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    quem fabricava os Sassi?

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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  jatir Dom Fev 12 2012, 10:48

    Também tive um Sassi 15 II, que, na minha visão, na época, funcionava bem. De tanto uso, precisou até ser "retificado" (realizei o serviço na fábrica localizada em Presidente Prudente). Contudo, atualmente, já que voltei ao hobby há pouco mais de 1 ano, vejo como eram difíceis as coisas no passado (década de 1980). No que se refere aos motores CB, falei com o Sr. Daniel quando estava em São Paulo, em Janeiro, e ele me informou que a fábrica não mais estava fazendo motores, passando a se dedicar a outras atividades, diversas do modelismo. É uma pena, pois pretendia comprar o famoso CB 25 VCC (todos falam muito bem do motor). Abraço. Jatir.
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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Gustavo Giarolla Dom Fev 12 2012, 15:32

    O Sassi, como demais motores, gastava a bucha do girabrequim e com isso dava vibração e entrada de ar falso, onde ele perdia rendimento e custava a pegar por dificuldade de pressurizar o carter.
    Uma empresa boa de usinagem poderia confeccionar uma nova bucha de liga de bronze e então o Sassi tinha bom rendimento novamente.
    Essa bucha se desgasta pelo uso, mas oque pode acelerar seu desgaste é o uso de hélice desbalanceada..
    A camisa e pistão eram de ligas boas e tinham uma boa vida. Mesmo com perda de compressão, algumas gotas de óleo de rícino puro no cilindro aumentava a compressão e a partida era na primeira. Depois em funcionamento e calor o motor se mantinha bem e não apagava.

    Aprendi muito com esses motores!
    Esse problema de desgaste da bucha do girabrequim acontece com qualquer motor moderno.
    Hoje em dia eu vejo pessoas com motores em que o rolamento sofre desgaste e cria uma folga muito grande que o girabrequim se move demais no sentido radial, desgastando a bucha.. Então o pessoal troca só o rolamento mas o motor não atinge rendimento.. e apaga com facilidade em retomadas.

    Mesmo com modelos R/C Giants e Jato eu ainda tenho um TamancoB com motor Sassi15 e faço uns 4 vôos por ano e digo que me enche de alegria!
    Não só esse modelo, mas adoro o VCC!!

    Abraços!

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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Dom Fev 12 2012, 21:24

    Estava pesquisando sobre o fechamento da fábrica da CB. Escutei de um lojista de onde estou passando férias sobre isto e não comentei nada aqui por não saber se era verdade, mas pelo jeito...
    Uma pena, pois agora acho difícil nascer outra fábrica.
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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Marcus36X Ter Fev 21 2012, 13:27

    Rapaziada

    Video do meu Sassi 15 funcionando´após 25 anos guardado...
    Rodou tão bem que vai ganhar um tamanco B ou um Monitor e vai voltar a voar...

    https://www.youtube.com/watch?v=wEraG8KF4Hk&feature=youtu.be

    Abraços
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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Morcegão Ter Fev 21 2012, 15:18

    Valeu pelo vídeo. Também coloquei um para funcionar recentemente.
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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Marcus36X Ter Fev 21 2012, 19:40

    Pois eh bigbat, o motor funcionou redondo...
    Agota eh escolher o modelo e por pra voar!
    Abraco
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    Mensagem  jatir Ter Fev 21 2012, 19:52

    Marcus36x, gostei muito do vídeo. Tinha um Sassi, mas não mais está funcionando. Por acaso, poderia me dizer onde posso comprar uma bancada dessas?
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    Mensagem  Morcegão Ter Fev 21 2012, 20:43

    A bancada de madeira pode ser encontrada no mercado livre. A parte de metal eu vi certa vez sendo vendida em uma loja de ferramentas.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224051744-bancada-pteste-de-motores-aeromodelos-a-combustao-_JM
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    Mensagem  Marcus36X Ter Fev 21 2012, 21:20

    jatir escreveu:Marcus36x, gostei muito do vídeo. Tinha um Sassi, mas não mais está funcionando. Por acaso, poderia me dizer onde posso comprar uma bancada dessas?

    Casa aerobras, ou na lojinha do CASA... A dica do batsie também é legal!
    Abraço
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    Mensagem  Victor Gomes Qua Fev 22 2012, 01:21

    Gustavo Giarolla escreveu:O Sassi, como demais motores, gastava a bucha do girabrequim e com isso dava vibração e entrada de ar falso, onde ele perdia rendimento e custava a pegar por dificuldade de pressurizar o carter.
    Uma empresa boa de usinagem poderia confeccionar uma nova bucha de liga de bronze e então o Sassi tinha bom rendimento novamente.
    Essa bucha se desgasta pelo uso, mas oque pode acelerar seu desgaste é o uso de hélice desbalanceada..
    A camisa e pistão eram de ligas boas e tinham uma boa vida. Mesmo com perda de compressão, algumas gotas de óleo de rícino puro no cilindro aumentava a compressão e a partida era na primeira. Depois em funcionamento e calor o motor se mantinha bem e não apagava.

