menos para a classe iniciante. A foto abaixo mostra a segunda versão. O primeiro foi construido a partir de um kit adquirido em Petrópolis na loja dos fogões Dako (acho que é isso). Voei bastante nessa primeira versão com um motor AB 20 e cabo de 15 mts. Lenhei ele tentando aprender a fazer loop invertido (entrou no chao acelerado a 90 graus). Sobrou a fuselagem partida em duas que foi aproveitada na segunda versão da foto abaixo:

    Shark 15 Shark05

    Essa segunda versão também foi lenhada, sobrando a asa que foi aproveitada na versão atual. Como o kit original só tinha a planta da asa no tamanho real, encomendei ao Ferenc uma cópia impressa e construi uma nova fuselagem e leme e profundor a partir da planta. Essa terceira versão está com motor Thunder Tiger 15 para RC com o carburador travado aberto. Abaixo seguem algumas imagens da construção e do modelo finalizado:

    Shark 15 Shark06

    Shark 15 Shark07

    Shark 15 Shark08

    Shark 15 Shark15

    Estou desenhando uma planta dele no AutoCAD a partir de uma imagem da planta que baixei na Internet. Assim que estiver pronto disponibilizo aqui no forum.

    Abraços a todos,
    Marcos.


    Última edição por em Seg Out 22 2007, 10:54, editado 1 vez(es)


    _________________
    Marcos Borges
    Juiz de Fora - MG
    Sérgio R. Brunner
    Sérgio R. Brunner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 30
    Idade : 50
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Sérgio R. Brunner Qui Out 18 2007, 21:12

    Muito bom Marcos

    Já tinha visto este seu tópico, mas agora com mais calma posso comentar! Very Happy

    Gostei do modelinho, na verdade conheço poucos modelos para motor 15 que voam bem e este parace ser dos bons!
    Você tem voado este modelo? Quais manobras ele é capaz de fazer?
    Eu estou montando um Flite Streak Jr. que vai usar um OS 15FP. Já tive um há muito tempo atráz e voava muito bem com um Sassi 15, de um amigo (o meu nunca prestou). Laughing Laughing Laughing
    Assim que der um tempo vou colocar algumas fotos da montagem dele aqui no Fórum.

    Um abraço e mande notícias do Shark 15


    _________________
    Sérgio R. Brunner
    Curitiba - PR
    Marcos Borges
    Marcos Borges
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 63
    Data de inscrição : 10/10/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Marcos Borges Sex Out 19 2007, 10:14

    Fala Sérgio.
    Ultimamente não tenho voado.
    A primeira e segunda versões estavam com os comandos um pouco duros, o que dificultava bastante as manobras, mas mesmo assim aprendi muita coisa com ele. Esta versão atual construi com bastante cuidado pra deixar os comandos o mais livres possível. O resultado é que o modelo ficou muito mais manobrável e continuou bem estável. Consigo fazer as manobras básicas: wing over, loop normal e invertido, vôo invertido, oito horizontal e oito vertical. Mais que isso o problema é do piloto e não do modelo Smile Smile
    Estou trabalhando no Pretender modificado atualmente (perfilado para CB 25). Daqui mais um pouco abro um tópico para ele.
    Abcs.
    Marcos


    _________________
    Marcos Borges
    Juiz de Fora - MG
    Ferenc I. L. Zámolyi
    Ferenc I. L. Zámolyi
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 19
    Idade : 81
    Data de inscrição : 06/10/2007

    Shark 15 Empty Shark 15 (Sharquinho)

    Mensagem  Ferenc I. L. Zámolyi Ter Out 30 2007, 18:48

    Olá Marcos
    Parabéns pelo modelinho - está nota 10!
    O Lupércio Brasil, colega nosso aqui do Rio, tinha um, com Fox 15, com o qual fazia a gama toda. Evidentemente, em alta velocidade, mas perfeitamente reconhecível. E concordo com a opinião do colega, é uma das melhores opções existentes para motores 15 (incluindo o "famigerado" Sassi 15 que, se bem tratado e com um "set up" correto, funciona muito bem). Tive um que voou muito em um MINI SLOW.
    Abraços e sucesso em sua luta solitária pelo VCC local!
    Ferenc
    Marcos Borges
    Marcos Borges
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 63
    Data de inscrição : 10/10/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Marcos Borges Qua Out 31 2007, 09:29

