VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

+5
Luiz Henrique
Sérgio Daeuble
Eugênio
Manicaca
martin
9 participantes

    Enya SS30

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS30 Empty Enya SS30

    Mensagem  martin Dom Fev 21 2010, 22:31

    Pessoal o Enya SS30 tem sido o motor que mais vendo na Stunt Hobby.

    O feedback dos meus clientes tem sido 100%. É muito barato, super facil de regular, com apenas 195g é leve quase tanto que um FOX 35 porem é mais forte podendo ser usado em qualquer modelo desde uma T-25 a um modelo do porte do Nobler.

    O motor é muito robusto, feito com pistão de ferro, igual ao do FOX 35, dura por muitos anos e aceita sem problemas combustivel caseirol.

    Enya SS30 SS30S_SQR

    Martin
    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Manicaca Seg Fev 22 2010, 18:49

    Oi Martin, mais um motorzão clássico da Enya. Muito bonito mesmo..
    E como vc mesmo diz, se tratado pelo menos "razoável" deve durar uma barbaridade...
    abração e sucesso a todos

    Carlo
    avatar
    Eugênio
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 5
    Idade : 54
    Data de inscrição : 02/01/2011

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Eugênio Ter Jan 04 2011, 10:27

    Pessoal, comprei um Tamanquinho para iniciar meu filho no U/C. Os motores indicados são de .15 a .25. Analisando os motores disponíveis atualmente, percebi que o Enya SS30S é somente 30g mais pesado que o 15 BBS, mas com 50% mais potência. Parece que estes pesos publicados incluem o escape. Alguém sabe dizer qual o peso destes dois modelos sem o escape? Estou pensando em colocar um destes e fico com um motor para um modelo maior no futuro. Alguém pode me ajudar e opinar a respeito?
    Sérgio Daeuble
    Sérgio Daeuble
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 2860
    Idade : 61
    Data de inscrição : 24/09/2008

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Sérgio Daeuble Ter Jan 04 2011, 14:47

    Recomendo o CB-25 (175 gramas)
    Já vi decolar de um lado e de bico no outro lado..... Não sobra nem biela.... Para iniciante o mais importante é o "custo" (risco). O CBzinho funciona bem e com custo bem menor!
    Na Hobbylandia tem um para vender!
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Luiz Henrique Ter Jan 04 2011, 21:47

    Concordo com o Sérgio. Sem contar que o CB prende a hélice com um parafuso e não com uma porca. Já vi entortar esse parafuso (que acha em qualquer loja de ferragem) e o motor ficar inteiro enquanto em outros motores teria que trocar o virabrequim.
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Luiz Henrique Ter Jan 04 2011, 21:48

    Ah, complementando.
    Depois do Tamanco, um aviãozinho bom pra ele fazer umas manobras com o CBzinho seria um Promo 25. É bem fácil de construir e de reformar depois de uma eventual lenha e voa muito bem.
    Wagner
    Wagner
    Admin
    Admin


    Número de Mensagens : 724
    Idade : 44
    Comentários : Dividir só conhecimento e experiências.
    Data de inscrição : 24/09/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Wagner Qua Jan 05 2011, 13:29

    Saudações Sérgio e Luiz Henrique.

    Uma coisa temos que ter em mente, não existe nada 100%. Eu mesmo tive problemas com um CB 25, a biela quebrou com motor em funcionamento. Motor recém amaciado e rodando conforme instruções do manual. Mas tudo foi resolvido com o fabricante sem stress.

    A toda poderosa OS, teve problema com o cromo em seus motores, se é que pode-se chamar aquilo de cromo. Mas foi resolvido. Rolling Eyes

    Agora cabe ao Eugênio, ou compra um CB 25 de alguém que tenha, e que já foi indicado aqui, ou compra um Enya ou espera a nova fornada de motores CB 25.

    Preço por preço estão praticamente empatados, já que o CB 25 não vem com muffla e se comprar a parte, o conjunto fica pouca coisa mais cara que o Enya 30 e a qualidade dos motores Enya é incontestável, até porque motores foram feitos para colocar o aero no ar e não para ficar levando porrada, quanto a resistência, depende muito da queda, já vi muita coisa destruída no "pela aí", o asfalto não perdoa.

    Eu tenho dois CBs 25, recomendo, mas a decisão final cabe a cada um, e sejamos felizes.

    Para falar sobre CB tem um tópico específico: https://vcconline.forumeiros.com/t403-motor-cb-25

    Sucesso à todos.