    Aprendi muito com esses motores!
    Esse problema de desgaste da bucha do girabrequim acontece com qualquer motor moderno.
    Hoje em dia eu vejo pessoas com motores em que o rolamento sofre desgaste e cria uma folga muito grande que o girabrequim se move demais no sentido radial, desgastando a bucha.. Então o pessoal troca só o rolamento mas o motor não atinge rendimento.. e apaga com facilidade em retomadas.

    Mesmo com modelos R/C Giants e Jato eu ainda tenho um TamancoB com motor Sassi15 e faço uns 4 vôos por ano e digo que me enche de alegria!
    Não só esse modelo, mas adoro o VCC!!

    Abraços!
    Caro Gustavo,
    Também aprendi muito com esse motor.
    Como muitos aeromodelistas fui um praticante entusiasmado com as oportunidades que apareciam na época e minha história com o SASSI 0.35 inacreditável!
    Meu sogros moravam no Leblon aqui no Rio em 85 e eu ia com frequência as SENDAS, e em frente, onde hoje é a Academia da Cachaça tinha uma lojinha de aero de um Sr. chamado Gilberto, e toda vez que passava por lá via umas peças de motor desmontadas na vitrine, gostei dos componentes mecânicos, julguei as peças bem usinadas.
    Como eu não tinha um motor 35 pedi para ver as peças, e comecei a montar alí mesmo verificando que faltavam apenas vela, parafusos do carter e juntas.
    Comprei uma vela fria na Hobbylandia fiz a juntas de cabeçote com alumínio de lata de leite em pó, e as juntas de carter com cartolina fina de papel craft com veda junta. Fazia combustível 3,5 :1 com produtos da Herzog.
    Conseguia rodar com certa dificuldade claro mas as folgas de pistão e camisa e eixo indicavam que a potencia podia ser melhorada. Um torneiro de Botafogo, Ioselli, embuchou o mancal mas ainda não tinha aquela potencia.
    Naquela época entrei em contato com o fabricante em Presidente Prudente que me remeteu camisa, pistão biela e pino por SEDEX conforme o combinado. Montei o bichinho amaciei alguns tanques na lenta e para minha surpresa o motor era muito melhor do que eu esperava.
    Ainda o tenho guardado, falta um carburador decente, também depois de algumas lenhas acho que o eixo tem algum empeno, ou seja o bicho me ensinou!
    O Cheyenne que ele rebocava e esse que posto aqui hoje com um OS 40 4t por falta de peça para o SASSI 35.
    Abraços!
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    Mensagem  adriano Qua Fev 22 2012, 11:05

    meu sonho de consumo e um cheyenne desses ,parabens ,pois e tenho um sassi 35 mas nao tive muito sussesso com ele acho que falta umas manhas,valeu
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    Mensagem  Morcegão Qua Fev 22 2012, 11:16

    Pessoalmente só vi dois deste. Um era de um amigo e cheiguei a ver voar. O outro também era de um colega, mas quebrou no primeiro voo.
    Até pouco tempo tinha um montado no Mercado Livre, mas só pegando pessoalmente devido tamanho.
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    Mensagem  Marcus36X Qui Fev 23 2012, 18:27

    O do mercado livre não é Cheyenne 2000. O 2000 tinha leme entelado. pode ser cópia. 500 dilmas ta salgado hein...
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    Mensagem  adriano Qui Fev 23 2012, 19:38

    pois e,gosto do motor na lateral,o bene podia fabricar essse ,valeu
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    Mensagem  jocarc Sáb Jun 09 2012, 13:38

    Seria o Sassi 15 uma cópia do ENYA 15?
    Acho muito provável que isso seja verídico, varias fotos pela internet mostram uma relação muito próxima entre esses motores.

    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Images

    quem fabricava os Sassi? - Página 3 IMGP2605

    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Enya151
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Jun 09 2012, 17:31

    Realmente. O Sassi 15 II é copia do Enya 15. Eu tenho quatro Sassis 15 e um Enya 15. O desenpenho do Sassi 15 é proximo do Enya 15. A Grande diferença é que o Enya 15 pega facil..... O Sassi depois que pega é mano a mano com o Enya!!!
    No resto é so festa!!!!!
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    Mensagem  jocarc Sáb Jun 09 2012, 17:55

    Eu tenho um Sassi 15 II é esse dessa foto com carburador para RC. No momento instalei um spray bar e coloquei ele num manicaca. Esse motor ficou parado muito tempo e quando voltei a voar deu um perereco poi ele funcionava e morria logo que eu desligava o aquecedor.Substitui a vela por uma OS 3 e mudei o combustível para caretão.Ficou excelente funciona fácil e pega quente, ele pega mais fácil girando o hélice para direita pega no contra golpe. Motorzinho porreta.
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    Mensagem  Sérgio Daeuble Sáb Jun 09 2012, 18:36

