VCC ONLINE

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
VCC ONLINE

Fórum Técnico dedicado ao Aeromodelismo VCC - VÔO CIRCULAR CONTROLADO. Também conhecido como Control Line ou U-Control.

   Stunt Hobby - Loja especializada em produtos para VCC. www.stunthobby.com
   Allen Modelismo - Kits e materiais para VCC www.allenmodelismo.com
NautiCurso - Kits, corte a laser, balsa etc. www.nauticurso.com.br
CremonHobby - "Kits VCC Cortados a Laser e Acessórios": www.cremonhobby.com

3 participantes

    Enya 61CX

    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya 61CX Empty Enya 61CX

    Mensagem  martin Qua Mar 31 2010, 22:15

    Depois de voar quase 2 anos exclusivamente com o motor OS 70 Ultimate em competições, finalmente comecei a usar o motor que sempre quis usar o Enya 61CX-S Pro.

    Meu Strega acabou ficando com 2140g, é um Stregossauro! Mas o motor Enya 61CX tem tanta força que faz o modelo voar como se não tivesse peso algum, mesmo usando cabos de 21 metros de centro a centro, máximo permitido pela FAI. Optei pelo cabo mais longo porque sabia que o motor era muito forte e isso me daria um hemisfério melhor para manobrar com Stregossauro.

    Estou usando um venturi de 8.0mm e inicialmente uma APC 13x4 até acertar bem a trimagem do modelo. Depois vou usar uma Bolly 13x4.5 Tripá a mesma usado pelos motores PA 65 pipados. Alias essa é a grande vantagem do Enya 61CX, tem performance de pipado mas sem necessidade da pipa. Motor tem se mostrado muito regular no funcionamento e vibra quase nada.

    Estou usando combustível de 10% de nitro com 10% de óleo sintético e 10% de óleo de rícino, praticamente misturei um Byron 20/20 meio a meio com um 4x1. Talvez precise rever essa formula e fazer meio a meio com 3x1.

    Motor funciona redondinho sem pressurizar, o que significa que posso abrir mais ainda o venturi para gerar mais força, coisa que nunca é demais.

    Carburo o motor a 10400rpm, como em um pipado, e o motor funciona com um Stunt maravilhoso mantendo o Stregossauro voando firme e na velocidade que eu quero.

    O Tanque é de 6.0Oz e tenho que quase encher o tanque para fazer a gama. Claro, para gerar toda essa potencia o motor precisa da energia do combustível. Mais combustível passando pelo motor é mais lubrificação e mais massa para carregar o calor para ajudar na refrigeração.


    Martin
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  marioverol Qui Abr 01 2010, 00:49

    Fala, Martin... É isso. Esses Enyas fazem o papel de Pipados, até o som é parecido, no meu caso nem tanto por causa do muffler original.
    Se não errar a mão na agulha ele fica idêntico a um Pipado, sem variar RPM. Como estava o meu em Pira..
    Mas vou precisar aumentar cabo também.. Vou passar para 19,40, e vamos ver, pois ele ainda estava rápido para mim.. Ele precisa virar 5,4 sem afrouxar cabo. Vamos ver...
    Abração,
    Verol
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  martin Qui Abr 01 2010, 12:18

    Verol,

    Voce esta no ponto certo para passar pelo desafio de voar um RingMaster a 4.7s a volta. Te garanto que depois disso tudo vai lhe parecer muito lento hehehehe Lembra daquela nossa discussão sobre o que era ideal na formação de um piloto?

    A nossa capacidade vai alem do que imaginamos, é tudo questao de se acostumar. Logo logo voce não vai querer saber de voar acima de 5.1s a volta.

    Gostária muito que um fim de semana voce viesse aqui voar comigo e ai agente acerta esse motor para voar do jeito que voce quer.

    A minha dica para voce voar mais lento é tentar uma helice com menos passo. Acho que voce já percebeu que não adianta querer diminuir a RPM do motor, isso só piora as coisas, pois vai fazer o motor trabalhar fora da faixa ideal de Torque, que é tudo o que voce nao quer. Ache o melhor setup para voce desde que saia com o motor de 10300rpm a 10600rpm

    Aumentar cabo é uma maneira de ter mais tempo para reagir, mas não a unica e/ou melhor. 19.4m de ilhos a ilhos é o que uso no meu Tucano com o 70 4T. Talvez um pouco comprido para um motor 50. Maior o cabo maior tendendica de afrouxar os cabos.