    Caro amigo Ferenc
    Que bom te encontrar por aqui.
    O shark é meu único modelo atualmente em condições de vôo. Estou trabalhando na recuperação do Pretender e em alguns outros. Pra variar são muitos projetos que tem de ser conciliados com outras atividades. Com isso vai igual a "obra de igreja".
    Grande abraço.
    Marcos.


    _________________
    Marcos Borges
    Juiz de Fora - MG
    Humberto
    Humberto
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 42
    Idade : 49
    Data de inscrição : 19/10/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Humberto Sáb Nov 17 2007, 10:18

    Legal esse Shark.
    Havia tempos não via uma foto de um desses...
    Lembro-me daquele do Dorival aqui de Curitiba, que voava muito bem mas estava mal montado. Depois de uma super reforma e pintura nova, vi uma sequencia sensacional de loops...rsrsrsr está está na coluna casos e causos aqui de Curitiba.

    Gostei desse modelinho...será que um 25 não deixaria ele full aerobatic para a Mini Fai?

    Quem era o fabricante do Kit mesmo?

    Abraço e parabéns
    Marcos Borges
    Marcos Borges
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 63
    Data de inscrição : 10/10/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Marcos Borges Seg Nov 19 2007, 07:46

    Caro Humberto.
    Obrigado.
    Comprei um kit do shark 15 há uns 10 ou mais anos atrás numa loja em Petrópolis. Acho que a marca era MC ou MR, não lembro. Vou ver se acho a planta antiga. Nos Estados Unidos foi "kitado" pela Jetco. O projeto é do Lew McFarland.
    Acho que um 25 ia ser muito para ele. Com o que estou voando (Thunder Tiger 15-RC), já penso em aumentar um pouco o cabo. Do jeito que está ele fica bem firme e tem força nas manobras mais radicais.
    Abcs.
    Marcos.


    _________________
    Marcos Borges
    Juiz de Fora - MG
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Wagner Seg Nov 19 2007, 16:02

    Salve Marcos!

    Eu tenho dois Thunder Tiger 15, os motores são excelentes.
    Tem mais potência que muitos CB 25 que tenho visto, e mais que motores 19 antigos.
    É a tecnologia moderna!

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  marioverol Qua Fev 27 2008, 17:43

    Muito legal esse modelo..... E nessa últma geração sua, parece que ficou bem legal.... Os Thunder Tiger são bem mais fortes que outros motores de cc maior.. Tenho um 36 que deixa muitos OS´s 46 para trás....Etou querendo um perfilado para colocar num fox 35... Alguma dica boa aí?
    Abraços,
    Mario Verol
    Marcos Borges
    Marcos Borges
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 63
    Data de inscrição : 10/10/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Marcos Borges Qua Fev 27 2008, 20:13

    Caro Mário,
    Gosto muito do MissBJ.
    Vce pode baixar a planta no meu site (link: plantas). Tem também aqui no forum no tópico sobre plantas.

    http://mmb.internethost.com.br/aero/

    https://vcconline.forumeiros.com/plantas-f17/planta-miss-bj-t48.htm

    Abcs.
    Marcos.


    _________________
    Marcos Borges
    Juiz de Fora - MG
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  carlão eckert Ter Set 16 2008, 10:43

    salve rapaziada...
    sou novo por aqui mas de primeira já vi um modelo q semrpe tive mta vontade de ter. e a planta alguem tem com me mandar, que seja por cad mesmo ou copia tah valendo. eu sempre tive a ideia insana de colocar um cb neste modelo, mas pelo comentario acho q vai ser um pouco demais. me deem dicas jah q vcs conhecem o shark mto melhor q eu.
    abraços
    carlos eckert
    amigos do u-control
    cuiabá-mt
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  carlão eckert Qua Out 15 2008, 18:04