    Tanto o meus Sassis como Enya gostam de um pouco de nitro!
    Recomendo para os Sassis e Enya 15 velas quente (CB-2, OS-3, Enya 3)e combustivel com 20% de oleo (Ricino/sintético) e no minimo 5% de nitrometano. Helice 8x5 ou 8x6 com pás finas. Ficam uma beleza e carburam com facilidade.
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    Mensagem  jocarc Sáb Jun 09 2012, 19:26

    Muito boa dica, os motores pequenos são meio enjoados mesmo,mas depois que a gente pega a manha fica mais fácil.
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    Mensagem  Mario Zuffo BRA-00076 Qui Ago 09 2012, 22:11

    Colegas Vetranos e Comandantes

    Realmente o Sassi 15 foi uma copia de dois motores do enya 15 e do Fuji 15 , só que o Wellington Sassi teve como melhorar estes motores na epoca , o poblema no inicio desgaste prematuro de camisa e pistão , más o Wellington conceguiu melhorar e muito os materiais mais nobres pricipalmente da camisa e do pistão.
    Eu comprava de estoque na Aero Bras peças deste motor teve uma epoca aqui em Cuiaba por volta de 1983 que Todos tinham um Sassi , pegou uma mania geral eu derreti uns três ou mais motores usando combustivel nitrado , hera no maximo 15 voos e a camisa e pistão ia embora valia tudo , este motorzinho fez muita história aqui e por este Brasil a fora .
    Más este foi mais um dos motores fabricados no Brasil que deixaram seu nome cravado na história do aeromodelismo Brasileiro .

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    Mensagem  Manicaca Qui Ago 09 2012, 22:33

    Falou tá falado Marião, minha singela homenagem ao Sassis, que tantas alegrias nos deram no passado, tracionando nosso Manicacas e Tamancos cheers

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    Mensagem  Morcegão Ter Nov 20 2012, 17:17

    Mario Zuffo BRA-00076 escreveu:Aqui vai uma pequena Historia dos motores fabricados no Brasil

    No Brasil foram fabricados alguns motores porem o que mais resistiu o tempo : primeiro foram os WB diesel uma copia dos Taifun Bison Alemão fabricados em Apucarana Parana , Depois tiveram os motores ATF fabricados pelo Toninho hera uma imitação do Enya 19 foi um bom motor , Depois tivemos o Vimo Diesel fabricado pelo meu grande Amigo Victor Garutti muito bom motor , Depois veio o Welington Sassi como motor Sassi 15e 35 motor muito bom para iniciantes , Depois o Thomas com os motores TM que tiveram tambem tiveram sua epoca , e Hoje temos os motores CB exelentes motores baixo custo , esta resistindo a concorrência porque os motores são vendidos na fabrica direstamente .

    Sem + Nem - aquelê abraço aeromodelistico

    Mario Zuffo BR-00076 VCuiaba MT

    Comentei em outro tópico que perdi de comprar um motor nacional parecido com o Sassi, porém ligeiramente maior. Acho que era o tal ATF a que o Mario se referiu acima. Tivemos ainda um motor da Mobral, o JJR (feito por um dos donos da CB) e outra marca que me esqueci. Acho era HR.
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    Mensagem  Ariana Sassi Sex Abr 01 2016, 01:42

    Olá...os motores eram fabricados pela minha familia. Meu pai, onofre, e meu tio wellington, eram os donos da Sassi Industria Mecânica. Muito legal encontrar este fórum e ouvir as histórias de vocês. o barracão citado aqui aindapertence a minha família e fica em presidente prudente. se alguem tiver interesse em mais alguma informaçãopode me contatar via email arianasassi@hotmail.com
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    quem fabricava os Sassi? - Página 3 Empty Re: quem fabricava os Sassi?

    Mensagem  Manicaca Sex Abr 01 2016, 07:17

    Bom dia Ariana, é um prazer te-la aqui conosco, que legal. Poxa a contribuição da sua família ao modelismo nacional foi enorme. Sem sombra de dúvidas os motores Sassi até onde sei foram os mais fabricado em termos de números no Brasil. Uma grande contribuição dos mesmos ao esporte foi de suma importância pois permitiu a centenas, talvez milhares de modelistas praticar o hobby numa época em que a importação era proibida.
    Por favor transmita ao seu pai e ao seu tio um grande abraço nosso, as portas estão sempre abertas por aqui
    Saudações a vc e a sua família
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    Mensagem  TAPXURE Sex Abr 01 2016, 10:06

    Ariana Sassi escreveu:Olá...os motores eram fabricados pela minha familia. Meu pai, onofre, e meu tio wellington, eram os donos da Sassi Industria Mecânica. Muito legal encontrar este fórum e ouvir as histórias de vocês. o barracão citado aqui aindapertence a minha família e fica em presidente prudente. se alguem tiver interesse em mais alguma informaçãopode me contatar via email arianasassi@hotmail.com


    Olá Ariana;

    É um prazer conhecê-la e ter noticias das pessoas que contribuíram para a
    história deste hobby/esporte em nosso país!

    cheers cheers cheers

    lol!

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