    Wagner


    _________________
    Voe VCC! Apresente a modalidade para uma criança ou adulto, assim podemos aumentar o número de interessados ou praticantes. Informe aos seus colegas a existência do Fórum VCC ONLINE, a união faz a força!!
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  martin Qui Jan 06 2011, 03:00

    Ola Eugenio,

    O peso dos motores em nosso site e da Enya não incluem o escape. Estou de férias mas assim que voltar eu te mando o peso exato do escape do Enya SS30, mas é em torno de 37g e o escape do SS15 29g

    Enya SS30 pesa 195g sem escape.
    Enya SS15BB 165g sem escape

    Pensando em passar logo para um modelo maior o Enya SS30 seria um bom investimento. Só me preocupa se o nariz do Tamanco tem estrutura para aquentar um Enya SS30. De resto não tem problema temos conhecimento para ajudar voce acertar o setup do motor para virar uma helice 9x4 e manter a velocidade lenta, e quando passar para um modelo maior reconfigurar o motor para obter maior potencia.

    Se puder ajudar a esclarecer qualquer coisa basta me escrever, nos da StuntHobby estamos empenhados em dar total apoio ao aeromodelista que que pratica VCC. Temos varias plantas e kits de modelos modernos que facilitam e aceleram o aprendizado.

    Martin
    p.s. Eu mesmo uso o Enya SS30 e 4 dias antes de ir competir nos EUA detonei de bico um RingMaster no asfalto, modelo moeu mas não aconteceu absultuamente nada com motor. Com ajuda de amigos, estava com um Ringmaster novo em 3 dias, fui para os EUA e trouxe um 3o lugar usando o mesmo motor.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Mustrengo Qui Jan 06 2011, 06:48

    Eugenio,

    O escapamento do Enya é tão leve que mal sente-se o peso na mão. O bacana do SS30 é que pode voar bem mais afogado com um iniciante e logo em seguida ser montado num Banshee ou Miss BJ e voar tranquilamente com um intermediário.
    O colega Marlo, aqui do fórum, voa um Miss BJ com Enya SS30 e é uma ótima opção, conjunto bem equilibrado e ótimo voador, vale a pena.

    Depedendo da idade do iniciante, eu recomendo um Ringmaster. Ele tem dons de iniciante para quem está aprendendo, tem toques de acrobático para quem está mais avançado. Ainda mais com o Enya SS30 de motorização.
    adriano
    adriano
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 579
    Idade : 54
    Data de inscrição : 17/11/2009

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  adriano Qui Jan 06 2011, 20:06

    sera que o enya ss30 toca um vector da brodak?
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  martin Qui Jan 06 2011, 20:35

    adriano escreveu:sera que o enya ss30 toca um vector da brodak?

    Ola Adriano,

    O Enya SS30 toca um Vector sim. Mas caso quiser usar combustivel sem nitro recomendo o Enya SS40 que não é tão mais caro.

    Martin

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  martin Sex Jan 14 2011, 15:46

    Peso dos Mufflers da Enya

    Muffler Enya SS30 41g
    Muffler Enya SS15 38g

    Para comparar, o muffler do OS 25LA pesa 64,5g

    Martin

    Manicaca
    Manicaca
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 6630
    Idade : 59
    Comentários : "Ô guri, cuidado com o cabo no chão pô !! '
    Data de inscrição : 18/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Manicaca Sex Jan 14 2011, 16:39

    Oi Martin, o Enya 20 S ja chegou na Stunthobby? e o 15 V S ?
    abraço
    Adriano
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  martin Sex Jan 14 2011, 21:34

    Carlo Adriano Marceddu escreveu:Oi Martin, o Enya 20 S ja chegou na Stunthobby? e o 15 V S ?
    abraço
    Adriano

    Temos um 20S a pronta entrega. O 15VS é pouco procurado e não tenho mantido em estoque, mas se quiser um eu mando vir um no proximo pedido.

    Grande abraço,

    Martin
    avatar
    Eugênio
    Usuário
    Usuário


    Número de Mensagens : 5
    Idade : 54
    Data de inscrição : 02/01/2011

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Eugênio Sáb Jan 15 2011, 13:07

    Senhores, vocês já me ajudaram a decidir. Minha motorização para voltar ao VCC será o Enya SS30S.
    Porém, preciso de mais uma dica: usar ou não o Muffler? Ele coloca mais peso e reduz um pouco a potência do motor. Então, por que usar? Somente para pressurizar o tanque? O ganho com isso compensa a perda de potência a aumento do peso?
    Luiz Henrique
    Luiz Henrique
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 110
    Idade : 46
    Data de inscrição : 05/12/2010