    salve rapaziada...
    estou com uma duvida sobre o modelo shark 402, achei a planta dele na net e por algum tempo jah estava com muita vontade de construir um desses com um cb25, ai hj mandei imprimir a planta mas achei a envergadura dele mto pequena,queria saber qual é a envergadura real deste modelo para ver se consigo colocar um tanque de rc de 2oz nele sem modificar nada, pois havia comprado um para meu flitestreak, mas nem com reza ele coube, e me falem tambem se é um modelinho bacana, vi alguns com flap, mas na planta nao consta isso.
    antecipadamente obrigado
    carlos eckert
    amigos u-control cuiabá-mt
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Wagner Qua Out 15 2008, 18:56

    Saudações Carlos!

    Como está?
    O Shark 402 é baseado no Stunt Trainer, e o CB 25 levaria numa boa, pode acreditar. De sobra você pode usar umas hélices mais normais, já que no original foi usado um OS FP 25, e hélice 10x3.

    Com CB, uma 9x6 ou 9x5 iria muito bem, ou mesmo uma 8x6 ou 8x5 daí vai do gosto e tal.

    O Shark tem 106 cm de envergadura, ou seja, não é tão pequeno, nem grande demais.
    O Stunt Trainer é mais simples, embora tenha que emendar umas madeiras, mas acho ele mais simples, novamente, questão de gosto. Tenho uma "materia" sobre o Nobler com construção aliviada para usar OS FP 25, e nele fala do Shark suas propriedades, inclusive que faz toda a gama (com limitações, mas faz)! Acredito que seja um ótimo treinador, e quem projetou sabe o que faz, se possivel, construa sem modificações, caso construa, coloque fotos e info no fórum, fazendo um grande favor!! Ok?

    Deve ter havido algum problema na hora de plotar, as medidas são todas em polegadas, tem a medida da envergadura na planta: 42 polegadas = +- 106 cm.

    Imprimindo no tamanho correto é colocar o tanque de 2 oz em cima, e ver, acho que deve caber, o nariz do flite é complicado mesmo, estou construindo um faz uma era, e vou construir o tanque de metal para ele.

    Faça sem flap, ok? Depois se quiser, construa com flap. Como eu disse, o projetista sabe o que faz. (na planta os "flaps" são fixos mesmo)

    Precisando estamos aí!

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  carlão eckert Qua Out 15 2008, 21:24

    salve wagner!!!
    aqui esta tudo quase noponta de construção do shark, só que apos saber que a envergadura dele é de 106cm e medindo a minha planta deu 96cm(medindo rente ao chapeamento do bordo de fuga onde ela é ligeiramente maior) fiquei meio grilado pois sao 11cm e assim proporcional deve estar menos fuselagem profundor e assim por diante. agora estou quebrando a cabeça de o que estah errado,se é o arquivo, ou o povo imprimiu errado, ai como vou fazer para socar mais 11 cm proporcional em toda a planta. wagner vc tem a planta ai impressa? caso vc tenha te mando $$ ai vc copia ela para mim e acabamos com isso de um vez por todas. eu estou cercando este modelo já a um bom tempo, sempre achei ele muito bonito, e é bom saber que tem o camarada para auxuliar na construção, na planta que tenho aqui ele só tem um trem de pouso, isso procede? e sobre o tanque acho q vou acabar fazendo um mesmo. outro modelo que sou muito suspeito de falar é o flite streak, montei varios, para a galeraquando morava em campo grande, para os mais diversos motores, os25 roletado, cb25,fox35, 29 é comoa rapaziada falava "o flite streak é uma mãe" é bonito, voa bem pra cacete, construia oseu logo mano, que tenho certeza q nao ira se arrepender, como te disse sou suspeito em falar ...
    ai a foto da flite streak, isso ante de algumas lenhas
    ainda estou voando ele.

    Shark 15 Terrorairmachine

    Shark 15 Aeromodelo_4

    abraço a todos. e com toda a certeza assim q começar a construção posto fotos
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Wagner Qui Out 16 2008, 13:42

    Salve Carlos!

    Tudo ok?

