Luiz Henrique Sáb Jan 15 2011, 13:25
Eugênio,
A maior vantagem do muffler mesmo é a redução do barulho. A gente precisa pensar nisso cada vez mais.
A nossa pista, aqui de Curitiba, por exemplo, fica em um parque cheio de gente.
Se a gente não encher os ouvidos deles, eles até acham bonito e legal ver a gente voando. Mas se começarmos a atrapalhar, expulsam a gente de lá.
Pense bem, para acrobacia e escala, onde potência não é algo tão necessário assim (torque sim) o uso do muffler é obrigatório faz tempo. Em combate onde é preciso ter torque e potência, mas a habilidade do piloto fala mais alto, o muffler já é obrigatório. Em corrida F2C já é obrigatório que os escapamentos dos motores não deixem que o pistão seja visível para reduzir barulho (além de se usar motores a diesel, mais silenciosos). Só resta velocidade, que é a única modalidade onde a única coisa que conta é a potência, mas em velocidade FAI todo mundo usa pipa, que apesar de não ser um muffler não deixa o escapamento aberto.
Além disso, temos combate a diesel, corrida promocional (F2F e Goodyear) também com diesel, mais silenciosos. Onde se faz barulho atualmente é na Fórmula Brasil/25 e velocidade promocional onde se voa com glow e escapamento aberto.
Por aí dá pra gente ver que barulho é uma preocupação mundial. não vá na contramão.