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Luiz Henrique Sáb Jan 15 2011, 13:25

    Eugênio,
    A maior vantagem do muffler mesmo é a redução do barulho. A gente precisa pensar nisso cada vez mais.
    A nossa pista, aqui de Curitiba, por exemplo, fica em um parque cheio de gente.
    Se a gente não encher os ouvidos deles, eles até acham bonito e legal ver a gente voando. Mas se começarmos a atrapalhar, expulsam a gente de lá.
    Pense bem, para acrobacia e escala, onde potência não é algo tão necessário assim (torque sim) o uso do muffler é obrigatório faz tempo. Em combate onde é preciso ter torque e potência, mas a habilidade do piloto fala mais alto, o muffler já é obrigatório. Em corrida F2C já é obrigatório que os escapamentos dos motores não deixem que o pistão seja visível para reduzir barulho (além de se usar motores a diesel, mais silenciosos). Só resta velocidade, que é a única modalidade onde a única coisa que conta é a potência, mas em velocidade FAI todo mundo usa pipa, que apesar de não ser um muffler não deixa o escapamento aberto.
    Além disso, temos combate a diesel, corrida promocional (F2F e Goodyear) também com diesel, mais silenciosos. Onde se faz barulho atualmente é na Fórmula Brasil/25 e velocidade promocional onde se voa com glow e escapamento aberto.
    Por aí dá pra gente ver que barulho é uma preocupação mundial. não vá na contramão.
    Mustrengo
    Mustrengo
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 556
    Idade : 54
    Data de inscrição : 07/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Mustrengo Sáb Jan 15 2011, 19:54

    Eugênio escreveu:Senhores, vocês já me ajudaram a decidir. Minha motorização para voltar ao VCC será o Enya SS30S.
    Porém, preciso de mais uma dica: usar ou não o Muffler? Ele coloca mais peso e reduz um pouco a potência do motor. Então, por que usar? Somente para pressurizar o tanque? O ganho com isso compensa a perda de potência a aumento do peso?

    Temos um amigo aqui em Curitiba um Enya 30SS com muffler levando um Miss BJ e o motor não sofre nem um pouco
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  martin Sáb Jan 15 2011, 21:11

    Eugênio escreveu:Senhores, vocês já me ajudaram a decidir. Minha motorização para voltar ao VCC será o Enya SS30S.
    Porém, preciso de mais uma dica: usar ou não o Muffler? Ele coloca mais peso e reduz um pouco a potência do motor. Então, por que usar? Somente para pressurizar o tanque? O ganho com isso compensa a perda de potência a aumento do peso?

    Eugenio,

    O Enya SS30 não precisa ser presuirizado. Uso muffler, mas sem presurizar. Se o CG com muffler ficar no Bordo de Ataque não tem problema. O CG no meu RingMaster esta bem em cima do Bordo de Ataque e voa muito bem assim.

    O muffler faz parte do setup do motor e ajuda a segurar a RPM. Uma das coisas que iria sugerir para amansar o motor era de usar um defletor na saida de escape. Se der use o muffler. A não ser que o CG fique muito para frente do B.A

    abraço,

    Martin
    avatar
    Mario Zuffo BRA-00076
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 419
    Idade : 78
    Data de inscrição : 07/06/2009

    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Dom Jan 23 2011, 22:04

    Colegas e Veteranos

    Eugenio eu tenho dois Enya SS 30 que comprei do Martin , um ainda esta na caixa o outro fiz um amaciamento na bancada , e agora que já esta rodando mais solto ,e vou terminar o amaciamento em voo , meu modelo é um acrobatico que eu mesmo projetei , o modelo ficou bem leve 850 g completo e tem 1,10Mts de envergadura, só que este motor Enya é realmente muito bom, meu modelo eu testei algumas helices nelê , más a 10.5 x 4.5 da APC que o martin me sugerio voa tranquilo.
    Porem como eu já estou terminando outro modelo igual, vou colocar um FOX 35 Stunt
    depois eu posto aqui minha opinião.
    Más se você quiser disfrutar bem do seu Enya SS 30 o amaciamento é muito importante, e como o motor não tem rolamento não é aconcelhavel usar Start de partida, o combustivel que eu usei na primeira hora de bancada foi 3,5 x 1 , e agora em voo estou usando o mesmo combustivel com 5% de nitro, o motor esta rodando normal tranquilo .

    100 + aquelê abraço aeromodelistico

    Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT

    Conteúdo patrocinado


    Enya SS30 Empty Re: Enya SS30

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 19:39