    Uma helice tripá de fibra de carbono ajuda muito a segurar o modelo quando desce. Se quiser investir em uma me dá um toque que eu vejo se consigo para voce do Brian Eather.

    Se programe para vir um fim de semana voar aqui com a gente, te garanto que vai voltar para casa mais competitivo.

    Abraço,

    Martin
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  marioverol Qui Abr 01 2010, 15:26

    ReReReRer, Martin. Beleza.. Vou ver se um dia faço uma visita aos parentes da minha mulher que moram aí. Pretesto, é lógico...Bom, vou tentar um cabo de 19,40. Acho que não vou ter problemas, pois com 19,20 ele está me "arrastando". Outra tentativa é mesmo baixar o passo, mas lembre-se que ele já está usando passo 4 de elétrico. Outra coisa, acho que vou deixar o muffler original mesmo para amançar o cara. Agora, uma coisa é certa, CARETÃO em SS (Anel), não combina.. Experiência própria.
    Abração, meu! Depois te conto....
    Verol
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  martin Sex Abr 02 2010, 14:09

    Verol,

    Logo quando comecei a testar o Enya SS50 eu testei com combustivel 4x1 usando o Muffler Original e uma helice Rev Up 12x5. Não tive problema algum para fazer a gama com o Pathfinder. Eu só nao lembro se usei a vela Enya 3 ou uma FOX com barra, e não lembro tambem se usei um venturi maior para compensar.

    Acredito que com a 13x4, venturi 7.5mm que é o venturi que esta usando certo?, muffler original e mais um modelo de 1800g o motor pode estar super aquecendo. Se quer usar o 4x1 acho que poderia tentar usar um venturi de 8.0mm ou maior.

    Mais combustivel, mais potencia, mais lubrificação mais refrigeração.

    Martin
    marioverol
    marioverol
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 471
    Idade : 57
    Data de inscrição : 21/02/2008

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  marioverol Sex Abr 02 2010, 18:57

    Fala, Martin! Não, não quero usar 4x1. Só usava caretão quando meu combustível acabava e não tinha como comprar...E não quero mais testar. Já se foram 2 Scores, ambos no caretão...4x1. Estou no Rio, amanhã tô no aterro voando com ele.... 19,20 mts de cabo e apitadinho "iguar quenem" pipadinho. rerere. Subindo as paredes.
    Abração,
    Verol
    martin
    martin
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 765
    Idade : 64
    Data de inscrição : 09/10/2007

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  martin Sex Abr 23 2010, 12:56

    Passei a usar a Bolly 13x4.5 tripá e ficou fantastico! Com passo ajustado para 4" o motor sai a 10100rpms, voltas em 5.1s e funcionando 4-2-4. Só vendo para crer na potencia e regularidade que esse motor tem.

    Apesar dos 2140g, o Strega com as minhas modificações esta fazendo muito canto de manobra.

    Esse modelo eu resolvi montar porque ninguem comprava. Tinha 2 ARCs aqui parado a mais de um século. Ai pensei eu monto do jeito que tem ser mostro voando e vendo. Mas ficou muito melhor que imaginava e vou manter o bicho até meu novo modelo ficar pronto e ver se vai voar tão bem como esse.

    Martin

    Enya 61CX Index.php?action=dlattach;topic=16881
    Morcegão
    Morcegão
    Usuário Master
    Usuário Master


    Número de Mensagens : 3957
    Idade : 60
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  Morcegão Ter Ago 17 2010, 12:15

    Bom, o primeiro motor com que tive contato foi um Fox. 15 que ganhei de meu pai em 1978 em Brasília, comprado na Papelaria 2000 no Venâncio 2000. Fui para comprar um Sassi que vi em uma propaganda, mas não tinha mais nenhum Tenho este Fox até hoje. Na década de 80 já no Espírito Santo tive contato maior com a OS, Fox e Enya e nunca ouvi falar mal deste último. Se existiam mais OS era porque era mais fácil de adquirir os mesmos. Falavam mal do Fox, mas tive vários e hoje tenho .15, .19, .25, .35, .40 e .50. O .19 foi adquirido com o Martin e é muito bom. Acho que não tem este negócio de motores ruins e bons. É questão de gosto, como um Webra .40 que tive e sempre pegou e funcionou bem, mas me falaram que eu tinha feito uma compra péssima. Abçs, Aluizio

    Conteúdo patrocinado


    Enya 61CX Empty Re: Enya 61CX

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 14:52