    Bom, ficou com os 11 cm de diferença, vai voar sim, pode ter certeza, e o problema é o pessoal da plotagem, é o seguinte, tem que ficar em cima destes caras, eu já tive muito problemas, uma vez tive que "ensinar" um cara a acertar isso, não entrava na cabeça do cara o lance das polegadas.

    Observação, se foi impressa de uma só vez, um papel só, deve ter ficado com uma "escala" menor, e acredito que tudo ficou proporcional, ou foi impresso separado, a asa, profundor etc??

    Não tenho a planta impressa, tenho o arquivo, entre em contato usado MP, que dou uma mão, mando imprimir por aqui, ok? Estamos aqui para ajudar.

    Ele originalmente tem só um trem de pouso, mas a versão da Brodak acho que tem dois, trem convencional, daí fica a seu critério. O Flite original também tinha trem de pouso simples.

    Sobre o Flite, o Sérgio já quer me matar, acho que é a construção mais demorada da história... rs!
    Gostei muito dos modelos das fotos, como foram pintados, a planta é aquela da Brodak?
    Vou terminar o meu, e colocar fotos no Fórum!

    Um abraço e aguardamos notícias.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    avatar
    carlão eckert
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 230
    Data de inscrição : 16/09/2008

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  carlão eckert Qui Out 16 2008, 16:12

    diga wagner...
    acabei de chegar do ploter cara, vixi acho q vou precisar tomar uns 3 calmantes, o gente burra, desculpe galera, mas o povo burro, eu q nao entendo de ploter pdf, dwg, e tudo essas coisas, entendo melhor que eles, eu acabei sentnado no pc deles e imprimindo no tamanho q eu queria, pois eles já haviam impresso 3 vezes errado... enfim consegui fazer do tamanho certo.
    cara entao meu flitestreak e copia da planta original da brodak, feito na ponta dos dedos, no capricho mesmo, do modo antigo, mta lixa dope, dope mais dope , mais dope com talco... do jeuto que me velho me ensinou. cara a pintura usei duco nas cores prata, preto, vitral lilas, e verniz bi-componente com tipo uma purpurina bem fininha quase um pó(é proprio para isso, não melembro do nome dele agora) na cor verde, ai qdo batia o sol no modelo ele dava um brilho verde, era bem bacana. chamava mto atenção. e foi fetio do na pistolona, nao usei aerografo, foi tudo na mascara. ai ate q um dia final de tarde treinando voo de dorso eu lenho esse lindo modelos, nossa q dro no coração, aquela balsa branquinha e minha pintura indo para o espaço. estou vondando ate hj com ele, mas nao arrumei a pintura dele, deixei ele para voar sem dó, heheheheh a para aprender sem medo.
    assim q começar a costrução do shark vou colocando aqui as fotos. e porfavor poste as fotos do seu flitestreak aqui tb, para companharmos a construçao,se puder ajudar estou a disposição tava montando esse modelo de olhos fechados, acho q montei 4 fora o meu sem tirar a planta da bancanda. editado epoca boa....
    wagner meu msn é xcarlosjrx@hotmail.com,caso vc use me adicione.
    abraço mano
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Wagner Qui Out 16 2008, 20:49

    Salve Carlos!

    Então deu certo esquema? Imprimiu com 106 cm +-?

    Admiro seu trabalho, mas sinceramente, na minha opinião estes modelos devem ser bem construidos, sem sombra de dúvida, mas sem investir tempo em acabamentos elaborados, senão o camarada fica com medo de lenhar, viu as fotos do meu midi slow?? rs, é bem construido, leve e tal, mas acabamento extremamente simples, "dobradiças" costuradas e tal.

    Boa construção, e aguardamos fotos e informações. Sobre meu FLITE, tenho muitas fotos, falta juntar fuseca, asa e estab/leme e colar, entelar e pintar, será algo bem simples, mas a construção está boa.
    Agradeço sua ajuda, daí vamos trocando umas idéias, vou te adcionar no msn, mas raramente uso.

    Um abraço.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!

    Conteúdo patrocinado


    Shark 15 Empty Re: Shark 15

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 07:46