Depois de voar quase 2 anos exclusivamente com o motor OS 70 Ultimate em competições, finalmente comecei a usar o motor que sempre quis usar o Enya 61CX-S Pro.
Meu Strega acabou ficando com 2140g, é um Stregossauro! Mas o motor Enya 61CX tem tanta força que faz o modelo voar como se não tivesse peso algum, mesmo usando cabos de 21 metros de centro a centro, máximo permitido pela FAI. Optei pelo cabo mais longo porque sabia que o motor era muito forte e isso me daria um hemisfério melhor para manobrar com Stregossauro.
Estou usando um venturi de 8.0mm e inicialmente uma APC 13x4 até acertar bem a trimagem do modelo. Depois vou usar uma Bolly 13x4.5 Tripá a mesma usado pelos motores PA 65 pipados. Alias essa é a grande vantagem do Enya 61CX, tem performance de pipado mas sem necessidade da pipa. Motor tem se mostrado muito regular no funcionamento e vibra quase nada.
Estou usando combustível de 10% de nitro com 10% de óleo sintético e 10% de óleo de rícino, praticamente misturei um Byron 20/20 meio a meio com um 4x1. Talvez precise rever essa formula e fazer meio a meio com 3x1.
Motor funciona redondinho sem pressurizar, o que significa que posso abrir mais ainda o venturi para gerar mais força, coisa que nunca é demais.
Carburo o motor a 10400rpm, como em um pipado, e o motor funciona com um Stunt maravilhoso mantendo o Stregossauro voando firme e na velocidade que eu quero.
O Tanque é de 6.0Oz e tenho que quase encher o tanque para fazer a gama. Claro, para gerar toda essa potencia o motor precisa da energia do combustível. Mais combustível passando pelo motor é mais lubrificação e mais massa para carregar o calor para ajudar na refrigeração.
Martin
Meu Strega acabou ficando com 2140g, é um Stregossauro! Mas o motor Enya 61CX tem tanta força que faz o modelo voar como se não tivesse peso algum, mesmo usando cabos de 21 metros de centro a centro, máximo permitido pela FAI. Optei pelo cabo mais longo porque sabia que o motor era muito forte e isso me daria um hemisfério melhor para manobrar com Stregossauro.
Estou usando um venturi de 8.0mm e inicialmente uma APC 13x4 até acertar bem a trimagem do modelo. Depois vou usar uma Bolly 13x4.5 Tripá a mesma usado pelos motores PA 65 pipados. Alias essa é a grande vantagem do Enya 61CX, tem performance de pipado mas sem necessidade da pipa. Motor tem se mostrado muito regular no funcionamento e vibra quase nada.
Estou usando combustível de 10% de nitro com 10% de óleo sintético e 10% de óleo de rícino, praticamente misturei um Byron 20/20 meio a meio com um 4x1. Talvez precise rever essa formula e fazer meio a meio com 3x1.
Motor funciona redondinho sem pressurizar, o que significa que posso abrir mais ainda o venturi para gerar mais força, coisa que nunca é demais.
Carburo o motor a 10400rpm, como em um pipado, e o motor funciona com um Stunt maravilhoso mantendo o Stregossauro voando firme e na velocidade que eu quero.
O Tanque é de 6.0Oz e tenho que quase encher o tanque para fazer a gama. Claro, para gerar toda essa potencia o motor precisa da energia do combustível. Mais combustível passando pelo motor é mais lubrificação e mais massa para carregar o calor para ajudar na refrigeração.
Martin